Tópico das Casas

Precisamente a minha opinião.

Alías, já na altura em que se discutiu aqui esse apt eu disse que só lhe mudaria a localização para o centro de Matosinhos.

Gaia tem um (na verdade tem muitos) problema: o centro da cidade é uma linha ao longo da Av. República, o que de centro de cidade não é nada.

Desde fachadas cegas (por exemplo, a "nova" Rua Daniel Serrão) a campos de cultivo e descampados (Gen. Torres e D. João II) e zonas interditas a peões por alguém considerar nó de AE nas costas da Av. República (imediações do Colégio de Gaia), isto de cidade consolidada não tem nada.

Mas enfim... #gaiatodoummundo

Acho que resumiste bem. O grande problema de Gaia é que não tem um centro. Ou se tem, ninguém sabe bem onde fica. A zona mais interessante de Gaia é a Ribeira. Aí sim eu daria 1.5M por um apartamento destes (se eu os tivesse). Mas junto ao Rio não há muita esperança, porque a única coisa que se constrói naquela zona são hotéis, e se houvesse prédios para moradia, acredito que não seriam pelos preços deste.

Já o que eles chamam de centro (junto à Câmara) não tem interesse nenhum. É apenas uma rua larga em que não passam carros, com um espaço que poderia estar muito melhor aproveitado. O interesse, do ponto de vista turísitico, é zero. Não há absolutamente nada para fazer naquela zona.

O T4 em causa não fica muito longe daí, e a única atração adicional é o El Corte Inglés, isto se gostares de compras. Ou sais de carro, ou se fores a pé.... não estou a ver mesmo nada com interesse em um raio de 1-2Km.​

Acho que resumiste bem. O grande problema de Gaia é que não tem um centro. Ou se tem, ninguém sabe bem onde fica. A zona mais interessante de Gaia é a Ribeira. Aí sim eu daria 1.5M por um apartamento destes (se eu os tivesse). Mas junto ao Rio não há muita esperança, porque a única coisa que se constrói naquela zona são hotéis, e se houvesse prédios para moradia, acredito que não seriam pelos preços deste.

Já o que eles chamam de centro (junto à Câmara) não tem interesse nenhum. É apenas uma rua larga em que não passam carros, com um espaço que poderia estar muito melhor aproveitado. O interesse, do ponto de vista turísitico, é zero. Não há absolutamente nada para fazer naquela zona.

O T4 em causa não fica muito longe daí, e a única atração adicional é o El Corte Inglés, isto se gostares de compras. Ou sais de carro, ou se fores a pé.... não estou a ver mesmo nada com interesse em um raio de 1-2Km.​

Mas eu nunca disse que tinha interesse turístico.

O que disse é que está mais próximo do centro histórico do Porto e tem melhores infra-estruturas e mais serviços do que muitas zonas do Porto.

Temporariamente tenho uma casa alugada com um jardim de 45 metros quadrados com obrigação contratual de o manter estimado.

Agora já percebo melhor o meu pai que quando lhe pedia uma piscina sempre dizia que não ia gastar dinheiro e principalmente tempo a fazer manutenção de algo que apenas os outros iam usufruir .

Casas com jardim não é para mim, se isto fosse meu o jardim fazia aqui umas mini obras, e punha ou relva artificial ou pedra o que seja, mas acabava com este inferno de ter de manter relva e afins arranjada e bonitinha, e faço os mínimos, porque se fosse manutenção a sério tinha que olhar para todo o ecossistema de bichos que exista debaixo da relva e começar a atacar as plantas invasoras do jardim, e ter um sistema de regra mais a sério.

Ou contratar alguém para vir cá 2x ao mês, mas isso também é um pouco desperdício de dinheiro, mas ficou a lição, casas com jardim nunca mais, comprada talvez se houver um plano para substituir o material biológico por algo de baixa manutenção.

Temporariamente tenho uma casa alugada com um jardim de 45 metros quadrados com obrigação contratual de o manter estimado.

Agora já percebo melhor o meu pai que quando lhe pedia uma piscina sempre dizia que não ia gastar dinheiro e principalmente tempo a fazer manutenção de algo que apenas os outros iam usufruir .

Casas com jardim não é para mim, se isto fosse meu o jardim fazia aqui umas mini obras, e punha ou relva artificial ou pedra o que seja, mas acabava com este inferno de ter de manter relva e afins arranjada e bonitinha, e faço os mínimos, porque se fosse manutenção a sério tinha que olhar para todo o ecossistema de bichos que exista debaixo da relva e começar a atacar as plantas invasoras do jardim, e ter um sistema de regra mais a sério.

Ou contratar alguém para vir cá 2x ao mês, mas isso também é um pouco desperdício de dinheiro, mas ficou a lição, casas com jardim nunca mais, comprada talvez se houver um plano para substituir o material biológico por algo de baixa manutenção.
Piscina e jardim são coisas diferentes... Não gasto mais de 20 minutos semanais com a piscina. Está automatizada e é pequena (6x3).

O jardim é algo que ainda quero modificar, mas tirando a monda semestral (tela anti ervas e gravilha) e a rega a cada 2 ou 3 dias, não é nenhum drama. Aliás, é o anti-stress da minha mulher.

um jardim dá muito trabalho é verdade

podendo dar a fazer...é o melhor, sobretudo segundas casas/fim de semana, de outra forma passas a vida a tratar daquilo quando lá estás!

o problema é que não é fácil arranjar alguém que o faça devidamente e também não seja pelos mínimos olímpicos apesar de lhe pagares (e não pouco).

um jardim dá muito trabalho é verdade

podendo dar a fazer...é o melhor, sobretudo segundas casas/fim de semana, de outra forma passas a vida a tratar daquilo quando lá estás!

o problema é que não é fácil arranjar alguém que o faça devidamente e também não seja pelos mínimos olímpicos apesar de lhe pagares (e não pouco).

O problema das segundas casas é o de arranjar alguém de confiança.

Principalmente quando a pessoa responsável se retira/reforma.

É muito difícil entregar a chave de uma casa em que as pessoas não estão lá.

Jardim só faz sentido para quem gosta mesmo de aquilo e gosta de cortar relva e tratar de plantas.. de resto é um gasto de tempo e agua inutil.

Com as relvas artificiais já da para arranjar um equilíbrio interessante entre aspeto e manutenção.

E com as secas que vão aparecendo qualquer dia aparece um imposto especial para quem tem jardim.

Tenho jardim com imensas plantas e árvores em casa e apesar de gostar da envolvencia, é um gasto enorme de recursos. Infelizmente não gosto do aspecto da relva e de plantas artificiais caso contrário já teria mudado.

Tenho um familiar que tem um pequeno jardim numa casa, são cerca de 120m2, e para ter aquilo em condições paga a módica quantia de 150€ por mês....

E isto porque tem rega automática.

De facto é algo que fica bem, mas a despesa é grande. Nem quero imaginar se fosse um daqueles jardins com 500m2 ou mais.

Quando passava de manhã junto aquelas vivendas em Birre ( Cascais ) , era ver as carrinhas de jardinagem e de manutenção de piscinas....
Porra que sofrimento, transpirar naquelas casas e depois ir para uma casa mais modesta, haha.

Tenho jardim com relva artificial, pequena horta, algumas arvores de fruto e várias flores. Já não compro limões há meses. O trabalho é mto limitado.

O grosso do trabalho era da relva natural que anulei precisamente por causa disso e pq teria que gastar demasiada água para manter aquilo bonito.

Tenho um familiar que tem um pequeno jardim numa casa, são cerca de 120m2, e para ter aquilo em condições paga a módica quantia de 150€ por mês....

E isto porque tem rega automática.

De facto é algo que fica bem, mas a despesa é grande. Nem quero imaginar se fosse um daqueles jardins com 500m2 ou mais.

Pode ter uma fuga ou então mora no Barlavento algarvio onde raramente chove.
Eu tenho um jardim com 110m2 e outro que é uma pequena horta com 25m2. Pago entre 35 a 45€/mês de água. Nos 3 meses de verão anda entre os 65€ e os 75€ mas a horta não rego nessa altura, fica a terra em descanso.
4 minutos ao amanhecer e ao final do dia é o suficiente para o escalrracho aguentar aqui na minha zona.
No futuro considero colocar relva artificial por uma questão de sustentabilidade. Para já não me dá muito trabalho.

Pode ter uma fuga ou então mora no Barlavento algarvio onde raramente chove.
Eu tenho um jardim com 110m2 e outro que é uma pequena horta com 25m2. Pago entre 35 a 45€/mês de água. Nos 3 meses de verão anda entre os 65€ e os 75€ mas a horta não rego nessa altura, fica a terra em descanso.
4 minutos ao amanhecer e ao final do dia é o suficiente para o escalrracho aguentar aqui na minha zona.
No futuro considero colocar relva artificial por uma questão de sustentabilidade. Para já não me dá muito trabalho.

Não percebeste. Ele paga 150€ por mês para um jardineiro cuidar daquilo. É uma casa "de férias" que está habitada durante poucos dias por mês, então o jardineiro desloca-se ao local pelo menos duas vezes por mês para tratar de tudo, verificar se a rega está a funcionar em condições, etc etc.
Como o local é um bocado isolado e o homem tem de vir de longe, cobra 150€ mensais (também por não haver concorrência na zona).

Não percebeste. Ele paga 150€ por mês para um jardineiro cuidar daquilo. É uma casa "de férias" que está habitada durante poucos dias por mês, então o jardineiro desloca-se ao local pelo menos duas vezes por mês para tratar de tudo, verificar se a rega está a funcionar em condições, etc etc.
Como o local é um bocado isolado e o homem tem de vir de longe, cobra 150€ mensais

Como falaste na rega, percebi que era consumo de água e não a manutenção. Nesse caso parece um preço normal para esse tipo de serviço.

Como o local é um bocado isolado e o homem tem de vir de longe, cobra 150€ mensais (também por não haver concorrência na zona).

Mas o pior nem é o jardim, o pior é dentro de casa, limpar a casa.

Quem é que o faz?

A pessoa que vai lá passar o fim de semana vai passar o primeiro dia nas limpezas para vir embora no dia a seguir?

Vai contratar alguém para ir lá e não está lá para ver ?

Esse é que é o grande problema (para mim).

Voltar
Superior