Tópico das Casas

No EuroBic, um crédito de 150K a 25 anos, com taxa variável a 6 meses: >>> TAEG de 6.1% e spread de 0.75%..

Acredito que não se arranje muito mais baixo do que isto, pois não? Sendo já cliente, vale a pena ver outras coisas?

A grande diferença que vejo entre eles e os outros bancos é no valor dos seguros, que é MUITO mais baixo.

Exemplo: Seguro de Vida: no Activo 1274,00 por ano , no BIC - 585,00..

No EuroBic, um crédito de 150K a 25 anos, com taxa variável a 6 meses: >>> TAEG de 6.1% e spread de 0.75%..

Acredito que não se arranje muito mais baixo do que isto, pois não? Sendo já cliente, vale a pena ver outras coisas?

A grande diferença que vejo entre eles e os outros bancos é no valor dos seguros, que é MUITO mais baixo.

Exemplo: Seguro de Vida: no Activo 1274,00 por ano , no BIC - 585,00..

Nunca comparem os seguros pelo valor a pagar, mas sim pelas coberturas que oferecem...

Já escrevi aqui anteriormente um exemplo duma cobertura muito importante que muita gente não liga:
Cobertura de 100% para cada proponente VS Cobertura de 50% para cada proponente

A diferença entre uma e outra cobertura é que em caso de sinistro, na cobertura 50% para cada proponente, o seguro só cobre a parte correspondente à pessoa que sofreu o sinistro.
Vamos imaginar um acidente que um dos proponentes fica tetraplégico e com necessidade de assistência para o resto da vida. O outro proponente terá de continuar a pagar os restantes 50% do empréstimo, e muito provavelmente prestar assistência à pessoa sinistrada.
Os bancos e as seguradoras têm o hábito de desvalorizar este tipo de coberturas, e por isso vendem seguros supostamente mais baratos que o normal. O Bankinter faz isso.

Nunca comparem os seguros pelo valor a pagar, mas sim pelas coberturas que oferecem...

Já escrevi aqui anteriormente um exemplo duma cobertura muito importante que muita gente não liga:
Cobertura de 100% para cada proponente VS Cobertura de 50% para cada proponente

A diferença entre uma e outra cobertura é que em caso de sinistro, na cobertura 50% para cada proponente, o seguro só cobre a parte correspondente à pessoa que sofreu o sinistro.
Vamos imaginar um acidente que um dos proponentes fica tetraplégico e com necessidade de assistência para o resto da vida. O outro proponente terá de continuar a pagar os restantes 50% do empréstimo, e muito provavelmente prestar assistência à pessoa sinistrada.
Os bancos e as seguradoras têm o hábito de desvalorizar este tipo de coberturas, e por isso vendem seguros supostamente mais baratos que o normal. O Bankinter faz isso.

Totalmente de acordo.
Aliás, não indo a questões de pormenor, poderão existir 4 prémios distintos para comparar:
  • ITP 50%
  • IAD 50%
  • ITP 100%
  • IAD 100%
Nós optamos por IAD 50% única e exclusivamente pelo facto da prestação ser relativamente baixa e, mesmo numa situação de salário mínimo, ser suportável.
Na verdade, o Bankinter acabou por exigir no mínimo 60% para mim pelo facto da minha namorada se encontrar desempregada no momento da compra. Acabou por ficar 50% + 60%.
De qualquer das formas é um assunto que irei avaliando ao longo do tempo.

Totalmente de acordo.
Aliás, não indo a questões de pormenor, poderão existir 4 prémios distintos para comparar:
  • ITP 50%
  • IAD 50%
  • ITP 100%
  • IAD 100%
Nós optamos por IAD 50% única e exclusivamente pelo facto da prestação ser relativamente baixa e, mesmo numa situação de salário mínimo, ser suportável.
Na verdade, o Bankinter acabou por exigir no mínimo 60% para mim pelo facto da minha namorada se encontrar desempregada no momento da compra. Acabou por ficar 50% + 60%.
De qualquer das formas é um assunto que irei avaliando ao longo do tempo.

Seria interessante comparar os valores dos prémios para cada uma dessas coberturas...

A cozinha na planta não se percebe bem, Silver.

É isto, com o frigorífico junto à varanda (lado direito que não se vê na foto).

Máquinas de lavar estão colocadas na parte inferior da ilha (que vês no canto inferior esquerdo da foto).

Onde vês as ligações de pre instalação para o gás esta o termoacumulador.

Não me parece crítica e em termos de cheiros o fogão ali esta muito melhor situado do que nas cozinhas que são “corridas” paralelas à sala no open space.

filedata/fetch?id=14355873&d=1698057635

Realmente, essa zona da placa não lembra a ninguém.
Se confeccionam refeições com regularidade, isso não dura muito tempo.

Obrigado pelas opiniões.

Já agora, se estivessem a considerar amortizar totalmente o crédito em um espaço de tempo curto, ou seja, algo entre os 5 e 7 anos, optavam pela taxa fixa?

Por exemplo, no Bankinter, a diferença de prestação atual é de cerca de 110 euros entre a fixa e a variável. Eu bem sei que as taxas não devem subir muito mais, mas a questão é se compensa ou não optar pela fixa.

E já agora, se ao fim de X anos as taxas estiverem baixas, e eu achar que não vale a pena amortizar, é relativamente simples de renegociar / transferir para outro banco?

A cozinha na planta não se percebe bem, Silver.

É isto, com o frigorífico junto à varanda (lado direito que não se vê na foto).

Máquinas de lavar estão colocadas na parte inferior da ilha (que vês no canto inferior esquerdo da foto).

Onde vês as ligações de pre instalação para o gás esta o termoacumulador.

Não me parece crítica e em termos de cheiros o fogão ali esta muito melhor situado do que nas cozinhas que são “corridas” paralelas à sala no open space.

filedata/fetch?id=14355873&d=1698057635

Não é bem em planta que não se entende bem. A cozinha feita é que não corresponde ao projecto. E entende-se porque quando a estavam a fazer não cabia nada. [:D] Tiveram de criar a ilha e meter as maquinas na ilha, que não é nada comum.

Fica um pouco apertada assim, mas até tem alguma arrumação. Estranho é ser esquentador e não bomba de calor, e terem encastrado o Forno e não meterem o micro-onda em cima.

Não é bem em planta que não se entende bem. A cozinha feita é que não corresponde ao projecto. E entende-se porque quando a estavam a fazer não cabia nada. [:D] Tiveram de criar a ilha e meter as maquinas na ilha, que não é nada comum.

Fica um pouco apertada assim, mas até tem alguma arrumação. Estranho é ser esquentador e não bomba de calor, e terem encastrado o Forno e não meterem o micro-onda em cima.

É bomba de calor / termo acumulador (a casa não tem gás, apenas pre instalação de esquentador).

O microondas neste caso foi removido a pedido do comprador , é suposto ser naquele armário que indicas por cima do forno.

Relativamente à cozinha posso falar porque tenho algo parecido em termos de tamanho com algumas diferenças:
- é independente da sala e tem lavandaria mas são apenas 10m2 (6+4).

A cozinha é efetivamente pequena e quanto a arrumação tenho 1 módulo inferior + gavetas e 4 módulos superiores.
Depois acrescentamos um armário/despensa na lavandaria.

É uma cozinha sem grande espaço de arrumação de facto mas nada que não se consiga viver (desde que não seja uma pessoa que adore estar a cozinhar com os amigos). 😄

Aquela zona de torneiras fica sempre à vista? acho que numa zona que partilha vista com a sala devia ser algo mais clean,

Eu gosto de ter essas coisas todas à vista [:D] Mas eu sou o maluquinho das tubagens, interruptores, cabos, botões etc etc aliás adoro aqueles escritórios sem tecto falso, que até é moda.

Isto é um maluco como eu.

No entanto a moda dos " cleans " já enjoa, daqui a nada querem-se casas invisíveis.

Invisíveis não, mas eu sou adepto do clean.

Prefiro algo bonito do que funcional. Na verdade algo do que se vai vendo no Pinterest para mim está perfeito.

Tu é que és um gajo prático e pouco requintado [:D]

Invisíveis não, mas eu sou adepto do clean.

Prefiro algo bonito do que funcional. Na verdade algo do que se vai vendo no Pinterest para mim está perfeito.

Tu é que és um gajo prático e pouco requintado [:D]

+/-, gosto do meio termo, e do barato/bom, por ex tenho moveis do IKEA ( alguma qualidade e não os base base que parecem mt fraquinhos, mas sim os do segmento acima que pouco difere no preço ) são lisos e fáceis de limpar sem parecerem monos.

Os objectos de decoração são poucos também para ser mais fácil quando é pa limpar.

Podia ter zero mas ...tb podia ter milhentos objectos, que dá uma trabalheira a um forreta como eu que nao quer gastar 80 paus / mês em empregadas de limpeza.

Tenho um seguro multiriscos da casa na área metropolitana de Lisboa que sofreu um agravamento por causa de 1 sinistro que ocorreu em 2023, aumentando o valor para 1,85€ por cada 1000€, de capital segurado, cerca de 30% de aumento relativamente ao ano passado, 2022. Por outro lado, o meu vizinho em baixo paga 0,55€, por cada 1000€ de capital seguro! São companhias de seguro distintas, mas ele paga menos de metade de prémio de seguro, apesar de ter a casa segura em mais 100k que a minha!

Qual o valor médio do prémio por cada 1000€ de capital seguro?

Tenho um seguro multiriscos da casa na área metropolitana de Lisboa que sofreu um agravamento por causa de 1 sinistro que ocorreu em 2023, aumentando o valor para 1,85€ por cada 1000€, de capital segurado, cerca de 30% de aumento relativamente ao ano passado, 2022. Por outro lado, o meu vizinho em baixo paga 0,55€, por cada 1000€ de capital seguro! São companhias de seguro distintas, mas ele paga menos de metade de prémio de seguro, apesar de ter a casa segura em mais 100k que a minha!

Qual o valor médio do prémio por cada 1000€ de capital seguro?

Aqui tenho 1€ por cada 1000€ de capital seguro.

Back