Tópico das Casas

Através de doação.
Paga imposto de selo sobre o valor patrimonial e escritura.

Notas:
- A casa tem de estar livre de hipotecas ou penhoras.
- Caso existam irmãos, têm de estar presente na escritura e confirmar que não se opõem à doação.
Obrigado.
A casa está totalmente paga, sem hipotecas nem outros encargos.

Como é que se pede revisão do imi?

É preciso ir às finanças ou dá pela net?

Fiz a simulação e dá menos €90 +- por ano. Suponho que seja por já ter + de 6 anos. Tb tenho + 1 filho do que na altura. Pelos vistos tb conta.[:D]

Last edited:
A minha casa é deste século e felizmente tem um VPT de 1/3 do valor de mercado. Mesmo antes da subida dos preços dos últimos anos sempre esteve abaixo dos 50%.

Peçam actualização hoje e depois não chorem se vos aparecer uma avaliação em 2024 já com a traulitada que o governo anda a cozinhar.

Essa é que é a questão de 1 milhão...

Se um gajo pedir hoje é ao valor de hoje, ou se eles se atrasam e só entra efectiva em 2024 já com algum aumento no coeficiente de localização. [8b]

Mas...

Também já foi dito que as reavaliações vão poder ser pedidas pelas Câmaras. Se o Coeficiente de Localização aumentar bastante, vamos ter as Câmaras em 2024 a pedir reavaliações de forma coerciva... :sh)

Só é pena não atualizarem o coeficente de vetustez de forma automática. É algo tão básico e fácil de implementar. Porque será?

Essa é que é a questão de 1 milhão...

Se um gajo pedir hoje é ao valor de hoje, ou se eles se atrasam e só entra efectiva em 2024 já com algum aumento no coeficiente de localização. [8b]

Mas...

Também já foi dito que as reavaliações vão poder ser pedidas pelas Câmaras. Se o Coeficiente de Localização aumentar bastante, vamos ter as Câmaras em 2024 a pedir reavaliações de forma coerciva... :sh)

Sendo o país em questão Portugal, eu acredito em tudo.
Eu acredito que os processos passem para o próximo ano e sejam corridos com os novos valores, mesmo que pedidos hoje.
E acredito ainda mais que as camaras vão andar paulatinamente a reavaliar os imóveis para arrecadar mais dinheiro, não tudo de uma vez para não causar alarme, mas aos poucos.

Assim como assim, eu vou fingir-me de morto a ver se passa 2 ou 3 anos sem ser reavaliado.

Mas esse aumento sempre vai avançar?

Claro.

O dissimulado do Medina veio ontem fazer declarações que não vai aumentar o IMI. E não vai!!! Só que parece que está a falar para burros, o IMI não aumenta, o que vai ser revisto é o coeficiente de localização... Que grosso modo vai fazer aumentar o IMI de quase toda a gente.

Já tinha ido a esse site, mas não me entendi.

Fiz no da Deco, tenho a vestustez desactualizada, baixa de 0.85 para 0.80, o que me baixa o IMI em 30€ E por um ano, a casa tem 25 anos, com 26 anos baixa para 0.75
Mas para o ano o VC deve ser muito mais alto.

Qual é o Vc que tens na atual caderneta predial?

Em 2023 temos Vc = 665€
Em 2022 era Vc = 640€
2019 a 2021 Vc = 615€
2010 a 2018 Vc = 603€
2009 era VC = 609€
2006 a 2008 Vc = 615€
...
..
.

A ideia que tenho é que mesmo que atualizem o coeficiente de localização isso só será refletido nos novos imóveis ou naqueles que mudem de proprietário, ou seja, não aplicariam isso automaticamente a todos os imóveis. Estou a ver mal a coisa?

Back