Tópico das Casas

Conversa de quem a tem pequena ( a garagem, portanto ) [:D]

Garagens grandes e arrumos grandes só servem para propagar doenças de hoarding...

Vejo os exemplos das casas de campo dos meus avós ou da minha sogra... guarda-se tudo, máquinas velhas, caixas velhas, livros velhos, mobília velha... tudo vai para arrumar nos "arrumos" e garagens porque "um dia pode ser preciso"... mas 40 anos depois ninguém precisou do sofá podre nem da máquina de lavar que não funciona.... é LIXO!!!!

Se calhar porque mudei de casa dezenas de vezes na minha vida. odeio lixo, roupa que não uso há 1 ano vai para doar! Não guardo nada que não seja mesmo preciso.

Dá-me pena entrar na garagem enorme da minha sogra, onde nem metem o carro, porque está cheia de tudo e de nada, porque 90% é lixo!

Garagens grandes e arrumos grandes só servem para propagar doenças de hoarding...

Vejo os exemplos das casas de campo dos meus avós ou da minha sogra... guarda-se tudo, máquinas velhas, caixas velhas, livros velhos, mobília velha... tudo vai para arrumar nos "arrumos" e garagens porque "um dia pode ser preciso"... mas 40 anos depois ninguém precisou do sofá podre nem da máquina de lavar que não funciona.... é LIXO!!!!

Se calhar porque mudei de casa dezenas de vezes na minha vida. odeio lixo, roupa que não uso há 1 ano vai para doar! Não guardo nada que não seja mesmo preciso.

Dá-me pena entrar na garagem enorme da minha sogra, onde nem metem o carro, porque está cheia de tudo e de nada, porque 90% é lixo!

Pois uma cena é guardar algo de interesse , outra é a tralha que exemplificas e bem.

Cá em casa não se guarda nada que seja mono, seja pequeno ou grande. Tudo po lixo.

brunomeleiro O empreendimento das amoreiras faz 40 anos para o ano, a Noca Campolide vai a caminho dos 30... O Hotel Sheraton tem mais de 50 anos...

Ocorre-me também um parecer do LNEC relativamente à estrutura em betão de um prédio com 15 pisos e três caves, construído em1973, e a conclusão era a de que a estrutura continuava segura.

edit: Daí penso poder concluir que, se a construção seguiu os regulamentos, um prédio ao final de 50 anos permanece estruturalmente seguro e ainda com uns bons anos pela frente. ;)

Atenção que estou alinhado com esse pensamento, mas os exemplos referidos são todos de grandes obras que à partida foram projetados por bons técnicos, e isso não é representativo da qualidade da construção em Portugal, principalmente de habitação privada unifamiliar, ou da típica plurifamiliar de periferia com 3 ou 4 pisos e 4 a 8 habitações), ou mesmo da habitação social de custos muito reduzidos promovida pelas câmaras municipais há umas décadas atrás.

Os edifícios da Baixa pombalina , mesmo com 250 anos, tendo sido bem planeados, também deverão dar algumas garantias de segurança (desde que os proprietários não se ponham a inventar obras no interior, alterando elementos estruturais, como já vi...).

Mas o que se vê no mercado, e que tem sido tema nas últimas páginas, é proprietários a tentar vender as suas habitações em "cascos de rolha" por preços bastante elevados sem termos garantia de uma boa qualidade da estrutura ou mesmo dos outros projetos (electricidade, saneamento, abastecimento de água, etc).

As próprias normativas dos projetos também vão evoluindo ao longo dos tempos. Muita coisa que que fazia até há bem pouco tempo como 4 ou 5 anos hoje em dia já não passa, agora é imaginar como era há 30/40 anos...
Na questão térmica e segurança contra incêndio são o mais evidente, mas nas outras especialidades também há evolução.

Olha que nao sei, estamos a falar do norte do pais onde a mao de obra e muito mais barata. Se fosse em LX ou Algarve acredito que 100K nao chegasse.

Só aqui para actualizar.. os tempos que ".. do norte do pais onde a mão de obra é muito mais barata.." já não são bem assim.

Talvez fosse verdade há uns 20 ou 30 anos atrás, hoje não o é. Há muito pouca gente a trabalhar de forma séria e os que existem fazem-se cobrar bem.

brunomeleiro O empreendimento das amoreiras faz 40 anos para o ano, a Noca Campolide vai a caminho dos 30... O Hotel Sheraton tem mais de 50 anos...

Ocorre-me também um parecer do LNEC relativamente à estrutura em betão de um prédio com 15 pisos e três caves, construído em1973, e a conclusão era a de que a estrutura continuava segura.

edit: Daí penso poder concluir que, se a construção seguiu os regulamentos, um prédio ao final de 50 anos permanece estruturalmente seguro e ainda com uns bons anos pela frente. ;)

Teoricamente para uma estrutura de betão não exposta a ambientes muito agressivos os 50 anos são garantidos.

E deve aguentar mais umas décadas.

Na realidade não se sabe bem quanto pode durar uma estrutura de betão. Depende de alguns factores. Já temos por aí edifícios com mais de 60 anos e aguentam-se bem.

Os dali de LX, nomeadamente na zona do Técnico, ageuntam-se bem após 60 ou 70 anos.

Ao minimo abanão da terra são logo os primeiros a quinar.

Na rubrica diária de "achamos que temos uma pérola mas só temos uma grande dor de cabeça":

https://www.idealista.pt/imovel/31960831/

São 10 mil m2 de terreno... tem valor, confesso, mas os 1000m2 de casa é para deitar abaixo e refazer tudo!​

Quem nunca sonhou ter isto em casa atire a 1ª pedra....

Quando um gajo tem pasta, pode ter o que quiser em casa. Até duas empregadas domésticas de vestidinho curto e saltos altos, como já vi. 😂

Não acho que a pessoa tenha um problema em vez de uma pérola. Aquilo que vejo é que, pelos teus posts, não és o cliente alvo para comprar e efectuar remodelação profunda.

Pode te rmau gosto na casa, que ali trata-se mais de estar datada... mas o 911 na garagem revela bom gosto noutros temas.

Quando um gajo tem pasta, pode ter o que quiser em casa. Até duas empregadas domésticas de vestidinho curto e saltos altos, como já vi. 😂

Não acho que a pessoa tenha um problema em vez de uma pérola. Aquilo que vejo é que, pelos teus posts, não és o cliente alvo para comprar e efectuar remodelação profunda.

Pode te rmau gosto na casa, que ali trata-se mais de estar datada... mas o 911 na garagem revela bom gosto noutros temas.

Não sou de facto o cliente alvo para gastar 1M numa casa e outros 500 mil para tornar a casa habitável 😂😂

Sai mais barato e dá menos trabalho comprar o terreno ao lado e fazer algo decente 😉

Não sou de facto o cliente alvo para gastar 1M numa casa e outros 500 mil para tornar a casa habitável 😂😂

Sai mais barato e dá menos trabalho comprar o terreno ao lado e fazer algo decente 😉
É preciso é haver... e havendo, não ser REN ou RAN. 😉

Há casas que pela sua qualidade e localização valem a pena, principalmente no centro das cidades.

Back