Tópico das Casas

Até pode ser uma espeluncazeca T0 minuscula e até ilegal como ja mostraram aqui, ou daqui a nada, T-1 , que a malta adora desde que seja em sitios da moda :sh) Mercado a funcionar. Alguém que os compre.

Estes apartamentos eram vendidos como T5+1.

https://www.idealista.pt/imovel/33162648/

O +1 é aquele quarto destinado à empregada interna:

Isso não é nada um T5+1... Isso é um T5 e acabou. Tem 5 quartos. Não tem nenhum +1...

Não é por ser quarto da empregada que é um +1.

(se os vendiam como +1 será quase de certeza por causa da lavandaria).

Mas como eu disse atrás, isso do +1 não existe legalmente.
Os promotores é que inventaram isso para justificar espaços interiores ou com medidas não regulamentares que eram grandes demais para seres simples "arrumos".
É como o raio da mania de ter o V1 ou V3 (de vivenda...) ou ainda os que inventam ainda mais com os M1 ou M3 (de moradia...) [:)]

Última edição:
Isso não é nada um T5+1... Isso é um T5 e acabou. Tem 5 quartos. Não tem nenhum +1...

Eu não disse que eu acho que é um T5+1.

Disse que na altura me foram apresentados como T5+1, o que também estranhei, mas não discuto essas coisas. Por mim até lhe podem chamar uma sandes de presunto... [:D]

Este foi transformado porque inicialmente aquele quarto maior eram 2. [;)]

Eu não disse que eu acho que é um T5+1.

Disse que na altura me foram apresentados como T5+1, o que também estranhei, mas não discuto essas coisas. Por mim até lhe podem chamar uma sandes de presunto... [:D]

Este foi transformado porque inicialmente aquele quarto maior eram 2. [;)]

Eu entendi que foi o que te foi "vendido".
Mas isso continua a não ser um T5+1 [:D]

Uma outra situação onde algumas câmaras permitem o +1 (mas que na minha opinião é absurdo) é um loteamentos onde é preciso fazer 10 T2's. O promotor faz 8 T2's e 2 T3's. Mas não pode legalizar o projecto como 2 T3's, então chama-lhes T2+1 e siga...

Eu nunca percebi as contas que fizeram para essas áreas mínimas, pq mesmo com 2 wc de 4,5m2 sobrava sempre.

Agora com a moda de se fazer prescindir de hall entrada e entradas directas ainda menos sentido faz.

Existem muitos T2 de 70/80m2 convertidos em T3 pq tinham aquelas salas dividas a meio com portas corredoras e 2 acessos, ao serem t2 poupavam de cumprir essa area minima e 1 wc mas na pratica havia 3 quartos - e muito raramente tinham divisões com menos de 10/12m2.

As áreas dos espaços são áreas úteis, enquanto a área total a considerar é área bruta (inclui a área correspondente às paredes interiores e a área correspondente às paredes exteriores medidas pelo extradorso).

De qualquer forma, o somatório de todas estas área vai dar sempre abaixo do que realmente vai ter, pois são os mínimos para cada um dos espaços e não está contemplado espaços de circulação, por exemplo.

Além desta tabela (e legislação/diretrizes a aplicar), existem outras de referência para construção de Habitação social e construção de custos controlados, que têm standards ligeiramente diferentes.

Quem tiver curiosidade, procurem pelo regulamento de custos controlados e comparem com o que se constrói por iniciativa privada, e comparem. Alguns apts que aparecem por aqui "caríssimos" dão que pensar [:D]

(se os vendiam como +1 será quase de certeza por causa da lavandaria).

Mas como eu disse atrás, isso do +1 não existe legalmente.
Os promotores é que inventaram isso para justificar espaços interiores ou com medidas não regulamentares que eram grandes demais para seres simples "arrumos".
É como o raio da mania de ter o V1 ou V3 (de vivenda...) ou ainda os que inventam ainda mais com os M1 ou M3 (de moradia...) [:)]

https://www.engenhariacivil.com/dicionario/tipologia-de-uma-habitacao-v

A malta do meio tem de se entender [:)][:)][:)]

O +1
Nos anos 50 ao início dos 70 era muito usado para identificar o quarto da criada, quarto que ligavam à cozinha e não directamente ao interior da casa.
Tinham janela e wc privativo.

Última edição:

Engenheiros e arquitectos?

Boa sorte! [:)]

O +1
Nos anos 50 ao início dos 70 era muito usado para identificar o quarto da criada, quarto que ligavam à cozinha e não directamente ao interior da casa.
Tinham janela e por vezes wc privativo.

Pelo exemplo que coloquei anteriormente parece que alguns ainda seguem esse princípio.

Os +1, normalmente são sótãos convertidos em quartos ou coisas deste género:

https://www.visualproperties.pt/piso-1-e-2-t0-ou-t01/

Não necessariamente...
os aproveitamentos de vão do telhado, para ser classificado como área bruta privativa, tem de ter pé direito mínimo (mesmo que inclinado). Se tiver iluminação/ventilação natural (janela clarabóia ou trapeira), pode ser considerado quarto.
​​​​​​
O caso dessa planta, aí sim, fica demonstrado o oportunismo desta história dos +1, que mais não é do que criarem uma divisão fechada na zona da sala onde à partida ficará a cama. Podem dividir isso com um móvel, biombo, ripado...ou então a tal parede com porta que dá origem ao +1.

Esses apartamentos também têm outra engraçada, a cozinha mais não é que uma bancada aí assinalada tipo corredor (eventualmente com um pavimento diferente), e que no licenciamento teve de apresentar os tais 6m2, mas na realidade faz parte do mesmo espaço.
A casa de banho em certos fogos tem acesso a partir da cozinha [:D], nos de cima, aproveitam o vão do telhado.

De qualquer forma, não me parece uma habitação desinteresse, se pedem couro e cabelo, isso já é outra história.

Engraçado que eu sempre associei o +1 a uma divisão interior (normalmente um quarto), sem janelas.

Ou seja, por exemplo, um T2 tem dois quartos ambos com janelas - o mesmo T2, mesmas áreas etc, (mas obviamente com outra disposição) em que um dos quartos não tem janelas passa a T1+1

As áreas dos espaços são áreas úteis, enquanto a área total a considerar é área bruta (inclui a área correspondente às paredes interiores e a área correspondente às paredes exteriores medidas pelo extradorso).

De qualquer forma, o somatório de todas estas área vai dar sempre abaixo do que realmente vai ter, pois são os mínimos para cada um dos espaços e não está contemplado espaços de circulação, por exemplo.

Mas são 50% a mais entre os mínimos de a área útil e a área bruta...

Não necessariamente...
os aproveitamentos de vão do telhado, para ser classificado como área bruta privativa, tem de ter pé direito mínimo (mesmo que inclinado). Se tiver iluminação/ventilação natural (janela clarabóia ou trapeira), pode ser considerado quarto.

Esses apartamentos também têm outra engraçada, a cozinha mais não é que uma bancada aí assinalada tipo corredor (eventualmente com um pavimento diferente), e que no licenciamento teve de apresentar os tais 6m2, mas na realidade faz parte do mesmo espaço.
A casa de banho em certos fogos tem acesso a partir da cozinha [:D]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==
​, nos de cima, aproveitam o vão do telhado.

Não obrigatoriamente, mas são raros os sótão legalizados como quartos pq começava logo com problemas de acesso - muita vez era já vendido assim pelo construtor .
E era tido como uma benesse já que tinham área a mais e não pagava IMI e tal sobre isso.

(em vez de ficar um sotão fechado sem acesso por ninguém, os de cobertura ficavam com esse espaço)

Olha que aquele espaço atras da caixa do elevador deve ser muito util tb...

O +1 pode ser desde a despensa junto à cozinha até um pseudo quarto com janela e tudo.
por acaso esse "quarto" com 8m2 não teria menos de 2,10m de largura? É que além das áreas há também dimensões mínimas a cumprir, em certos casos.

​​​​​​

Agora que falas nisso, é bem capaz de ser. Aquilo era um quarto comprido e estreito, se calhar não tinha os tais 2,10m mínimos.

Cresci, eu e mais 4 irmãos e pais, numa casa construída entre 1970-72 com 9.6x6.5 brutos = 62.4m2

image.png

outros tempos, e chegava (mal, mas chegava)

Eu nunca percebi as contas que fizeram para essas áreas mínimas, pq mesmo com 2 wc de 4,5m2 sobrava sempre.

Agora com a moda de se fazer prescindir de hall entrada e entradas directas ainda menos sentido faz.

Existem muitos T2 de 70/80m2 convertidos em T3 pq tinham aquelas salas dividas a meio com portas corredoras e 2 acessos, ao serem t2 poupavam de cumprir essa area minima e 1 wc mas na pratica havia 3 quartos - e muito raramente tinham divisões com menos de 10/12m2.

Mas são 50% a mais entre os mínimos de a área útil e a área bruta...

Não obrigatoriamente, mas são raros os sótão legalizados como quartos pq começava logo com problemas de acesso - muita vez era já vendido assim pelo construtor .
E era tido como uma benesse já que tinham área a mais e não pagava IMI e tal sobre isso.

(em vez de ficar um sotão fechado sem acesso por ninguém, os de cobertura ficavam com esse espaço)

Olha que aquele espaço atras da caixa do elevador deve ser muito util tb...

Em projetos maiores, por norma utilizo um fator de cerca de 35% entre a área bruta e a área útil desses espaços, de modo a incluir paredes e espaços de circulação. Em certos casos é até maior, basta necessitar de areas técnicas e espaços de circulação mais amplos.

No caso de habitações, como disso esses valores são o mínimo, pois ninguém vai fazer uma casa com sala 12 + cozinha 6 + quarto 9m2, isso é miserável.
Por norma, apontar para 12m2 os quartos, sala 20/25 e cozinha 8/10, isto nos mínimos dos mínimos para um T1 ou T2, se for um T3, a area de sala e cozinha deve começar a aumentar em proporção ao número de utilizadores.

Relativamente à situação dos sótãos, falo somente de situações legais em termos de licenciamento na Câmara. Se a malta depois faz alterações (ilegalidades) para melhor usufruir dos espaços e até os registou assim nas finanças, aí já é outra história!

Cresci, eu e mais 4 irmãos e pais, numa casa construída entre 1970-72 com 9.6x6.5 brutos = 62.4m2

outros tempos, e chegava (mal, mas chegava)

Ora aí está um belo exercício académico, conseguiram encaixar todas as áreas mínimas, muito bom!
depois para cumprir com a area bruta do T3, devem ter ido buscar a área das varandas [:cool:]

Voltar
Superior