Tópico das Casas

Cresci, eu e mais 4 irmãos e pais, numa casa construída entre 1970-72 com 9.6x6.5 brutos = 62.4m2

outros tempos, e chegava (mal, mas chegava)

E com entrada pela cozinha, um "must" dessa época. E quando tinham dois andares, o mais comum era terem uma entrada pela cozinha e uma escada interna pela garagem.

O +1
Nos anos 50 ao início dos 70 era muito usado para identificar o quarto da criada, quarto que ligavam à cozinha e não directamente ao interior da casa.
Tinham janela e wc privativo.

A casa dos meus sogros é assim.

Tem um quarto de empregada, que só tem acesso pela cozinha, com WC própria, armário e janela para a varanda.

É dos anos 60.

A casa dos meus sogros é assim.

Tem um quarto de empregada, que só tem acesso pela cozinha, com WC própria, armário e janela para a varanda.

É dos anos 60.

uma dos meus patrões idem, mas converteram em sala de refeições e a isso soma também uma porta na cozinha com saída direta para a escada/elevador "monta cargas"

E com entrada pela cozinha, um "must" dessa época. E quando tinham dois andares, o mais comum era terem uma entrada pela cozinha e uma escada interna pela garagem.

sim, é uma vivenda de dois andares, mas sem ligação interior à cave, que muito mais tarde (1990/2)foi também transformada num T2 com melhor sala e cozinha.

Mas isso já eram casas de gama pelo menos média na altura ne?

Não sei se está relacionado ou não, mas conheço por ex 1 apartamento em 7 rios, epah, então, um dos quartos fica na ponta da casa, só acessível por outro quarto...wtf? e são pés direitos mt altos, e por cima de cada porta uma especie de janela ( ???? )

uma dos meus patrões idem, mas converteram em sala de refeições e a isso soma também uma porta na cozinha com saída direta para a escada/elevador "monta cargas"

Naquele prédio, é o único apartamento assim.

O construtor, foi o pai da minha sogra, e era a casa dele.[:D]

Última edição:
Em projetos maiores, por norma utilizo um fator de cerca de 35% entre a área bruta e a área útil desses espaços, de modo a incluir paredes e espaços de circulação. Em certos casos é até maior, basta necessitar de areas técnicas e espaços de circulação mais amplos.

No caso de habitações, como disso esses valores são o mínimo, pois ninguém vai fazer uma casa com sala 12 + cozinha 6 + quarto 9m2, isso é miserável.
Por norma, apontar para 12m2 os quartos, sala 20/25 e cozinha 8/10, isto nos mínimos dos mínimos para um T1 ou T2, se for um T3, a area de sala e cozinha deve começar a aumentar em proporção ao número de utilizadores.

Relativamente à situação dos sótãos, falo somente de situações legais em termos de licenciamento na Câmara. Se a malta depois faz alterações (ilegalidades) para melhor usufruir dos espaços e até os registou assim nas finanças, aí já é outra história!

Mas isso são condicionantes, dizendo que tem de existir aquela area minima nas divisões - e conseguindo cumprir -, não faz sentido existir a tabela de area minima para ser t1/2/3.

Do que falaste antes das de habitação social, há uns bairros em lisboa já constuidos depois do RGEU que conseguiam fazer t2 em menos de 50m2 ...

Mas para mim quase esses "+1" anunciados são situações ilegais - se fossem legais não precisam dos "+" ...

Última edição:
Mas isso já eram casas de gama pelo menos média na altura ne?

Não sei se está relacionado ou não, mas conheço por ex 1 apartamento em 7 rios, epah, então, um dos quartos fica na ponta da casa, só acessível por outro quarto...wtf? e são pés direitos mt altos, e por cima de cada porta uma especie de janela ( ???? )

Havias de ter visto o apartamento dos meus avós num velho prédio em Arroios.....
desde quarto que só se acedia por uma sala mas que depois tinha porta direta para as escadas do prédio. Dois quartos com ligação entre eles em que depois um tambem acedia a essa tal sala. Um quarto com duas janelas mas uma era para as escadas do prédio e outra para a cozinha. Outro quarto com ligação direta a mais uma sala🤣🤣🤣🤣

Havias de ter visto o apartamento dos meus avós num velho prédio em Arroios.....
desde quarto que só se acedia por uma sala mas que depois tinha porta direta para as escadas do prédio. Dois quartos com ligação entre eles em que depois um tambem acedia a essa tal sala. Um quarto com duas janelas mas uma era para as escadas do prédio e outra para a cozinha. Outro quarto com ligação direta a mais uma sala🤣🤣🤣🤣

Esses prédios tinham sempre um cheiro próprio a madeira...
​Muitas salinhas havia nessas casas - que ninguém chamava quarto aquilo.

Depois a questão dos Wc ?
Nas mais chiques havia um verdadeiro um quarto de banho .
Nas outras a sanita era atrás uma cortina algures na cozinha e banho de alguidar... que depois adaptaram uns "polivans" para as varandas ou assim consoante improvisavam.

Esses prédios tinham sempre um cheiro próprio a madeira...
​Muitas salinhas havia nessas casas - que ninguém chamava quarto aquilo.

Depois a questão dos Wc ?
Nas mais chiques havia um verdadeiro um quarto de banho .
Nas outras a sanita era atrás uma cortina algures na cozinha e banho de alguidar... que depois adaptaram uns "polivans" para as varandas ou assim consoante improvisavam.

No meu caso eram 2 wc de raiz apesar de serem exactamente um ao lado do outro mas só um tinha banheira.
todas as divisões eram de tamanho acima da média actual, até a dispensa devia ter uns 7m2

Confirmo o cheiro caracteristico.

Hoje em dia constrói-se com "luxo" mas antigamente é que se fazia com luxo...

As casas de gama média/alta e alta da época dos anos 70 em Lisboa tinham sempre, entrada principal do prédio com mesa para o porteiro e com telefone directo as todas as habitações. Depois um ou dois elevadores principais grandes e bons.
Depois havia sempre uma entrada de serviço com um "monta-cargas", sala do lixo com conduta do lixo e claro, casa da porteira. Por norma um casal, ela limpava ele era o faz tudo e servia a entrada.
Nas habitações havia sempre quarto da criada (suite) na cozinha e com acesso à zona de tratamento de roupas.
E havia telefones internos em todas as divisões. Havia um sistema de "chamar a empregada" com um selector na cozinha com números e cada número correspondia a um quarto.

Outros tempos em que as famílias de topo tinham sempre 1 ou 2 empregadas internas.

Hoje em dia "luxo" é ter sanita suspensa e chão flutuante de plástico... [:D]

Hoje em dia constrói-se com "luxo" mas antigamente é que se fazia com luxo...

As casas de gama média/alta e alta da época dos anos 70 em Lisboa tinham sempre, entrada principal do prédio com mesa para o porteiro e com telefone directo as todas as habitações. Depois um ou dois elevadores principais grandes e bons.
Depois havia sempre uma entrada de serviço com um "monta-cargas", sala do lixo com conduta do lixo e claro, casa da porteira. Por norma um casal, ela limpava ele era o faz tudo e servia a entrada.
Nas habitações havia sempre quarto da criada (suite) na cozinha e com acesso à zona de tratamento de roupas.
E havia telefones internos em todas as divisões. Havia um sistema de "chamar a empregada" com um selector na cozinha com números e cada número correspondia a um quarto.

Outros tempos em que as famílias de topo tinham sempre 1 ou 2 empregadas internas.

Hoje em dia "luxo" é ter sanita suspensa e chão flutuante de plástico... [:D]

Isso é a descrição exacta do prédio onde moro.
Acrescentaria só as áreas muito generosas a essa lista.
Um T2 neste prédio, com a planta original, tinha uma área bruta de mais de 160 m2.

Isso é a descrição exacta do prédio onde moro.
Acrescentaria só as áreas muito generosas a essa lista.
Um T2 neste prédio, com a planta original, tinha uma área bruta de mais de 160 m2.

Sim por norma havia boas áreas, mas curiosamente era na Sala (que era sempre formal e raramente se usava) e nas cozinhas, muitas vezes com copa.
Mas curiosamente os quartos não era costume serem muito grandes, nem era muito comum haver suites.

Na década de 70 também existiam sistemas de telefones para comunicação interna, podia-se comunicar entre divisões. Era também moda os aquecimentos embutidos nas paredes. E, claro, as fofas alcatifas e o papel de parede.
Na construção de luxo acresciam os patamares de uso exclusivo, o ar condicionado central, etc.
Já não se constrói como outrora.
Suites eram de facto uma raridade. :)

Cresci, eu e mais 4 irmãos e pais, numa casa construída entre 1970-72 com 9.6x6.5 brutos = 62.4m2

outros tempos, e chegava (mal, mas chegava)

Actualmente há países em que as casas ainda são assim em termos de áreas.

E não falo de países subdesenvolvidos, mas de países com grandes cidades com muita pressão imobiliária.

As pessoas adaptam-se.

Voltar
Superior