Tópico das Casas

Eu prefiro banheira porque é mais abrangente. Um banho de imersão numa base de duche é complicado, mas é perfeitamente possível tomar um duche numa banheira.

Com a idade vais acabar por deixar de usar a banheira.

Um dos bons negócios da construção que está na berra são micro empresas que só tratam da transformação de banheiras em duches. Num país de velhos a clientela é vasta e crescente.

Diria que miúdos até aos 10 anos vão sempre preferir uma banheira para o banho.

E na realidade mesmo com uma remodelação, pode-se montar um duche fixo bom numa banheira. Até há opções exteriores (para não andar a partir mais) que são fixes.
Por isso uma banheira pode ser sempre usada como duche e um duche não pode ser usado com banheira.

Mas com o avaçar da idade um duche dá mais jeito, o alçar da perna começa a custar. [:D]

Há alguma procura de clientes para não haver nenhuma banheira e eu na minha casa não tenho nenhuma, mas com miudos pequenso (como tenho) sinto falta. Por isso hoje acho que optaria por uma casa de banho com banheira partilhada e a suite com duche.

Nesta casa em que moro actualmente, tenho 2 casas de banho principais, uma com banheira, outra com cabine de duche. Estou lá a caminho de 3 anos, com 2 miúdos, adolescentes vá, tanto a banheira nunca foi usada como os miúdos vêm à "nossa" casa de banho tomar banho. Na minha opinião, nada substitui uma boa cabine de duche, não é um cubículo, é uma coisa com pelo menos 2 metros de comprimento e 1 metro de largura. Temos outro duche em quadrado (cubículo) de apoio ao exterior e também nuca é usado, nem no verão, o espaço da cabine de duche é outra coisa.

Na varanda?

Quando era miudo fui muitas vezes a um apartamento ali na zona da graça, ultimo andar como esse....a subir as escadas parecia que se ia partir tal o ranger dos degraus em madeira..

100 mil contos por essa porcaria toda podre, impecável....

Sim , pq isso originalmente nem era pensado para necessidade de ter WC como hoje estamos habituados.

Com o tempo e como havia pias e prumada de descarga na zona cozinha lá foram adaptando uns "wc".

Certas zonas que agora são chiques de Lisboa tinham muito disto .

E ao contraio do atual que toda a gente quer os ultimos andares com vista, ninguém queria aguas furtadas - sem ir para aquelas torres + modernas o andar mais "in" era o 1º.

Última edição:
Então, sem ser a empregada também se vai meter com outras gajas....se for preciso mt menos recomendáveis. Aí tb vai haver drama? Só pa ver se há coerência. [:p]

Nenhum pai deve gostar de ver um puto de 18 anos com uma tipa 10 anos mais velha que ele, ainda por cima dentro de casa. Um puto de 18 anos só pensa com a cabeça de baixo. [:p]

Nenhum pai deve gostar de ver um puto de 18 anos com uma tipa 10 anos mais velha que ele, ainda por cima dentro de casa. Um puto de 18 anos só pensa com a cabeça de baixo. [:p]

Convenhamos que o mais importante é DST's e gravidez, a partir daí, o gostar ou não, tem pouca importância. Eles não estão a fazer mal a ninguém [:p]

Sacana do puto, em vez de ir às miudinhas da idade dele da universidade vai às mais maduras hehehehhe.

Nada substitui o banho de imersão com uma mulher, nem mesmo o duche com uma mulher.

Agora mais a sério. Aos 59 anos já vou com uma boa experiencia com velhotes (pai, mãe, sogro, sogra, etc.) e em nenhum caso foi preciso adotar base de duche, muito pelo contrario. É mais complicado dar banho numa base de duche do que numa banheira, por ser preciso sentar o idoso e isso ser mais fácil numa banheira.

Ainda recentemente me faleceu um tio que só tinha banheiras em casa. Faleceu aos 93 anos e só deixou de conseguir entrar sozinho para a banheira no dia em que morreu.

Portanto não há uma regra, cada caso é um caso. Dar banho a um idoso numa base de duche tem de ser um base muito grande é mesmo assim não é fácil, acabamos por tomar os dois banho, o idoso e que lhe dá o banho.

Depende.

Devias de ter visto a empregada que os meus pais arranjaram para tratar de mim desde que nasci e até aos cerca de 4 ou 5 anos. Era a Fátima e era um helicóptero, gira e boa. E tinha mais 18 ou 20 anos do que eu. [:D]

Última edição:
Nada substitui o banho de imersão com uma mulher, nem mesmo o duche com uma mulher.

Agora mais a sério. Aos 59 anos já vou com uma boa experiencia com velhotes (pai, mãe, sogro, sogra, etc.) e em nenhum caso foi preciso adotar base de duche, muito pelo contrario. É mais complicado dar banho numa base de duche do que numa banheira, por ser preciso sentar o idoso e isso ser mais fácil numa banheira.

Ainda recentemente me faleceu um tio que só tinha banheiras em casa. Faleceu aos 93 anos e só deixou de conseguir entrar sozinho para a banheira no dia em que morreu.

Portanto não há uma regra, cada caso é um caso. Dar banho a um idoso numa base de duche tem de ser um base muito grande é mesmo assim não é fácil, acabamos por tomar os dois banho, o idoso e que lhe dá o banho.

Por isso é que os lares e hospitais têm banheiras em vez de bases de duche?

Depende.

Devias de ter visto a empregada que os meus pais arranjaram para tratar de mim quando eu era de bebe e até aos cerca de 4 anos. Era a Fátima e era um helicóptero, gira e boa. E tinha mais 18 ou 20 anos do que eu. [:D]

Precisamente por idosos é que se deve usar uma base de duche com banco e barras para segurar.
Muito mais simples e seguro para um idoso.

Devias de ter visto a empregada que os meus pais arranjaram para tratar de mim desde que nasci e até aos cerca de 4 ou 5 anos. Era a Fátima e era um helicóptero, gira e boa. E tinha mais 18 ou 20 anos do que eu. [:D]

Aos 4 /5 anos já achavas a empregada um helicoptero!? Ahh diabo, antigamente faziam os miúdos mesmo precoces!!! [:)][:)]

Aos 4 /5 anos já achavas a empregada um helicoptero!? Ahh diabo, antigamente faziam os miúdos mesmo precoces!!! [:)][:)]

Ainda hoje me consigo ver, eu com um ano e ela com 18 ou 20... Tu não tens fotografias tuas em criança?

Quanto ao dar banho a idosos, nos lares eles têm espaço para zonas de duche em que entra a cadeira de rodas, poucos de nós temos esse espaço em casa.

edit: Mas é bem possível que no meu subconsciente tenha ficado gravada a imagem daquela fantástica mulher a dar-me banho. [:D]

Última edição:

Depende.

Nunca, jamais e em tempo algum uma banheira será melhor para dar banho que uma base de duche a uma pessoa com mobilidade reduzida. Para isso existem as ajudas técnicas, a mais conhecida, cadeira de banho, para colocar na base.
Existe pois também, uma coisa parecida com uma banheira para casos específicos, que se chama de maca de banho ou banheira elevatória, mas que na verdade não tem nada a ver com uma banheira tradicional.

Nunca, jamais e em tempo algum uma banheira será melhor para dar banho que uma base de duche a uma pessoa com mobilidade reduzida. Para isso existem as ajudas técnicas, a mais conhecida, cadeira de banho, para colocar na base.
Existe pois também, uma coisa parecida com uma banheira para casos específicos, que se chama de maca de banho ou banheira elevatória, mas que na verdade não tem nada a ver com uma banheira tradicional.

Pronto, tudo bem, então não sei do que estou a falar.

edit: Já agora informo que para dar banho ao cão também é mais fácil na banheira. eheheheh

Última edição:

Até parece que não há ajudas técnicas para banheiras... [:)]

Até parece que todos os velhos não conseguem alçar a perna... [:)]

Brutal como apenas se aceita uma e uma única verdade como sendo a única solução possível. :sh)

Para banheiras tb há cadeiras que giram "automaticamente"

cadeira-giratoria-2-1.jpg

O bom de bases de duches é aquelas ao nivel do chão para usar com cadeiras rodas, pq se for para andar a carregar uma pessoa lá para dentro é relativamente indiferente.

Voltar
Superior