Tópico das Casas

Até parece que não há ajudas técnicas para banheiras... [:)]

Até parece que todos os velhos não conseguem alçar a perna... [:)]

Brutal como apenas se aceita uma e uma única verdade como sendo a única solução possível. :sh)

Para banheiras tb há cadeiras que giram "automaticamente"

cadeira-giratoria-2-1.jpg

O bom de bases de duches é aquelas ao nivel do chão para usar com cadeiras rodas, pq se for para andar a carregar uma pessoa lá para dentro é relativamente indiferente.

Claro que há ajudas técnicas para as banheiras!! Quem não tem base, quem se enfrenta com esse problema repentinamente e precisa de tempo para as obras de adaptação, tem que mitigar o problema. Contudo, jamais e em tempo algum será melhor que um espaço liso e amplo.

Como disse alguém aí em cima, não é por acaso que num lar não existam banheiras (sem serem as que referi anteriormente, macas de banho).

Edit: DeCeIi, nesta matéria não há interpretações politicas, só há mesmo uma verdade. Para pessoas com mobilidade reduzida a banheira é MUITO pior que um cabine de duche (com ajudas técnicas).

Last edited:
Claro que há ajudas técnicas para as banheiras!! Quem não tem base, quem se enfrenta com esse problema repentinamente e precisa de tempo para as obras de adaptação, tem que mitigar o problema. Contudo, jamais e em tempo algum será melhor que um espaço liso e amplo.

Como disse alguém aí em cima, não é por acaso que num lar não existam banheiras (sem serem as que referi anteriormente, macas de banho).

Edit: DeCeIi, nesta matéria não há interpretações politicas, só há mesmo uma verdade. Para pessoas com mobilidade reduzida a banheira é MUITO pior que um cabine de duche (com ajudas técnicas).

Uma casa particular não é um lar.

A minha experiência é a de idosos nas suas casas. Ainda recentemente, num novo caso, de novo perguntei se era para trocar a banheira por um duche e mais uma vez foi-me dito que seria preferível adaptar à banheira uma cadeira rotativa.

Escapa-me porque razão a tua opinião é mais válida do que, por exemplo, a minha. Mas, tudo bem, adiante.

Last edited:
Escapa-me porque razão a tua opinião é mais válida do que, por exemplo, a minha. Mas, tudo bem, adiante.

Porque não é uma opinião.
É uma área de conhecimento e uma industria já bem explorada e desenvolvida. Acho o exemplo dado acima por outro user, simples e exemplificativo, se uma banheira fosse melhor, todos os lares tinham banheiras.

Uma pessoa que sofre um acidente e fica com mobilidade reduzida, uma família que tenha uma criança com mobilidade reduzida, tem ao seu dispor um processo gratuito de prescrição de ajudas técnicas, pago por todos nós!, E todos aqueles que pedem prescrição para adaptação de casas de banho, quando é avaliado por profissionais da área, passam sempre por uma transformação da banheira em base e nunca o inverso.

Cada caso é um caso. Na casa em que passo mais tempo, vivo bem com 1 único wc com 4 metros quadrados, o que imagino seria impensável caso tivesse filhos.

Quanto às banheiras, dispenso, foi a primeira coisa a desaparecer.

Velhote alça bem a perna - banha-se em qualquer lado;
Velhote começa a custar a alçar a perna - base de duche
Velhote com muita dificuldade em alçar a perna - base de duche
Velhote com dificuldade de mobilidade - cadeira de banho em base de duche (porquê, porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)
Velhote em cadeira de rodas a a manter-se de pé - cadeira de banho em base de duche (porquê? porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)
Velhote em cadeira de rodas sem mobilidade - cadeira de banho em base de duche (porquê? porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)

Banheira e respectivo material de ajuda = desenrasque de quem não teve tempo/dinheiro ou vontade de trocar banheira por base de duche.

"Ah, a base de duche não dá espaço" - tira-lhe as portas e laterais e substitui por cortinado plástico (daqueles pirosos).

É ver as soluções utilizadas por quem está especializado na área, ou seja, quem lida diariamente com pessoas com mobilidade reduzida.​

PS: Ah o tio da empregada do meu vizinho manteve-se rijo até aos 200 anos. Também a minha avó galga(va) as escadas da casa dela aos 89 anos...
PPS: A minha outra avó era toda "banheira club", até que a canalização cedeu aos 60 anos. Refez-se a casa de banho e meteu-se base de duche. "Epá, isto é muito melhor!!"

Disclaimer: Não trabalho numa fábrica de bases de duche

Last edited:
jfangio Claro que é uma opinião, nem poderia ser outra coisa. Pronto, mas agora já chega. OK? [;)]

Jbranco sem stress, eu aceito perfeitamente que te tenhas desenrascado bem com banheiras nem tenhas sentido a necessidade de trocar porque a mobilidade das pessoas ainda era funcional com banheiras. É uma experiência pessoal (opinião) que não invalida um facto, só isso.

Velhote alça bem a perna - banha-se em qualquer lado;
Velhote começa a custar a alçar a perna - base de duche
Velhote com muita dificuldade em alçar a perna - base de duche
Velhote com dificuldade de mobilidade - cadeira de banho em base de duche (porquê, porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)
Velhote em cadeira de rodas a a manter-se de pé - cadeira de banho em base de duche (porquê? porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)
Velhote em cadeira de rodas sem mobilidade - cadeira de banho em base de duche (porquê? porque a lateral da banheira continua a ser um entrave à rotação do corpo)

Banheira e respectivo material de ajuda = desenrasque de quem não teve tempo/dinheiro ou vontade de trocar banheira por base de duche.

"Ah, a base de duche não dá espaço" - tira-lhe as portas e laterais e substitui por cortinado plástico (daqueles pirosos).

É ver as soluções utilizadas por quem está especializado na área, ou seja, quem lida diariamente com pessoas com mobilidade reduzida.​

PS: Ah o tio da empregada do meu vizinho manteve-se rijo até aos 200 anos. Também a minha avó galga(va) as escadas da casa dela aos 89 anos...
PPS: A minha outra avó era toda "banheira club", até que a canalização cedeu aos 60 anos. Refez-se a casa de banho e meteu-se base de duche. "Epá, isto é muito melhor!!"

Disclaimer: Não trabalho numa fábrica de bases de duche

Ainda há muitas mais especificidades.
Mas aquela a vermelho tem ainda uma desvantagem mais gritante no uso da banheira. Como fazes a transferência para a banheira? Nesse caso, a transferência é feita para a cadeira de banho num local amplo, que até pode ser feita com recurso a grua de transferência e a cadeira de banho é empurrada para a cabine de duche, sem barreiras e sem transferências manhosas para dentro da banheira.

Bom, vamos cá a um último esclarecimento. :)

A minha experiência, como já escrevi, é direta. Resulta de ter tratado dos meus avós, pais, sogros, etc.

A opção foi sempre a de os manter em casa. É claro que ao longo de 30 anos por vezes coloquei a questão. De todas as vezes, os profissionais que tratavam deles disseram-me preferir a banheira. É claro que isso me deixou muito satisfeito porque sou um grande sovina.

Até porque, sendo eu um leigo como vocês, para mim o duche também seria o caminho a seguir, simplesmente nunca foi esse o caminho que me foi aconselhado por quem cuidava da higiene deles, nem no caso dos meus avós, nem mais tarde no caso dos meus pais nem, recentemente, no caso dos meus sogros.

Mas, repito, eu sou um leigo, eu faço o que os profissionais me mandam fazer. Querem duche eu faço o duche; querem banheira com cadeira, é isso que têm.

edit: Por causa desta discussão ocorre-me que hoje já sou eu o idoso ou, como diz a minha irmã, somos o topo da pirâmide. Porra, os anos passam a correr. Tenho mesmo de tratar rapidamente de encomendar o 911 descapotável, já estou para lá da crise da meia-idade.

Last edited:
Bom, vamos cá a um último esclarecimento. :)

A minha experiência, como já escrevi, é direta. Resulta de ter tratado dos meus avós, pais, sogros, etc.

A opção foi sempre a de os manter em casa. É claro que ao longo de 30 anos por vezes coloquei a questão. De todas as vezes, os profissionais que tratavam deles disseram-me preferir a banheira. É claro que isso me deixou muito satisfeito porque sou um grande sovina.

Até porque, sendo eu um leigo como vocês, para mim o duche também seria o caminho a seguir, simplesmente nunca foi esse o caminho que me foi aconselhado por quem cuidava da higiene deles, nem no caso dos meus avós, nem mais tarde no caso dos meus pais nem, recentemente, no caso dos meus sogros.

Mas, repito, eu sou um leigo, eu faço o que os profissionais me mandam fazer. Querem duche eu faço o duche; querem banheira com cadeira, é isso que têm.

edit: E agora um desabafo. Por causa desta penosa discussão ocorre-me que infelizmente hoje já sou eu o idoso ou, como diz a minha irmã, somos o topo da pirâmide. Porra, os anos passam a correr.

Ó Jbranco não te sintas picado. Eu não conheço as pessoas de quem trataste, ou melhor, a sua mobilidade e funcionalidade. Repara, se a baixa de mobilidade se deve apenas e só ao envelhecimento natural, de todo que seja obrigatório trocar a banheira, é um custo que ninguém vai assumir porque não são elegíveis, mas seria mais fácil para a mobilidade de uma pessoa idosa, seria, outras variáveis, nomeadamente financeiras podem pesar mais.
Se quem te aconselhou te disse que a banheira servia, assumo que servia, depois dizes que tanto melhor porque não gastaste o dinheiro, então assumo ainda que essas pessoas idosas não seriam elegíveis a uma prescrição de produtos de apoio, caso contrário, esses profissionais da área de certeza absoluta, porque conhecem de trás para a frente o processo, te aconselhariam a submeter um processo de ajudas técnicas, porque para além de tudo (ganhos na mobilidade e na facilidade do cuidado), não teria custos para ti. É um processo assumido financeiramente pela segurança social e algumas vezes pelas camaras municipais, e não tem que ver com os rendimentos das pessoas.

Dito isto, nunca viram necessidade de trocar a banheira, tanto melhor, significa que as pessoas ainda tinham mobilidade suficiente para ultrapassar as desvantagens do uso da banheira. Agora, não há discussão possível quando se mete na balança, banheira vs cabine de duche/base ou até mesmo wc inteiro como base, para se averiguar a melhor solução ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida.

Ó jfangio a parte do sovina era uma piada.

E eu não estou nada picado. Se na minha idade me picasse com o que leio num fórum, eu próprio sugeriria aos meus filhos o meu internamento.

Ó jfangio a parte do sovina era uma piada.

E eu não estou nada picado. Se na minha idade me picasse com o que leio num fórum, eu próprio sugeriria aos meus filhos o meu internamento.

Eu percebi que era piada. Mas também percebi que nunca foi necessário descobrires que caso fosse preciso, não terias que gastar dinheiro.

Mas aquela a vermelho tem ainda uma desvantagem mais gritante no uso da banheira. Como fazes a transferência para a banheira? Nesse caso, a transferência é feita para a cadeira de banho num local amplo, que até pode ser feita com recurso a grua de transferência e a cadeira de banho é empurrada para a cabine de duche, sem barreiras e sem transferências manhosas para dentro da banheira.

Vocês falam em bases de duches ao nivel hospitalar, com drenagem no chão.

Quantas base de duche em casas particulares são assim ??

Não faltam bases duche piores que banheiras - em que montado o sistema de cadeira rotatória apenas é necessário sentar a pessoa do lado fora, há apenas o peso de levantar as pernas que o sistema gira e fica sentada perfeitamente dentro da banheira...

A moradia que estão a fazer ao lado da minha, é um caixote, quase sem janelas, e na parte de trás, onde se situa a cozinha em open space, colocaram agora uma estrutura horrível, pior que as marquises nos prédios.[:vm)]

Já para não falar da rampa de acesso à garagem com uma inclinação brutal.

E enquanto vocês se preocupam com casas para morar, eu já vou noutro tipo de casas, os Jazigos. [:D]

P.S. Humor Inglês.

E agora acabei mesmo. [:D]

Dizem que, por norma, essas são as propriedades com o maior custo de aquisição por M2 [:D]

Depois há jazigos e jazigos, desde "habitação camarária" até luxo com vários andares, sistemas de drenagem de carvão ativado, etc [:)]

Ó Jbranco não te sintas picado. Eu não conheço as pessoas de quem trataste, ou melhor, a sua mobilidade e funcionalidade. Repara, se a baixa de mobilidade se deve apenas e só ao envelhecimento natural, de todo que seja obrigatório trocar a banheira, é um custo que ninguém vai assumir porque não são elegíveis, mas seria mais fácil para a mobilidade de uma pessoa idosa, seria, outras variáveis, nomeadamente financeiras podem pesar mais.
Se quem te aconselhou te disse que a banheira servia, assumo que servia, depois dizes que tanto melhor porque não gastaste o dinheiro, então assumo ainda que essas pessoas idosas não seriam elegíveis a uma prescrição de produtos de apoio, caso contrário, esses profissionais da área de certeza absoluta, porque conhecem de trás para a frente o processo, te aconselhariam a submeter um processo de ajudas técnicas, porque para além de tudo (ganhos na mobilidade e na facilidade do cuidado), não teria custos para ti. É um processo assumido financeiramente pela segurança social e algumas vezes pelas camaras municipais, e não tem que ver com os rendimentos das pessoas.

Dito isto, nunca viram necessidade de trocar a banheira, tanto melhor, significa que as pessoas ainda tinham mobilidade suficiente para ultrapassar as desvantagens do uso da banheira. Agora, não há discussão possível quando se mete na balança, banheira vs cabine de duche/base ou até mesmo wc inteiro como base, para se averiguar a melhor solução ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida.

A banheira permite quase sempre desenrascar com as cadeiras rotativas, desde que tenha rebordo junto à parede suficiente. Já as cabines de duche com muita frequencia são tão pequenas que se tornam totalmente inacessíveis.

Mas toda essa discussão envolveu dois assuntos diferentes, de um lado fala-se de idosos que ajudam na transferência, tomam banho sentados sobretudo pelo risco de queda ou nao aguentarem a posicao de pé o tempo todo do banho, de outro o jfangio parece-me estar a falar sobretudo de doentes com prescrição SAPA, que será maioritariamente patologia neuromotora. Aí, desde que não seja não demasiado pequena, não há volta a dar, tem de ser base de duche.

Back