Pah, eu sou nascido e criado em Braga e se Fradelos é Braga eu nunca ouvi falar. Tenho uma colega e amiga de tadim que se corta a jantares porque diz que é longe.
Mais vale em vila verde que Fradelos pelos vistos...
Braga está caro, não já nenhum bom apartamento por menos de 300k, moradias também não, ainda que haja algumas velhas com muito potencial de renovação.
Braga/Guimarães, para quem gosta de sítios mais calmos que a metrópole, são os melhores sítios de Portugal para viver. Eu tenho estado a trabalhar em Lisboa e quando volto a casa, a sensação de stress free é qualquer coisa. Estás duas cidades tem o movimento necessário para teres qualidade de vida, todos os meios e mais alguns, talvez menos acesso a cultura que o desejável, mas é o preço a pagar por viveres numa cidade menor.
Abaixo do rio não é Braga, Depois de Celeirós não é
Epa, com miúdos às costas (ir buscar colégios que fecham cedo - o meu anda no Monte Flor e quando vou buscar perto das 18h sou dos últimos...), fertagus e transbordos e afins?
Não sei como conseguem...eu já me arrepio todo de ver a malta no ic19 sempre com filas...seja às 19h, seja às 21h.... gabo a paciência.
nada que não se saiba já, mas o documentário é bom
as pessoas deviam fixar-se mais no interior
era só vantagens, menos stress, casas muito mais baratas ( verdadeiras pechinchas ), etc....
Epa, com miúdos às costas (ir buscar colégios que fecham cedo - o meu anda no Monte Flor e quando vou buscar perto das 18h sou dos últimos...), fertagus e transbordos e afins?
Não sei como conseguem...eu já me arrepio todo de ver a malta no ic19 sempre com filas...seja às 19h, seja às 21h.... gabo a paciência.
Menos empregos. Salários mais baixos.
Ai se o estado promovesse a criação de emprego no interior.... Ai se fizessem o seu trabalho....
mota
mas crianças muito pequenas claro que não dá, a partir dos 10 já dava ( acho eu )
eu pelo menos ia de mota com o meu filho ao futebol, deveria ter tipo uns 11 anos
não é o IC19, são todas as vias de acesso a Lisboa
seja pelo norte, pelo sul, por Este.....
As políticas de sustentabilidade das empresas também poderiam contemplar, voluntariamente ou pressionadas pelas certificações, a promoção dessas práticas.Bastava o estado promover benefícios fiscais para empresas e trabalhadores que se mudem para determinadas áreas, bem identificadas, no interior do país, e não iam faltar pessoas a sair das urbes do litoral.
Melhor ainda, era o estado dar o exemplo, e retirar todos os ministérios de Lisboa para o centro do país. Como foi feito com imenso sucesso, noutros países.
Mas a sede de dinheiro de impostos e o real comodismo não permitem fazer nada, e em 20 anos teremos metade da população a viver na grande Lisboa e o restante no grande Porto ...
Políticas de sustentabilidade...
Bastava o estado promover benefícios fiscais para empresas e trabalhadores que se mudem para determinadas áreas, bem identificadas, no interior do país, e não iam faltar pessoas a sair das urbes do litoral.
Melhor ainda, era o estado dar o exemplo, e retirar todos os ministérios de Lisboa para o centro do país. Como foi feito com imenso sucesso, noutros países.
Mas a sede de dinheiro de impostos e o real comodismo não permitem fazer nada, e em 20 anos teremos metade da população a viver na grande Lisboa e o restante no grande Porto ...
Políticas de sustentabilidade...
sempre me questionei porque não há políticas sérias para o interior do país
por exemplo, descontos de IRC e outros impostos, para as empresas investirem mais no interior do país, criando mais emprego
algumas profissões não são problemáticas, por exemplo as TI, eu trabalhar em qualquer sítio onde houvesse internet, eu estou num regime de teletrabalho....
com políticas sérias os salários não seriam assim tão diferentes, e mesmo que fosse tu com um ordenado de 900 líquidos em Lisboa ou Porto não consegues sobreviver pagando uma renda de 500 euros, mas conseguias pagar 150 ou 200 nessas zonas do interior
esse vídeo é bem exemplificativo como mais de 60% ( ou algo assim ) dos portugueses vivem no litoral
já tive a minha cota parte de transportes públicos com viagens de 1h no tempo de estudante, chegou xD
Depois passei a andar de carro, diminuí substancialmente o tempo e até os custos (na altura os 2 passes ficava mais caro), e mais recentemente encontrei para mim a solução perfeita: moto!
Não há praticamente atraso devido ao trânsito, estacionamento também é mais fácil e gratuito.
Só é mais chato em dias de chuva, na altura que trabalhava no Porto ia na mesma (com impermeável) exceto nos dias de temporal.
Atualmente estou a 20km do trabalho (para cada lado), demoro uns 20 minutos de carro/mota. São cerca de 100€ mês em gasolina + portagens.
Atualmente, de transportes públicos deveria sair mais barato, o problema é estar a 5km do comboio, que obrigaria a levar veículo particular até à estação, ia acabar a gastar o mesmo e a demorar muito mais tempo, não vale a pena (já para não falar nas greves).
Tive um colega que fazia todos os dias Aveiro-Porto de comboio, perdia imenso tempo, mas fazer o mesmo de carro seria absurdamente mais caro. A única vantagem é que, como não ia a conduzir, podia ir entretido com outras coisas como se estivesse em casa.
Situações iguais ou piores que a minha são mais que muitas, se mesmo em zonas centrais a oferta de transportes é escassa, fará quem está longe...por isso não admira que se ande tanto de carro em Portugal.
Muita gente que fala de comute de transportes não o faz com crianças e muitos dos que criticam quem usa caro não entende essa realidade.
Quem tem crianças pequenas o comute de carro é "obrigatório". E como dizes com horários absurdos de alguns colégios. :sh)
Ai se o estado promovesse a criação de emprego no interior.... Ai se fizessem o seu trabalho....
Já houve várias iniciativas nesse sentido, e como diz o Pacheco Pereira, infelizmente com poucos resultados.