Tópico das Casas

Pah, eu sou nascido e criado em Braga e se Fradelos é Braga eu nunca ouvi falar. Tenho uma colega e amiga de tadim que se corta a jantares porque diz que é longe.

Mais vale em vila verde que Fradelos pelos vistos...

Braga está caro, não já nenhum bom apartamento por menos de 300k, moradias também não, ainda que haja algumas velhas com muito potencial de renovação.

Braga/Guimarães, para quem gosta de sítios mais calmos que a metrópole, são os melhores sítios de Portugal para viver. Eu tenho estado a trabalhar em Lisboa e quando volto a casa, a sensação de stress free é qualquer coisa. Estás duas cidades tem o movimento necessário para teres qualidade de vida, todos os meios e mais alguns, talvez menos acesso a cultura que o desejável, mas é o preço a pagar por viveres numa cidade menor.

Abaixo do rio não é Braga, Depois de Celeirós não é

Eu vivo actualmente em Tadim e não considero longe, daqui ao centro devem ser uns 10 minutos, 30 em hora de ponta, está perto de Famalicão e de Barcelos, comboio e autocarros quase à porta de casa.
Vila Verde fica mais longe.

Também antes de vir para aqui nunca tinha ouvido falar nem em Tadim nem nas freguesias envolventes como Fradelos, Tebosa, Ruilhe e afins. [:D]

Epa, com miúdos às costas (ir buscar colégios que fecham cedo - o meu anda no Monte Flor e quando vou buscar perto das 18h sou dos últimos...), fertagus e transbordos e afins?

Não sei como conseguem...eu já me arrepio todo de ver a malta no ic19 sempre com filas...seja às 19h, seja às 21h.... gabo a paciência.

A minha filha do meio também andou no Monte Flor… o estacionamento é manhoso 😂

nada que não se saiba já, mas o documentário é bom

as pessoas deviam fixar-se mais no interior

era só vantagens, menos stress, casas muito mais baratas ( verdadeiras pechinchas ), etc....

nada que não se saiba já, mas o documentário é bom

as pessoas deviam fixar-se mais no interior

era só vantagens, menos stress, casas muito mais baratas ( verdadeiras pechinchas ), etc....

Menos empregos. Salários mais baixos.

Epa, com miúdos às costas (ir buscar colégios que fecham cedo - o meu anda no Monte Flor e quando vou buscar perto das 18h sou dos últimos...), fertagus e transbordos e afins?

Não sei como conseguem...eu já me arrepio todo de ver a malta no ic19 sempre com filas...seja às 19h, seja às 21h.... gabo a paciência.

Muita gente que fala de comute de transportes não o faz com crianças e muitos dos que criticam quem usa caro não entende essa realidade.

Quem tem crianças pequenas o comute de carro é "obrigatório". E como dizes com horários absurdos de alguns colégios. :sh)

Menos empregos. Salários mais baixos.

sempre me questionei porque não há políticas sérias para o interior do país

por exemplo, descontos de IRC e outros impostos, para as empresas investirem mais no interior do país, criando mais emprego

algumas profissões não são problemáticas, por exemplo as TI, eu trabalhar em qualquer sítio onde houvesse internet, eu estou num regime de teletrabalho....

com políticas sérias os salários não seriam assim tão diferentes, e mesmo que fosse tu com um ordenado de 900 líquidos em Lisboa ou Porto não consegues sobreviver pagando uma renda de 500 euros, mas conseguias pagar 150 ou 200 nessas zonas do interior

esse vídeo é bem exemplificativo como mais de 60% ( ou algo assim ) dos portugueses vivem no litoral

mota

mas crianças muito pequenas claro que não dá, a partir dos 10 já dava ( acho eu )

eu pelo menos ia de mota com o meu filho ao futebol, deveria ter tipo uns 11 anos

não é o IC19, são todas as vias de acesso a Lisboa

seja pelo norte, pelo sul, por Este.....

É isso. O tempo que fiz comute de transportes gostava imenso, conseguia ler e trabalhar um pouco, mas com miúdos, e ainda por cima em colégios diferentes? Impossível sem tornar a minha vida, e a deles, num inferno.

mota

mas crianças muito pequenas claro que não dá, a partir dos 10 já dava ( acho eu )

eu pelo menos ia de mota com o meu filho ao futebol, deveria ter tipo uns 11 anos

não é o IC19, são todas as vias de acesso a Lisboa

seja pelo norte, pelo sul, por Este.....

Isto com uma criança… tenho 3 filhas 😂

Bastava o estado promover benefícios fiscais para empresas e trabalhadores que se mudem para determinadas áreas, bem identificadas, no interior do país, e não iam faltar pessoas a sair das urbes do litoral.

Melhor ainda, era o estado dar o exemplo, e retirar todos os ministérios de Lisboa para o centro do país. Como foi feito com imenso sucesso, noutros países.

Mas a sede de dinheiro de impostos e o real comodismo não permitem fazer nada, e em 20 anos teremos metade da população a viver na grande Lisboa e o restante no grande Porto ...

Políticas de sustentabilidade...

Bastava o estado promover benefícios fiscais para empresas e trabalhadores que se mudem para determinadas áreas, bem identificadas, no interior do país, e não iam faltar pessoas a sair das urbes do litoral.

Melhor ainda, era o estado dar o exemplo, e retirar todos os ministérios de Lisboa para o centro do país. Como foi feito com imenso sucesso, noutros países.

Mas a sede de dinheiro de impostos e o real comodismo não permitem fazer nada, e em 20 anos teremos metade da população a viver na grande Lisboa e o restante no grande Porto ...

As políticas de sustentabilidade das empresas também poderiam contemplar, voluntariamente ou pressionadas pelas certificações, a promoção dessas práticas.

Sem dúvida que o Estado devia criar mais mecanismos para as empresas se fixarem em terras do interior, no entanto, há locais que estão bem fornecidos de Autoestradas, linha de comboio e terrenos mais baratos, acabam por se fixar lá, mas é preciso também população disponível para lá trabalhar, e parece-me que por vezes é mais falta de vontade das pessoas ficarem em terras menos dotadas de "urb".

Cidades como Viseu, Leiria, Covilhã... têm algumas destas capacidades, mas não é por isso que crescem mais do que Porto ou Lisboa. Depois além destas há concelhos com condições perfeitas para crescer, nomeadamente os que ficam nos eixos da A1 e linha do Norte, e na A25, A6...com acesso direto a Espanha.
Em todo o caso, acho curioso que das grandes comunidades que vêm para cá para trabalhar (Brasileiros), promovam bastante as vantagens de viver em certas terras do interior, devido aos custos.

sempre me questionei porque não há políticas sérias para o interior do país

por exemplo, descontos de IRC e outros impostos, para as empresas investirem mais no interior do país, criando mais emprego

algumas profissões não são problemáticas, por exemplo as TI, eu trabalhar em qualquer sítio onde houvesse internet, eu estou num regime de teletrabalho....

com políticas sérias os salários não seriam assim tão diferentes, e mesmo que fosse tu com um ordenado de 900 líquidos em Lisboa ou Porto não consegues sobreviver pagando uma renda de 500 euros, mas conseguias pagar 150 ou 200 nessas zonas do interior

esse vídeo é bem exemplificativo como mais de 60% ( ou algo assim ) dos portugueses vivem no litoral

Primeiro porque os pulhiticos desconhecem o país real e têm a sua vidinha nas grandes urbes. Estão-se nas tintas para o interior.

Depois porque as políticas fiscais estão sempre a mudar. Bastava uma isenção total de impostos para empresas assegurado durante uns bons anos para a coisa acontecer.

já tive a minha cota parte de transportes públicos com viagens de 1h no tempo de estudante, chegou xD

Depois passei a andar de carro, diminuí substancialmente o tempo e até os custos (na altura os 2 passes ficava mais caro), e mais recentemente encontrei para mim a solução perfeita: moto!

Não há praticamente atraso devido ao trânsito, estacionamento também é mais fácil e gratuito.
Só é mais chato em dias de chuva, na altura que trabalhava no Porto ia na mesma (com impermeável) exceto nos dias de temporal.

Atualmente estou a 20km do trabalho (para cada lado), demoro uns 20 minutos de carro/mota. São cerca de 100€ mês em gasolina + portagens.
Atualmente, de transportes públicos deveria sair mais barato, o problema é estar a 5km do comboio, que obrigaria a levar veículo particular até à estação, ia acabar a gastar o mesmo e a demorar muito mais tempo, não vale a pena (já para não falar nas greves).

Tive um colega que fazia todos os dias Aveiro-Porto de comboio, perdia imenso tempo, mas fazer o mesmo de carro seria absurdamente mais caro. A única vantagem é que, como não ia a conduzir, podia ir entretido com outras coisas como se estivesse em casa.

Situações iguais ou piores que a minha são mais que muitas, se mesmo em zonas centrais a oferta de transportes é escassa, fará quem está longe...por isso não admira que se ande tanto de carro em Portugal.

Os transportes não são perfeitos, mas há um exagero na utilização do carro, tudo ok, cada um paga para isso, mas depois se for pa chorar do trânsito não faz sentido.

Há muitas variáveis para compensar ou não. Essas contas em gasolina/portagens não fazem sentido, tem que se englobar o custo anual, alinhamentos, revisões, etc, olha eu a fazer 130 km/dia sai-me muitissimo mais barato no passe de 40 euros que de carro.

Mas não há duvida que cada caso é um caso, agora se houver possibilidade de evitar pára-arranca pronto já é outra conversa, mas para lá ficar na tortura deus me livre.

Aliás nao é à toa que casas ao pé do metro ou comboio têm logo muita procura.

E eu nao gosto de contar com o ovo no cu da galinha, sei lá se de hoje pa amanha deixo de poder andar de carro seja por qual razão for.....também por isso não optei por uma casa numa aldeola mnesmo isolada ali mais na zona de Aveiras.

Muita gente que fala de comute de transportes não o faz com crianças e muitos dos que criticam quem usa caro não entende essa realidade.

Quem tem crianças pequenas o comute de carro é "obrigatório". E como dizes com horários absurdos de alguns colégios. :sh)

Ninguém tá a criticar quem anda de carro. Isto é uma democracia cada um anda como quer, mas curiosamente quem eu vejo muito nos transportes com crianças são negros, agora mais recentemente também ucranianos, e brasileiros.

Simplesmente não cabem todos os carros na cidade, não há volta a dar. Inventem os acessos que quiserem.

A bem da verdade nem comboios suficientes há em hora de ponta, vide linha de cascais ou sintra.

Já houve várias iniciativas nesse sentido, e como diz o Pacheco Pereira, infelizmente com poucos resultados.

Se calhar as iniciativas eram pífias...

Quando há vontade as coisas acontecem, mas como disseram acima, os políticos têm zero vontade em que isso aconteça.

Back