Pah, eu sou nascido e criado em Braga e se Fradelos é Braga eu nunca ouvi falar. Tenho uma colega e amiga de tadim que se corta a jantares porque diz que é longe.
Mais vale em vila verde que Fradelos pelos vistos...
Braga está caro, não já nenhum bom apartamento por menos de 300k, moradias também não, ainda que haja algumas velhas com muito potencial de renovação.
Braga/Guimarães, para quem gosta de sítios mais calmos que a metrópole, são os melhores sítios de Portugal para viver. Eu tenho estado a trabalhar em Lisboa e quando volto a casa, a sensação de stress free é qualquer coisa. Estás duas cidades tem o movimento necessário para teres qualidade de vida, todos os meios e mais alguns, talvez menos acesso a cultura que o desejável, mas é o preço a pagar por viveres numa cidade menor.
Abaixo do rio não é Braga, Depois de Celeirós não é
Eu ficava preocupado com a amiga... Soa a desculpa esfarrapada! Seja de comboio seja de carro em 10minutos está no centro.
Vila Verde é bem mais longe, além de que não tem nem comboio nem autocarro Tub por exemplo, não tem escolas, creches jardim de infância, escola privada à porta de casa.
Provavelmente não ouviste falar de metade das 62freguesias de Braga. Fradelos é a mais recente, era Tadim penso que até aos anos 90. Fica prticamente encostado a celeiros, e fica antes do rio, se falas do rio este. Conheço razoavelmente por razões familiares, deve ser das freguesias rurais que mais cresceu, embora seja ainda muito pequena.
Quanto às casas, os apartamentos estão a preços completamente absurdos, diria que tão ou mais caros que as vivendas.
O pessoal diz que é importante povoar o interior, dar incentivos, etc, mas a verdade é que a maioria não quer ir para lá, nem mesmo com essas condições.
O principal problema é sempre o emprego, mas é tudo o resto necessário para uma vida de qualidade. Se as pessoas fugiam de lá quando as diferenças não eram tão grandes nos anos 60, hoje em dia muito pior. E dificilmente se dará a volta.