Tópico das Casas

Pah, eu sou nascido e criado em Braga e se Fradelos é Braga eu nunca ouvi falar. Tenho uma colega e amiga de tadim que se corta a jantares porque diz que é longe.

Mais vale em vila verde que Fradelos pelos vistos...

Braga está caro, não já nenhum bom apartamento por menos de 300k, moradias também não, ainda que haja algumas velhas com muito potencial de renovação.

Braga/Guimarães, para quem gosta de sítios mais calmos que a metrópole, são os melhores sítios de Portugal para viver. Eu tenho estado a trabalhar em Lisboa e quando volto a casa, a sensação de stress free é qualquer coisa. Estás duas cidades tem o movimento necessário para teres qualidade de vida, todos os meios e mais alguns, talvez menos acesso a cultura que o desejável, mas é o preço a pagar por viveres numa cidade menor.

Abaixo do rio não é Braga, Depois de Celeirós não é

Eu ficava preocupado com a amiga... Soa a desculpa esfarrapada! Seja de comboio seja de carro em 10minutos está no centro.
Vila Verde é bem mais longe, além de que não tem nem comboio nem autocarro Tub por exemplo, não tem escolas, creches jardim de infância, escola privada à porta de casa.
Provavelmente não ouviste falar de metade das 62freguesias de Braga. Fradelos é a mais recente, era Tadim penso que até aos anos 90. Fica prticamente encostado a celeiros, e fica antes do rio, se falas do rio este. Conheço razoavelmente por razões familiares, deve ser das freguesias rurais que mais cresceu, embora seja ainda muito pequena.
Quanto às casas, os apartamentos estão a preços completamente absurdos, diria que tão ou mais caros que as vivendas.

O pessoal diz que é importante povoar o interior, dar incentivos, etc, mas a verdade é que a maioria não quer ir para lá, nem mesmo com essas condições.
O principal problema é sempre o emprego, mas é tudo o resto necessário para uma vida de qualidade. Se as pessoas fugiam de lá quando as diferenças não eram tão grandes nos anos 60, hoje em dia muito pior. E dificilmente se dará a volta.

Ninguém tá a criticar quem anda de carro. Isto é uma democracia cada um anda como quer, mas curiosamente quem eu vejo muito nos transportes com crianças são negros, agora mais recentemente também ucranianos, e brasileiros.

Simplesmente não cabem todos os carros na cidade, não há volta a dar. Inventem os acessos que quiserem.

A bem da verdade nem comboios suficientes há em hora de ponta, vide linha de cascais ou sintra.

e vêm-se muitos carros com 1 pessoa só a bordo

eu entro ao trabalho às 8:30 e saio às 16:30 ( quando presencial )

se for de transportes eu tenho que apanhar o metro do Campo Grande até Entrecampos

depois esperar por um comboio que vá para o norte ( Azambuja, Alverca....), normalmente apanha-se um às 17:10

saio na estação da Póvoa de Santa Iria

e depois é esperar por um autocarro, porque a distância até minha casa ainda é 1km e tal

às vezes venho a pé, 15/20 minutos

resumindo, saio do trabalho às 16:30 e chego a casa lá para as 18

de mota, em 15/20 minutos estou em cada, antes das 17H

grande diferença

por isso quando me falta a minha adorável mota parece que me falta tudo

Última edição:
Se calhar as iniciativas eram pífias...

Quando há vontade as coisas acontecem, mas como disseram acima, os políticos têm zero vontade em que isso aconteça.

Pelo que percebi e ele até explicou na altura em debate com o Jorge Coelho que era um dos promotores, as iniciativas eram mt boas mas pouco apoiadas e é como dizes, a vontade política no geral era pouca e portanto por muita vontade que haja de determinadas pessoas, de pouco serve se a nivel nacional não se apontar nesse sentido.

e vêm-se muitos carros com 1 pessoa só a bordo

eu entro ao trabalho às 8:30 e saio às 16:30 ( quando presencial )

se for de transportes eu tenho que apanhar o metro do Campo Grande até Entrecampos

depois esperar por um comboio que vá para o norte ( Azambuja, Alverca....), normalmente apanha-se um às 17:10

saio na estação da Póvoa de Santa Iria

e depois é esperar por um autocarro, porque a distância até minha casa ainda é 1km e tal

às vezes venho a pé, 15/20 minutos

resumindo, saio do trabalho às 16:30 e chego a casa lá para as 18

de mota, em 15/20 minutos estou em cada, antes das 17H

grande diferença

por isso quando me falta a minha adorável mota parece que me falta tudo

Claro, a mota finta o trânsito todo, agora também há que ver que andar de transportes nem sempre é mais rápido ou mais cómodo, depende de diversos factores.

Quando as distâncias são relativamente curtas basta o tempo de espera do autocarro ou comboio pa facilmente duplicar o tempo mas isso é normal, tal como também é normal eu ir na linha de cascais a navegar a 80 km/h e os carros entupidos na marginal isto cada caso é um caso.

Já houve várias iniciativas nesse sentido, e como diz o Pacheco Pereira, infelizmente com poucos resultados.

Essencialmente propaganda. Na prática é residual.

Isenção fiscal duradoura para empresas de média dimensão e a coisa resolvia-se.

Porque ao contrário do que o Paulofer afirma com as suas habituais certezas, as pessoas só saem do interior porque são forçadas a isso em busca de emprego. Sempre assim foi.

sempre me questionei porque não há políticas sérias para o interior do país

por exemplo, descontos de IRC e outros impostos, para as empresas investirem mais no interior do país, criando mais emprego

algumas profissões não são problemáticas, por exemplo as TI, eu trabalhar em qualquer sítio onde houvesse internet, eu estou num regime de teletrabalho....

com políticas sérias os salários não seriam assim tão diferentes, e mesmo que fosse tu com um ordenado de 900 líquidos em Lisboa ou Porto não consegues sobreviver pagando uma renda de 500 euros, mas conseguias pagar 150 ou 200 nessas zonas do interior

esse vídeo é bem exemplificativo como mais de 60% ( ou algo assim ) dos portugueses vivem no litoral

Já existe desconto de IRC, mas é só redução para 12,5% de IRC na matéria coletável até 50000€.

Depois mais uma série de incentivos complicados.

O que vocês querem é desconto no IRS[:p]

Nada que não se possa fazer só no papel...

vulgo comprarem 2ªcasa numa aldeia do interior e depois beneficiar disso e viverem na 1ªcasa na metrópole.

Se já fazem no IRC...

Não digo que não se possa fazer algo, mesmo sabendo dos abusos atenção.[:p]

Já existe desconto de IRC, mas é só redução para 12,5% de IRC na matéria coletável até 50000€.

Depois mais uma série de incentivos complicados.

O que vocês querem é desconto no IRS[:p]

Nada que não se possa fazer só no papel...

vulgo comprarem 2ªcasa numa aldeia do interior e depois beneficiar disso e viverem na 1ªcasa na metrópole.

Se já fazem no IRC...

Não digo que não se possa fazer algo, mesmo sabendo dos abusos atenção.[:p]

Deixa ver se percebi, isto só beneficia pequenos negócios, certo?

Se for isso, não me parece que seja o suficiente para atrair pessoas com relevância, no fundo apenas serve come benefício para pequenos negócios pessoais.

Deixa ver se percebi, isto só beneficia pequenos negócios, certo?

Se for isso, não me parece que seja o suficiente para atrair pessoas com relevância, no fundo apenas serve come benefício para pequenos negócios pessoais.

Sim, em IRC, sim.

Ainda apanha pequenas empresas.

Depois ainda existe um regime complicado que está disponível para lerem em sites governamentais, mas só se tivesse interesse é que lia aquela complicação.[:D]

Essencialmente propaganda. Na prática é residual.

Isenção fiscal duradoura para empresas de média dimensão e a coisa resolvia-se.

Porque ao contrário do que o Paulofer afirma com as suas habituais certezas, as pessoas só saem do interior porque são forçadas a isso em busca de emprego. Sempre assim foi.

Claro que sim, toda a gente vai viver para a Guarda, Vila Real, Bragança, Portalegre, etc etc etc.

Estás a pedir isenção fiscal para as empresas que já não pagam impostos? Genial sem dúvida. Vão ir todas a correr de Braga, Porto Aveiro para as cidades citadas acima. Em 15 dias o Topolino resolve um problema que em 70anos ninguém conseguiu resolver.

Claro que sim, toda a gente vai viver para a Guarda, Vila Real, Bragança, Portalegre, etc etc etc.

Estás a pedir isenção fiscal para as empresas que já não pagam impostos? Genial sem dúvida. Vão ir todas a correr de Braga, Porto Aveiro para as cidades citadas acima. Em 15 dias o Topolino resolve um problema que em 70anos ninguém conseguiu resolver.

Grande soberba, para quem consegue negar o evidente, o que se dá nas escolas, que está amplamente estudado, e que sempre aconteceu com todos os povos, que são as migrações internas e externas das populações em busca de emprego.
O que achas que atrai as populações? Shoppings e cultura? [:D]

​​​​​​

Ninguém conseguiu resolver ou ninguém quer resolver?

E não fosse as AE's e os IC's e as EN's redesenhadas para séc XXI, e o interior ainda estaria pior.....

Os politicos não se interessam pelo interior.

A maioria das pessoas pode preferir o litoral mas eu acho que o topolino tem razão, se houvesse melhores condições de emprego as pessoas iam mais para o interior.

Grande soberba, para quem consegue negar o evidente, o que se dá nas escolas, que está amplamente estudado, e que sempre aconteceu com todos os povos, que são as migrações internas e externas das populações em busca de emprego.
O que achas que atrai as populações? Shoppings e cultura? [:D]

​​​​​​

Soberba é dizer que isto se revolve baixando impostos para as empresas... é andar completamente desfasado da realidade.
As mudanças demoram décadas. Nenhuma empresa se muda para o interior por causa de impostos e depois ficam uma semana à espera de um fornecedor por exemplo que não vai lá porque não tem carga.
Há 50 anos só praticamente o emprego interessava, hoje em dia são muitos mais os fatores que fazem as pessoas mudar. Incluindo a cultura e os shoppings.

Ninguém conseguiu resolver ou ninguém quer resolver?

E não fosse as AE's e os IC's e as EN's redesenhadas para séc XXI, e o interior ainda estaria pior.....

Os politicos não se interessam pelo interior.

A maioria das pessoas pode preferir o litoral mas eu acho que o topolino tem razão, se houvesse melhores condições de emprego as pessoas iam mais para o interior.

O emprego não se cria por decreto e é apenas uma das condicionantes. E uma coisa é criar 30, 50 100 empregos outra é criar dezenas de milhares que façam as coisas mudar realmente. mesmo no litoral de acordo com os últimos Censos tens cidades a perder pessoas. Viana do castelo que falávamos há dias perdeu 3mil.
Nos anos 60 as diferenças entre as cidades do interior e do litoral eram muito menores que hoje e no entanto as pessoas já saiam de lá aos milhares. Mesmo com os IPs, autoestradas as pessoas continuam a sair, mesmo nas principais cidades.
É um ciclo difícil de parar. Mais ainda agora onde os serviços em muitas delas são mínimos.
É possível criar empregos , mas a escala que vocês desejam demora décadas e exige investimentos megalómanos.

O emprego não se cria por decreto e é apenas uma das condicionantes. E uma coisa é criar 30, 50 100 empregos outra é criar dezenas de milhares que façam as coisas mudar realmente. mesmo no litoral de acordo com os últimos Censos tens cidades a perder pessoas. Viana do castelo que falávamos há dias perdeu 3mil.
Nos anos 60 as diferenças entre as cidades do interior e do litoral eram muito menores que hoje e no entanto as pessoas já saiam de lá aos milhares. Mesmo com os IPs, autoestradas as pessoas continuam a sair, mesmo nas principais cidades.
É um ciclo difícil de parar. Mais ainda agora onde os serviços em muitas delas são mínimos.
É possível criar empregos , mas a escala que vocês desejam demora décadas e exige investimentos megalómanos.

Mas quem é que tá a falar de resolver o problema em 3-15 dias?

Tem que ser a longo prazo....e os politicos não querem saber, nem agora nem nos anos 80.

Um novo aeroporto em Lisboa, ou uma 3ª travessia sobre o Tejo, para dar 2 exemplos, não são "investimentos megalómanos" ?

Claro que precisa de ser pensado a várias gerações, claro que é preciso coragem política... claro que nunca vai acontecer, os nossos políticos só estão preocupados com o tacho e os próximos 2 anos...

Mais de metade de população do país irá viver na região da grande Lisboa! .... mas está tudo bem...

image.png

image.png

De qualquer forma paulofer sim, baixar impostos pa empresas que muitas delas já têm beneficios também pode ser um tiro no pé.

De resto concordo que o estado é que deveria ser o 1º a dar o exemplo.

lembro-me de na minha infância demorar 9 horas de viagem de Bragança ao Porto

quando o governo do Cavaco Silva, nos anos 80, construiu a IP4 foi uma alegria para todos os transmontanos

já nem digo quanto tempo demorava a chegar a Lisboa vindo de Bragança, até mesmo vindo do Porto demorava

eu só conheci Lisboa na adolescência, já não me lembro quando

em infraestruturas rodoviárias estamos agora bem servidos, excepto comboios, não há quase comboios para o interior do país ( para escoar mercadorias e como meio de transporte não há melhor que via comboio )

3 horas do Porto a Lisboa é um absurdo para o sec XXI

A História está cheia de exemplo de cidades criadas (ou reconstruídas) de raiz, em tempo recorde.
Aliás, a história do nosso país também tem inúmeros exemplos desses, em que não só povoamos cidades, como o fizemos a uma escala continental (Brasil), e somos um país minúsculo e com uma população irrelevante.
Os próprios portugueses de número irrelevante também saíram em larga escala ao longo da história para ir povoar locais que ofereciam condições para suprimir a pobreza, condições de vida e que (aparentemente) se revelavam atrativos para as pessoas irem para lá (França, Luxemburgo, Suiça, mais atrás no tempo o Havai...).

Atualmente temos o exemplo da Arábia Saudita que está a criar cidades de raiz, e que terá de a povoar com as pessoas que ainda não têm (deverá ter um grande crescimento demográfico nas próximas décadas).
Nós neste momento até já começamos a ter essas pessoas que são necessárias vir através da imigração...

Ora, para isto acontecer é preciso uma coisa: dinheiro/investimento (megalómanos), coisa que em Portugal não há, ninguém está a trazer, e os nossos governantes/sociedade não estão a criar as condições para virem cá investir.

Somos tão pobrezinhos que andamos há décadas a mendigar uma linha de TGV de 300km, um hospital na capital e um aeroporto para substituir outro velho. Enquanto isso vemos países de 3o mundo a construir estas infraestruturas com grande facilidade.:sh)

Voltar
Superior