Tópico das Casas

lembro-me de na minha infância demorar 9 horas de viagem de Bragança ao Porto

quando o governo do Cavaco Silva, nos anos 80, construiu a IP4 foi uma alegria para todos os transmontanos

já nem digo quanto tempo demorava a chegar a Lisboa vindo de Bragança, até mesmo vindo do Porto demorava

eu só conheci Lisboa na adolescência, já não me lembro quando

em infraestruturas rodoviárias estamos agora bem servidos, excepto comboios, não há quase comboios para o interior do país ( para escoar mercadorias e como meio de transporte não há melhor que via comboio )

3 horas do Porto a Lisboa é um absurdo para o sec XXI

Fala-se muito de Bragança como interior profundo (PR chamado à receção [:D]) e longínquo, mas neste momento não deve haver uma única aldeia do distrito a mais de 2,5h do Porto. Além disso estão servidos de autoestradas e IP/IC's que levam a praticamente todas as capitais de municípios, e as estradas nacionais que sobram estão praticamente todas em ótimo estado, com bom piso, apesar das curvas (que estão lá muito bem [:cool:]).

Acaba por haver zonas, também interior, mais perto que na realidade estão bastante afastadas: Resende, Cinfães... estão a menos de 100km do Porto, mas bastante pior servidas de acessos.

Lembro-me da certa altura uma entrevista do, na altura, Presidente da Câmara de Bragança a salientar o enorme potencial da cultura naquele local.

Entre outros argumentos, um dos principais era por ser a cidade Portuguesa com maior proximidade geográfica com o centro europeu da cultura ... Paris![:)]

Fala-se muito de Bragança como interior profundo (PR chamado à receção [:D]) e longínquo, mas neste momento não deve haver uma única aldeia do distrito a mais de 2,5h do Porto. Além disso estão servidos de autoestradas e IP/IC's que levam a praticamente todas as capitais de municípios, e as estradas nacionais que sobram estão praticamente todas em ótimo estado, com bom piso, apesar das curvas (que estão lá muito bem [:cool:]).

Acaba por haver zonas, também interior, mais perto que na realidade estão bastante afastadas: Resende, Cinfães... estão a menos de 100km do Porto, mas bastante pior servidas de acessos.

Sem duvida que podiamos tar mt pior.

Infelizmente algumas linhas férreas mantêm traçado do séc XIX por ex linha da beira baixa, não é raro ter vmédias pouco superiores a 60 km/h entre Abrantes e Covilhã, enfim, até um autocarro vai mais depressa na A23.

No nosso país, nenhum local está tão afastado do mar que possa ser considerado "interior", é comparar com países maiores, o local mais afastado do mar em PT será o quê? 2h a 2h30 máximo dos máximos?!

Last edited:
No nosso país, nenhum local está tão afastado do mar que possa ser considerado "interior", é comparar com países maiores, o local mais afastado do mar em PT será o quê? 2h a 2h30 máximo dos máximos?!

e no entanto apesar de cada vez mais raro ainda há pessoas que não viram o mar ou apenas o fizeram quando o rei fez anos.

Se calhar mais perto de umas 3h... Mas sim, a minha mulher quando vivia em frança estava "apenas" a 500km do mar. Aqui, estamos a falar de metade.

Monfortinho e Miranda do Douro a 3h da respectiva zona da costa.

A localização da habitação em relação ao emprego faz de facto muita diferença, eu fica-me ao mesmo preço ir de carro ou ir de transportes logo prefiro ir de carro e chegar ao trabalho em 10/15 min do que em 45min de autocarro[;)]

OK, pronto, 3h.... que seja!

Eu vivi em Phoenix, eram 4h até à praia no México (Rocky Point) ou 6h até San Diego ou LA... e nem era muito mau, e fazia isso montes de vezes.

De Lyon ao mar são umas 3h e pensamos nela como uma cidade do Mediterrâneo. Madrid ao mar são umas 4h...

Simplesmente baixar impostos para fixar empresas no interior não resolve nada, porque actualmente o ciclo está ao contrário: as empresas saem porque não há mão de obra. Tanto qualificada como não qualificada. Ultimamente os imigrantes têm sido um (diminuto) balão de oxigénio para várias destas pequenas cidades e vilas, mas não chega. O nosso problema é demográfico, e só vai haver solução para o interior se partir desse princípio.

A localização da habitação em relação ao emprego faz de facto muita diferença, eu fica-me ao mesmo preço ir de carro ou ir de transportes logo prefiro ir de carro e chegar ao trabalho em 10/15 min do que em 45min de autocarro[;)]

Pois foi o que referi, em distâncias curtas é frequente os transportes ficarem para trás em tempo sobretudo se não houver transito.

Nesse caso o autocarro ganha pelos custos caso a pessoa não tenha carro e tenha de comprar se bem que se apontarmos para passe de 40 euros x 12 meses são 480 euros / ano, um carro mesmo que oferecido consome sempre mais que isto.

Não tou a dizer se compensa ou não, apenas nas contas brutas.

Eu vivi em Phoenix, eram 4h até à praia no México (Rocky Point) ou 6h até San Diego ou LA... e nem era muito mau, e fazia isso montes de vezes.

De Lyon ao mar são umas 3h e pensamos nela como uma cidade do Mediterrâneo. Madrid ao mar são umas 4h...

Os meus colegas zucas diziam que lá na zucalândia era frequente levantarem-se as 2h / 3h da madrugada para irem passar o dia na praia e ainda tinham de atravessar algumas zonas com transito à hora de ponta.
E dizem eles que é tranquilo, mas depois mudam-se para PT e se for mais de 30 min já se queixam [:)] Eles proprios dizem " entao se tou num país pequeno, quero tudo ao lado de casa " e brincam com eles proprios acerca desta bipolaridade [:D]

Simplesmente baixar impostos para fixar empresas no interior não resolve nada, porque actualmente o ciclo está ao contrário: as empresas saem porque não há mão de obra. Tanto qualificada como não qualificada. Ultimamente os imigrantes têm sido um (diminuto) balão de oxigénio para várias destas pequenas cidades e vilas, mas não chega. O nosso problema é demográfico, e só vai haver solução para o interior se partir desse princípio.

Conta mais. Conheces muitas empresas de média dimensão que tenham saído do interior para o litoral por falta de mão de obra?

Distâncias curtas faço de bicicleta elétrica, tem cadeira para levar a filha à escola. E conheço quem leve os 2 ou 3 filhos de bicicleta.

Fotos de exemplo em Lisboa:

transportar-crianc3a7as-bakfiets-cargo-bike.jpg

transportar-crianc3a7as-cargo-bike-xtracycle-03-1024x682.jpg

Sim há umas quantas alternativas ao carro.

Há muitos contextos no entanto.

Por ex, trás os montes ou alentejo, caso tivessem uma rede de autocarros interurbanos decente.

Quem é que conseguiria ficar nem que seja 10 min às 7 da manhã à espera do autocarro com 5º negativos e com " sorte " ao vento?

Ou na tortreira de 41ºC no verão....

É tramado.

Conta mais. Conheces muitas empresas de média dimensão que tenham saído do interior para o litoral por falta de mão de obra?

Conheço várias que encerraram, e projectos abortados por esse motivo [;)]
Pergunta a empresários fora das capitais de distrito quais são as maiores dificuldades que enfrentam e verás.

Last edited:

Mas na altura que as pessoas saíram era interior profundo, nem carros quanto mais estradas (o padre andava de burro/cavalo [:D])...

O interior ficou deserto porque era extremamente pobre, a partir do momento que surgiram oportunidades no estrangeiro ou no litoral foi tudo embora...

A minha família é toda da zona de Braganca e os meus avós cresceram em pobreza extrema, naquela altura trabalhar para comer nao era uma metáfora.

Hoje em dia as infra-estruturas sao bastante boas e mesmo vilas pequenas teem imensos servicos (ginásio, piscinas, teatro, etc.), houve uma evolucao brutal nesse aspecto. A maior diferenca agora deve ser no acesso a *saúde/educacao e emprego diferenciado.

* saúde porque só há o básico, educacao porque há mais qualidade no litoral como é de esperar

Eu até acho que por ex. um FP que ganhe o mesmo em Lisboa/Porto ou no interior está bem melhor no interior, o custo de vida é mais baixo e nao se perde tempo no transito.

Já agora, uma curiosidade: da minha aldeia a Lisboa nos anos 90 eram ~8-9h de carro (agora 5). Hoje tem uma estacao de TGV a 30m e se eu quiser ir a Madrid de comboio faco a viagem em ~3h [:)]

Já agora, uma curiosidade: da minha aldeia a Lisboa nos anos 90 eram ~8-9h de carro (agora 5). Hoje tem uma estacao de TGV a 30m e se eu quiser ir a Madrid de comboio faco a viagem em ~3h [:)]

não me digas que a tua família de Bragança é lá para os lados de Varge/Sacoias....ou Aveleda

pergunto isto porque fala-se de uma estrada a ligar Varge-Rio de Onor-Puebla de Senabria, onde há TGV

Last edited:
Mas na altura que as pessoas saíram era interior profundo, nem carros quanto mais estradas (o padre andava de burro/cavalo [:D])...

O interior ficou deserto porque era extremamente pobre, a partir do momento que surgiram oportunidades no estrangeiro ou no litoral foi tudo embora...

A minha família é toda da zona de Braganca e os meus avós cresceram em pobreza extrema, naquela altura trabalhar para comer nao era uma metáfora.

Hoje em dia as infra-estruturas sao bastante boas e mesmo vilas pequenas teem imensos servicos (ginásio, piscinas, teatro, etc.), houve uma evolucao brutal nesse aspecto. A maior diferenca agora deve ser no acesso a *saúde/educacao e emprego diferenciado.

* saúde porque só há o básico, educacao porque há mais qualidade no litoral como é de esperar

Eu até acho que por ex. um FP que ganhe o mesmo em Lisboa/Porto ou no interior está bem melhor no interior, o custo de vida é mais baixo e nao se perde tempo no transito.

Temos 75% a trabalhar nos serviços.

Nessa altura talvez mais de 50% em agricultura, maioria de subsistência.

Não queremos minas, indústria petrolífera, vá indústria do bagaço de azeitona[:D], mas queremos IRS mais barato para o interior.[:D]

madrid 4h? é mais para as 6h

Back