Tópico das Casas

não me digas que a tua família de Bragança é lá para os lados de Varge/Sacoias....ou Aveleda

pergunto isto porque fala-se de uma estrada a ligar Varge-Rio de Onor-Puebla de Senabria, onde há TGV

Nao, mais para oeste (a estacao mais próxima é a da Gudina).

De Sanábria já há duas estradas (que por sinal tenho utilizado as vezes), penso que a idea será renovar uma delas, como estao é quase 1h a partir de Braganca.

Desculpem o off topic mas isto nao pode ser só T6's na Aroeira, também há muita terra para lavrar [:D]

Temos 75% a trabalhar nos serviços.

Nessa altura talvez mais de 50% em agricultura, maioria de subsistência.

Não queremos minas, indústria petrolífera, vá indústria do bagaço de azeitona[:D], mas queremos IRS mais barato para o interior.[:D]

Por acaso as minas já fecharam há muito tempo. [:D]

Pelo menos nas aldeias da minha zona, naquela altura (1940 - 1970) existiam essencialmente 3 classes:

- Ricos: normalmente 1/2 famílias por aldeia (se tanto) que tinham muitos/bons terrenos e empregavam bastante gente (trabalho sasonal e mal pago). Esses foram ficando, tinham capital para automatizar o negócio e ainda hoje vivem da agricultura (gado, castanhas, etc.).

- Remediados: malta com alguns estudos com emprego em servicos, normalmente na vila mais próxima ou pequenos comerciantes, aqui diria que é 50/50 em termos de saídas.

- Pobres: a larga maioria, a partir dos anos 70/80 saiu quase tudo, ficou a geracao dos meus avós e pouco mais.

Somos tão pobrezinhos que andamos há décadas a mendigar uma linha de TGV de 300km, um hospital na capital e um aeroporto para substituir outro velho. Enquanto isso vemos países de 3o mundo a construir estas infraestruturas com grande facilidade.:sh)

Pois vês. Mas na maior parte dos casos com.perda de soberania em diversos sectores, para países como a China.

Nem precisas de sair da UE, basta dar ali uma volta pela Grécia e visitar alguns portos.

Cuidado com essa análise. [;)]

E que soberania nós temos DCI? E olha ainda bem que não.

Não fosse a UE e o tau tau da troika e andávamos a 3ºmundar [:)]

Exactamente, somos suberanos à espera de fazer coisas com dinheiro proveniente de fundos europeus.

Quanto a chineses, em tempos não muito longínquos também andaram por aí a comprar empresas.

De Sanábria já há duas estradas (que por sinal tenho utilizado as vezes), penso que a idea será renovar uma delas, como estao é quase 1h a partir de Braganca.

já fiz uma delas muitas vezes, uma delícia de curvas e contra curvas (a que passa em França)

Nao, mais para oeste (a estacao mais próxima é a da Gudina).

Desculpem o off topic mas isto nao pode ser só T6's na Aroeira, também há muita terra para lavrar [:D]

Das paisagens mais belas que ja vi foi algures entre Miranda do Douro e Puebla de Sanábria pouco depois de passar um barragem Espanhola qq.

Tome lá um T1 de 415.000€ na Almirante Reis.

image.png

Se a refeição cair mal não há problema, que a sanita está a 3m... ​

Das paisagens mais belas que ja vi foi algures entre Miranda do Douro e Puebla de Sanábria pouco depois de passar um barragem Espanhola qq.

Rocobayo ou Villalcampo? Ou outra?

NA semana passada andei por essa zona da margem espanhola do Douro, mas entrei em Barca d'Alva.
Aldeadávila, a paisagem mais impressionante que conheço nas margens do Douro. (Deixei umas fotos no "Cantinho das motos").

Tome lá um T1 de 415.000€ na Almirante Reis.... ​

415 mil euros....

de certeza que é uma casa remodelada

eu tinha uma casa na Rua Heróis de Quionga, na praça do Chile

um terceiro andar

sem elevador, sem luz eléctrica nas escadas

remodelei o andar todo e em 1999 vendi-o por 18 mil contos

eu tinha nem 30 anos, a minha mulher andava sempre a chatear-me que aquilo ia cair....

hoje arrependo-me tanto de ter vendido esse andar, a poucos KMs do IST

foi escavacar aquele andar todo até à raiz, tudo remodelado, até instalei um comutador próprio nas escadas para ter luz à noite ao subir as escadas....

hoje, quem ficou com essa minha antiga casa, deve estar a ganhar rios de dinheiro

Valencia / Benidorm etc são 4h

E San Sebastian tbm, é só escolherem [:D][:D]

Mas de certeza, o melhor e mais rápido é mesmo o voo para Ibiza! [:D][:D]

Só quero mostrar que o nosso interior, num contexto que não seja o nosso "provincianismo", é tudo menos interior!

Rocobayo ou Villalcampo? Ou outra?

NA semana passada andei por essa zona da margem espanhola do Douro, mas entrei em Barca d'Alva.
Aldeadávila, a paisagem mais impressionante que conheço nas margens do Douro. (Deixei umas fotos no "Cantinho das motos").

Não te sei responder. Já fez 15 anos.

Nessa zona em Miranda do Douro há tb das vistas mais fabulosas do Rio Douro, que é no Castro de Vale de Águia.

Entretanto vou ver as fotos.[:D]

As estradas chegaram demasiado tarde ao interior. Recuperar é uma tarefa herculana. Falem com os vossos filhos a ver se algum pensa sequer em ir para o interior mesmo que melhorem substancialmente as condições de vida. Mais facilmente dizem que vão para uma qualquer capital europeia.
Bragança até devia dar um bom caso de estudo, tem uma universidade que tem ganho algum relevo para e na teoria pelo menos poderia ser uma cidade a crescer. Não conheço o suficiente para fazer essa análise.
Do interior que ando mesmo hoje ainda vai saindo muita gente para estudar e depois a maioria não regressa.

Por falar em TGV.

Se alocassem metade desse custo a isentar a rede nacional de (auto)estradas de portagem é que era de valor.

Falam muito do TGV em Espanha, mas ninguém fala da extensa rede de Autovias sem qualquer custo.

No meu caso particular, é raro o ano que não vou ao Sul de Espanha e a única portagem que pago é até Badajoz. E mesmo que fizessem um TGV até Badajoz, continuaria a ir de carro, pelo que para mim, era muito mais produtivo que acabassem com a mama das portagens.

Back