Tópico das Casas

Por falar em TGV.

Se alocassem metade desse custo a isentar a rede nacional de (auto)estradas de portagem é que era de valor.

Falam muito do TGV em Espanha, mas ninguém fala da extensa rede de Autovias sem qualquer custo.

No meu caso particular, é raro o ano que não vou ao Sul de Espanha e a única portagem que pago é até Badajoz. E mesmo que fizessem um TGV até Badajoz, continuaria a ir de carro, pelo que para mim, era muito mais produtivo que acabassem com a mama das portagens.

Desinvestir em TGV pa portagens, lol.

Quem diz TGV diz uma rede ferroviária decente e n precisa ser super speed.

Bastava que o traçado de muitas linhas fosse redesenhado

Acabar ou baixar as portagens LX-Porto percebo, CREL? ok, descer o preço da VDG ? pois bem. Agora Lx-Elvas? tens lá uma EN como boa alternativa.

E já que falas em espanha, não é só autovias, é aeroportos, linhas de alta e media velocidade ferroviária, etc.

E curioso que espanha tem autovias grátis ao lado de boas EN tb gratis, [:D].

Aliás desinvestir na ferrovia nos ultimos 50 anos tem um preço mt alto tb para o interior que se fala aqui.Agora pa recuperar tudo ta bem ta.

Desinvestir em TGV pa portagens, lol.

Quem diz TGV diz uma rede ferroviária decente e n precisa ser super speed.

Bastava que o traçado de muitas linhas fosse redesenhado

Acabar ou baixar as portagens LX-Porto percebo, CREL? ok, descer o preço da VDG ? pois bem. Agora Lx-Elvas? tens lá uma EN como boa alternativa.

E já que falas em espanha, não é só autovias, é aeroportos, linhas de alta e media velocidade ferroviária, etc.

E curioso que espanha tem autovias grátis ao lado de boas EN tb gratis, [:D].

Aliás desinvestir na ferrovia nos ultimos 50 anos tem um preço mt alto tb para o interior que se fala aqui.Agora pa recuperar tudo ta bem ta.

Para portagens não, para isentar de portagens.

Eu sei que tu és todo a falar de transportes coletivos , mas não sendo egoista e pensando também nos outros, o que se paga em portagens é completamente absurdo para - por exemplo - empresas de transportes.

As estradas chegaram demasiado tarde ao interior. Recuperar é uma tarefa herculana. Falem com os vossos filhos a ver se algum pensa sequer em ir para o interior mesmo que melhorem substancialmente as condições de vida. Mais facilmente dizem que vão para uma qualquer capital europeia.
Bragança até devia dar um bom caso de estudo, tem uma universidade que tem ganho algum relevo para e na teoria pelo menos poderia ser uma cidade a crescer. Não conheço o suficiente para fazer essa análise.
Do interior que ando mesmo hoje ainda vai saindo muita gente para estudar e depois a maioria não regressa.

e cresceu imenso

eu sou de Bragança/Varge, e a minha mulher é da terra do brunomeleiro, Urrós em Mogadouro, curioso como o mundo é pequeno

não sabia que já havia universidade em Bragança, já não vou lá há muitos anos, tenho ido apenas a Urrós - Miranda do Douro

Havia era o Instituto Politécnico

"tenho" lá casa bem perto, bem perto do Hospital de Bragança, naquele cruzamento que vai dar ao centro

digo "tenho" porque a minha mãe ainda é viva, mas a casa está ali ....fechada, podia render, mas não

Para portagens não, para isentar de portagens.

Eu sei que tu és todo a falar de transportes coletivos , mas não sendo egoista e pensando também nos outros, o que se paga em portagens é completamente absurdo para - por exemplo - empresas de transportes.

Nao sou todo transportes nao, só 1 bocado mas se calhar devia ser mais hehe.
.
concordo, e tb acho absurdo algumas portagens sobretudo autocarros e camioes mas tb n podes exigir mundos e fundos.

Há quem queira estacionamento gratis em LX pa n residentes, pa dar mais 1 exemplo que podemos querer tudo, daí a ser viável [:p]

Ai mas fiquei piurso quando estacionava em LX perto do estadio pa ir trabalhar e depois começaram a cobrar. O argumento era " pa incentivar uso dos transportes " hrhrhrhrhr

Mas até percebo mas nunca se gosta [:D]

Last edited:
Por acaso as minas já fecharam há muito tempo. [:D]

Pelo menos nas aldeias da minha zona, naquela altura (1940 - 1970) existiam essencialmente 3 classes:

- Ricos: normalmente 1/2 famílias por aldeia (se tanto) que tinham muitos/bons terrenos e empregavam bastante gente (trabalho sasonal e mal pago). Esses foram ficando, tinham capital para automatizar o negócio e ainda hoje vivem da agricultura (gado, castanhas, etc.).

- Remediados: malta com alguns estudos com emprego em servicos, normalmente na vila mais próxima ou pequenos comerciantes, aqui diria que é 50/50 em termos de saídas.

- Pobres: a larga maioria, a partir dos anos 70/80 saiu quase tudo, ficou a geracao dos meus avós e pouco mais.

Eu também tenho família na zona e a maioria saiu de lá. E também só lá ficou a geração mais velha.

E ainda bem que eu agradeço ter nascido.

As gerações mais novas dividiram-se pelas zona do Porto, Viana do Castelo e Lisboa.

Falamos aqui de políticas migratórias, quando no país inteiro só três distritos não perderam população entre os dois últimos censos: Lisboa, Setúbal e Faro.

Questão de demografia que outros países não têm.

Eu também tenho família na zona e a maioria saiu de lá. E também só lá ficou a geração mais velha.

E ainda bem que eu agradeço ter nascido.

As gerações mais novas dividiram-se pelas zona do Porto, Viana do Castelo e Lisboa.

Falamos aqui de políticas migratórias, quando no país inteiro só três distritos não perderam população entre os dois últimos censos: Lisboa, Setúbal e Faro.

Questão de demografia que outros países não têm.

entre os dois últimos sensos apanhou os anos 2011-2021, plena crise económica e ainda o COVID.
Estou curioso pelos números de 2031, e seria interessante também os de 2026 para percebermos o que mudou nestes últimos 5.

e cresceu imenso

eu sou de Bragança/Varge, e a minha mulher é da terra do brunomeleiro, Urrós em Mogadouro, curioso como o mundo é pequeno

não sabia que já havia universidade em Bragança, já não vou lá há muitos anos, tenho ido apenas a Urrós - Miranda do Douro

Havia era o Instituto Politécnico

"tenho" lá casa bem perto, bem perto do Hospital de Bragança, naquele cruzamento que vai dar ao centro

digo "tenho" porque a minha mãe ainda é viva, mas a casa está ali ....fechada, podia render, mas não

Não é universidade, é politécnico, mas vai dar tudo ao mesmo. É ensino superior e penso que tem crescido.

Por falar em TGV.

Se alocassem metade desse custo a isentar a rede nacional de (auto)estradas de portagem é que era de valor.

Falam muito do TGV em Espanha, mas ninguém fala da extensa rede de Autovias sem qualquer custo.

No meu caso particular, é raro o ano que não vou ao Sul de Espanha e a única portagem que pago é até Badajoz. E mesmo que fizessem um TGV até Badajoz, continuaria a ir de carro, pelo que para mim, era muito mais produtivo que acabassem com a mama das portagens.

Pode fazer sentido nalguns troços, na maioria hoje em dia não faz.
Na realidade todas as medidas deviam ser no sentido de diminuir os carros e aumentar transporte público para o tornar mais sustentável e servir mais gente.
Hoje em dia andar nalgumas auto estradas pagas é quase um martírio em certas horas, por exemplo A3 Braga porto. Se diminuem o preço ou metem de borla, passa a ser a N14 versão diária Trofa. (quem conhece sabe do que estou a falar).

Acho que uma questão a rever é a equidade dos custos mais que abolir portagens. Vou de Braga Cabeceiras e pago quase 6€, vou de Braga ao Porto e pago nem metade. (há uma diferença de 10km no trajeto total) Gasto mais de portagens que de gasóleo. E se for a Valença , ainda mais km e mais barato que ir a Cabeceiras.

O estado está gordo, o pessoal quer acabar com tudo, mas esquece que o dinheiro vai faltar em qualquer lado. Nos últimos anos tem valido o record de impostos que provavelmente este ano com emprego alto e turismo em máximos se vai voltar a verificar, mesmo baixando um ou outro imposto.
Quando vier uma pequena crise vai ser bonito de ver.

Rocobayo ou Villalcampo? Ou outra?

NA semana passada andei por essa zona da margem espanhola do Douro, mas entrei em Barca d'Alva.
Aldeadávila, a paisagem mais impressionante que conheço nas margens do Douro. (Deixei umas fotos no "Cantinho das motos").

Poe aqui o link para as fotos pff...

Pode fazer sentido nalguns troços, na maioria hoje em dia não faz.
Na realidade todas as medidas deviam ser no sentido de diminuir os carros e aumentar transporte público para o tornar mais sustentável e servir mais gente.
Hoje em dia andar nalgumas auto estradas pagas é quase um martírio em certas horas, por exemplo A3 Braga porto. Se diminuem o preço ou metem de borla, passa a ser a N14 versão diária Trofa. (quem conhece sabe do que estou a falar).

Acho que uma questão a rever é a equidade dos custos mais que abolir portagens. Vou de Braga Cabeceiras e pago quase 6€, vou de Braga ao Porto e pago nem metade. (há uma diferença de 10km no trajeto total) Gasto mais de portagens que de gasóleo. E se for a Valença , ainda mais km e mais barato que ir a Cabeceiras.

O estado está gordo, o pessoal quer acabar com tudo, mas esquece que o dinheiro vai faltar em qualquer lado. Nos últimos anos tem valido o record de impostos que provavelmente este ano com emprego alto e turismo em máximos se vai voltar a verificar, mesmo baixando um ou outro imposto.
Quando vier uma pequena crise vai ser bonito de ver.

Que exagero...

Conhecendo q/b a zona, alguém no seu perfeito juízo que precise de fazer esse percurso diariamente se vai meter numa N14 para poupar umas postagens?

Até compreendo se falássemos de outras zonas do país onde a estrada nacional tem um traçado que permite quase chegar ao mesmo tempo, mas no norte não é o caso, por norma as nacionais são bastante mais lentas devido às curvas, e no caso destas zonas mais urbanas é ainda pior!

Quanto a essa história dos pagamentos de portagens, é uma conversa que cheira sempre um bocado mal envolvendo interesses do estado em sacar dinheiro aos contribuintes e concessionárias a tentar sacar dinheiro aos contribuintes e ao estado.

De Braga ao Porto tem sempre a opção comboio, não estão muito mal.
Ok, poderiam ter mais veículos a circular, idealmente, mas não é dramático.
Mesmo em termos de custo/tempo, não será pior do que quem faz o trajeto pela N14 (se for só 1 a 2 pessoas).

Que exagero...

Conhecendo q/b a zona, alguém no seu perfeito juízo que precise de fazer esse percurso diariamente se vai meter numa N14 para poupar umas postagens?

Até compreendo se falássemos de outras zonas do país onde a estrada nacional tem um traçado que permite quase chegar ao mesmo tempo, mas no norte não é o caso, por norma as nacionais são bastante mais lentas devido às curvas, e no caso destas zonas mais urbanas é ainda pior!

Quanto a essa história dos pagamentos de portagens, é uma conversa que cheira sempre um bocado mal envolvendo interesses do estado em sacar dinheiro aos contribuintes e concessionárias a tentar sacar dinheiro aos contribuintes e ao estado.

De Braga ao Porto tem sempre a opção comboio, não estão muito mal.
Ok, poderiam ter mais veículos a circular, idealmente, mas não é dramático.
Mesmo em termos de custo/tempo, não será pior do que quem faz o trajeto pela N14 (se for só 1 a 2 pessoas).

Acho que não percebeste nada do que eu escrevi...
O user estava a dizer que se devia isentar acabar com as portagens! Obviamente ninguém se vai meter na N14 tendo a A3. Agora mete a A3 grátis ou com preço ainda mais baixo. O que vai acontecer? Eu estava a dizer exatamente o que disseste.
O comboio é uma opção razoável, embora um pouco mais lenta e depende do local de trabalho na zona do Porto.
O pagamento de portagens apesar de tudo serviu para construir autoestradas que não teríamos e serve também para as termos impecáveis na sua grande maioria. É olhar como estão a grande maioria das estradas nacionais e ver como estariam as autoestradas se não fossem privados a gerir. Se pagar alguma coisa for uma forma de as ter boas, que se pague, embora como disse alguns troços deviam ser bastante mais baratos, teriam mais utilização e no fim se calhar a receita seria quase a mesma.

Localização única, vês muitas ali ao lado?

​​​​​​

Mas querias aquilo para férias? Quais as condições?

Uma coisa é ir uma vez ou duas, em férias , uma semana . Outra coisa é comprar a casa ali, longe de tudo…

Back