Tópico das Casas

uma porta de WC social a dar directamente para a sala é péssimo, e a área tão grande laundry é um desperdício num apartamento de 130m2

Bem na realidade dá para o Hall.. Mas sim a proximidade da cozinha e da sala é grande.

Eu não entendo também porque é que a cozinha e a lavandaria são assim, e depois uma sala de 34m2...
Logo na Infinity que o promotor fez questão de ter T1 e T2 com salas enormes para clientes (por norma casais mais velhos, sozinhos) que querem é ter uma sala para receber amigos mas não querem ter um T4 ou T5.

Aqui uma situação será a estabilidade e condutas verticais numa torre desta são muito maiores.
Aquela parede grossa entre a cozinha e a lavandaria de certeza que está cheia de coisas técnicas a passar, e por isso é que ficou ali um espaço estranho.

Eu sei que é sempre complicado arranjar a melhor solução entre a técnica a estética, sentido prático, etc, mas este também não é um projeto chapa 5, certamente estiveram vários engenheiros e arquitetos a discutir a melhor solução para a planta do edifício, sinceramente não me convence nem por dentro nem por fora, apesar de se destacar naturalmente não tem aquele efeito "wow".

1.jpg

Última edição:
https://www.jornaldenegocios.pt/emp...e/custos-da-construcao-aumentaram-21-em-marco

"Os custos da construção de habitação nova terão aumentado 2,1% em março, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo a estimativa do INE publicada esta quinta-feira. Esta taxa representa uma redução de 0,4 pontos percentuais face a fevereiro deste ano.

Já em relação aos preços dos materiais, houve uma descida homóloga de -1,3% (-0,4% no mês anterior). Em sentido contrário, o custo da mão de obra subiu 6,7% num ano (mais 0,3 p.p. que em fevereiro)."​

Aqui como é óbvio não estás a pagar só o apartamento. Estás a pagar o condomínio todo. Todas as áreas comuns são de grande luxo, as piscinas, as salas, o corte de padel o ginásio. Está tudo decorado e pronto a usar. Só ai estão milhões.

É um T3 de 148m2, o que claro é pequeno, até para este tipo de "luxo".
Acho que a Sala é que é manhosa, 34m2 para uma casa de luxo.... . A cozinha ser um corredor não me chateia nada. Os quartos têm as dimensões de agora, ali nos 15/16m2.

O apartamento é este:
https://www.remax.pt/imoveis/venda-a.../125911054-560

A Planta:

filedata/fetch?id=14458351&d=1716392748

Por exemplo está um igualzinho mais acima at´+e, mas virado para a cidade. Custa 1.695.000€ ou seja só pela vista estão a pedir 305.000€ [;)]​

Certo, todas as comodidades que o empreendimento possui trabalham no sentido de ajudar a justificar esse valor. No entanto, na minha opinião, não são suficientes para o justificar, nem de longe nem de perto.

Eu até percebo que se o apartamento em si fosse absolutamente excelente, super bem pensado, distribuído, etc, pudesse ajudar a decisão de quem estivesse a ponderar colocar ali os 2 milhões, agora assim?

Desculpem, parece um qq apartamento de um qualquer prédio banal, como os que nascem por todo o lado regularmente.

Certamente noutros apartamentos do mesmo empreendimento esta questão não se colocará, agora neste? Que desilusão!

Aquela disposição do conjunto cozinha/lavandaria/sala parece um exemplo do que não fazer apresentado numa qualquer aula do primeiro ano de arquitectura

Para não abrir um tópico vou colocar aqui uma grande duvida que tenho para substituir o pavimento no pátio, visto ter sido enganado[8b] a uns anos coloquei algo parecido com isto https://www.olx.pt/d/anuncio/pavimento-ceramico-exterior-IDHqVl5.html mas pelos vistos foi mal aplicado e alguns estão soltos e partidos, já por 3 vezes que substitui alguns (muitos:sh)) mas estão outra vez na mesma, dizem que a única solução é refazer tudo :sh)[8b], sendo assim aqui vai a minha pergunta, para não voltar a ter chatices o que recomendam, refazer tudo de novo e colocar o mesmo pavimento ou colocar outro tipo, obrigado.

Cumps

Pessoal, uma dúvida extremamente básica sobre construção:

vejam a imagem abaixo: antes do piso levar cimento, são colocadas essas placas (em madeira, penso eu), e o cimento é aplicado em cima disso tudo.

A minha dúvida, talvez estúpida, é se depois essas placas saem ou ficam. Se saem, como é o processo? O cimento não fica agarrado?

E já agora, o cimento não vaza pelas juntas dessas placas, quando é aplicado?

construcao.jpg

Pessoal, uma dúvida extremamente básica sobre construção:

vejam a imagem abaixo: antes do piso levar cimento, são colocadas essas placas (em madeira, penso eu), e o cimento é aplicado em cima disso tudo.

A minha dúvida, talvez estúpida, é se depois essas placas saem ou ficam. Se saem, como é o processo? O cimento não fica agarrado?

E já agora, o cimento não vaza pelas juntas dessas placas, quando é aplicado?

construcao.jpg

A isso chama-se cofragem.
Essas placas depois são retiradas quando o betão secar (na verdade curar). E não o betão não escorre pelas juntas, poderá haver alguma baba em alguma junta, mas situação mínima. Até porque o betão não é assim tão líquido.

Depois há situações especiais que são de cofragem perdida, ou seja numa mais é retirada e como o nome indica... perdida.

Também tens situações de cofragem colaborante, que é em chapa metálica e faz parte do cálculo da estrutura e também fica.

Aqueles quartos não têm mais de 10m2 em termos de área do "quadrado útil". Têm cerca de 3.6x2.8m.
A antecâmara onde está o guarda fatos é também um corredor que ficou bastante estreito, com cerca de 90cm de largura.

Há uma série de "truques" que ajudam a ler as dimensões de uma planta para não se deixar enganar pela eventual escala diminuta de camas, mesas e sofás.
- um guarda fatos e armário de cozinha - 0.6m profundidade
- uma porta de divisão - 0.8/0.9m
- os cerâmicos ali representados - 60x60

Essa casa ficou efetivamente muito acanhada em quase todas as divisões.
A planta à partida está bastante bem desenhada mas visto com olho crítico já não consigo concordar.

Se fizerem o exercício de somar as áreas efetivamente úteis: 3 quartos de 10m2 + sala de 30m2, representa menos de metade da área que estão a vender, apenas 60m2.
O corredor está caro [:)]

Pois só truques, aqui é quadrados ou rectangulos limpos sem artimanhas [:p]

Quanto à vista, ok é uma vista desafogada e eu gosto do aqueduto e da linha de comboio e dou muita importância a uma vista desafogada mas isso consegue-se em muitas outras casas que nem 100 K .

Tenho uma vista até ao fim do horizonte [:p] E arriscaria dizer quartos maiores [:)]

Praí 80 e tal mil euros, claro, depois só o preço das portadas dessa casa devem custar uma boa % da minha casa toda [:D]

Quero dizer que aquilo que o silver referiu, 300K pela vista , damn !

A vista é o que é, é uma casa no centro centro de um capital Europeia.

É uma casa única por isso com um preço único. Se vale isso? Não sei. Mas em qualquer capital gastas isso ou mais.

É uma casa única por isso com um preço único. Se vale isso? Não sei. Mas em qualquer capital gastas isso ou mais.

Essa é a chave dos preços em Lx/Algarve, Porto até.

O mercado é o global e os compradores acham que o preço a que conseguem as casas compensa bastante na comparação com a concorrência...

Essas placas depois são retiradas quando o betão secar (na verdade curar). E não o betão não escorre pelas juntas, poderá haver alguma baba em alguma junta, mas situação mínima. Até porque o betão não é assim tão líquido.

Depois há situações especiais que são de cofragem perdida, ou seja numa mais é retirada e como o nome indica... perdida.

Também tens situações de cofragem colaborante, que é em chapa metálica e faz parte do cálculo da estrutura e também fica.

Interessante, não fazia ideia do funcionamento, e fiquei curioso quando vi.

Achei que o betão ficaria colado a essa estrutura, mas realmente não faria o mínimo sentido, a não ser que o material fosse diferente. Já agora, quando as placas saem, o betão está perfeitamente alinhado na parte de baixo, ou é preciso corrigir?

Só para complementar, as cofragens são pinceladas com óleo descofrante antes da betonagem, para que não adiram ao betão.

image.png

Mas o predio não tinha disponivel nenhum t5, do original isso são 2 apartamentos t3 unidos .

image.png
image.png

A "townhouse" (RC) eram 3 milhões e tinha piscina.

Última edição:
Interessante, não fazia ideia do funcionamento, e fiquei curioso quando vi.

Achei que o betão ficaria colado a essa estrutura, mas realmente não faria o mínimo sentido, a não ser que o material fosse diferente. Já agora, quando as placas saem, o betão está perfeitamente alinhado na parte de baixo, ou é preciso corrigir?

Em 99.9% dos casos há um revestimento qualquer depois, reboco, estuque, ou tecto falso, pelo que ficar bonito ou não pouco interessa. Mas até costuma ficar direitinho.

Mas quando queres Betão aparente, para ficar à vista, tens de usar placas especiais e/ou novas e tem outro tipo de cuidados.

Mas por norma a malta do betão tem pouco cuidado porque como disse em 99% dos casos é para tapar.

Pelos vistos Portugal já ultrapassou Espanha e Itália e ninguém me avisou...

1.jpg

Estes valores são tudo menos normais para a nossa realidade, e mesmo comparando com países mais ricos...

Voltar
Superior