Eu posso falar da minha experiência própria: moro num apartamento novo, a cozinha nem sequer é open space, porque tem uma divisão com a sala em toda a largura. Digamos que é uma cozinha normal, mas sem portas. Por exemplo, da mesa de jantar não se consegue ver nada da cozinha, a não ser a entrada, e o sítio onde se cozinha ainda fica a uns bons 7-8 metros em linha reta.
O exaustor que está aqui metido é muito bom (gama alta da Bosch), mas quando está ligado faz barulho, e isso é inevitável. Não existe nenhum que não faça. Como a conduta é comum aos apartamentos que estão por baixo e por cima, quando os vizinhos estão a usar o exaustor, também se ouve qualquer coisa, mas neste caso é só nos pirmeiros segundos. Depois é um ruído praticamente imperceptível, principalmente da sala. Em relação aos outros eletrodomésticos, não há milagres. Quando estás na sala a ver televisão, e na cozinha estão a usar o liquidificador ou a varinha, é bastate desagradável.
Em relação aos cheiros, é um tópico um pouco subjetivo, porque depende muito da forma como as pessoas cozinham, e do tipo de comida que fazem. No meu caso pessoal, da sala é raríssimo sentir qualquer tipo de cheiro vindo da cozinha, mas isso muda quando se usa o forno. Até mesmo em apartamentos que não são open space, dependendo do que metes no forno, ficas com a casa a cheirar a assado e a gordura, e esse efeito é obviamente ampliado nos open space.
Eu diria que para quem faz jantares com alguma frequência, e gosta muito de fazer assados ou outros pratos gordurosos, ou para quem é especialmente sensível ao barulho, o open space não é uma boa solução, principalmente se o espaço for pequeno. Nas outras situações, e como já foi aqui falado, se tiverem um bom exaustor não é muito problemático.