Tópico das Casas

Podemos fazer o Roast? [:D]

Há alguns detalhes que mudava. Mas o que salta mais à vista, sentiste necessidade daquele acrescento de balcão?

Este?

IMG-20231202-190504-1.jpg

Foi para tapar a visibilidade da sala para a maquina de lavar / fogão.

o balcão de ref rapidas é usado todos os dias para peq. almoço, adoro.

IMG-20231117-181014.jpg

Este?

Foi para tapar a visibilidade da sala para a maquina de lavar / fogão.

o balcão de ref rapidas é usado todos os dias para peq. almoço, adoro.

Não, a parte mais alta, para as tais refeições rápidas.
Acho que o que gosto menos é que numa cozinha boa (mas que não é enorme) tens tudo. [:D] Dois materiais (dos painéis), frigorifico de foram forno e micro onda e prateleira? Tomadas preta e brancas, janela, lava-loiça preto (destaca-se), peninsula, balcão de bar [:cool:]. Está funcional. Mas parece-me demais. Eu entendo a praticalidade, mas nunca teria feito o espaço das refeições rápidas mais alto, teria feito tudo à mesma altura. Nem as prateleira em cima da chaleira.

Sim, é uma floreira. Embora as tralhas do dia a dia ganharam a batalha com as flores. [:D]

Se me permites, é o que eu obrigatoriamente retiraria dessa cozinha. ocupa espaço e não tem utilidade funcional na cozinha, e na minha opinião esteticamente desvirtua a coisa, fica estranha a cozinha. De resto é uma cozinha pequena com poucos moveis, não há muito que inventar, eu preferia não deixar os buracos nos moveis, colocava a porta que falta e tapava também o buraco onde está a chaleira, ficava mais fluido e clean. O acrescento até nem desgosto, é mais arrumação na cozinha, mas sem a floreira para ter balcão.

Não, a parte mais alta, para as tais refeições rápidas.
Acho que o que gosto menos é que numa cozinha boa (mas que não é enorme) tens tudo. [:D] Dois materiais (dos painéis), frigorifico de foram forno e micro onda e prateleira? Tomadas preta e brancas, janela, lava-loiça preto (destaca-se), peninsula, balcão de bar [:cool:]. Está funcional. Mas parece-me demais. Eu entendo a praticalidade, mas nunca teria feito o espaço das refeições rápidas mais alto, teria feito tudo à mesma altura. Nem as prateleira em cima da chaleira.

O espaço de "refeições rápidas" é o tampo mais baixo, de nogueira, onde está a cadeira. O mais alto é uma floreira que colocamos para cortar a vista da sala para o fogão e onde costumamos meter a tábua de corte.
Eu tenho em todo o andar tomadas brancas e interruptores pretos. Ali ficaram pretos pois estão no mesmo espelho da tomada da brisa eléctrica.
O frigo ficou de fora pois já o tínhamos e não quisemos comprar novo. O fogão tb é da cozinha antiga.

[;)]

Se me permites, é o que eu obrigatoriamente retiraria dessa cozinha. ocupa espaço e não tem utilidade funcional na cozinha, e na minha opinião esteticamente desvirtua a coisa, fica estranha a cozinha. De resto é uma cozinha pequena com poucos moveis, não há muito que inventar, eu preferia não deixar os buracos nos moveis, colocava a porta que falta e tapava também o buraco onde está a chaleira, ficava mais fluido e clean. O acrescento até nem desgosto, é mais arrumação na cozinha, mas sem a floreira para ter balcão.

A floreira é à parte do móvel, está só pousada. Já a tirei e voltei a meter. Dá jeito para meter as "tralhas". [;)]

Uma coisa engraçada desta obra foi o exaustor. O tecto falso desceu ~19cm do tecto original. Nunca pensei na profundidado do exaustor ao tecto....que tem de ter +29cm! :sh)
Tive de fazer um "rebaixo" ao tecto falso para o exaustor.

O espaço de "refeições rápidas" é o tampo mais baixo, de nogueira, onde está a cadeira. O mais alto é uma floreira que colocamos para cortar a vista da sala para o fogão e onde costumamos meter a tábua de corte.
Eu tenho em todo o andar tomadas brancas e interruptores pretos. Ali ficaram pretos pois estão no mesmo espelho da tomada da brisa eléctrica.
O frigo ficou de fora pois já o tínhamos e não quisemos comprar novo. O fogão tb é da cozinha antiga.

[;)]

Já entendi. A zona de refeições está boa. Eu teria feito á mesma altura e meteria bancos altos. Mas respeito a diferença de altura e de materialidade dá-lhe piada.
A Floreira é que por mim não teria optado. O frigorífico, eu detesto encastrado, mas em termos de ar mais clean em cozinhas abertas ajuda. Eu próprio tenho esse problema numa coiznha que estou a fazer. Dividido entre o bonito (encastrado) ou menos clean (de fora), mas com mais praticidade.

Não tens muito espaço para preparar refeições, máquinas etc, no fundo essa floreira se é "móvel" a maior parte das vezes imagino que vai estar no chão e essa zona com vegetais, fruteira, máquinas etc [:D]

[...] De resto é uma cozinha pequena com poucos moveis, não há muito que inventar, eu preferia não deixar os buracos nos moveis, colocava a porta que falta e tapava também o buraco onde está a chaleira, ficava mais fluido e clean. [...]

Colocar uma porta onde agora estão as prateleiras à vista até concordo. Mas colocar portas também onde está a chaleira já não. Acho que ele (ou a esposa [:D]) precisará desse espaço para ter pequenos eletrodomésticos que fazem falta quase todos os dias e é pouco prático andar a tirar e pôr de armários: uma bimby, airfryer, torradeira, chaleira, etc. E até para arrumar "bugigangas" e outras desarrumações. Eu por exemplo tenho em cima da bancada o garrafão de água com uma "bomba" para pôr a água no copo e não ter de andar a tirar e pôr tampa e o garrafão no chão. Alí ficaria mais arrumado (sem perder a praticidade) e mais clean, de quem estará na sala a olhar para a cozinha.

E a propria floreira, desde que não fique matagal, também permite formar uma mini-barreira que esconde coisas na cozinha "feias" como os panos/trapos, esponja da loiça, etc

Para mim a coisa mais esquesita (só vendo ao vivo para ver se funciona) é ter a côr/textura da madeira dos armários igual à madeira do pavimento. Para mim seria tudo corrido a branco e só deixava aquele tampo das "refeições rápidas" com "côr de destaque".

Desenhada por mim. [:cool:]

IMG-20231202-190504.jpg

Está engraçado. O defeito que eu aponto é que a zona de refeições está demasiado perto da placa da indução, que por sua vez está num espaço muito estreito, quase sem nenhum espaço de sobra.

Para pessoas que cozinham enquanto outras comem, este layout é para esquecer. Estou imaginar uma pessoa a fritar ovos e o óleo a saltar para cima de quem está a comer logo em frente.

Desenhada por mim. [:cool:]

IMG-20231202-190504.jpg

Também trabalhas na área?

Independentemente de gostarmos ou não, fazermos assim ou assado, é sempre de valor quando alguém desenvolve as suas próprias coisas.

Quanto a mim pessoalmente, não gosto muito desse formato em caracol, ainda para mais utilizas várias ideias diferentes sobretudo no armário que tem o frigorífico. Nesta parte, provavelmente teria fechado tudo de alto a baixo e usaria apenas 1 material de acabamento.
Mas percebo pela parte prática.

Parece que existe ali um pilar quase na esquina entre o balcão de pequenos almoços e o balcão da floreira, que não facilita o enquadramento.
A ideia de (semi) tapar a vista da sala para a cozinha não me parece desinteressante, e a "floreira" (ou outra forma de ter plantas também não). Mas provavelmente teria tirado partido do pilar para o efeito, como por exemplo uma "estante" para colocar coisas e que efetivamente tapasse mais a cozinha.

​​​​​

Bom, estou comprador de imóvel pronto a habitar (para rentabilizar/investimento). Centro do Porto.
Confesso que há 2 anos que não olhava para os preços dos imóveis.

Orçamento: 280 a 290 k

E não é que não consigo encontrar nada acima de T1 com 50 m2 no melhor cenário? E mesmo assim é muito dificil, pois a maioria dos T1 no centro já estão acima dos 400k€

Isto é desmoralizante :(

Edit: quando digo centro é ali entre a Batalha e a Reitoria, sem fugir muito desse perimetro.

Bom, estou comprador de imóvel pronto a habitar (para rentabilizar/investimento). Centro do Porto.
Confesso que há 2 anos que não olhava para os preços dos imóveis.

Orçamento: 280 a 290 k

E não é que não consigo encontrar nada acima de T1 com 50 m2 no melhor cenário? E mesmo assim é muito dificil, pois a maioria dos T1 no centro já estão acima dos 400k€

Isto é desmoralizante :(

Edit: quando digo centro é ali entre a Batalha e a Reitoria, sem fugir muito desse perimetro.

Não consideras Gaia como alternativa? Aquela zona mais próxima à ponte D. Luis, da estação de General Torres para baixo? Aquela parte tem crescido muito como ponto turístico, e os preços costumam ser mais simpáticos.

Poderá ser mais pelo aspecto de madeira e chão " tijolo" que dá ar mais " datado " mas olha que não era nada feia. A minha é desse género mas mais pequena , granito " falso " ( tem aquele amadeirado por dentro e com uma capa da cor do granito ) e os móveis são em branco estilo um pouco mais moderno.

Claro que a nova tem um ar mt mais moderno mas essa geração de cozinha dos anos 90 ( digamos ) agradam-me, embora hoje muitas delas estejam é velhas.

Já as dos anos 70 por ex ( ou até 70/80 vá ) parecem ter décadas a mais que as dos anos 90, que salto brutal.

Back