Tópico das Casas

as cozinhas "tradicionais" estão a desaparacer...
cada vez se cozinha menos em casa !
... é só preciso um micro-ondas, frigorificio e pouco mais

Quartos onde nao se consegue meter camas.
Salas onde numa parede põem meia duzia de electrodomésticos e passam a chamar cozinha.
Area ridiculas. Disposicao que nao lembra a ninguem. Mas precos doidos.

Sim as áreas são cada vez mais pequenas, nisso não há dúvida. As contas são sempre feitas ao M2 por isso tem um impacto directo no valor desde o terreno à construção comoi a venda e impostos. Por isso fazem-se casas mais pequenas, casas grandes ficam ainda mais caras e mais difíceis de vender.
Depois de há uns anos se ter passado de uma época de construção barata em que era tudo enorme, com quartos enormes, as pessoas têm mudado a sua vida. Eu vou para o quarto dormir não preciso de um quarto grande.
Essa casa que falas nem é das piores, tens dois quartos acima de 12m2, que devia ser normal, mas que de facto hoje em dia começa a ser raro.

Mas sim essa sala/cozinha é absurda e toda essa organização de casa está mal feita.

as cozinhas "tradicionais" estão a desaparacer...
cada vez se cozinha menos em casa !
... é só preciso um micro-ondas, frigorificio e pouco mais

Mais ou menos, ainda há mercado para tudo.
Mas sim tem havido mudanças, a ideia que a mulher estava fechada na cozinha está a acabar e hoje em dia nas logísticas de dia a dia ter uma espaço (bom) aberto é uma mais valia para a família.

Acho que as casas sempre foram dos proprietários. Nunca foram camarárias, mas havia um período que não podiam vender.

Mas 550k nukm bairro social, por uma casa de 130m2? Com uma sala de 18m2?? :sh)

Uma aberração, demonstrativo da realidade atual em que estamos inseridos.

Aquela casa por 200k já me fazia confusão.

o problema é que essa de 550k vai acabar por ser vendida mais cedo ou mais tarde .... nem que seja por 500k !
porque as novas perto custam 750/900/1000 ou mais

No Norte os preços ainda não chegaram ao nível de Lisboa, mas para o contexto da região, estão absurdos:

T3 na Av. da Repúbica em Gaia, 1º andar, 570K...

Não é que o apartamento seja muito mau, mas quase 600K por um T3 deste tamanho, neste local....? Barulho é coisa não vai faltar, com toda a certeza.

https://www.imovirtual.com/pt/anunc...s-de-garagem-centro-gaia-av-republica-ID1fVOD

image;s=1280x1024;q=80

No Norte os preços ainda não chegaram ao nível de Lisboa, mas para o contexto da região, estão absurdos:

T3 na Av. da Repúbica em Gaia, 1º andar, 570K...

Não é que o apartamento seja muito mau, mas quase 600K por um T3 deste tamanho, neste local....? Barulho é coisa não vai faltar, com toda a certeza.

https://www.imovirtual.com/pt/anunc...s-de-garagem-centro-gaia-av-republica-ID1fVOD

image;s=1280x1024;q=80

Mas está ai uma boa casa. Não só na organização como nos acabamentos que pelo que vejo pelas fotos são superiores ao que se tem feito por ai.

A cozinha está muito boa (só mesmo aquela ideia estupida de pseudo garrafeira ali ao lado do forno...)
A sala podia ser um pouco maior. Mas de resto é uma boa casa. Eu gosto.

Quando a minha maior crítica é a garrafeira e os puxadores dos armários, acho que já é bom. [:D]

Tambem gostei, e essa casa em Lisboa bem localizada eram 7 dígitos.

(só de pensar que está ao mesmo preço da casa do bairro social da alta de lisboa) [:D][:D]

Sem dúvida é uma casa ok, mas para quem conhece a zona, 600K é absurdo. Há 4-5 anos, por este preço, nesta zona, eras capaz de comprar um T4 ou T5 com 250m2 / 300m2, e ainda sobravam uns trocos.

A localização só é boa por ficar perto de muita coisa, mas é um local com muito barulho, muito movimentado, tem o bónus de ter uma pizzaria com esplanada mesmo em frente (não se vê nas fotos), e apesar de estar relativamente perto do Porto, ainda é bastante longe para ir a pé.

Eu sei que se fosse Lisboa, era para custar o dobro.

SilverArrow achei que fosses criticar o facto de teres de atravessar a sala para ter acesso aos quartos [;)]

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Tambem gostei, e essa casa em Lisboa bem localizada eram 7 dígitos.

(só de pensar que está ao mesmo preço da casa do bairro social da alta de lisboa) [:D][:D]

arriscava dizer que na zona de carnaxide arranjas casas semelhantes a nivel de configuração e preço.
tendo em conta que daquela zona de Gaia à zona central do Porto ( rotunda da Boavista??) é mais ao menos o mesmo tempo e distancia que da zona de carnaxide a Lisboa (rotunda marquês)

Sem dúvida é uma casa ok, mas para quem conhece a zona, 600K é absurdo. Há 4-5 anos, por este preço, nesta zona, eras capaz de comprar um T4 ou T5 com 250m2 / 300m2, e ainda sobravam uns trocos.

A localização só é boa por ficar perto de muita coisa, mas é um local com muito barulho, muito movimentado, tem o bónus de ter uma pizzaria com esplanada mesmo em frente (não se vê nas fotos), e apesar de estar relativamente perto do Porto, ainda é bastante longe para ir a pé.

SilverArrow achei que fosses criticar o facto de teres de atravessar a sala para ter acesso aos quartos [;)]

Não gosto dessa situação, mas ai até está "minimizada" é um percurso pequeno e junto ao armário. É chato quando é mesmo a meio ou tens de passar a sala toda.

arriscava dizer que na zona de carnaxide arranjas casas semelhantes a nivel de configuração e preço.
tendo em conta que daquela zona de Gaia à zona central do Porto ( rotunda da Boavista??) é mais ao menos o mesmo tempo e distancia que da zona de carnaxide a Lisboa (rotunda marquês)

Nova e com aquela área já não arranjas nada abaixo de 600k e.... mesmo assim. Já andam todas nos 700k.

A baixa é a zona central do Porto e fica a menos tempo (de Metro).
Nem se dignaram a tirar fotos sem entulho...

Nova e com aquela área já não arranjas nada abaixo de 600k e.... mesmo assim. Já andam todas nos 700k.

até em Alfragide, menos "nobre", mas com bom comércio e acessos, os T3 com 10-15 anos, pedem 450 até 570K (no meu prédio, o andar de cima foi vendido por 530, segundo disse o vizinho ....LOL)

Pois, por esse prisma já me faz é perguntar se os preços no norte não estarão afinal similares aos da capital. Isto porque não me apercebi que a casa em questão ficava tão longe da zona central do Porto.

Mas depois lembro-me dos preços que se praticam aqui e... [:D]

se calhar não,

Pois, por esse prisma já me faz é perguntar se os preços no norte não estarão afinal similares aos da capital. Isto porque não me apercebi que a casa em questão ficava tão longe da zona central do Porto.

Acho que falaram na rotunda da Boavista, e essa não é a zona mais cara do Porto. As zonas mais caras são a baixa e a zona da foz.

Numa comparação com o Sul, daquilo que eu percebo, as zonas próximas ao Porto não são tão caras como as zonas próximas ao centro de Lisboa. Gaia é bastante perto do Porto, mas a não ser nas partes junto ao rio e às praias, é bem mais barato, e alguns sítios ficam a menos de 5 minutos de carro do centro do Porto (quando não está trânsito).

Na zona central de Gaia, que é o caso do apartamento que meti no link, com 1M compra-se uma casa muito, muito acima da média. Por exemplo, conheço um T5 num prédio novo, quase 300m2, box para 3 carros, acabamentos acima da média, com excelentes acessos a tudo, por 700K. Fica a menos de 10min do centro do Porto.

Sem dúvida, além da pizzaria tens alguns estabelecimentos abertos até altas horas nessa rua até ao Auditório...

A localização só é boa para quem quer algo central e com bons transportes públicos. Falha em tudo o resto, sobretudo na qualidade do espaço público envolvente.

Acho que falaram na rotunda da Boavista, e essa não é a zona mais cara do Porto. As zonas mais caras são a baixa e a zona da foz.

Numa comparação com o Sul, daquilo que eu percebo, as zonas próximas ao Porto não são tão caras como as zonas próximas ao centro de Lisboa. Gaia é bastante perto do Porto, mas a não ser nas partes junto ao rio e às praias, é bem mais barato, e alguns sítios ficam a menos de 5 minutos de carro do centro do Porto (quando não está trânsito).

Na zona central de Gaia, que é o caso do apartamento que meti no link, com 1M compra-se uma casa muito, muito acima da média. Por exemplo, conheço um T5 num prédio novo, quase 300m2, box para 3 carros, acabamentos acima da média, com excelentes acessos a tudo, por 700K. Fica a menos de 10min do centro do Porto.

Em complemento ao post anterior, talvez um dos motivos para se poder comprar casas acima da média na zona central de Gaia seja o facto dessa zona não ser nada de especial, tirando a proximidade ao centro do porto (em tempo/TP, porque mesmo através de carro pode ser discutível).

Back