Tópico das Casas

Pessoal, visto que a comissão de amortização do crédito vai continuar nula durante 2025, existe algum outro custo que possa aparecer aquando do pedido de amortização?
Alguma taxa, ou comissão, ou o que for, que possa aparecer, que possa ser dependente de cada banco? Ou isso estará definitivamente bloqueado?
O banco é o Bankinter.

Sim, eu sei, nada como confirmar com o próprio banco, mas é para saber previamente.

Outra coisa: quanto tempo antes do dia da prestação fazer o débito fazem o pedido de forma a ficar reflectido logo na prestação imediata? E não ter de descontar uma prestação "antiga" e só depois vir a prestação actualizada.
Já li que seriam até sete dias antes do vencimento da prestação mas queria confirmar se sabem se existe um prazo exacto. Ou se isso depende da "boa vontade" do banco.

1 - Não. Nos CH de taxa variável não podem cobrar nada por via da lei que os inibe disso.

2 - Creio que depende do banco e deve estar nas condições do teu CH. No meu caso acho que são 5 dias úteis mas eu faço com mto maior antecedência para não haver chatices.

Preciso da vossa ajuda.

A minha casa esta(va) pronta e fui fazer a vistoria prévia à escritura.

Tudo ok, exceto umas folgas por toda a casa entre o chão e o rodapé, visíveis sobretudo na sala e conforme foto abaixo:

Reparem por baixo da tomada.

O encarregado da obra prontificou-se a resolver isto, embora a escritura vá ser feita já (de acordo com o CPCV os pequenos defeitos são resolvidos em 30 dias e não inviabilizam a escritura).

A minha questão é, para ficar bem feito e não atamancar (não é que eu desconfie , mas …), qual é a solução para isto?

Sendo um rodapé plano, parece-me claramente um problema de desalinhamento do piso flutuante.

Boas e más noticias!

Eu tive o mesmo problema num apartamento que tive no passado.

As boas noticias, corrigir isso é fácil e rápido, tira rodapé, levanta umas placas e colocam um produto para nivelar.

As más noticias (pelo menos para mim foram), se o chão está desnivelado nessa zona, é provável que também esteja noutras zonas mais a meio, o que só será notório depois do uso quotidiano em que se notará zonas côncavas.
Tem resolução, levantar o chão todo, nivelar e voltar a aplicar o chão... O que também é uma má noticia porque não vai ser nada fácil acordar esta solução com o construtor.

Quando comprei a minha nem me preocupei com esses desniveis, até porque daqui a uns anitos quando for para renovar, vai passar para mosaico, apesar de eu gostar de soalho.

É a "vantagem" de na altura que comprei ter pressa e estava com orçamento limitado então ignorei alguns detalhes [:D]

Quando comprei a minha nem me preocupei com esses desniveis, até porque daqui a uns anitos quando for para renovar, vai passar para mosaico, apesar de eu gostar de soalho.

É a "vantagem" de na altura que comprei ter pressa e estava com orçamento limitado então ignorei alguns detalhes [:D]

Mosaico! Normalmente faz-se a renovação mas ao contrário, tirar a "tijoleira" e meter flutuante ou vinifico ou soalho.

Mosaico! Normalmente faz-se a renovação mas ao contrário, tirar a "tijoleira" e meter flutuante ou vinifico ou soalho.

Tao mas qual é que dura mais e é mais facil de implementar? sei la se deps nao tenho que fazer remendos [:p]

A parte que mais me chateia é os valores pa substituir3 janelas + caixilharia pa ficar com vidros duplos :mad:

Tao mas qual é que dura mais e é mais facil de implementar? sei la se deps nao tenho que fazer remendos [:p]

A parte que mais me chateia é os valores pa substituir3 janelas + caixilharia pa ficar com vidros duplos :mad:

Diria que a nivel de "remendos", reparação ou substituição/renovação futura o mosaico cerâmico é mesmo o pior. Não é à toa que nas renovações em especial com orçamento limitado as zonas com cerâmico ficam sempreais caras ou para depois.....

A sorte é as soluções do mercado de vinil glue down ou click possiveis de aplicar por cima do cerâmico sem grande obra.
em todo o caso para familias tradicionais ainda sou apoligista do cerâmico nas cozinhas e wc.

Dica sobre caixilharia/janelas, investe num conjunto com rede mosquiteira....foi a melhor coisa que fiz e no bolo não fará mossa.

Pode ser caro, mas vale bem a pena o investimento em boas caixilharias. Em 2021 troquei as caixilharias de um apartamento, que eram antigas de vidro simples de correr, para umas oscilobatentes com corte térmico e vidro duplo de espessuras diferentes. Foi de longe o melhor investimento que podia ter feito em termos de isolamento térmico e acústico. Passou de ser um apartamento quente no verão e frio no inverno para ser um apartamento muito acolhedor, apesar de já ser antigo.

Diria que a nivel de "remendos", reparação ou substituição/renovação futura o mosaico cerâmico é mesmo o pior. Não é à toa que nas renovações em especial com orçamento limitado as zonas com cerâmico ficam sempreais caras ou para depois.....

A sorte é as soluções do mercado de vinil glue down ou click possiveis de aplicar por cima do cerâmico sem grande obra.
em todo o caso para familias tradicionais ainda sou apoligista do cerâmico nas cozinhas e wc.

Dica sobre caixilharia/janelas, investe num conjunto com rede mosquiteira....foi a melhor coisa que fiz e no bolo não fará mossa.

É que eu não conheço ng de confiança, e fico sempre naquela se o soalho vai ficar bem instalado...já vi tantos todos quinados, e, o mosaico lá fica "eterno".

Também ja morei numa casa qualquer que tinha o chão em " parquet " ou lá como se chama, tipo madeira mais a sério, assim daquela que dá jeito ser envernizada, mas sem ser os antigos tacos, parecia ser 1 boa solução entre resistência e sem o frio do mosaico.

É que eu não conheço ng de confiança, e fico sempre naquela se o soalho vai ficar bem instalado...já vi tantos todos quinados, e, o mosaico lá fica "eterno".

Também ja morei numa casa qualquer que tinha o chão em " parquet " ou lá como se chama, tipo madeira mais a sério, assim daquela que dá jeito ser envernizada, mas sem ser os antigos tacos, parecia ser 1 boa solução entre resistência e sem o frio do mosaico.

Mas se tu já tens soalho, podes renovar o soalho. Há empresas que fazem esse serviço, lixam tudo e envernizam tudo de novo, fica novo.
A menos que seja um soalho antigo e feio (tábuas pequenas, deitadas em posições estranhas), um soalho é sempre superior em conforto e estética que um cerâmico. Eu imagino que virá alguém dizer que agora há um cerâmicos e a imitar soalho que são mega/hiper bons, mas, como está lá escrito- a imitar. Imitação por imitação que seja o vinílico (um bom).

Mas se tu já tens soalho, podes renovar o soalho. Há empresas que fazem esse serviço, lixam tudo e envernizam tudo de novo, fica novo.
A menos que seja um soalho antigo e feio (tábuas pequenas, deitadas em posições estranhas), um soalho é sempre superior em conforto e estética que um cerâmico. Eu imagino que virá alguém dizer que agora há um cerâmicos e a imitar soalho que são mega/hiper bons, mas, como está lá escrito- a imitar. Imitação por imitação que seja o vinílico (um bom).

Sim eu tb prefiro soalho mas este tá levantado, ainda que ligeiramente, em 2 ou 3 zonas. Nada de critico, pra já.

Talvez ainda dure mais uns anos, mas a cena é que não sei se o chão em si está bem nivelado ou não.

quase 400.000€ por um T2 nos arredores de Lisboa (!?)

image.png

Attachments

• image.png
    image.png
    482.9 KB · Views: 0
  • image.png
    image.png
  • image.png
    image.png
Sim eu tb prefiro soalho mas este tá levantado, ainda que ligeiramente, em 2 ou 3 zonas. Nada de critico, pra já.

Talvez ainda dure mais uns anos, mas a cena é que não sei se o chão em si está bem nivelado ou não.

Se não consegues avaliar se está bem nivelado, é bom sinal. [:p]

Mas podes sempre fazer o teste dos berlindes.

Custa-me a acreditar nisto, PT dos mais baixos?!

In 2023, EU households spent on average 19.7% of their disposable income on housing.

Highest:
🇬🇷 Greece (35.2% of total income)
🇩🇰 Denmark (25.9%)
🇩🇪 Germany (25.2%)

Lowest:
🇨🇾 Cyprus (11.6%)
🇲🇹 Malta (12.0%)
🇸🇮 Slovenia (13.8%)

https://europa.eu/!9KNpjx

69729edc9c153dc657b37bb0bad916a1.jpg

Não está muito de acordo com os preços que vejo no país vizinho. As casas tem preços inferiores às de cá e o rendimento deles é bem maior.

Custa-me a acreditar nisto, PT dos mais baixos?!

In 2023, EU households spent on average 19.7% of their disposable income on housing.

Highest:
🇬🇷 Greece (35.2% of total income)
🇩🇰 Denmark (25.9%)
🇩🇪 Germany (25.2%)

Lowest:
🇨🇾 Cyprus (11.6%)
🇲🇹 Malta (12.0%)
🇸🇮 Slovenia (13.8%)

https://europa.eu/!9KNpjx

69729edc9c153dc657b37bb0bad916a1.jpg

claro que é, e de longe, em Portugal 73% das famílias tem casa, se calhar desses 73% apenas uns 3% comprou nos últimos 6-7 anos, os outros compraram ao preço da uva mijona.

claro que é, e de longe, em Portugal 73% das famílias tem casa, se calhar desses 73% apenas uns 3% comprou nos últimos 6-7 anos, os outros compraram ao preço da uva mijona.

Claramente. Quem se lixou com a subida dos preços e das taxas é quem comprou recentemente e quem em 22 tinha valores elevados em dívida no CH e não tinha forma de amortizar.

Isso dos preços altos só lixa pela entrada e impostos iniciais.
Porque, desde que se consiga cobrir os custos iniciais, custar 500k ou 800k não faz grande mossa.
Financia se a 40 anos e depois na reforma vende e faz um belo lucro...

Isso dos preços altos só lixa pela entrada e impostos iniciais.
Porque, desde que se consiga cobrir os custos iniciais, custar 500k ou 800k não faz grande mossa.
Financia se a 40 anos e depois na reforma vende e faz um belo lucro...

Eish, que exagero...
500 ou 800k já está completamente fora do que o comum português consegue comprar...poucos serão os que, fruto do trabalho, consigam meter-se numa aventura dessas com hipótese de pagar em 40 anos!
Para esses valores, já estamos a falar de prestações de ~1600/2500€ mensais aos valores atuais. Quantos jovens abaixo dos 30 anos, podem? 🤔

Back