Tópico das Casas

Abdiquei do factor zona.

Comecei pelo Seixal e afins, que era o que queria mesmo, mas tudo muito caro.

Fui para uma zona que não sei se me convence totalmente (lado da margem sul mais perto da Vasco da Gama), mas a casa vendeu-se por si só e acho que por agora está bom e tem potencial de valorizar, precisamente porque também é ainda mais barata do que as restantes zonas.

Daqui a 5/7 anos reaprecio o tema.

Deste lado o que gosto mesmo é Alcochete.

Vais todos os dias para a capital? Quanto tempo de commute por dia?

A malta do barreiro / montijo, eu tive uns quantos colegas de lá e não se queixavam muito até porque havia mts barcos, pena era o comboio da ponte, diziam eles, andava smp atolado.

Ainda assim commutes até 1h é perfeitamente normal, já tenho dito que os colegas ingleses quando cà vêm ficam admirados da malta chorar que demorou 30 min [:D]

Se bem que eu lá, num dos commutes de 1h , nem dou pelo tempo passar, mas se for num comum autocarro que o Etcetera apanhava em LX centro pa ir para o sopé de Oeiras, nem 10 min gostava de lá estar dentro !!

A malta do barreiro / montijo, eu tive uns quantos colegas de lá e não se queixavam muito até porque havia mts barcos, pena era o comboio da ponte, diziam eles, andava smp atolado.

Ainda assim commutes até 1h é perfeitamente normal, já tenho dito que os colegas ingleses quando cà vêm ficam admirados da malta chorar que demorou 30 min [:D]

Se bem que eu lá, num dos commutes de 1h , nem dou pelo tempo passar, mas se for num comum autocarro que o Etcetera apanhava em LX centro pa ir para o sopé de Oeiras, nem 10 min gostava de lá estar dentro !!

Mesmo de barco e preciso contar com o transporte de casa ate ao barco, e do barco ate ao local de trabalho... ainda e uma logistica diaria complicada.

Todos os dias para o centro de Lisboa.

Faço atualmente cerca de 1h de casa ao escritório, vou aumentar cerca de 15min para cada lado.

Isto de transportes.

Quer atualmente, quer no futuro está bem longe do meu goal de 30min de commute, mas sinceramente enquanto não tiver €€ para morar nas zonas de Lisboa que eu quero, prefiro ganhar a qualidade de vida (noutros aspetos que não a commute) de morar do outro lado, a saber:

- proximidade a toda a família;
- proximidade a 70% dos amigos;
- menor congestionamento de trânsito;
- proximidade a locais de lazer que frequento;
- praias;
- menor densidade populacional;
- maior facilidade de estacionamento nos locais que frequento;
- muito maior e melhor casa (e nova, fator eliminatório) por uma fração do valor.

Last edited:

Faço atualmente cerca de 1h de casa ao escritório, vou aumentar cerca de 15min para cada lado.

Isto de transportes.

Quer atualmente, quer no futuro está bem longe do meu goal de 30min de commute, mas sinceramente enquanto não tiver €€ para morar nas zonas de Lisboa que eu quero, prefiro ganhar a qualidade de vida (noutros aspetos que não a commute) de morar do outro lado, a saber:

- praias;
- muito maior e melhor casa (e nova, fator eliminatório) por uma fração do valor.

Tá mt bom ! claro que se fosse dessa forma mas trabalhando num sitio pa 30 min em vez de 60 era melhor mas não se pode ter tudo e tá mt dentro do razoável em minha opinião e tás num sitio que gostas, que é o mais importante.

Mas pelo que vais dizendo, não sei se irias gostar mais dessas tais zonas de LX que referes em vez da zona onde vais morar agora [:p]

Mesmo de barco e preciso contar com o transporte de casa ate ao barco, e do barco ate ao local de trabalho... ainda e uma logistica diaria complicada.

Complicada como?

Eu fazia 3 transbordos ferroviários, os meus colegas faziam carro+barco+comboio e nada a apontar, excepto em dias de greve.

Infelizmente uma miragem pa boa parte do país sem grandes transportes.

Tou ansioso pa saber onde será o novo escritório, farto de 100% full remote mas o actual tá fechado :sh)

Isto de transportes.

- praias;

Isso implica ter de levantar todos os dias por volta das 6 da matina para chegar a casa la para as 8 da noite. Durante os dias da semana nao sobra tempo para mais nada a nao ser dormir e trabalhar quase. Mas sao opcoes e nestas coisas nao ha certo nem errado, cada um opta por aquilo que mais valoriza. Eu prefiro algo mais pequeno e modesto mas proximo do centro e do local de trabalho.

Complicada como?

Eu fazia 3 transbordos ferroviários, os meus colegas faziam carro+barco+comboio e nada a apontar, excepto em dias de greve.

Infelizmente uma miragem pa boa parte do país sem grandes transportes.

Tou ansioso pa saber onde será o novo escritório, farto de 100% full remote mas o actual tá fechado :sh)

Para quem esta habituado a commute em transporte proprio, ter de apanhar varios transportes publicos diariamente 2 x dia e complicado sim.

Para quem esta habituado a commute em transporte proprio, ter de apanhar varios transportes publicos diariamente 2 x dia e complicado sim.

Oh, tao, quando se anda de TP abdica-se sempre de alguma coisa, excepto quando é mt proximo tanto de casa como do trabalho.

Mas dependendo dos casos pode fazer-se mt bem ou ser 1 pesadelo, naturalmente.

A mim só me faz mais impressão as paragens de autocarro completamente foleiras o até inexistentes. Em dias de sol quente ou chuva ou vento é desagradável tar ali a espera.

Assim como é desagradável ir para o para-arranca ou nunca ter lugar pa estacionar , enfim, cada caso é 1 caso.

Isso implica ter de levantar todos os dias por volta das 6 da matina para chegar a casa la para as 8 da noite. Durante os dias da semana nao sobra tempo para mais nada a nao ser dormir e trabalhar quase. Mas sao opcoes e nestas coisas nao ha certo nem errado, cada um opta por aquilo que mais valoriza. Eu prefiro algo mais pequeno e modesto mas proximo do centro e do local de trabalho.

Eu demorava 1h50, levantava as 6 e chegava as 19, mas a empresa era fora da capital já, portanto é um contexto diferente. Então eu optava por hibrido, mas podia ficar em casa 100% remoto se quisesse. Isto porta a porta.

Mas sim , abaixo de 1h é o ideal e inferior a 30 min já considero excelente.

Eu demorava 1h50, levantava as 6 e chegava as 19, mas a empresa era fora da capital já, portanto é um contexto diferente. Então eu optava por hibrido, mas podia ficar em casa 100% remoto se quisesse. Isto porta a porta.

Para mim 45min e o limite, mais do que isso ja e um tormento. E falo em transporte proprio porta a porta.
Actualmente demoro 30min para cada lado.

Já trabalhei a cerca de 30 m do local de trabalho, já trabalhei a 2 minutos (a pé) do local de trabalho, a 20m e actualmente a 10m.
Ao ler as vossas partilhas percebo que nem sei a sorte que tenho.

Não é sorte nem azar, é os critérios que cada um tem.

O mais importante para mim é não ter caos à porta de casa, não ter aglomerado de gente e edificios, ter um preço aceitável e poder " respirar ".

Se tiver que demorar mais, que assim seja, já demorei menos de 10 min e não troco pelas quase 2h mas como disse, é empresa fora de LX, se fosse dentro eu demoraria aí 1h pra lá chegar, coisa que acho normal , a partir daí já são commutes longos que pode ser dificil para muita gente.

Só me faz confusão é as pessoas desesperarem tanto por ter emprego pertinho de casa que sacrificam carreiras e boas oportunidades por causa disso, lá está, não há certo nem errado mas ao ponto de não gostar do trabalho e só ficar por ser perto? São opções, nos casos em que se tem de abdicar de alguma coisa.

Mas fazer birras por causa de 40 min ou 1h? ainda se fosse 1h30 ou 1h50 como eu ainda perceberia, ou até quem faça mais de 120 min, mas se olharmos para outras capitais mt grandes vemos que 50 min é mt normal.

Então... Não queriam aumento de frequência?

Agora queixam-se... [:)]

Fui utilizador da Fertagus muito antes desta confusão de que agora se fala, entre 2011 e 2013, e já na altura, e o troço entre Lisboa e o Fogueteiro já era um autêntico calvário no que diz respeito a capacidade. Então quando apareciam as composições com apenas 4 carruagens à hora de ponta, era um "mimo"...

O maior problema foi não se ter apostado no comboio na Vasco da Gama, como chegou a estar considerado, permitindo dessa forma não só distribuir melhor o fluxo de passageiros entre Lisboa e Setúbal ao permitir ter um círculo ferroviário, à semelhança da velhinha EN-10.

Então... Não queriam aumento de frequência?

Agora queixam-se... [:)]

Fui utilizador da Fertagus muito antes desta confusão de que agora se fala, entre 2011 e 2013, e já na altura, e o troço entre Lisboa e o Fogueteiro já era um autêntico calvário no que diz respeito a capacidade. Então quando apareciam as composições com apenas 4 carruagens à hora de ponta, era um "mimo"...

O maior problema foi não se ter apostado no comboio na Vasco da Gama, como chegou a estar considerado, permitindo dessa forma não só distribuir melhor o fluxo de passageiros entre Lisboa e Setúbal ao permitir ter um círculo ferroviário, à semelhança da velhinha EN-10.

É o estado dos nossos TPs que tu tanto defendes.

Sou utilizador do Fertagus há cerca de 15 anos e nunca o vi como agora.

A degradação do serviço não é de agora, mas sim de há cerca de dois anos quando se lembraram de remover lugar sentados nas carruagens em prol do aumento dos lugares em pé.

E eu comentei aqui esse facto, criticando-o e somei as críticas dos autocarros da AML, dizendo que a premissa de que é OK os passageiros irem de pé por defeito, é já de si errada.

E tu criticaste-me, dizendo qualquer coisa como “coitadinhos, ainda lhes cai um braço por irem de pé”.

O aumento da frequência era inevitável e de aplaudir SE fosse acompanhado do correspondente aumento no material circulante utilizado.

Mas como isto é um país de tesos, as decisões são sempre tomadas numa lógica de manta curta, com cedências e desenrasque.

E a decisão ilustrou isso mesmo, ficou pior e daqui a uma semana vai ser revisto.

Eu sinceramente nem sei porque é que ando no Fertagus ainda. Ou melhor, sei, porque a ponta não circula de todo.

Os transportes públicos da AML estão dignos de um país terceiro mundista. Todos, sem exceção. Sejam do lado norte ou sul do Rio Tejo. É um tema estrutural.

Só não vê isto quem não quer.

100 anos que eu viva nunca compreenderei porque as diferenças de preço têm de ser tão acentuadas, é certo que a capital tem desde logo uma gigante oferta de TP entre outras coisas, mas calma.
De qq forma nao é critica, somente engraçado as diferenças de critérios de cada pessoinha.

Lx centro centro ( digamos ) acho que só me imaginaria na zona de alvalade, e mal.

A menos que o restelo ainda seja a calmaria que era :o

Eu não digo que a diferença de preço tenha de ser acentuada e acho que há mercado para tudo. E sim há que prefira a "calma" de alcochete.
E o empreendimento parece ter imensas condições e qualidade, não é isso.

A questão é mais funda e estrutural. 735.000€ por um T3 de 120m2 é um absrudo seja onde for. E em Alcochete parece-me ainda mais absurdo. Como acho que seria (e são) ali no Tagus park, e é Oeiras... Ou já a sair de Carnaxide, ou em zonas de Miraflores. Ou na Alta de Lisboa.

O comboio na ponte começou mal, a começar pela eacolha do operador. [:p]

E que lá se mantém como uma lapa.

Se bem que o Estado tem a maior culpa. Mas se geriu a CP e a Refer como se sabe, na Fertagus ia ser melhor? [:)]

Os Comutes e a sua "duração" depende de muita coisa. Se há filhos, ou não. Se há outro elemento da família com mais ou menos disponibilidade, se há familia por perto que ajuda etc etc.
Por isso cada caso é um caso.

Conheço um casal que anda a fazer comutes de quase 2h para cada lado porque têm uma "rede" familiar que ajuda com o filho, quando chegam a casa as 20h, já foi ao treino, já foi à natação, já fez trabalhos de casa, já jantou e ainda levam marmita e a roupa passada... Ai está, cada um tem a sua vida e a sua organização.

A Margem sul com carros não é só o comute. É o risco de acidente, de uma distancia de 20min transforma-se em 1h30 em minutos sem uma única alternativa. E depois outra questão, o ser apanhado na "margem errada", estar na norte com crianças ou casa na sul, ou estar na sul com casa ou crianças na norte. Tudo isto são factores de risco no dia a dia.

Conheço malta que vive na margem sul e diz que não entende o problema do Comute, um vive em cacilhas, trabalha na baixa, sai de casa 5min antes do barco, apanha o barco 10min, está no Cais do Sodré, mais 15min a pé, ou apanha o metro 1 paragem... Está a trabalhar. Não tem filhos, é solteiro, não tem horas. Para ele a vida é completamente diferente.
Ai está, não devemos opinar na vida dos outros. Cada um faz as escolhas que quer e que acha melhor e que consegue pagar. ​

Depois existem casos como o meu em que um dos membros do casal trabalhou sempre (com uma pequena excepção de 4 meses) do lado sul. E o outro trabalhou sempre do lado Norte. E não existem casas no meio do rio [:D]

Back