Tópico das Casas

Várias.
As que conheço têm todas um percurso semelhante, já vão na 3ª ou 4ª casa que foram vendendo para comprar uma melhor(mais cara), que também é o meu caso. Eu pessoalmente nunca contraí créditos superiores a 100k ao banco, desde a 1ª casa, mas coloquei sempre património pessoal nas compras.
Comprar como 1ª casa uma com valores dessa ordem 400/500k significa que em principio são jovens (1ª casa), e das duas uma, ou têm pais que financiam ou são pessoas que pertencem ao percentil 99 de jovens que têm ordenados de 10-20k, que é uma miragem em pt.

nem por isso, consigo comprar casa de 400k e não tenho ordenados desse nível, com o IRS jovem até chego aí a uns 450k pelo menos, e só apanhei os 25%

isto para dizer que não compro na mesma porque fico sem emprego e foi-se... quem me dera ter comprado aqui à 2/3 anos mas ainda não tinha este salário ou muitas poupanças

mas de qlq maneira, se tiveres duas pessoas a ganhar 2k cada uma compram à vontade, e com IRS jovem, então nem se fala

a minha observação não era se "tecnicamente" era possível, pois sim .. será
como demonstrado com 100k de entrada e prazos de 40 anos, ou outras variáveis !!!

mas a questão tinha sobretudo interesse no perfil de compradores de casas de >500K ... se é a 1º casa ... ou já vão no upgrade e numa 4º casa ... se pedem menos de 20% do valor como emprestimo ou 80%, ou ....se tens pais ricos ou vão ao BES [:D]... etc. etc

Aos 45 (7 anos atras) comprei duas ao mesmo tempo (escritura com 1 mes de diferenca) de valor total superior aos 500K. Uma foi para HPP no pais onde resido a outra foi para investimento. Ambas com recurso a credito, de 25 e 20 anos respetivamente. Mas 3 anos antes ja tinha adquirido uma a PP para investimento. No total sao 4 (1 em Londres e 3 no Algarve), uma de HPP, outra para ferias e as outras duas estao no mercado de arrendamento. Considero-me classe media-media.

A pronto pagamento??
E os compradores levam o que? Uma serie de malas cheias de B1n Lad3ns? Ou daqueles sacos com o cifrão tipo desenhos animados??

Como o vendedor sabe qual o valor que ali está na mala???

É proibido vendas a dinheiro para valores maiores que 3000€.

Posto isto, posso dar um caso real, até porque foi recusado por isso mesmo.

A um familiar ofereceram 700.000€, 100000€ por fora.

Infelizmente as imobiliárias ainda se prestam a isso, pois faz parte e recebem por fora também.[:D]

Última edição:
É proibido vendas a dinheiro para valores maiores que 3000€.

Posto isto, posso dar um caso real, até porque foi recusado por isso mesmo.

A um familiar ofereceram 700.000€, 100000€ por fora.

Infelizmente as imobiliárias ainda se prestam a isso, pois faz parte e recebem por fora também.[:D]

Até é um pouco estúpido, principalmente do ponto de vista de quem vende. Percebo que a intenção é fugir aos impostos, mas hoje em dia receber 100K em dinheiro é mais um problema do que uma vantagem (ainda que ilícita). Dificilmente conseguirá usar esses 100K em outro negócio, e caso tente depositá-los no banco, terá problemas em explicar de onde vieram. Só se for daquele género de pessoa que ainda paga tudo em dinheiro, e sequer usa cartão bancário. Ainda há alguns exemplares do género, e eu até conheço um.

Há umas decadas, levavam mesmo uma pasta com dinheiro vivo.

Nas últimas décadas normalizou-se o estado estar informado de todas as transacções financeiras, até aos dois euros por uma entrada na piscina [;)]

Se tivessem de fazer isso com amanuenses a escrever a tinta da China com penas de pato, e a enviar os canhenhos em dorso de mula, morríamos todos de fome [:)]

Aos 45 (7 anos atras) comprei duas ao mesmo tempo (escritura com 1 mes de diferenca) de valor total superior aos 500K. Uma foi para HPP no pais onde resido a outra foi para investimento. Ambas com recurso a credito, de 25 e 20 anos respetivamente. Mas 3 anos antes ja tinha adquirido uma a PP para investimento. No total sao 4 (1 em Londres e 3 no Algarve), uma de HPP, outra para ferias e as outras duas estao no mercado de arrendamento. Considero-me classe media-media.

classe media-media aos olhos de Portugal ou do UK?

O caso mais recente e próximo que conheço de um colega de curso, foi com construção .
Foi estrear a moradiaa HPP agora no fim do mês passado.

Terreno + projecto + construção + impostos, etc -> ~550K. O terreno já o tinha adquirido quase à 10 anos.
Vendeu a HPP quase à 2 anos, por ~325K devia ~30K e foi viver para a casa dos pais :-)
E manteve uma 2ª casa que está arrendada.
E conseguiu terminar o processo doloroso da construção(21-22meses) sem pedir crédito.

Classe média com 4 casas ?

Onde é que ter 4 imóveis de valor elevado um deles em Londres é classe media-media ?? 😂

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Fico extremamente feliz por ser um desses tugas das estatisticas a conseguir interagir num forum da net com aquela suposta reduzida percentagem dos outros tigas que vigam.... pena que poucos vingadores

Até é um pouco estúpido, principalmente do ponto de vista de quem vende. Percebo que a intenção é fugir aos impostos, mas hoje em dia receber 100K em dinheiro é mais um problema do que uma vantagem (ainda que ilícita). Dificilmente conseguirá usar esses 100K em outro negócio, e caso tente depositá-los no banco, terá problemas em explicar de onde vieram. Só se for daquele género de pessoa que ainda paga tudo em dinheiro, e sequer usa cartão bancário. Ainda há alguns exemplares do género, e eu até conheço um.

100 mil euros hoje é muito dinheiro para muita gente, mas para quem tem um negócio por exemplo é um valor baixo. No mundo da construção é completamente residual.

No resto quem vende pode ter muito interesse para não pagar mais valias por exemplo, ainda por cima com a inflação que se vê.

Não. Receber por fora 100k é para não pagar uns milhares de euros em mais valias, é mais problema para o comprador do que para o vendedor.
Dependendo da pessoa (do que ganha) pode ser mais complicado depositar, mas gastar é super fácil, não deve existir negócio que rejeite um pagamento em dinheiro (superior a 3k)

100 mil euros hoje é muito dinheiro para muita gente, mas para quem tem um negócio por exemplo é um valor baixo. No mundo da construção é completamente residual.

No resto quem vende pode ter muito interesse para não pagar mais valias por exemplo, ainda por cima com a inflação que se vê.

Eu estava a falar de particulares. Por exemplo, alguém que não faça negócios regularmente, e que receba 100K em dinheiro, terá quase obrigatoriamente de guardar esse dinheiro em casa, com os riscos associados, e a desvalorização também. Compensa o risco, para não pagar impostos? (além de ser um crime)..

Quanto ao pessoal dos negócios, sei que é uma prática relativamente comum para alguns. Só não sei é onde esse dinheiro todo vai ser gasto, efetivamente. Vai andando de negócio em negócio, mas em alguma altura terá de ser gasto em outras coisas, não? Se o volume for muito alto, não estou a ver qual é o esquema que usam para isso.

Última edição:
Não. Receber por fora 100k é para não pagar uns milhares de euros em mais valias, é mais problema para o comprador do que para o vendedor.
Dependendo da pessoa (do que ganha) pode ser mais complicado depositar, mas gastar é super fácil, não deve existir negócio que rejeite um pagamento em dinheiro (superior a 3k)

Para o comprador só será problema numa futura venda, porque o que pagou por fora em cash vai inflacionar a mais valia, mas entretanto já "lavou" o dinheiro, que é o mais difícil e, não raras vezes, o principal objectivo da compra do imovel...

Voltar
Superior