Tópico das Casas

Não é agora que vai dar o estouro.... é daqui a 10-15 anos....
Neste momento ainda ha muita gente ainda com creditos antigos e casas compradas ao preço da uva mijona...

A quem o dizes. Ando à pesca em T.Vedras...está difícil.
A procura por estrangeiros na zona também aumentou em toda a costa Oeste. Na Areia Branca, Lourinhã, a pressão também já se faz sentir. Estive por lá e só vi malta estrangeira a passear no passadiço, em dia de semana se Inverno.

eh pá , mas caramba !
uma moradia germinada, com areas "pequenas" e uma mini piscina, por 1M ?????
numa zona que está quase deserta/fechada meio ano ?

ao menos Ericeira/mafra ... tem acessos bons, e comercio, restaurantes, tudo ! já Santa Cruz parece parado no tempo !

eh pá , mas caramba !
uma moradia germinada, com areas "pequenas" e uma mini piscina, por 1M ?????
numa zona que está quase deserta/fechada meio ano ?

ao menos Ericeira/mafra ... tem acessos bons, e comercio, restaurantes, tudo ! já Santa Cruz parece parado no tempo !
Pois. Se calhar daqui a 5 anos estamos a dizer que já ninguém aguenta a Ericeira e bom é Santa Cruz...e por aí fora...

Casas de madeira, qual a vossa opinião?

Leves, baratas, confortáveis. Até podem ser mudadas de sítio. Ardem (cf. Los Angeles recentemente), voam (furacões sortidos), etc.

Convinha ter quem as soubesse fazer, duvido que por cá haja os materiais e a mão de obra que há nos EUA. Nem sequer nos EUA há sempre a mão de obra adequada, pelos vídeos que se vêem por aí com desastres diversos de atamancamentos horripilantes.

Casas de madeira, qual a vossa opinião?

Eu do que tenho visto por ai de casas de madeira instaladas, a maioria que andam foram claramente feitas com orçamentos limitados e ficam sempre com aquele ar de contentor forrado a madeira.

Contudo há alternativas bem interessantes (vê a Carmo Wood por exemplo), mas não se em termos de custos não se não se aproximam de uma casa tradicional.

Eu do que tenho visto por ai de casas de madeira instaladas, a maioria que andam foram claramente feitas com orçamentos limitados e ficam sempre com aquele ar de contentor forrado a madeira.

Contudo há alternativas bem interessantes (vê a Carmo Wood por exemplo), mas não se em termos de custos não se não se aproximam de uma casa tradicional.

lá no site dizem:

image.png

image.png
image.png​​

O estouro começou em 2009 até 2014, houve queda nos preços da habitação, depois foi sempre a subir

Sempre a subir porque houve o QE com as taxas de juro a zero ou negativas, e preço das casas ainda abaixo de capital europeia.

Agora com tudo a custar sempre acima de meio milhão, daqui a 10 anos quando ja não houver mais créditos do tempo da outra senhora, vai ser bonito vai....

Sempre a subir porque houve o QE com as taxas de juro a zero ou negativas, e preço das casas ainda abaixo de capital europeia.

Agora com tudo a custar sempre acima de meio milhão, daqui a 10 anos quando ja não houver mais créditos do tempo da outra senhora, vai ser bonito vai....

O que pode trazer problemas são as crises financeiras, nomeadamente o desemprego criado por essas crises. Aparentemente os bancos estão melhor preparados, mas ainda assim deve haver muita gente nos limites no crédito em que a falha de um salário fará estragos grandes.

O aspecto tosco não me choca ou faz muita comichão. [:D]

Aliás, até equaciono a compra contentores como alternativa à construção.

Vocês conhecem alguma pessoa que tenha comprado 1 casa de >500.000€ ? fez empréstimo ?

como fez ? vendeu outra por >50% do valor ? vendeu 2 ou 3 ? tem ordenados de 10-20k /mês ?

Várias.
As que conheço têm todas um percurso semelhante, já vão na 3ª ou 4ª casa que foram vendendo para comprar uma melhor(mais cara), que também é o meu caso. Eu pessoalmente nunca contraí créditos superiores a 100k ao banco, desde a 1ª casa, mas coloquei sempre património pessoal nas compras.
Comprar como 1ª casa uma com valores dessa ordem 400/500k significa que em principio são jovens (1ª casa), e das duas uma, ou têm pais que financiam ou são pessoas que pertencem ao percentil 99 de jovens que têm ordenados de 10-20k, que é uma miragem em pt.

Vocês conhecem alguma pessoa que tenha comprado 1 casa de >500.000€ ? fez empréstimo ?

como fez ? vendeu outra por >50% do valor ? vendeu 2 ou 3 ? tem ordenados de 10-20k /mês ?

Acho que é preciso ver diversos parâmetros.

Um jovem sem casa chegar e comprar uma casa de 500k. Depende de muita coisa.
Primeiro o banco nunca empresta tudo (se bem que hoje já se voltam a atravessar mais). Por isso terá de ser alguém que tenha 50/100k de poupanças. (ou apio familiar...)

Depois fui agora ao compara ja.

image.png

Casa de 500k, dando 100k de entrada e pedindo 400k a 40 anos. Dá uma mensalidade de 1,320€

Não é preciso ter um ordenado de 20k. mês. Muito menos se forem um casal.

Claro que temos de considerar mil e uma outras variáveis. ​

Acho que é preciso ver diversos parâmetros.

Um jovem sem casa chegar e comprar uma casa de 500k. Depende de muita coisa.
Primeiro o banco nunca empresta tudo (se bem que hoje já se voltam a atravessar mais). Por isso terá de ser alguém que tenha 50/100k de poupanças. (ou apio familiar...)

Depois fui agora ao compara ja.

Casa de 500k, dando 100k de entrada e pedindo 400k a 40 anos. Dá uma mensalidade de 1,320€

Não é preciso ter um ordenado de 20k. mês. Muito menos se forem um casal.

Claro que temos de considerar mil e uma outras variáveis. ​

Considerando a taxa de esforço de 30%, será um rendimento bruto de 7000€ um titular ou 3500€ cada titular se forem 2.
Jovens que recebem estes valores em PT serão 1% ou menos.

Voltar
Superior