Tópico das Casas

Não é fácil fazer seguros, não é fácil fazer crédito à habitação, não é fácil obter a licença de utilização...
O sector da construçao tradicional tem um lobby muito forte.
Relativamente aos seguros nao é uma questão de lobby, é uma questão relacionada com os materiais e práticas utilizadas.

Relativamente ao caso que o JDEM refere, se for o ocorrido antes do Covid, existiam algumas nuances.

Ando a ver casas entre Alverca e Forte da casa.
Conheço bem as tuas casas, vi-as a serem construídas.
Não me importava nada de comprar num dess a lotes ou mesmo nas mãos á frente, na subida para o forte.
O único inconveniente que vejo aí é ter a ADP na frente.🫤
Mas sim, os preços estão de loucos.
Vendes a tua e compras onde? Malvarosa 700k€?😅
Infelizmente, a minha carteira está completamente fora de casas de 400k€.

nunca gostei da Malvarosa

outra à venda nos padrões dos Termos de Lisboa, são casas gémeas da minha, só que à entrada mesmo de Alverca, também 400 e tal...

https://supercasa.pt/venda-apartamento-t3-vila-franca-de-xira/i1877312

nunca gostei da Malvarosa

outra à venda nos padrões dos Termos de Lisboa, são casas gémeas da minha, só que à entrada mesmo de Alverca, também 400 e tal...

https://supercasa.pt/venda-apartamento-t3-vila-franca-de-xira/i1877312
Era esse que eu me referia. Tal como as dos teus blocos, estes apartamentos também estão porreiros.
Dava-me imenso jeito: mulher a trabalhar em Alverca, miúdos na escola no forte,.mas não há qualquer possibilidad€ para esses valores.

Se for em LSF, é pacifico....
Tenho um amigo que está a construir uma moradia+/- perto da praia em LSF.
No início eu nem sabia o que era. Até lhe disse que se a casa era feita com "perfis de Pladur?"😅
Tenho acompanhado a construção, e aquilo á vista, fica impecável.
Valores não faço a mínima ideia. Nem sei se é mais barato ou mais caro que construção normal de alvenaria.

Mas a empresa que lhe está a fazer a moradia, só faz aquilo e não chega para as encomendas.

Se for em LSF, é pacifico....

Devia ser, mas não é. O que é mesmo muito estúpido, até porque é fácil financiar qualquer imóvel comercial/industrial feito de estruturas metálicas, mas se for uma casa para habitação própria já lhes faz uma enorme confusão. Acompanhei de perto um projeto destes há uns 3 anos para uma moradia da Lemcor (cujo produto, serviço e disponibilidade para ajudar o Cliente foram inexcedíveis), mas para aprovar o financiamento foi complicado.

Tenho um amigo que está a construir uma moradia+/- perto da praia em LSF.
No início eu nem sabia o que era. Até lhe disse que se a casa era feita com "perfis de Pladur?"😅
Tenho acompanhado a construção, e aquilo á vista, fica impecável.
Valores não faço a mínima ideia. Nem sei se é mais barato ou mais caro que construção normal de alvenaria.

Mas a empresa que lhe está a fazer a moradia, só faz aquilo e não chega para as encomendas.

Estou a construir uma casa em construção de betão, mas até ao ultimo momento mantive a opção de LSF em cima da mesa(Modiko)
Li imenso sobre este tipo de construção, visitei 3 obras em diferentes fases de construção, e só avancei para o betão e bloco, quando tive garantias que o preço, e prazo de construção não iriam ser muito superiores ao LSF, e eficiencia energética não inferior.

Mas fiquei sempre com a ideia que para obtermos uma inércia termica de valores optimos, com o LSF é mais facil e gasta-se menos dinheiro

Última edição:
Devia ser, mas não é. O que é mesmo muito estúpido, até porque é fácil financiar qualquer imóvel comercial/industrial feito de estruturas metálicas, mas se for uma casa para habitação própria já lhes faz uma enorme confusão. Acompanhei de perto um projeto destes há uns 3 anos para uma moradia da Lemcor (cujo produto, serviço e disponibilidade para ajudar o Cliente foram inexcedíveis), mas para aprovar o financiamento foi complicado.

Como escrevi em cima, na Modiko, em 12 meses tinha a casa na mão. Eles tratavam de tudo.

Mas não havia a questão do financiamento no processo, pelo que não cheguei a perceber se isso seria um problema...

Estou a construir uma casa em construção de betão, mas até ao ultimo momento mantive a opção de LSF em cima da mesa(Modiko)
Li imenso sobre este tipo de construção, visitei 3 obras em diferentes fases de construção, e só avancei para o betão e bloco, quando tive garantias que o preço, eficiencia energética, e prazo de construção não iriam ser muito superiores ao LSF.

Mas fiquei sempre com a ideia que para obtermos uma inércia termica de valores optimos, com o LSF é mais facil e gasta-se menos dinheiro

Igual!
Estou desde Janeiro a achar que é agora e ainda não consegui arrancar.
Pormenores, sempre pormenores

Alguém pode dar algumas dicas sobre o regime de propostas múltiplas?

Estou comprador e vi um imovél neste regime. O imovel é OK, tem as suas vantagens e desvantagens e teria de abdicar de algumas caracteristicas que quero. É uma comprar para "agora" e não para a vida.

Para mim é dificil avaliar o valor de mercado do apartamento mas diria que o valor base está atualmente cerca de 15% abaixo do valor de mercado. Posto isto, têm algumas dicas?

A única que tenho e me faz bastante sentido e enviar o valor que estou disposto a dar sem qualquer margem de negociação, para evitar arrependimentos caso a minha proposta não seja a escolhida.

Só tenho a vantagem de ter o crédito aprovado para um valor 30% superior ao base e posso jogar essa cartada.

É uma forma que as imobiliárias arranjaram de chamar atenção ao imóvel. Normalmente só o fazem quando a venda pelo método tradicional não está a funcionar e não estão a ter ofertas interessantes, e desta forma, dão uma sensação aos interessados que podem comprar por um valor inferior, pois o valor base é sempre inferior ao de mercado. Contudo, mesmo que a tua proposta seja a maior, o comprador pode não aceitar vender se não chegar aos valores que pretende.

Eu acompanhei a venda de um apartamento nestes moldes no mesmo prédio onde vendi eu um apartamento. Eu vendi de forma tradicional, coloquei um preço de mercado, aceitei na altura uma proposta 2% mais baixa que o preço pedido.
O meu vizinho por seu lado, colocou um preço 25% superior ao valor de mercado, a casa acabou por ficar encostada mais de meio ano. Depois decidiram fazer as propostas múltiplas com um preço base à volta de 15% abaixo do valor de mercado, que acabou por não dar em nada, pois só lhe devem ter oferecido valores próximos do base claramente ele queria acima do valor de mercado.
Ao final de mais de 1 ano acabou por vender o apartamento de forma tradicional, não sei a que valor, provavelmente perto do que queria inicialmente, só que o mercado já tinha subido imenso, fazendo com que o valor já fosse de acordo com o mercado (digo eu).

Nestes casos é oferecer o que realmente pretendes dar pela casa.

ainda não consegui arrancar por causa de temas com a respectiva câmara... mas todo o processo tem sido penosamente lento.
Para fechar um empreiteiro demorei 8 meses desde que lancei o concurso :sh)

A ideia que tenho é que deste lado há mais oferta de mão-de-obra, de construtores, empreiteiros e sub-empreiteiros.

Escolha e compra do terreno (Maio/Junho 2024): menos de 2 meses
Projecto de arquitectura, especialidades e entrega na camara: 4 meses (c/ agosto pelo meio)
Inicio da construção: Janeiro 2024
3 meses depois tenho toda a estrutura (2 pisos) divisões e exterior levantados
Entrega prevista: mês de Novembro

Not bad, not bad.... [;)]

A ideia que tenho é que deste lado há mais oferta de mão-de-obra, de construtores, empreiteiros e sub-empreiteiros.

Projecto de arquitectura, especialidades e entrega na camara: 4 meses (c/ agosto pelo meio)

Com essa idade ainda vais para casa de 2 pisos?

Estou a construir desse lado 😆
Comporta

Voltar
Superior