Tópico das Casas

Neste momento há 2 tipos de pessoas.

As que conseguiram entrar no comboio da valorização, que já tinham uma casa que também aumentou e muito, e alimentam o mercado de valor médio alto.

E depois há as pessoas que não compraram, ou viviam com os pais ou alugavam e neste momento conseguem comprar zero...

continuo a ver coisas absurdas no mercado.

Em Junho fizeram-me uma oferta de uma apartamento que tenho, e que não está à venda, de +200% sobre o valor que adquiri em 2007, e apesar de ser uma zona boa, não é nas zonas mais quentes de Lisboa ou Oeiras.
Quando recusei a pessoa ficou incrédula. Vacilei, mas fazer contas é bom e recomenda-se! Embarcar em loucuras de valores e depois não compras nada nem parecido com o que tinhas (depois de saldar divida ao banco e pagar mais-valias)

Tens que retirar os impostos (IMT) pagos na compra, os IMIs pagos ao longo desses anos todos, e as mais valias a pagar na venda.
Mas sim, no final a pessoa tem dinheiro a mais no bolso.

Curioso seria saber quanto evoluiu o SP500 de 2011 até hoje....

Edit: segundo o Google o SP500 valorizou 420% de janeiro 2011 ate hoje....
Assim sendo esses 3x (que pode ser menos) da casa não é tão espectacular assim...

Convem incluir outras variáveis que impactam o valor total obtido com o ativo durante o período em que foi detido.

A somar a valorizacao tens que ter em conta quanto e que o mesmo podera ter rendido no mercado de arrendamento, ou no caso de ter sido usufruido, o valor do usufruto.

Tudo somado, nao trocava o imovel pelo rendimento no SP500...

devia de haver mais protestos destes

preocupam-me os meus filhos e todos os jovens

https://executivedigest.sapo.pt/cas...anifestacao-de-defesa-do-direito-a-habitacao/

Diz na noticia:

"O movimento defende políticas públicas claras e urgentes que incluam a promoção de habitação pública, regulamentação das rendas e medidas de proteção aos inquilinos, especialmente em contexto de crescente especulação imobiliária."

Estas manifestações não trazem nada de interessante ou útil. Com excepção em parte da habitação pública, todas as outras reinvindicações são para aumentar ainda mais os preços.

Aliás, tudo o que o último governo fez e este atual fez só resultou em aumento de preços. Enquanto o que for feito for "ajudar" as pessoas a comprar ou arrendar, vai sempre resultar em aumento de preços.
Só há uma forma de baixar preços, meter casas no mercado.

continuo a ver coisas absurdas no mercado.

Em Junho fizeram-me uma oferta de uma apartamento que tenho, e que não está à venda, de +200% sobre o valor que adquiri em 2007, e apesar de ser uma zona boa, não é nas zonas mais quentes de Lisboa ou Oeiras.
Quando recusei a pessoa ficou incrédula. Vacilei, mas fazer contas é bom e recomenda-se! Embarcar em loucuras de valores e depois não compras nada nem parecido com o que tinhas (depois de saldar divida ao banco e pagar mais-valias)

Sim em muitos detalhes e locais e situações ainda está tudo maluco.
Então casos como referes de compras nessas alturas estão a dar mais valias brutais.

Eu sei de uma casa, T2 na grande Lisboa que na altura da crise, ali em 2010 estava à venda a 135.000€ não vendeu, ninguém lhe pegou. A casa acabou por ir para arrendamento já só uns 2/3 anos mais tarde.
Agora em 2024 foi vendida por 295.000€ [:D] exactamente igual, sem pinga de obras, renovações ou qualquer extra.

E mesmo casos de compra em planta há 5/6 anos que valorizaram perto de 100%. Ou mesmo situações com 2/3 anos que já valorizaram 25%...

eu às vezes penso como é que os políticos imaginam estas ideias milagrosas ! não ouvem as associações, o mercado, não percebem o que se passa lá fora e nas nossas cidades !
e depois tentam justificar o injustificável como o apoio de rendas de 2.300€ !!! para casais que ganham >5.000€ !!!

eu às vezes penso como é que os políticos imaginam estas ideias milagrosas ! não ouvem as associações, o mercado, não percebem o que se passa lá fora e nas nossas cidades !
e depois tentam justificar o injustificável como o apoio de rendas de 2.300€ !!! para casais que ganham >5.000€ !!!

Eu acho que so 2.300€ foram um monumental tiro nos pés.

Mas "entendo" a dificuldade de definir um valor... Porque uma renda em Lisboa não é o mesmo que uma renda em Estremoz. E não ias poder ter limites diferentes por concelho.
Depois um T3 em Lisboa neste momento não haverá absolutamente nada abaixo de 1.800€, o que são valores absurdos... Então qual o limite? Não sei. Eu acho que devia ser pelos 1800€ por ai. Mas não tenho os dados de arrendamento.

Eu soube de um caso... Um T1 na margem sul a 1.200€:sh) Alugou-se num instante.

Mas "entendo" a dificuldade de definir um valor... Porque uma renda em Lisboa não é o mesmo que uma renda em Estremoz. E não ias poder ter limites diferentes por concelho.
Depois um T3 em Lisboa neste momento não haverá absolutamente nada abaixo de 1.800€, o que são valores absurdos... Então qual o limite? Não sei. Eu acho que devia ser pelos 1800€ por ai. Mas não tenho os dados de arrendamento.

por exemplo: algo indexado ao numero de filhos
1250€ para pessoa sem filhos
1500€ para casal* com 1 filhos
1750€ para casal* com 2 filhos
2000€ para casal* com 3 filhos

podia-se ajustar os valores, mas o principio seria mais "justo"
mas, eu só tenho 1 filho, mas quero um T5 ... ok, mas só recebes X !

(* casal = pode ser solteiro, junto, do mesmo sexo, velho, novo, etc)

por exemplo: algo indexado ao numero de filhos
1250€ para pessoa sem filhos
1500€ para casal* com 1 filhos
1750€ para casal* com 2 filhos
2000€ para casal* com 3 filhos

podia-se ajustar os valores, mas o principio seria mais "justo"
mas, eu só tenho 1 filho, mas quero um T5 ... ok, mas só recebes X !

(* casal = pode ser solteiro, junto, do mesmo sexo, velho, novo, etc)

Sim, bem pensado, era uma situação importante de acautelar. apr:)

Até pq depois engloba alugueres de T3 a expat a 2.290€ [:D]

E depois há as pessoas que não compraram, ou viviam com os pais ou alugavam e neste momento conseguem comprar zero...

Neste escalão, (até aos 250K) o que aparece acaba vendido em "leilão".

Nesta zona estas casas chegam a ter 20 visitas num dia e cada visita que se interessa pela casa deixa uma proposta

Last edited:
Neste momento há 2 tipos de pessoas.

As que conseguiram entrar no comboio da valorização, que já tinham uma casa que também aumentou e muito, e alimentam o mercado de valor médio alto.

Nem isso. Para quem só é proprietário de uma casa de habitação própria, a valorização é ilusória. É certo que o seu ativo é muito mais valioso, mas elas não podem beneficiar dessa valorização porque precisam sempre de viver em algum lado. Caso vendam a que têm e vão procurar alternativas (uma casa nova ou o mercado de arrendamento), toda a valorização é absorvida. É um efeito de riqueza ilusório.

Neste escalão, (até aos 250K) o que aparece acaba vendido em "leilão".

Nesta zona casas estas casas chegam a ter 20 visitas num dia e cada visita que se intressa pela casa deixa uma proposta

Exatamente. As imobiliárias estão a anuncair casas por preços irrealistas precisamente com o objetivo de receber propostas em forma de leilão.

E as medidas do governo nada mais fizeram do que contribuir aumentar ainda mais o preço das casas.

Havia 100 maçãs para um mercado de 90 compradores, e de repente passou a haver 1.000 compradores com 100% de financiamento para as mesmas 100 maças.

Porque é que não podes ter valores diferentes por concelhos?

O programa Arrendamento Acessível tem todos os anos publicada uma tabela com a renda máxima por concelho, em todos os concelhos do país.

Diz na noticia:

"O movimento defende políticas públicas claras e urgentes que incluam a promoção de habitação pública, regulamentação das rendas e medidas de proteção aos inquilinos, especialmente em contexto de crescente especulação imobiliária."

Estas manifestações não trazem nada de interessante ou útil. Com excepção em parte da habitação pública, todas as outras reinvindicações são para aumentar ainda mais os preços.

Aliás, tudo o que o último governo fez e este atual fez só resultou em aumento de preços. Enquanto o que for feito for "ajudar" as pessoas a comprar ou arrendar, vai sempre resultar em aumento de preços.
Só há uma forma de baixar preços, meter casas no mercado.

Como é evidente. A única solução passa sempre pela habitação social, em (muita, muitíssima) quantidade, despojada da carga negativa que tem no nosso país.

Não é obviamente uma solução de fácil implementação, mas se por algum milagre fosse possível inundar o "mercado" de casas sociais, para qualquer um que as quisesse ter (independentemente do extrato social), o mercado privado acabaria por se ajustar.

E depois quem valoriza a habitação acima de tudo o resto apontava para a casa de sonho o seu esforço, quem valoriza outros aspetos da vida teria uma solução financeiramente comportável.

Se fosse fácil...

• Like
Reactions: eu
Nem isso. Para quem só é proprietário de uma casa de habitação própria, a valorização é ilusória. É certo que o seu ativo é muito mais valioso, mas elas não podem beneficiar dessa valorização porque precisam sempre de viver em algum lado. Caso vendam a que têm e vão procurar alternativas (uma casa nova ou o mercado de arrendamento), toda a valorização é absorvida. É um efeito de riqueza ilusório.

Boa análise.

A não ser que... Mudes de região de residência.. Grande Lisboa para o interior, por exemplo. Única forma de capitalizar efetivamente na valorização obtida.

Como é evidente. A única solução passa sempre pela habitação social, em (muita, muitíssima) quantidade, despojada da carga negativa que tem no nosso país.

Não é só no nosso país, é a realidade por todo o lado.

Quer queiramos ou não a sociedade organiza-se por camadas, e as camadas com mais amplitude e perimetro são normalmente as não-diferenciadas

E as medidas do governo nada mais fizeram do que contribuir aumentar ainda mais o preço das casas.

17,2% no 2.ºT. A ai diz que foi o maior crescimento de sempre.

Que surpresa.[:D]

Quem diria que a promoção do aumento da procura iria provocar um aumento de preços... 😲

Uma surpresa completa ! 😁

Somos governados por idiotas. Os idiotas que acham que uma renda de 2300 € é moderada ou os que promovem a compra de termoacumuladores resistivos em vez de bombas de calor. Os mesmos que são incapazes de lançar o website do E-Lar com balanceamento de carga e escalabilidade horizontal.

Idiotas e incompetentes!

Desculpa a valorização é real. O Lucro é que é ilusório.

Tinhas uma casa de 150.000€ nunca pensaste em comprar uma casa de 500.000€.
Mas agora se a tua casa afinal vale 320.000€, talvez possas comprar uma de 500.
Claro que a de 500 era a casa de 300 antes. Mas aqui é a questão do dinheiro. Quando se falar "casas de 500.000€ é um absurdo" Mas depois um tasco custa 300k. O caso que eu comentei, de um T2 nos arredores de Lisboa que foi vendido (para partir tudo) a 295.000€, nesse aspecto um T2 novo de 485.000€ em Lisboa não é assim tão descabido.

Mas esta questão dos 6% depende muito.
Porque a casa no geral não tem iva. O que tem iva é tudo o que é necessário para construir a casa.

O que é que passa a 6%? Os projectos? A MO? Os materiais?
Tem de ser um empreiteiro que passe uma factura final de tudo? OU se forem várias obras como se faz?
Vai-se ao Le Roy comprar um duche e como é para um casa nova tem 6%? Como se comprova isso.

E "pior" quem define o valor de venda? Se for construção própria? Vai se a avaliação de Finanças?

Há muitaaaaa muitaaaa dúvida.
Não vai ser nada fácil nem simples.

Este post devia ser emoldurado.

Na realdidade é um bocado triste porque é so demonstativo da forma como se legisla e governa em Portugal. Uma confusao pegada.

Nao ha mesmo nada a fazer, sempre o complicometro ligado

Back