Tópico das Casas

Já aqui se falou e muito no regresso das cooperativas e construções municipais a custos controlados e não especulativos tal como aconteceu noutras décadas para servir classes "normais" deste país e com regras apertadas para afastar especuladores.

Quando aqui num forum de gente "elitista" se fala em dificuldade de familias de médicos, imaginem os restantes.....

a somar aos "elitistas" vejo gente a insinuar que um nascido e criado em LIsboa deve migrar porque não tem €€ para viver na sua propria terra, por outro lado criticam politicos que tiveram exactamente o mesmo dicurso ao mandar os portugueses bazarem de Portugal.

Mas porque é que alguém nascido e criado em Lx tem de ter forçosamente casa lá? Se quer, que a pague, uma vez que este país tem pouca visão da sugestões que referes como cooperativas.

Quem tem mais dinheiro consegue casa onde melhor entender, consegue melhor acesso à saúde, aos melhores advogados, é a vida.

Eu por vezes pergunto-me se há gente que acha que se deve proibir o mercado de funcionar.

Há mais de 10 anos que os peritos já alertavam para o que aí vinha, alguém quis saber?

Tenho visto uma formula simplificada de calcular a mais valia a pagar em IRS

(Valor de venda - Valor de compra) /2 x 28%

150k - 100k /2 x 0,28 = 7k

Acontece que quando simulo uma declaração de substituição tenho uma diferença a pagar de 11k em relação à declaração regular

São 4k de diferença...é significativo

AS mais valias entram como rendimento no teu IRS e são taxas ao escalão de IRS correspondente aos teus rendimentos totais.

Ou seja estás num escalão acima dos 28%. [;)] E por isso é que vais pagar mais.

AS mais valias entram como rendimento no teu IRS e são taxas ao escalão de IRS correspondente aos teus rendimentos totais.

É isto mesmo, o teu rendimento acresce em 25 mil euros e isso mais o restante (ordenados) é taxado a uma determinada taxa. No caso que referes os 25 mil euros serão taxados a 44% daí acrescerem 11 mil euros nos tus impostos

Que me dera que fossem 28%.
Na venda do meu apartamento, daqui a um ano, e se o mercado se mantiver, terei um lucro de +-180mil que se traduzirá (retirando comissões com imobiliária e outras deduções) no pagamento de IRS cerca de 45mil euros. O que se traduz numa taxa superior a 50%

Esta foge um pouco ao habitual. Garagem no 1° piso (sem acesso ao Interior):

Tens lá o sítio para o acesso.
Não estou a ver a razão porque não meteram, se até o corredor fizeram.

Aquela casa de banho no piso de baixo é que está completamente absurda. Que estupidez e desperdício de espaço.
​​​​​​​

Que me dera que fossem 28%.
Na venda do meu apartamento, daqui a um ano, e se o mercado se mantiver, terei um lucro de +-180mil que se traduzirá (retirando comissões com imobiliária e outras deduções) no pagamento de IRS cerca de 45mil euros. O que se traduz numa taxa superior a 50%

Também não pode ser [:D]

O pessoal não percebe nada de fiscalidade :sh)

A tx máxima efectiva de IRS são 48% e só se aplica aos rendimentos que excedam 83.696 euros/anuais. Até esse valor os rendimentos vão sendo taxados a várias taxas 12,5% nos primeiros 8.059 euros, 16% entre os 8.059 euros até 12.160 euros e assim sucessivamente.

Portanto admitindo que estás já dentro do escalão mais alto, ou seja que os teus rendimentos estão acima dos 83.696 euros por ano, o imposto sobre as mais valias que pagarás, será no máximo 48% (incide sobre metade das mais valias)

Provavelmente em fase de obra devem colocar a porta. A minha casa também tem uma alteração idêntica em relação à planta.

Mas 750 mil euros por essa casa, com prédios em frente a tapar o sol a partir das 16h, acho um abuso.

Também não pode ser [:D]

O pessoal não percebe nada de fiscalidade :sh)

A tx máxima efectiva de IRS são 48% e só se aplica aos rendimentos que excedam 83.696 euros/anuais. Até esse valor os rendimentos vão sendo taxados a várias taxas 12,5% nos primeiros 8.059 euros, 16% entre os 8.059 euros até 12.160 euros e assim sucessivamente.

Portanto admitindo que estás já dentro do escalão mais alto, ou seja que os teus rendimentos estão acima dos 83.696 euros por ano, o imposto sobre as mais valias que pagarás, será no máximo 48% (incide sobre metade das mais valias)

Essa era a minha duvida, porque a taxa máxima é de facto 48%.
Mas coloquei num simulador online e deu 53%. Ou me esta a escapar algo, ou o simulador esta errado.

A ideia que tenho é que mesmo no último escalão, acima dum certo valor há uma taxa qualquer extra (daquelas que ainda são do tempo da troika) do tipo "taxa de solidariedade" ou algo parecido. Logo - em situações limite - acaba por pagar-se mais do que os 48% de "taxa máxima".

Essa era a minha duvida, porque a taxa máxima é de facto 48%.
Mas coloquei num simulador online e deu 53%. Ou me esta a escapar algo, ou o simulador esta errado.

Sim está-te a escapar a Taxa de Solidariedade, de 2.5% acima de 80k e de 5% acima de 250.000k. [;)]

O simulador entra em linha de conta com a vetustez e depreciação da moeda?

Simulador de IRS não tem nada desses parâmetros em conta.

Sim está-te a escapar a Taxa de Solidariedade, de 2.5% acima de 80k e de 5% acima de 250.000k. [;)]

Simulador de IRS não tem nada desses parâmetros em conta.

Bem me parecia. Esse detalhe desconhecia e o simulador não descreve a mesma, mas entra nos cálculos (pela percentagem final que apresenta).
Mas tem em conta a vetustez e depreciação da moeda.

Last edited:

Aquela casa de banho no piso de baixo é que está completamente absurda. Que estupidez e desperdício de espaço.​​​​​​​
"Trafulhice" por conta da área bruta privativa? Está mesmo a pedir uma placa pladur ali e depois abrir após a inspecção!

O WC é enorme (num canto de facto) mas não consigo perceber o que está ao lado, entre ele e a sala, que divisão é aquela? E porta embutida naquele espaço todo, quando depois tens uma parede que não vai facilitar o fecho? Parece ter sido só para aproveitar o vão que fica das escadas e siga, não estiveram para pesar muito.

Edd :)

O WC é enorme (num canto de facto) mas não consigo perceber o que está ao lado, entre ele e a sala, que divisão é aquela?

Edd :)

Entre o WC e a cozinha parece ser uma despensa, a divisão em frente às escadas é um escritório.

Back