Tópico das Casas

Vivo em Lisboa desde 2008, mas ainda tenho a minha antiga casa no Porto (neste momento arrendada).

Aliás, esse facto é que também me limita a minha procura por nova casa em Lisboa. Tenho 240k em cash para comprar casa em Lisboa (200k para casa e 40k para futuras obras). Como ainda estou a pagar crédito bancário pela casa do Porto e apesar do dinheiro que recebo do arrendamento chegar e sobrar para pagar o credito, nenhum banco me dá novo crédito para comprar casa em Lisboa (uma vez que já possuo um crédito), portanto não posso passar dos 200k para uma casa usada.

Até agora não tem sido fácil. A Maria é muito intransigente, diz que para Lisboa só se for em Campo de Ourique, Alvalade ou no Areeiro, caso contrário prefere ficar onde está. E aí as casas são pequenas, velhas, sem elevadores e a zona é de dificil estacionamento. Mas ao longo dos tempos aprendi (a mal) que se a esposa não estiver feliz, então o marido está f*dido. Portanto lá terei de fazer a vontade à Maria e ver se arranjo casa por Campo de Ourique, Alvalade ou Areeiro, ainda que tenha de ser um 3º andar sem elevador. Mas como gosto imenso da zona não me importo nada de morar ali. Corta-me é um pouco os horizontes, pois há outras zonas que gosto imenso, particularmente algumas zonas das avenidas novas como o Bairro Azul e algumas zonas da Lapa, especialmente junto à Estrela. E apesar de não ter gostado muito do urbanismo marquizado de Benfica, gostei muito do imenso comércio de rua que possui e espaços verdes e ainda mais de puder comprar casa com garagem, mas a Maria torceu o nariz, portanto nada a fazer.

Também não tenho muita pressa. Até finais de 2017 queria fechar negócio, portanto tenho tempo de sobra.

Se tiveres a casa do Porto com a renda declarada acho muito estranho o banco não te querer emprestar, tendo já 240k€ o rendimento deve ser alto para permitir facilmente um empréstimo.

Eu tenho dois empréstimos o primeiro de 2007 em meu nome habitação própria (na altura com 0,5 [:cool:]) a 3,5 anos comprei um segundo apartamento com a minha mulher, com o objectivo de alugar, e consegui financiamento a 100% (foi através de um protocolo), isto em bancos diferentes, o banco do segundo empréstimo diz que eu tenho ma taxa de esforço de 22%, quando pelas minhas contas estou nos 28%/29%... (estou a incluir nos rendimentos o valor da renda).

O banco empresta 100% da escritura e até 85% da avaliação. Para emprestar 100% do custo da casa, o banco terá de avaliar a casa em 118% do valor de mercado (o que é normal acontecer).

Não o banco empresta 100% do valor da avaliação da casa porque é no limite o valor da garantia que o banco assume em caso de empréstimo não ser pago.

Não faz sentido emprestar 100% do valor da escritura pois esse é normalmente superior ao valor da avaliação da casa. E se crédito ficar "mal parado" o banco emprestou mais dinheiro do que o bem que funciona como garantia (casa) e vai ter prejuízo.

O que o banco nunca jamais irá fazer é emprestar mais do que 100% do valor avaliado da casa.

O que estás a dizer estás a fazer confusão com os casos em que o banco avalia a casa em mais dinheiro do que ela custa (escritura) e aí (mas só aí) o banco pode emprestar-te mais dinheiro do que precisas para adquirir a casa (mas só até ao limite de 100% do valor de avaliação) porque (e faz sentido) o banco tem um bem como garantia do crédito concedido, que vale mais para o banco do que o dinheiro que te emprestou.

Podes também estar a fazer confusão com o valor patrimonial do imóvel (avaliação das finanças) enquanto que eu me refiro ao valor da avaliação do banco.

No meu exemplo, não interessa o valor da casa que comprei, mas banco emprestava-me 100% do valor da avaliação da casa pelo banco. Se fosse avaliada em 200 mil, podia emprestar-me 200 mil, se fosse 300 mil emprestava 300 mil e sucessivamente. Até há 6 meses/1 ano, os bancos só emprestavam até 80% do valor da avaliação pelo banco. Desde então está a mudar e cada vez há mais bancos a emprestar mais e até 100%.

Importante dizer que aqui a taxa de esforço do empréstimo é menor que 12% mas nunca me foi dito que foi por isso que era dado 100% do valor da avaliação (casa é nova T3 numa zona urbana de grande procura e de grande dinâmica imobiliária).

O banco empresta 100% da escritura e até 85% da avaliação. Para emprestar 100% do custo da casa, o banco terá de avaliar a casa em 118% do valor de mercado (o que é normal acontecer).

Ah, a casa foi avaliada pelo banco em 99,7% do valor de mercado/escritura e então se for mais fácil, banco emprestava esses "99,7%" do valor de escritura que é igual a 100% do valor de avaliação do banco.

Não faz sentido emprestar 100% do valor da escritura pois esse é normalmente superior ao valor da avaliação da casa.

É ao contrário homem. O valor da avaliação é sempre superior ao valor da escritura. Senão ninguém comprava casa em Portugal.

Exemplo: apartamento é vendido por 150k. O perito avaliador subcontratado pelo banco avalia o apartamento em 170k. O banco empresta 85% do 170k, ou seja 170*85% = 144.500,00€

Será para vender. Já não tenho paciência para arrendamentos. Já tive inquilinos que me deram muitas dores de cabeça no passado e não tenho pachorra para voltar a passar por isso.

A minha actual (a 25 km de Lisboa) é esta:

exterior-2.jpg

Se estivesse em Lisboa (concelho) valeria à vontade para cima de 2 milhões.

Tirando a cor, muito bom aspecto.

E com paragem de autocarro à porta.
Mesmo sendo "no meio do mato" podes sempre anunciar que tem excelente acesso a transportes. [:D]

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

É ao contrário homem. O valor da avaliação é sempre superior ao valor da escritura. Senão ninguém comprava casa em Portugal.

Exemplo: apartamento é vendido por 150k. O perito avaliador subcontratado pelo banco avalia o apartamento em 170k. O banco empresta 85% do 170k, ou seja 170*85% = 144.500,00€

Isso já não acontece. O valor da avaliação é sempre menor ou igual ao valor de escritura. Só se fizeres um negócio da China.

A minha diz respeito a casa à venda a qualquer pessoa anunciada em imobiliária.

Queres os papéis do banco para ver que empréstimo pode ser 100% do valor da avaliação? Lol. Tive crédito aprovado esta semana.

Os 100% do valor da escritura não fa qualquer sentido. Isso foi o que aconteceu na bolha especulativa imobiliária.

Imagina que um apartamento que vale 200 mil euros em que eu sou proprietário e vendo-te por 400 mil euros (valor de escritura). se banco te emprestasse 100% do valor de escritura, emprestava-te 400 mil euros, mas se não pagasses, ficava a arder em pelo menos 200 mil porque tinha aceite como garantia do empréstimo uma casa que só valia 200 mil.

Ou seja, tinhas feito um muito mau negócio e banco um ainda pior pelo que nem sequer encontravas um banco que te emprestasse 400 mil. Só te emprestavam 200 mil que era os 100% do valor da avaliação.

O que dizes aconteceu entre 2000-2009 e desde então bancos começaram a defender-se por isso nunca avaliavam casas por mais do que valor da escritura (muitas vezes por menos) impedindo muita gente de aceder à compra de casa. E o empréstimo concedido nunca ultrapassava 80% do valor da avaliação a menos que cliente tivesse maia valias relevantes.

Desde ano passado, começou a inverter-se ciclo. Ainda não avaliam casas por valores superiores aos de aquisição/mercado, mas já emprestam 100% do valor avaliado pelo banco.

Last edited:
A casa que vou escriturar para a semana, com apoio do banco, foi avaliada 106,49% face ao valor da escritura e o banco vai financiar 77,92% do valor da escritura.

E esta, para mim, sempre foi a prática habitual, avaliação X% acima do valor da escritura.

Será para vender. Já não tenho paciência para arrendamentos. Já tive inquilinos que me deram muitas dores de cabeça no passado e não tenho pachorra para voltar a passar por isso.

A minha actual (a 25 km de Lisboa) é esta:

Se estivesse em Lisboa (concelho) valeria à vontade para cima de 2 milhões.

Essa casa está complicada para venda...

O facto de esta numa zona mal urbanizada (não ter passeios e não ter telecomunicações e electricidades enterradas) afasta logo o comprador mais esquisito e conhecedor...

Tens de investir ai numa verduras (arbustos) encostados ao muro e tb algumas árvores para dar maior privacidade...
Não me parece que seja fácil de despachar pois a zona da margem sul tem muito por onde escolher logo começando na Caparica, passando por Sobreda , Fernão Ferro etc o o que não faltam são moradias nessa zonas a preços relativamente baixos e em zona com urbanizações decentes ( passeios etc...)

A casa que vou escriturar para a semana, com apoio do banco, foi avaliada 106,49% face ao valor da escritura e o banco vai financiar 77,92% do valor da escritura.

E esta, para mim, sempre foi a prática habitual, avaliação X% acima do valor da escritura.

Mas prática habitual quando? No passado sim. Nos últimos 10-12 meses não.

Depois depende, quando falo da minha situação, refiro-me a casas novas, em zona com procura e à venda por imobiliária. Se for diretamente com proprietário consegues perfeitamente que banco avalie acima do valor de escritura. Exemplo, na minha, bastava que no caso eu a comprasse sem mediação da imobiliária e já ficava abaixo do valor de avaliação do banco e assim sendo, banco até me emprestava mais dinheiro do que eu daria por ela.

Mas num cenário ou outro, não muda o que disse que é os bancos já financiarem a 100% do valor de avaliação do imóvel quando no passado recente (há um ano) financiavam apenas 80%. Depois Santander começou a financiar até 85% (obrigando restantes bancos a acompanhar), depois imóveis do banco passaram a ter 100% de financiamento e agora já é possível 100% mesmo sem ser um imóvel do banco.

Dos que consultei e na zona em causa, BPI, CGD e Santander.

Plantei à coisa de 6 meses atrás 220 sebes, têm neste momento cerca de 120 cms de altura, espero que dentro de um ano já tenham uns 2 metros de altura.
Quanto aos passeios vão ser construídos até final do ano. Relativamente à eletricidade e telecomunicações, isso não há nada a fazer.

Como disse não tenho muita pressa. Vou colocá-la à venda só dentro de 1 ano +/- e conto vendê-la no espaço de 12 meses por 260k.

Sei que há muitas (imensas) moradias novas na margem sul, mas até agora não encontrei nenhuma que fosse vivenda térra com terreno de 2500 m2 e eficiência energética A+. A minha até painéis para microprodução de eletricidade tem instalados, portanto até acho o preço de 260k simpático.

Este foi o meu ultimo investimento: uma pérgola com 33 m2 (a maior que alguma vez vi e não me admirava que fosse das maiores de Portugal). O pano chega dentro de 2 semanas. Só em madeira foram mais de 3 mil euros:

Pergola-b.JPG

E andas tu com vontade de vir para a cidade...

A menos que não gostes mesmo dessa parte do deserto do "Jamais"... [;)]

Mas prática habitual quando? No passado sim. Nos últimos 10-12 meses não.

Depois depende, quando falo da minha situação, refiro-me a casas novas, em zona com procura e à venda por imobiliária. Se for diretamente com proprietário consegues perfeitamente que banco avalie acima do valor de escritura. Exemplo, na minha, bastava que no caso eu a comprasse sem mediação da imobiliária e já ficava abaixo do valor de avaliação do banco e assim sendo, banco até me emprestava mais dinheiro do que eu daria por ela.

Mas num cenário ou outro, não muda o que disse que é os bancos já financiarem a 100% do valor de avaliação do imóvel quando no passado recente (há um ano) financiavam apenas 80%. Depois Santander começou a financiar até 85% (obrigando restantes bancos a acompanhar), depois imóveis do banco passaram a ter 100% de financiamento e agora já é possível 100% mesmo sem ser um imóvel do banco.

Dos que consultei e na zona em causa, BPI, CGD e Santander.

A minha escriturada em Outubro, a avaliação foi superior em 28,5% do valor escritura
E não foi negócio da China

Falta relva e piscina

A piscina dispenso, embora possa dar jeito, dado que ele ainda mora algo afastado das praias, sejam as do Atlântico, do Tejo (sim, há praias engraçadas) ou as do Sado...

Vá, compra-se uma daquelas tipo tanque para um gajo se divertir. :sh) [:D]

A piscina dispenso, embora possa dar jeito, dado que ele ainda mora algo afastado das praias, sejam as do Atlântico, do Tejo (sim, há praias engraçadas) ou as do Sado...

Vá, compra-se uma daquelas tipo tanque para um gajo se divertir. :sh) [:D]
Se tiver miúdos dá jeito
O problema é manutenção: tempo e dinheiro

Lá diz a tal frase: "as piscinas são como as mulheres, demasiado caras para o tempo que lá passamos dentro". :sh)

Back