Não há risco não concordo. Não ser preciso seguro aí concordo.
Mas tens de acrescentar 6% de IVA que não sei se podes deduzir, visto que vais parar ao regime simplificado se te colectares nas finanças, o que não parece ser o caso em maior parte dos casos existentes.
Como comparação seria - Arrendamento local 15%+3% Vs 28%-Deduções No Arrendamento longa duração
E pagas água, luz, gás e TV, limpezas que normalmente num arrendamento não pagas. Para além de ser praticamente impossível ocupação a 95%, quanto mais 100%
Já para não falar da burocracia para estares 100% legal. Isso pelo menos é só uma vez.
Digo já que estou a ponderar o alojamento local, mas o factor tempo Vs Rendimento adicional face a arrendamento longo, não me parece muito compensatório.
O que tenho notado muito e não sei se é verdade é que no arrendamento de curta duração os preços pedidos pouco contam o que permite rentabilizar o espaço.
Agradecia uns feedbacks de quem utiliza alojamento local.
Os 15% da taxa de IRS no arrendamento de curta duração, vulto "alojamento local", são para englobar nos rendimentos.
Até 7000€ estás isento de impostos.
O preço médio da diária no alojamento local em 2015 foi de 68€ e a taxa de ocupação (em Lisboa) foi de 90%.
Vamos supor que tens dois apartamentos que arrendas no mercado do alojamento local:
2 x 68€ x 365 x 90% = 44676
Isto é o que faturas por ano em termos brutos através de arrendamentos de curta duração. Vamos supor que este é a tua única fonte de rendimento:
44676 x 15% = 6701,40€
É isto que metes na tua declaração de IRS como rendimentos globais. Como é inferior a 7000€ não pagas imposto. Apesar de faturares quase 45 mil euros num ano, estás isento de impostos, daí isto ser tão atrativo.
Depois tens de pagar 6% de IVA, ou seja:
44676 x 6% = 2680,56€.
No entanto, praticamente tudo o que compras com IVA de 23% é dedutível ao IVA que tens a pagar (podes inclusivamente deduzir as contas da EDP, da água e do gás ao IVA que tens a pagar ao Estado). Até a fatura do detergente da loiça e do papel higiénico podes usar para abater IVA, portanto na prática, no final do ano acabas por não pagar IVA nenhum.
Tens de pagar é segurança social caso não tenhas mais fontes de rendimento. São 34,75% do salário minimo:
530 x 14 x 34,75% = 2578,45 €
E acrescenta os 3% de comissão do Airbnb:
45000 x 3% = 1340,28€
Vamos assumir 200€ mensais de despesas de condomínio, água, luz, gás e Internet e 300€ anuais de IMI:
200 x 12 + 300 = 2700€
No final do ano tiraste:
44676 - 2578,45 - 1340,28 - 2700 = 38057,27€
Porque achas que o alojamento local é tão atrativo? Os impostos são praticamente zero.
Agora vamos supor que em vez do alojamento local, arrendas os apartamentos no mercado de longa duração por 800 euros/mês cada:
2 x 800 x 12 = 19200€
Desconta condominio, IMI e IRS e ficas com menos de 14 mil euros limpos.
Quem tem oportunidade de arrendar no mercado de curta duração, só se for muito estúpido é que se vai meter no arrendamento de longa duração.