Tópico das Casas

Pode-se escolher o prazo com o inquilino?

Estou a desconfiar.. Disse à agência para tratar disso (comprei lá o meu T2).. o preço médio ronda os 350€/ 400€ com garagem e tem um casal disposto a dar 500€!!

Tudo bem que por cá são raros os apartamentos para alugar no centro, mas mesmo assim qd a esmola é grande...

Pede a nota de liquidação de IRS. Para pagarem 500 euros de renda têm de ter um salário líquido anual de pelo menos 1800 euros (depois de pagos/deduzidos todos os eventuais créditos que possuam).
Pede também a folha com a lista total de créditos que tenham junto do Banco de Portugal.

Eu compreendo que o factor €€ seja logo um enorme motivo.
Mas não me digam que os turistas não partem casas?
Não me digam que não dão má vizinhança?

PS: 15% de irs? Isso é que é mesmo para destruir o arrendamento convencional.

Jbranco: olha que quem vê caras não vê corações.
Uma senhora minha conhecida, achou que um casal que lhe alugou a casa mobilada era "excelente", até ao dia que os vizinhos lhe ligaram e disseram:
- "olhe que eles têm uma camioneta estacionada e estão a levar a mobília toda!"

Aluguei quartos a turistas entre 1985 e 2008. Já me passaram pelos meus quartos mais de 40 mil turistas. Nunca nenhum me partiu nada nem me ficou a dever dinheiro. Já inquilinos de longa duração, já me partiram a casa e já me ficaram a dever centenas de euros.

Pede a nota de liquidação de IRS. Para pagarem 500 euros de renda têm de ter um salário líquido anual de pelo menos 1800 euros (depois de pagos/deduzidos todos os eventuais créditos que possuam).
Pede também a folha com a lista total de créditos que tenham junto do Banco de Portugal.

É legal pedir isso?

Eu trabalho com seguros de rendas.
A empresa que me presta esses serviços cobra o equivalente à meia renda por ano..
É dos melhores negócios que se pode fazer aquando de arrendar a caaa.

É legal pedir isso?
A questão da legalidade não se põe. Porque haveria de ser ilegal? Qualquer um de nós tem a liberdade de pedir o que bem entender, a outra parte está no direito de corresponder ao pedido ou não. :)

É como fazer sexo com uma mulher só se torna ilegal se ela não quiser. [:blush:]

Mas não é fácil conseguir-se essa informação... De todo.
Apesar da oferta para arrendamento não ser abundante, as pessoas normalmente não acolhem bem pedidos que entram no domínio privado.

Passei por esta experiência recentemente e admito que tive de "baixar a guarda" e acabei por arrendar a uma pessoa que está Recibos Verdes ( o que ia contra todos os pressupostos iniciais). Optei por esta opção porque me pareceu ser pessoa que trabalha numa área com bastante trabalho .

Lembro-me de ter levado várias negas em relação ao pedido de informações ( recibos de vencimento etc... Mas recebi alguns recibos.

Outra coisa que me aconteceu 2 vezes foi depois de estar tudo direitinho ( contratos prontos), o inquilino desiste à última hora :sh) e talvez isso tenha tb contribuído para o meu baixar da guarda.Mas isso tb acontece nas vendas...[:D] Arrependimentos de última hora.

A questão da legalidade não se põe. Porque haveria de ser ilegal? Qualquer um de nós tem a liberdade de pedir o que bem entender, a outra parte está no direito de corresponder ao pedido ou não. :)

É como fazer sexo com uma mulher só se torna ilegal se ela não quiser. [:blush:]

Sendo no âmbito de um negócio, não me parece tão claro assim. Imagina que estou para arrendar casa e peço informação sobre a religião ou orientação sexual, para isto acontecer tenho de ter "autorização prévia" da CNPD no sentido de avaliar a pertinência de "exigir" essa informação no âmbito do negócio.

Felizmente ou infelizmente a informação pessoal está bem protegida na lei, e uma mera boa vontade de parte a parte pode não ser suficiente para estar legal.

Sendo no âmbito de um negócio, não me parece tão claro assim. Imagina que estou para arrendar casa e peço informação sobre a religião ou orientação sexual, para isto acontecer tenho de ter "autorização prévia" da CNPD no sentido de avaliar a pertinência de "exigir" essa informação no âmbito do negócio.

Felizmente ou infelizmente a informação pessoal está bem protegida na lei, e uma mera boa vontade de parte a parte pode não ser suficiente para estar legal.
estás a confundir coisas. Pedir informação financeira é perfeitamente normal em qualquer negócio e não só no caso do arrendamento.

Porque haveria o arrendamento de ser diferente de tudo o resto?

edit: Qualquer cidadão é livre de mostrar ou ocultar a informação que lhe diz respeito, a CNPD não existe para avaliar se um cidadão pode dizer quanto ganha ou até no extremo partilhar imagens ou informação pessoal na internet, desde que isso ocorra por sua livre vontade. Seja como for tu tens é que dar o teu consentimento expresso.

No extremo tu és livre de não dar informação e o proprietário é livre de não te arrendar a casa, sendo que tudo isso obviamente é legal. Como dizia o meu avô paterno quando uma venda lhe cheirava a esturro: "Não há problema, eu fico com a mercadoria e o senhor com o seu dinheiro. " [;)]

Last edited:
Lembro-me de ter levado várias negas em relação ao pedido de informações ( recibos de vencimento etc... Mas recebi alguns recibos.

Eu neste momento não peço nada aos meus potenciais inquilinos. Por mim até podem estar todos desempregados e com a conta a zeros. A única coisa que lhes exijo é que o banco onde eles têm conta seja fiador deles, ou seja, se eles falharem o pagamento da renda, o banco chega-se à frente.

E os bancos até aceitam isto de bom grado. Se o inquilino falhar o pagamento da renda, o banco paga-me e o inquilino fica a dever o dinheiro da renda ao banco, com uma taxa de juro de 20% ao mês.

Eu neste momento não peço nada aos meus potenciais inquilinos. Por mim até podem estar todos desempregados e com a conta a zeros. A única coisa que lhes exijo é que o banco onde eles têm conta seja fiador deles, ou seja, se eles falharem o pagamento da renda, o banco chega-se à frente.

E os bancos até aceitam isto de bom grado. Se o inquilino falhar o pagamento da renda, o banco paga-me e o inquilino fica a dever o dinheiro da renda ao banco, com uma taxa de juro de 20% ao mês.
MVA, essa ideia é brilhante, nunca me tinha lembrado disso nem nunca ninguém me sugeriu isso. Muito obrigado. [:cool:]

MVA, essa ideia é brilhante, nunca me tinha lembrado disso nem nunca ninguém me sugeriu isso. Muito obrigado. [:cool:]
Apoio e subscrevo: não fazia ideia e resolve uma pázada de problemas.
Felizmente os meus inquilinos têm-se revelado um achado, mas é muito boa informação.

Sim, vcs senhorios exigem mundos e fundos e depois querem que o banco se atravesse sem contrapartidas... Duvido que seja assim tão simples esse procedimento de tornar o banco fiador. Além disso, deve ter tb N custos e taxas associados...

A existência e função das Garantias Bancárias julgo serem aspetos do conhecimento geral, a sua aplicação em concreto a contratos de arrendamentos e que nunca me passou pela cabeça. Mas vou investigar. :)

Do pouco que vou lendo, estas dentro desta área de negócio, certo?

Fico estupefacto de como até à data ninguém te informou sobre a existência deste serviço?!

A existência e função das Garantias Bancárias julgo serem aspetos do conhecimento geral, a sua aplicação em concreto a contratos de arrendamentos e que nunca me passou pela cabeça. Mas vou investigar. :)

No site do NovoBanco até está nos exemplos de aplicação:

[TABLE="class: simple-2col-vert table-nb-green, width: 696"]
[TR]
[TH="bgcolor: #C4DC3D"]XEMPLOS DE GARANTIAS BANCÁRIAS[/TH]
[TD="bgcolor: #E6E7E7"]
  • Garantias de Depósito Provisório
  • Garantia Definitiva (pelo bom cumprimento de obras ou fornecimento)
  • Garantia de Abono (adiantamentos, etc.)
  • Garantias às Alfândegas
  • Garantias de bom cumprimento de obrigações a Tribunais, Finanças, Lotarias, Rendas, Cessão de Quotas, etc
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Mas sim, não é de todo do conhecimento geral. Aliás, poucos senhorios conhecem isto.

Back