Tópico das Casas

A cozinha não é cortada. O retangulo que se vê não é o balcão mas sim a salamandra a pellets. O corte AA' é efetuado depois do mosaico da cozinha.

Ok... Não sei como é que consegues ter o corte a passar numa porta (da garagem) e depois na parede da salamandra. Mas ok.

Parece que os preços de Lisboa estão a chegar ao Porto também:

"Situado plena Baixa do Porto, na Rua do Breiner, o empreendimento Primrose – City Living promete surpreender. São 19 apartamentos, de T0 a T3 e com áreas que variam entre os 35 metros quadrados (m2) e os 158 m2, localizados numa zona de grande centralidade e boas acessibilidades. Os preços? Oscilam entre 160.000 euros e 730.000 euros. "

160 mil euros por um T0 de 35 m2 no Porto :O

A indignação em torno do imobiliário está a alastrar a todo o pais e não tem a ver só com os preços das casas mas também da subida virtiginosa do valor dos arrendamentos.
Ontem no Facebook, alguem partilhou o anúncio de um T2 em Portimão para alugar ao ano em que o proprietário pedia 800€ de renda por mês... é só o dobro do que se pedia há 2/3 anos atrás..

As pessoas criticam o governo pela falta de regulamentação neste mercado e o AL por ter tirado uma grande fatia das habitações disponíveis para o aluguer de longa duração.

Last edited:
Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

O Algarve sp foi um sítio difícil para arrendar ao ano. A malta em 3 meses faz mais € do q se arrendar ao ano.

Em Vilamoura pediam há 5 anos 1000 por t3 ou 800 por t2 na zona Victoria, ou seja longe do centro.

Agora os preços nessas devem ser loucos e com pouca oferta.

Os precos nao vao descer, em zonas turísticas (Lisboa, Porto, Algarve) ainda menos. Habituem-se a esta nova realidade.

O Porto (e zonas urbanas fronteiriças de Gaia e Matosinhos) sempre foram baratos. Antes da crise de 2008 facilmente se arranjava um T3 de 130 m2 novo com garagem no centro da cidade numa boa zona por menos de 200 mil euros.

Hoje por menos de 300 mil euros é dificil, muito dificil. É uma subida de 50% nos preços em menos de 10 anos.

Não auguro futuro para os jovens que vivam hoje em casa dos pais em zonas turisticas (Algarve, Lisboa, Porto) e pretendam continuar a viver lá depois de se formarem e casarem. O acesso a habitação vai ser completamente vedado a estes jovens no futuro. Incluindo rendas. Mesmo que ganhem 1500 euros liquidos (o que não é para qualquer um), dificilmente irão daqui a por meia duzia de anos arranjar algo com renda inferior a 1000 euros.

E pensar que há uns 2/3 anos atrás tive aqui umas boas discussões com alguns users que alegavam que o imobiliário era uma porcaria e que era dinheiro mal investido..... só dava despesa....[:D]

Continua a comprar-se barato em Rio de Mouro, Cacém, etc. Lisboa sempre foi cara, agora está agravar-se o fosso e a classe média não consegue comprar casa nova ou com menos de 20 anos em Lisboa

Continua a comprar-se barato em Rio de Mouro, Cacém, etc.

Daqui a 10/15 anos nem aí consegues comprar casa. Falta pouco para quem trabalha em Lisboa ter de comprar casa em Santarém ou em Alcácer-do-Sal, porque no Cacém e no Seixal um T3 num 3º andar sem elevador custára 250 mil euros nessa altura.

Continua a comprar-se barato em Rio de Mouro, Cacém, etc. Lisboa sempre foi cara, agora está agravar-se o fosso e a classe média não consegue comprar casa nova ou com menos de 20 anos em Lisboa

Aí talvez, mas a Amadora por exemplo já está a subir.

O pessoal vai voltar a virar-se para os Montijos, Bobadelas, Corroios, Massamás e Odivelas desta vida.

A classe média lisboeta (2000€ líquidos por mes) nunca conseguiu comprar casa nova em Lisboa, usada talvez. Mas os tempos sao outros e o que está a dar é o turismo e é algo que pode abrandar mas nunca vai parar, vai sempre haver gente a querer conhecer novos países e novas cidades.

O pessoal vai voltar a virar-se para os Montijos, Bobadelas, Corroios, Massamás e Odivelas desta vida.

A classe média lisboeta (2000€ líquidos por mes) nunca conseguiu comprar casa nova em Lisboa, usada talvez. Mas os tempos sao outros e o que está a dar é o turismo e é algo que pode abrandar mas nunca vai parar, vai sempre haver gente a querer conhecer novos países e novas cidades.

Montijo também já não é para qualquer um, pelo menos em habitações recentes... [:D]

Isso não é classe média. O salário médio em Lisboa são 1350 brutos, o que dá menos de 1100 líquidos por mês.

É por essas e por outras que não vendi o meu T2 de solteiro ao pé do "estádio" do Estoril e fiz o esforço de o manter. Ou me dá muito dinheiro a ganhar ou fica para o puto.

Fizeste bem, porque quando o teu puto for adulto, a habitação nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto será um luxo apenas acessivel a estrangeiros, jogadores de futebol e administradores de grandes empresas.

Eu estou na mesma situação que tu. Tenho um T3 no centro do Porto que também não vendo. Há de ficar para o meu filho um dia, daqui por 20 anos.

Fizeste bem, porque quando o teu puto for adulto, a habitação nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto será um luxo apenas acessivel a estrangeiros, jogadores de futebol e administradores de grandes empresas.

Eu estou na mesma situação que tu. Tenho um T3 no centro do Porto que também não vendo. Há de ficar para o meu filho um dia, daqui por 20 anos.
É essa a ideia. A escalada de preços é assombrosa, mas só nesses centros.
Estamos a comprar agora uma casa em Alcobaça e o preço foi muito em conta.
São grandes discrepâncias.

É essa a ideia. A escalada de preços é assombrosa, mas só nesses centros.
Estamos a comprar agora uma casa em Alcobaça e o preço foi muito em conta.
São grandes discrepâncias.

Claro que foi muito em conta, fica a 110Km de Lisboa. [:D]

Back