Tópico das Casas

Conheço bem esses prédios na baixa de Portimão, têm uma vista sobre o rio espetacular.
Os preços nessa zona sempre foram baixos por serem prédios antigos e os apartamentos novos eram mais apetecíveis porque em Portimão o preço das casas nunca foi muito alto.
Agora claro, tá tudo caro..

Só pretendi dizer que o mercado está muito activo.

Quem quer vender está na mó de cima, quem quer comprar tem de se sujeitar ao que existe para venda... E é bom que tenha boas propostas e capital próprio e não venha à mama dos 100% de empréstimo dos bancos, que foi chão que já deu uvas há muitos anos...

Chama-se mercado de vendedores, ou em estrangeiro... seller's market.

Em Junho de 2017 comprei um não muito grande T2 em Setúbal, no bairro do Liceu, com duas varandas (uma fechada e outra aberta para eu fumar), duas frentes por uns 70 mil. Já lá enterrei uns 6 mil e muito suor mas agora nem por 100 mil o deixo ir... Nem pensar em vender se não precisar!

Agora quem precisar ou quiser vender... esta será uma boa altura! Os juros vão começar a subir em poucos meses e menos pessoas poderão pagar as hipotecas que já contraíram (logo mais casas irão aparecer para venda!) e outras não poderão pagar as rendas (taxa de esforço).

Tanta gente que paga isso em Lisboa e nao ganham 5000€ limpos. Com um salário líquido de 2000€ dá para um casal viver com uma renda dessas. Nao andam a beber gins nem a comer ceviches no meio dos turistas da baixa, mas conseguem fazer uma vida normal.

Para mim é pouco interessante sinceramente, uma parte gorda do meu salário ir para uma casa alugada... Mas compreendo que não existam outras opções.

Não estás dentro dos preços actuais de diversas zonas de Portugal pois não?

Não, já estou fora a 2 anos e qualquer coisa...
Já começo a achar as rendas daqui bem acessíveis.

Quantos e quantos casos de malta a ganhar nem 1.500liq a pagar 650 de casa....

Mais uma vez digo que é uma treta, pagas a casa e nem 1000 euros ficam ao fim do mês.

Vives numa realidade um bocado esquisita. Quer dizer, então, que um casal que leve 2k líquidos para casa tem de ter uma renda de 250 euros?

Eu e a minha namorada juntos temos mais de 5k líquidos e compramos um apartamento novo em que a prestação ficou em 167 euros a 40 anos mais seguros... Tudo bem que é praticamente para 2 ou 3 meses ao ano e embora pudesse pagar um crédito habitação de 600 euros não me metia nisso.
Deve viver em casa dos pais um dia vai ter uma surpresa quando sair à rua [:D]

Respondido em cima.

Alguém com CH no Activobank? Que tal a experiência do serviço, é OK ou a simplicidade do banco é "demais" para o cuidado e atenção que é exigível num CH?

Pastis, a tua lógica está errada. O cálculo de rentabilidade de um investimento, imobiliário ou não , obedece a uma fórmula simples que consiste em dividir os lucros gerados pelo investimento inicial.
O potencial valor atual do imóvel não entra nunca nesta equação.

Agora, essa lógica faze sentido mas para avaliar o tal custo de oportunidade que referes em cima.

Olha, vou dar só um exemplo.
Vais ao Imovirtual ou Olx e procura imoveis em venda que tenham uma indicação de que estão arrendados com uma rentabilidade de x% ao ano.
Essa rentabilidade é a verdadeira, calculada sobre o valor de venda actual, o valor do património.

É o q ele rende agora. O facto de ter valorizado no passado, foram rendimentos passados que aumentaram o teu património em valor absoluto.

Evidentemente és e somos livres se usar rácios diferentes mas pegar no valor de compra hà x anos ignorando valorização e dividir pela renda anual e obter uma % é apenas um indicador que avalia o teu investimento inicial: se apostaste bem ou mal.
Não avalia a rentabilidade do teu activi hoje e isso é q é importante.
Tem a ver com egos tb.
Indo pela tua logica , posso gabar-me que faço 20% ao ano em vez de 4,5%. Pergunto :o q é que isso interessa?

Última edição:
Alguém com CH no Activobank? Que tal a experiência do serviço, é OK ou a simplicidade do banco é "demais" para o cuidado e atenção que é exigível num CH?

No fundo estás a contratar um crédito ao Millenium, todos os documentos vieram com o logótipo do Millenium, se é que isso te deixa mais descansado. No meu caso fiz com eles porque foi a melhor proposta na altura e tudo correu como deveria ter corrido sem sobressaltos nem complicações.

Vais ao Imovirtual ou Olx e procura imoveis em venda que tenham uma indicação de que estão arrendados com uma rentabilidade de x% ao ano.
Essa rentabilidade é a verdadeira, calculada sobre o valor de venda actual, o valor do património.

É o q ele rende agora. O facto de ter valorizado no passado, foram rendimentos passados que aumentaram o teu património em valor absoluto.

Evidentemente és e somos livres se usar rácios diferentes mas pegar no valor de compra hà x anos ignorando valorização e dividir pela renda anual e obter uma % é apenas um indicador que avalia o teu investimento inicial: se apostaste bem ou mal.
Tem a ver com egos tb.
Indo pela tua logica , posso gabar-me que faço 20% ao ano em vez de 4,5%. Pergunto :o q é que isso interessa?

Compreendo a tua logica e para o calculo do custo de oportunidde está correto. No entanto (na minha opiniao claro), a rentabilidade de qualquer investimento é Rendimento anual/valor investdo. Imagina na altura em que os DP eram muito bem pagos..Hoje investias 5000€ a 4%, passado 2 semanas tinhas a 6%. a tua rentabilidade do inicial é 4%, não calculas com a oportunidade de fazeres a 6%. Uma boa discussão :)

Para mim é pouco interessante sinceramente, uma parte gorda do meu salário ir para uma casa alugada... Mas compreendo que não existam outras opções.

Mais uma vez digo que é uma treta, pagas a casa e nem 1000 euros ficam ao fim do mes

Deves viver numa realidade difrente da de PT. 1000€/mes nem 20% da populaçao ganha, quanto mais poupar.

Tem a ver com egos tb.

Não estamos em sintonia..[:D]

Uma coisa é avaliar a rentabilidade de um ativo, outra é avaliar a rentabilidade de um investimento.
No calculo de rentabilidade de um ativo faz sentido usar a tua métrica e é até muito útil para usar no cálculo de atualização das rendas. Mas para calculara rentabilidade de um investimento, seja ele qual for, é sempre usado o valor do investimento inicial e não o seu potêncial valor.... é uma fórmula matemática, não à volta a dar.

Outra forma de avaliar as coisas e que vai de acordo com o que disse lá atrás, em que á medida que os anos vão passando a rentabilidade % vai aumentando.

Pegando no seguinte exemplo:

Compramos um AP de 100K e este ao fim do1ª ano rendeu liquidos 5K.
Podemos dizer que no 1ºano teve uma rentabilidade de 5%, mas na verdade o que obtivemos foi um retorno de capital investido de 5%.

No segundo ano o capital empatado já só é de 95K, e pegando nos mesmos 5K de rendimento liquidos, podemos dizer que agora obtivemos uma rentabilidade de 5.2% ou seja obtivemos um retorno de capital de 5.2%.

Á medida que os anos vão passando o retorno/rentabilidade do nosso investimento inicial vai sendo mais rápido/maior.

E faz sentido que assim sêja caso contrário mais valia investir numa barra de ouro e meter debaixo do colchão ou investir num fundo de investimento e obter uma valorização de 300 ou 400% ao fim de 20 anos.

Não estou em Portugal... Mas não é por ganhar mais cá fora que pura e simplesmente vou deixar de controlar os gastos o melhor possível.

Alguem em PT para ganhar 1.000€ Liquidos só nas "grandes" cidades (fora algumas exceções). Nas cidades maiores não encontras algo decente por menos de 500€/600€ (em Lisboa e Porto conta com 700/800 no minimo). Esta é a realidade. Eu realmente questiono como é que nós Portugueses sobrevivemos...fazemos uma grande ginástica financeira :)

Não estou em Portugal... Mas não é por ganhar mais cá fora que pura e simplesmente vou deixar de controlar os gastos o melhor possível.

Ruben, vou te fazer uma critica construtiva.
Se tens um rendimento liquido de 5K não faz sentido estar a fazer um crédito a 40 anos para pagar uma prestação tão baixa.
Tens noção que dos 170€ que pagas de prestação pelo menos 120€ são só de juros? Ou seja, dinheiro que vôa pela janela.[;)]

Se reparares, adquiris-te um Ap de 80K que no final das contas te vai ficar em 160K..

Última edição:
Pastis, a tua lógica está errada. O cálculo de rentabilidade de um investimento, imobiliário ou não , obedece a uma fórmula simples que consiste em dividir os lucros gerados pelo investimento inicial.
O potencial valor atual do imóvel não entra nunca nesta equação.

E os gastos do imóvel, não atrapalham essa percentagem de lucro?

Alguem em PT para ganhar 1.000€ Liquidos só nas "grandes" cidades (fora algumas exceções). Nas cidades maiores não encontras algo decente por menos de 500€/600€ (em Lisboa e Porto conta com 700/800 no minimo). Esta é a realidade. Eu realmente questiono como é que nós Portugueses sobrevivemos...fazemos uma grande ginástica financeira :)

Eu sei que é preciso muita ginastica para se ter uma vida decente com esses rendimentos e foi por isso mesmo que quando apareceu uma oportunidade para vir para fora não pensei sequer.

Ruben, vou te fazer uma critica construtiva.
Se tens um rendimento liquido de 5K não faz sentido estar a fazer um crédito a 40 anos para pagar uma prestação tão baixa.
Tens noção que dos 170€ que pagas de prestação pelo menos 120€ são só de juros? Ou seja, dinheiro que vôa pela janela.[;)]

Se reparares, adquiris-te um Ap de 80K que no final das contas te vai ficar em 160K..

Até passa o liquido, mas eu quero ter o máximo disponível todos os meses e não estava/estou interessado em gastar uma parte substancial do meu salário numa casa em PT que só vai ser usada 3 meses ano.
Não paguei tanto pelo meu apartamento, ficou por 66k um T2 novo numa zona perto de uma cidade mas fora da cidade. Dei entrada de 6k, logo pedi 60k a 40 anos.
Se fizeres as contas vou pagar pouco mais de 35k em juros o que para mim não me faz grande confusão ... nem sei se vale a pena amortizar (ideia inicial).

Em relação ao preço, sei que não é o topo da qualidade e acabamentos mas era o suficiente para mim e para a minha moça... prefiro assim que a casa ser quase um fardo na vida ao fim do mês. [;)]

Agradeço a critica, sei que foi na melhor das intenções. [;)]

Última edição:

Mais uma vez digo que é uma treta, pagas a casa e nem 1000 euros ficam ao fim do mês.

Eu e a minha namorada juntos temos mais de 5k líquidos e compramos um apartamento novo em que a prestação ficou em 167 euros a 40 anos mais seguros... Tudo bem que é praticamente para 2 ou 3 meses ao ano e embora pudesse pagar um crédito habitação de 600 euros não me metia nisso.

Respondido em cima.

Na Suiça pagas quanto de renda?

Voltar
Superior