Tópico das Casas

Por menos de 10% de rendimento também não me metia em negócios imobiliários.

A % de rendimento no imobiliário só é baixo nos primeiros anos, porque á medida que vais amortizando o valor do imóvel, a % de rendimento vai subindo.
Lá em cima mencionei que obtinha apenas 5% de rendimento, mas na verdade, uma das casas em que já amortizei 50% do custo total do imóvel a percentagem de rendimento já vai em 12%.

Eu até deve saber em que termos estás com 14% mas não vale a pena especular muito...[;)]

No Barreiro, é como em Rio de Mouro ou zonas periféricas: conseguem-se boas rentabilidades mas com um certo risco associado e a lidar com determinada situações e determinados inquilinos e alguns problemas ocasionais. Não há almoços gratis...

Eu estou com 4,5% líquidos em Lx, mas poderia estar com 10%. Era uma questão de meter lá paquistaneses, aldrabões , ou doutras nacionalidades e etnias q não lembram ao menino jesus. O problema é que iam-se meter 10 ou 15 num AP ou não iam pagar ou partir tudo.

Nota: o rendimento deve-se calcular ao valor do imóvel hoje em caso de venda expurgado de impostos e despesas todas.

Qd arrendei tinha 6,5% líquidos e neste momento se recolocasse, iria manter esse valor mas entretanto criei uma boa relação com os inquilinos que pagam bem e não dão problemas. Só por aí : é deixar rolar pois isso não tem preço.[:D]
Tenho de tratar bem do Panamera[:)]

Sem dúvda.Tenho consciência que tenho risco, mas isso há em qualquer parte do país! Tenho pessoas perfeitamente normais, num deles um casal de enfermeiros no Hospital e outro um jovem nos seus 26 anos que nunca tem falhado. O que constatei é que no Barreiro não vivem só ciganos nem gente pobre. Neste momento conseguia vender os 2 aparts cerca de 10 a 20% mais que o que custaram. O segredo está nas boas compras e naquela área fazem-se excelentes negócios pois há pouco procura.

Última edição:
A % de rendimento no imobiliário só é baixo nos primeiros anos, porque á medida que vais amortizando o valor do imóvel, a % de rendimento vai subindo.
Lá em cima mencionei que obtinha apenas 5% de rendimento, mas na verdade, uma das casas em que já amortizei 50% do custo total do imóvel a percentagem de rendimento já vai em 12%.

Quando acabares por pagar o imóvel... qual a % de rendimento?

Sem dúvda.Tenho consciência que tenho risco, mas isso há em qualquer parte do país! Tenho pessoas perfeitamente normais, num deles um casal de enfermeiros no Hospital e outro um jovem nos seus 26 anos que nunca tem falhado. Neste momento conseguia vender os 2 aparts cerca de 10 a 20% mais que o que custaram. O segredo está nas boas compras e naquela área fazem-se excelentes negócios pois há pouco procura.

Da minha experiência: quanto mais um inquilino está disposto a pagar: menor as garantias. O perigo nº1 são os profissionais liberais com baixo IRS mas elevados rendimentos "virtuais". O nº 2 são emigrantes mas nem sempre consegues te livrar deles o 3º são as solteiras boas com histórias do arco da velha e amigas: paletes , toneladas delas[:)][:D]

Não sei como ele faz a conta mas um rendimento calcula-se sobre o valor actual do imóvel expurgado de despesas e impostos em caso de venda. Acho que é lógico mas...

Eu faço pelo valor de aquisição. Faz-se com o valo actual? Se recebo imaginemos 3500€/ano e a casa custou 25.000€, 14% (brutos).

Última edição:
Não sei como ele faz a conta mas um rendimento calcula-se sobre o valor actual do imóvel expurgado de despesas e impostos em caso de venda. Acho que é lógico mas...

Até podes ter razão mas não concordo.

O rendimento deve ser alculado sobre o investimento que se fez e não sobre o potencial valor da "coisa".
Seguindo a tua lógica o rendimento atual do imobiliário é superior aquele que realmente "entra no bolso" fruto do exagerado aumento do valor imobliário.

100% [:D]

Imagina que te dão uma casa, alugues por mil ou por 10 mil, o lucro é sempre de 100% porque a casa não te custou nada.

Aqui a lógica é a mesma, ninguem ta ofereçeu, mas ao fim de 15 ou 20 os inquilinos já ta pagaram![;)]

Deste um novo significado a "finanças pessoais"... mais literal [:D][:D][:D]

Whatever suits you... :)

Até podes ter razão mas não concordo.

O rendimento deve ser alculado sobre o investimento que se fez e não sobre o potencial valor da "coisa".
Seguindo a tua lógica o rendimento atual do imobiliário é superior aquele que realmente "entra no bolso" fruto do exagerado aumento do valor imobliário.

Sim, por isso é que baixei o meu rendimento devido à valorização.

É um abordagem lógica e penso que universal mas como não conheço muitos investidores tb não sei se usam o mesmo método...[;)]
Se fosse uma empresa de gestão de património, seria feito assim.

Mas os vistos Gold não contemplam apenas um valor mínimo de 500k que pode teoricamente ser gasto até na Buraca? O que a Portela e Moscavide têm mesmo de atractivo -face a outras zonas de Lisboa/Grande Lisboa- para um visto gold? A proximidade do trancão? Os espaços verdes que não existem? O barulho dos aviões? O barraquedo por todo o lado? A paisagem de viaduto e via rápida? O sol pôr-se no outro lado da cidade?

Ai desculpem, mas este filme já é conhecido...chega uma febre no imobiliário (alimentada neste momento pela conjugação de juros baixos + primeiros efeitos da alteração da lei das rendas feita há 10 anos + fenómeno do shortrenting dos centros) e até os sítios mais chungas veem os preços subir em flecha. Depois vem a próxima crise (porque virá, vem sempre, a economia funciona por ciclos) e estes locais fora do centro e urbanisticamente sem qualquer interesse caem todos a pique...

Como disse é bom para quem vende agora. Aproveitem todos os parvos que por lá espatifam somas avultadas que vão demorar décadas a recuperar [:D]

Posso responder no tocante à Portela..continua a ser uma urbanização organizada. Houve muitas saídas dali para a Expo, quando a Expo estava em construção. Foi nessa altura que comprei e os preços eram metade da zona norte da Expo. A partir de 2010, começou a notar-se pessoas jovens a irem para a Portela, sendo que a oferta de imóveis foi sempre reduzida. os apartamentos são de T3 a T7. Para casais jovens, consegues ter os filhos nas escolas desde a creche até ao secundário sempre dentro da urbanização, numa zona ordenada, arborizada, com piscinas, campos de tenis, escuteiros, c. comercial, futebol, ginastica, etc...e não há novas construções!

Eu acho que percebo o ponto de vista do Pastis naquelas contas. Basicamente é o dinheiro que está "empatado na casa".

Faz sentido, levando isto para o absurdo, podia comprar uma casa por 1000€ e ter um rendimento de 10%, ao longo do tempo a casa tinha valorizado para 100K e continuava a fazer as mesmas contas com o valor inicial.

Eu acho que percebo o ponto de vista do Pastis naquelas contas. Basicamente é o dinheiro que está "empatado na casa".

Faz sentido, levando isto para o absurdo, podia comprar uma casa por 1000€ e ter um rendimento de 10%, ao longo do tempo a casa tinha valorizado para 100K e continuava a fazer as mesmas contas com o valor inicial.

Sim, porque (na minha opiniao) o valor que te saiu do bolso é que é realmente importante. Mas vistas as coisas até faz sentido. São 2 interpretações diferentes

Voltar
Superior