Tópico das Casas

Sim, por isso é que baixei o meu rendimento devido à valorização.

É um abordagem lógica e penso que universal mas como não conheço muitos investidores tb não sei se usam o mesmo método...[;)]
Se fosse uma empresa de gestão de património, seria feito assim.

Imagina:

Compras um AP por 100K, dias depois o teu vizinho compra um igual por 120K.

Se alugarem os dois pelo mesmo valor, quer dizer que obtêm a mesma % de rendimento??

Não, tu ficas com mais % de rendimento do que porque enpataste menos capital.

[:D]
Agora fiquei curioso, como é que tu calculas?

Tecnicamente só podes calcular o rendimento de um valor fixo de investimento.

Aqui a dúvida é um pouco na questão do Pastis, se deves calcular em relação ao valor que investiste inicialmente na aquisição ou em relação a valor actual de mercado. A questão de alocar valores a tempos diferentes é muito importante em matemática financeira.

A minha questão ia no sentido de teres descoberto o rendimento infinito (e não os 100%) :)

O importante é que ganhes com os teus investimentos!!! Seja lá como for que fizeres as contas.

Eu acho que percebo o ponto de vista do Pastis naquelas contas. Basicamente é o dinheiro que está "empatado na casa".

Faz sentido, levando isto para o absurdo, podia comprar uma casa por 1000€ e ter um rendimento de 10%, ao longo do tempo a casa tinha valorizado para 100K e continuava a fazer as mesmas contas com o valor inicial.

Dinheiro líquido que poderia ser usado noutros investimentos.

Pq é que deve fazer-se assim? Pq só assim avalias o custo de oportunidade em relação a um investimento alternativo.

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Barreiro - Margem sul

Há um 'SE' no Barreiro, que 'SE' acontecer, isto vai explodir aqui.

Como todos sabem, o aeroporto vai ser no Montijo. Ora, este ano vão sair, não um, mas dois estudos. Basta um deles ser negativo que o aeroporto é chumbado.
Um é o estudo migratório das aves e o impacto do aeroporto nessa migração.
O outro é o estudo de impacte ambiental.

Eu tenho a certeza absoluta que pelo menos um destes estudo vai chumbar o aeroporto. Se não chumbar é porque houve luvas por baixo da mesa.

Ora, a Portela já está em situação de ruptura. O aeroporto de Alcochete já tem os estudos todos feitos e aprovados. A chumbar-se o Montijo parte-se para Alcochete o mais rápido possível. A zona do aeroporto em Alcochete (campo de tiro) tem péssimos acessos, muito piores do que o local onde seria o aeroporto do Montijo.
Vai ser a desculpa perfeita para criar a TTT Chelas-Barreiro com ligação expresso ao novo aeroporto via actual linha-do-Sado (que já existe e liga o Barreiro à Moita, ficando a faltar apenas o troço Moita-Aeroporto).

Se isto acontecer, o imobiliário no Barreiro aumenta de preço 7 ou 8 vezes.

E eu acho que isto tem 50% de hipóteses de acontecer.

Imagina:

Compras um AP por 100K, dias depois o teu vizinho compra um igual por 120K.

Se alugarem os dois pelo mesmo valor, quer dizer que obtêm a mesma % de rendimento??

Não, tu ficas com mais % de rendimento do que porque enpataste menos capital.

Não vejo isso assim. Como já expliquei atrás: tens de comparar com um investimento alternativo. Foi assim que aprendi ( diga-se)...
Admito que seja teoria mas eu faço assim. O imóvel vale sempre a avaliação actual, para mim é lógico e a única forma de poder comparar com outros potenciais investimentos.

Acho que estão a confundir das coisas diferentes: património acumulado ( activo) VS rendimentos.

Última edição:
Não vejo isso assim. Como já expliquei atrás: tens de comparar com um investimento alternativo. Foi assim que aprendi ( diga-se)...
Admito que seja teoria mas eu faço assim. O imóvel vale sempre a avaliação actual, para mim é lógico e a única forma de poder comparar com outros potenciais investimentos.

Sim, concordo.

Há um 'SE' no Barreiro, que 'SE' acontecer, isto vai explodir aqui.

Como todos sabem, o aeroporto vai ser no Montijo. Ora, este ano vão sair, não um, mas dois estudos. Basta um deles ser negativo que o aeroporto é chumbado.
Um é o estudo migratório das aves e o impacto do aeroporto nessa migração.
O outro é o estudo de impacte ambiental.

Eu tenho a certeza absoluta que pelo menos um destes estudo vai chumbar o aeroporto. Se não chumbar é porque houve luvas por baixo da mesa.

Ora, a Portela já está em situação de ruptura. O aeroporto de Alcochete já tem os estudos todos feitos e aprovados. A chumbar-se o Montijo parte-se para Alcochete o mais rápido possível. A zona do aeroporto em Alcochete (campo de tiro) tem péssimos acessos, muito piores do que o local onde seria o aeroporto do Montijo.
Vai ser a desculpa perfeita para criar a TTT Chelas-Barreiro com ligação expresso ao novo aeroporto via actual linha-do-Sado (que já existe e liga o Barreiro à Moita, ficando a faltar apenas o troço Moita-Aeroporto).

Se isto acontecer, o imobiliário no Barreiro aumenta de preço 7 ou 8 vezes.

E eu acho que isto tem 50% de hipóteses de acontecer.

A ponte Vasco da Gama tem capacidade. Ainda é possível fazer mais 1 faixa para cada lado passando a ficar com 4 faixas.

Tecnicamente só podes calcular o rendimento de um valor fixo de investimento.

Aqui a dúvida é um pouco na questão do Pastis, se deves calcular em relação ao valor que investiste inicialmente na aquisição ou em relação a valor actual de mercado. A questão de alocar valores a tempos diferentes é muito importante em matemática financeira.

A minha questão ia no sentido de teres descoberto o rendimento infinito (e não os 100%) :)

O importante é que ganhes com os teus investimentos!!! Seja lá como for que fizeres as contas.

Percebo o que dizes, mas eu quero mesmo é saber como é que tu fazes as contas?

Acho que estão a confundir das coisas diferentes: património acumulado ( activo) VS rendimentos.

Eu até compreendo que queres dizer, mas para isso ainda tens de "complicar" mais a contas a acrescentar o custo de fazeres a transferência do investimento, no caso do saíres de um investimentos imobiliário, mais valias, se o investimento seguinte for outro investimentos imobiliário, por exemplo para uma zona com maior rentabilidade, tens os custo de aquisição do novo imovel.

Eu até compreendo que queres dizer, mas para isso ainda tens de "complicar" mais a contas a acrescentar o custo de fazeres a transferência do investimento, no caso do saíres de um investimentos imobiliário, mais valias, se o investimento seguinte for outro investimentos imobiliário, por exemplo para uma zona com maior rentabilidade, tens os custo de aquisição do novo imovel.

Eu referi isso. Custos todos.
O novo investimento, obviamente tem um custo total que inclui tudo o q esta relacionado com ele.
Enfim, há contas a fazer.

Mas em resumo, acho que o mais correcto é avaliar o imóvel agora para perceber o que ele rende agora.

Outras análises podem fazer-se, mas têm pouca utilidade se a ideia é contabilizar o rendimento do património actual. Quanto rende o q tenho agora?

Naquela zona vende-se fácil por causa dos vistos Gold....Até acho isso barato para a média da zona.
Tenho uma amiga que se divorciou em 2016 e vendeu um T3 em moscavide por 450k€. Demorou 2 semanas, casa com recheio. Vendeu a um gajo do Dubai.

Epá esse moscavide nao deve ser mesmo moscavide.[:D]

Então já esperaram o suficiente para o valor imobiliário ir por aí abaixo para comprar?

Acho engraçado a leitura dos últimas anos deste tópico......wait, wait, wait.....já fostes[:D]

Ou um paraíso fiscal por 10 anos :confused:

Não temos nada a ver com paraísos fiscais já que todas as transferências bancárias são extremamente escrutinadas pelo SEF, pelo Banco de Portugal e pelos bancos comerciais. Se há excepções com alguns investidores... a justiça tratará disso, ou não!

Agora o normal investidor dos 500-700 mil euros são os pobres ricos que nada mais nos pedem, que pagam balúrdios nas taxas para obtenção dos vários vistos, que têm de esperar mais de 14 meses para uma resposta (positiva ou negativa!), que depois pagam mais uns milhares de euros para um cartão que lhes vai demorar mais de 3 meses até chegar a casa.

Isto porque decidiram investir neste país, ao qual não irão mendigar subsídios na Segurança Social nem no Serviço Nacional de Saúde porque é gente que tem dinheiro e é obrigada a tal! a fazer seguros de saúde e quando têm que recorrer a esses serviços vão aos bons hospitais privados. Também é gente que vai almoçar e jantar a restaurantes, vão tomar o pequeno-almoço onde bem lhes entender e gastam o seu dinheiro com todos esses espaços portugueses.

Também compram roupas e calçado nacional ou estrangeiro mas vendido em Portugal. Fartam-se de viajar pelo nosso país e raramente trazem um dos seus carros, pelo que irão alugar aqui um, dando mais uma vez muito dinheiro a ganhar a este país.

Talvez fosse melhor correr com estes investidores e mandá-los para Espanha (para onde já estão a voltar novamente...), França, Itália, Malta, Grécia, etc. e assim teremos mais espaço para acolher aqueles migrantes de pé descalço cujo primeiro intuito é saber onde fica a Segurança Social mais próxima para requererem um subsídio!

Subsídio que vem de que dinheiro? Pois... de quem desconta!

Então que (i)migrantes queres cá? [;)]

Ah! Os outros não se safam dos 25% no IRS.

Última edição:
Chegou a altura de comprar casa! Mercado ao rubro

Chegou a altura de comprar casa! Mercado ao rubro

Então já esperaram o suficiente para o valor imobiliário ir por aí abaixo para comprar?

Acho engraçado a leitura dos últimas anos deste tópico......wait, wait, wait.....já fostes[:D]

Não acho. Comprei a minha casa no primeiro Trimestre do ano passado com cp de Outubro de 2016. Não tenho dúvidas o meu timing foi na mouche. Isto claro na minha zona.

Última edição:
Em Março de 2016 ajudei uns amigos a comprar um T3 em Portimão, com garagem e um excelente terraço onde também têm uma arrecadação, a menos de 200 metros do rio e a poucos minutos de carro da Praia da Rocha, embora eles até vão a pé!, por... 60 mil euros...

Hoje não encontro melhor por menos de 90 mil e pago comissão a quem me der dicas!

Eu referi isso. Custos todos.
O novo investimento, obviamente tem um custo total que inclui tudo o q esta relacionado com ele.
Enfim, há contas a fazer.

Mas em resumo, acho que o mais correcto é avaliar o imóvel agora para perceber o que ele rende agora.

Outras análises podem fazer-se, mas têm pouca utilidade se a ideia é contabilizar o rendimento do património actual. Quanto rende o q tenho agora?

Pastis, a tua lógica está errada. O cálculo de rentabilidade de um investimento, imobiliário ou não , obedece a uma fórmula simples que consiste em dividir os lucros gerados pelo investimento inicial.
O potencial valor atual do imóvel não entra nunca nesta equação.

Agora, essa lógica faze sentido mas para avaliar o tal custo de oportunidade que referes em cima.

Última edição:
Em Março de 2016 ajudei uns amigos a comprar um T3 em Portimão, com garagem e um excelente terraço onde também têm uma arrecadação, a menos de 200 metros do rio e a poucos minutos de carro da Praia da Rocha, embora eles até vão a pé!, por... 60 mil euros...

Hoje não encontro melhor por menos de 90 mil e pago comissão a quem me der dicas!

Conheço bem esses prédios na baixa de Portimão, têm uma vista sobre o rio espetacular.
Os preços nessa zona sempre foram baixos por serem prédios antigos e os apartamentos novos eram mais apetecíveis porque em Portimão o preço das casas nunca foi muito alto.
Agora claro, tá tudo caro..

Voltar
Superior