Tópico das Casas

... obviamente que sei que o mundo real nao é assim

Já respondeste!

O tempo do aperto de mão já foi, actualmente a palavra não garante nada. Nem o que fica escrito garante alguma coisa!

Mas em termos legais, se e quando surgir o problema... é o papel que manda.

Também sou desse tempo da palavra honrada e do aperto de mão e continuo a fazer muitos negócios assim. Mas não é a forma mais correcta actualmente!

Já respondeste!

O tempo do aperto de mão já foi, actualmente a palavra não garante nada. Nem o que fica escrito garante alguma coisa!

Mas em termos legais, se e quando surgir o problema... é o papel que manda.

Também sou desse tempo da palavra honrada e do aperto de mão e continuo a fazer muitos negócios assim. Mas não é a forma mais correcta actualmente!
Compreendo e aceito que ja nao seja assim mas é a minha maneira de ver as coisas e nao sou tão velho quanto isso

Porque quando a minha mãe alugou a casa há 1 ano arranjou numa questão de uma tarde 5 pessoas que a queriam, sendo que um nem teve tempo para ir ver a casa mas queria-a na mesma. Se há muito cão a ir ao osso deve ser por o osso ser muito bom (para o cão :P).

A minha mãe como queria era alugar aquilo rápido e não tinha muito tempo para andar com negociações para a frente e para trás, alugou ao primeiro a facultar os dados dele e do fiador. O contrato acaba agora, que felizmente foi feito contrato só para um ano, portanto agora pretendo subir o preço de aluguer, mas não faço ideia de que valores pedir.
Atenção à 'ganância'... Se tens uns inquilinos que pagam a tempo e horas tenta negociar com eles um ligeiro aumento. Inquilinos que paguem a tempo e horas valem ouro.

Enviado do meu F3111 através do Tapatalk

Desculpem aquilo que vou dizer mas acho isso da caução do irs e o escrutínio da vida privada um abuso

Nao é por alguém ter 1 milhao que será mais serio que alguem que simplesmente ganha 1 salário normal aliás diz-me a experiência que quem mais € tem, menos vergonha tem de ficar a dever ou atrasar pagamentos.

Por aqui apenas se ganha 1 salário normal e o senhorio ao dia 1-2 tem o € na mão isto sem qualquer pedido de garantia, os vossos inquilinos escrutinados fazem melhor?

Desculpem qualquer coisa

Cada um sabe de si.
Eu na última vez q arrendei nem sequer admitia visita sem ver o IRS e muita gente recusava. Pedi tb CVs.
Tive algumas situações chatas de pessoas q se sentiram ofendidas mas ng é obrigado a nada.
Felizmente recebo sempre a horas.

Na que faço gestão, também recebo a horas.
Preferi alugar por um valor mais baixo, mas ter garantias.
Aliás, esta cerca de 100/150€ a renda abaixo do valor de mercado na zona, mas prefiro nao actualizar por enquanto. Até ver, zero chatices.

Por acaso a casa é ao para os lados da grande Lisboa.[:D]

Isso do aperto de mão já nem do meu tempo e sou de 1965. O meu pai sim falava nisso mas ele nasceu em 1926. Não basta ser-se velho, é preciso ter-se pelo menos perto de 100 anos! [:D]

Pessoal, umas dúvidas sobre a avaliação de uma casa.
O custo da avaliação depende de banco para banco ou é fixo?
Apesar de ser um custo do cliente, o banco é que trata disso ou os clientes é que têm de fazer o pedido a um avaliador, etc?
Já está em vigor a portabilidade da avaliação, poder ser usada a mesma avaliação em mais de um banco?

Apesar de ser um custo do cliente, o banco é que trata disso ou os clientes é que têm de fazer o pedido a um avaliador, etc?
Já está em vigor a portabilidade da avaliação, poder ser usada a mesma avaliação em mais de um banco?

Bom dia,

Quando fiz o CH foi o banco que tratou de tudo, no entanto fui eu quem pagou a avaliação.
Creio que o banco para qualquer CH tem que ter uma avaliação do imóvel feita por um avaliador da confiança do banco, que pode ser o mesmo para outros bancos.

O banco trata de tudo.
No Santander paguei no mês passado comissão dossier 280€ mais 230€ do avaliador.

No meu tempo - 2015 - era um custo diferente de banco para banco
O banco trata, no meu caso o gestor de balcão até teve dedo.
Na altura o Santander avaliava por baixo

Sim sim, o CV. Foi até um dos elementos fundamentais para mim.
Eu sei que pode parecer exagerado mas pedir não ofende ninguém e não se trata de informação assim tão confidencial.
Acabei por escolher um casal de quadros superiores com 30 e picos que ganham muito bem mas não são de Lisboa e não querem viver cá para sempre.

Mas fiz discriminação e excluí muita gente e até fiquei com alguma dor de consciência mas não sou a santa casa. O drama das mulheres com filhos e recém divorciadas é algo que não passa pela cabeça de ng. Há tb muitos idosos em desespero total e gente que até chora...
Seleccionar inquilinos não é fácil.

Última edição:
Eu sei que pode parecer exagerado mas pedir não ofende ninguém e não se trata de informação assim tão confidencial.
Acabei por escolher um casal de quadros superiores ( que ganham muito bem ) com 30 e picos que ganham muito bem mas não são de Lisboa e não querem viver cá para sempre.

Mas fiz discriminação e excluí muita gente e até fiquei com alguma dor de consciência mas não sou a santa casa. O drama das mulheres com filhos e recém divorciadas é algo que não passa pela cabeça de ng. Há tb muitos idosos em desespero total e gente que até chora...

Yep.

Infelizmente passei por isso e há de tudo, até quem não tenha mínimas condições. Todo o cuidado é pouco.

Afinal estamos a "confiar" um bem nosso a um terceiro a troco de alguma massa.

Acabei por escolher um casal de quadros superiores ( que ganham muito bem ) com 30 e picos que ganham muito bem mas não são de Lisboa e não querem viver cá para sempre.

Quando meti o meu apartamento no mercado também tive malta a ligar em desespero, a dizer que adiantavam 1 ano de rendas para passarem à frente, a dizer que tinham os filhos doentes... uma dizia que eram de Setúbal e tinham de mudar para Lisboa, que a situação familiar estava insustentável e que o casamento dela estava nas minhas mãos. Outra, quando disse que já tinha fechado negócio, começou a enviar-me documentação e a dizer que tinham dinheiro, que ganhavam bem e que iriam pagar sempre a tempo e horas. O IRS só tinha rendimentos do marido e não chegavam a 10k por ano.

Ok, gracias.
Em relação a bancos diferentes aceitarem a mesma avaliação, li que havia um projeto na assembleia de um partido para a avaliação ter uma validade e ser válida para todos os bancos, isto no caso, por exemplo, de o crédito não ser aceite ou de se mudar de banco.

O CV? Ele devia era pedir o sequenciamento do ADN. Está cada vez mais barato, dá para ver a origem mundial dos nossos genes e coisas do género...

[:D][:D][:D]

Oh Pastis vê lá se apanhas um daqueles Imaginary Scholars de Berkely. Ou algum licenciado em Protecção Civil pela UVC (Universidade do Vão de Escada).

Ok, gracias.
Em relação a bancos diferentes aceitarem a mesma avaliação, li que havia um projeto na assembleia de um partido para a avaliação ter uma validade e ser válida para todos os bancos, isto no caso, por exemplo, de o crédito não ser aceite ou de se mudar de banco.

A minha casa foi avaliada duas vezes no espaço de 4 meses. Uma pela entidade credora do antigo proprietário, para perceberem se face ao incumprimento deste, era vantajoso tomarem posse do imóvel. A outra pela entidade a quem contratei o crédito.

Na altura fiz as mesma questão e disseram-me que não dava para utilizar a anterior

Acabei por escolher um casal de quadros superiores com 30 e picos que ganham muito bem mas não são de Lisboa e não querem viver cá para sempre.

Pedir o CV é ridículo, primeiro pode ser falso depois não indicia rigorosamente nada.
A declaração de irs (com nota de liquidação) dos inquilinos (se necessário dos fiadores), e recibos dos 3 últimos ordenados contam imensamente mais.
Pedir CVs e falar de bazófia é cá uma pérola... faxavor LOL

E sim estou habituado a selecionar inquilinos

Pedir o CV é ridículo, primeiro pode ser falso depois não indicia rigorosamente nada.
A declaração de irs (com nota de liquidação) dos inquilinos (se necessário dos fiadores), e recibos dos 3 últimos ordenados contam imensamente mais.
Pedir CVs e falar de bazófia é cá uma pérola... faxavor LOL

E sim estou habituado a selecionar inquilinos

Acho que o Pastis tem uma função relacionada com RH, assim sendo é força do hábito. :)

Mas sim, um CV à minha maneira está à distância de um PC+Word. [:D]

Voltar
Superior