Tópico das Casas

Pedir o CV é ridículo, primeiro pode ser falso depois não indicia rigorosamente nada.
A declaração de irs (com nota de liquidação) dos inquilinos (se necessário dos fiadores), e recibos dos 3 últimos ordenados contam imensamente mais.
Pedir CVs e falar de bazófia é cá uma pérola... faxavor LOL

E sim estou habituado a selecionar inquilinos

Um CV diz muito mais sobre uma pessoa do que uma declaração de IRS. Mas se tu achas suficiente uma declaração de IRS e recibos de vencimentos é uma opção tua. Para mim: não é suficiente.

Acho que este tópico é de partilha e eu considero que pedir um CV é uma boa dica para quem quer colocar imóveis no mercado.
Informação sobre o inquilino: nunca é de mais.

Obviamente que eu não quero saber da veracidade do CV nem sequer é um elemento fundamental. É apenas um dado complementar.

Tu até percebeste mas a indignação é fácil...

Um CV diz muito mais sobre uma pessoa do que uma declaração de IRS. Mas se tu achas suficiente uma declaração de IRS e recibos de vencimentos é uma opção tua. Para mim: não é suficiente.

Acho que este tópico é de partilha e eu considero que pedir um CV é uma boa dica para quem quer colocar imóveis no mercado.

Obviamente que eu não quero saber da veracidade do CV nem sequer é um elemento fundamental. É apenas um dado complementar.

Se não queres saber da veracidade, é pointless.
Se saberes onde os inquilinos trabalham, é importante para depois contares aos amigos é contigo

No CV não vêjo Grande importância, mas na profissão sim.
Quando são solteiras e dizem que são massagistas com sotaque brasileiro ....soa logo o alarme[:D]

Se não queres saber da veracidade, é pointless.
Se saberes onde os inquilinos trabalham, é importante para depois contares aos amigos é contigo

Eu não disse nada disso...
Um CV ajuda a elaborar uma ideia do perfil de QQ pessoa, não apenas um candidato a trabalho ou um inquilino como neste caso.
Em vários cv's que me passaram, existiam alguns com telefone para pedido de referências.

Agora podes achar que é exagerado ou inútil? Sim. Mas cada um sabe de si... Eu faço as coisas de forma a minimizar risco.
Entre ver o CV e ignorar, prefiro ver.

Acho normal q aches abusivo mas só deves respeitar.
Não precisamos de estar de acordo.

Última edição:
Bem, pela parte que me toca, se algum potencial senhorio se lembrasse de me pedir o CV eu teria todo o gosto em virar-lhe as costas.
Pedir o CV é uma excentricidade que só funciona em alturas em que a procura de casas é muito maior que a oferta. Deixa a conjuntura mudar e vão ver para onde vão essas exigências todas.

Enviado por dispositivo móvel.

Eu não disse nada disso...
Um CV ajuda a elaborar uma ideia do perfil de QQ pessoa, não apenas um candidato a trabalho ou um inquilino como neste caso.
Em vários cv's que me passaram, existiam alguns com telefone para pedido de referências.

Agora podes achar que é exagerado ou inútil? Sim. Mas cada um sabe de si... Eu faço as coisas de forma a minimizar risco.
Entre ver o CV e ignorar, prefiro ver.

Mas acho normal q aches abusivo mas só deves respeitar.

Ter mais dados é sempre bom... a questão aqui é a qualidade dos mesmos para o fim a que se destinam.

Um CV e referências falsas é algo relativamente fácil de produzir e creio que é essa a questão aqui realçada por alguns users.

Relevante para mim é IRS com nota de liquidação, os últimos recibos de vencimento e fiadores. Esta última é algo que não se deve dispensar pois além dar uma garantia extra ao contrato de arrendamento da te um perfil do potencial de apoio extra ao teu inquilino.

Teres uns Pais, Tios, irmaos presentes e que apoiam o teu inquilino pode ser crucial num momento menos positivo que possam atravessar.

Para mim estas garantias são mais interessantes que mais 100/200/300€ todos meses.

Os contratos de arrendamento hoje em dia têm algum tipo de cláusula que invoque a nulidade do contrato caso as informações prestadas se revelem falsas?

Bem, pela parte que me toca, se algum potencial senhorio se lembrasse de me pedir o CV eu teria todo o gosto em virar-lhe as costas.
Pedir o CV é uma excentricidade que só funciona em alturas em que a procura de casas é muito maior que a oferta. Deixa a conjuntura mudar e vão ver para onde vão essas exigências todas.

Certíssimo. Eu compreendo bem pq dificilmente entregaria o meu CV para um fim deste género mas isso é um direito e de qq pessoa. A recusa é sempre possível...

Mas se o mercado permite uma segregação e selecção de candidatos mais rigorosa: o proprietário vai deixar de fazê-lo porquê?

Objectivamente qual é o teu argumento? Ideológico ( por achares que é devassa da vida privada). Mas, e pedir recibos de vencimento e IRS é assim tão diferente?

E se eu perguntar a profissão já posso?

Ter mais dados é sempre bom... a questão aqui é a qualidade dos mesmos para o fim a que se destinam.

Um CV e referências falsas é algo relativamente fácil de produzir e creio que é essa a questão aqui realçada por alguns users.

Relevante para mim é IRS com nota de liquidação, os últimos recibos de vencimento e fiadores. Esta última é algo que não se deve dispensar pois além dar uma garantia extra ao contrato de arrendamento da te um perfil do potencial de apoio extra ao teu inquilino.

Teres uns Pais, Tios, irmaos presentes e que apoiam o teu inquilino pode ser crucial num momento menos positivo que possam atravessar.

Para mim estas garantias são mais interessantes que mais 100/200/300€ todos meses.

Isso é base. O CV é informação complementar: quem não percebeu foi pq não quis.[;)]

No prazo de um ano quero investir em imóveis a precisar de renovação para colocar a arrendar. Será numa pequena cidade do Oeste com cerca de 40.000 habitantes.

Alguém quer dar uma dicas de cuidados a ter com arrendamentos a terceiros

Na cozinha ter gás natural ou tudo eléctrico?

Arrendamento já com águas/electricidade/gás incluídos ou a parte?

Estava a pensar em pedir 2 ou 3 rendas adiantadas e uma caução. Para selecionar os interessados, prova de contrato de trabalho, nota de liquidação do IRS, comprovativo agregado familiar.

Por fim, como vivo no estrangeiro nos meses que não estivesse no país seria uma familiar minha a tomar conta dos apartamentos.

No prazo de um ano quero investir em imóveis a precisar de renovação para colocar a arrendar. Será numa pequena cidade do Oeste com cerca de 40.000 habitantes.

Estava a pensar em pedir 2 ou 3 rendas adiantadas e uma caução. Para selecionar os interessados, prova de contrato de trabalho, nota de liquidação do IRS, comprovativo agregado familiar.

Por fim, como vivo no estrangeiro nos meses que não estivesse no país seria uma familiar minha a tomar conta dos apartamentos.

Colocaria tudo eléctrico, é menos um fornecedor.
Despesas água luz etc, devem estar fora.
Pede caução 2 ou 3 rendas e detalha todos os equipamentos da casa, no contrato.
Pedir IRS, nota liquidação, recibos ordenado e fiadores (com a mesma informação)

Curriculum vitae com certificado de habilitações...

Tudo 100% eléctrico. Nem penses muito no assunto... No longo prazo só te poupa chatisses e é menos um contrato a fazer.

Isso é base. O CV é informação complementar: quem não percebeu foi pq não quis.[;)]

Falando por mim, eu percebi que é mais um dado, como pode ser (e aqui alinhando ao tema do fórum) eu pedir o DUA do carro para perceber em que nome está e se não tem reservas de propriedade.

A questão é que eu acho (eu, atenção) que a veracidade dos dados está posta em causa num CV.

Como certamente saberás, até dentro do contexto, os CVs podem ter muita edição, pelo que num normal processo de arrendamento (assumindo que será para um imóvel banal) eu só aceitaria partilhar o meu CV caso o imóvel fosse algo único.

Há alguns anos atrás, para iniciar um processo de pré comora de um imóvel ali para os lados de Belas, o meu pai tve de aceitar um processo de análise pessoal de A a Z, mas lá está, era algo "Premium"... e quem queria entrar no jogo, tinha de aceitar.

Última edição:
Electrodomésticos na cozinha, estava a pensar só na máquina de lavar loiça, apenas.

Mas ao ser tudo eléctrico não irá afastar potenciais interessados? Toda a gente se queixa que a electricidade é cara...

Tenho algum receio relativamente ao gás natural, porque num prédio nem toda a gente se preocupa com o estado da tubagem ou se há fugas.

Não creio que o CV seja determinante na hora de alugar um imóvel, porque existe muitas pessoas com óptimos CVs que não gostam de pagar.

A minha familia tem alguns imóveis alugados a empresas e a particulares e num dos edificios somente com escritórios esta uma empresa de construção com nome na praça e com grandes obras e no entanto é a que mais dá trabalho porque exige tudo e mais alguma coisa e no entanto nunca paga a tempo e a horas. Por outro lado temos alguns inquilinos sem grande CV e que pagam sempre a tempo e a horas, especialmente os estrangeiros.

Última edição:
Electrodomésticos na cozinha, estava a pensar só na máquina de lavar loiça, apenas.

Mas ao ser tudo eléctrico não irá afastar potenciais interessados? Toda a gente se queixa que a electricidade é cara...

Tenho algum receio relativamente ao gás natural, porque num prédio nem toda a gente se preocupa com o estado da tubagem ou se há fugas.

Não percebo pq nao equipas a cozinha com os electrodomésticos todos.

Não percebo pq nao equipas a cozinha com os electrodomésticos todos.

É uma hipótese, mas estava a presumir que quem aluga um apartamento já tenha electrodomésticos, até mesmo por motivos higiénicos.

Tinha apenas em mente colocar máquina lavar louça, placa de cozinha e forno.

Voltar
Superior