Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.
Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro.
Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.
E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...
Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora?
É este cenário que eu já tentei expor aqui várias vezes.
Esta propagação, divulgação e "protagonismo" de Lisboa e Portugal no Estrangeiro pode-nos e vai-nos trazer consequências menos boas a longo prazo.
Mas os "gestores" e empresas parecem não querer saber disso.
O que interessa é que agora Lisboa é fashion e trendy e por isso há que difundir ao máximo... Porquê? Porque estávamos na mrde e vamos lá tentar ser uma potência turística pra virmos dizer que tá tudo bem pá e que somos muita bons e cenas... Esquecem-se que o emprego gerado pelo turismo mtas vezes é precário, e o turismo em si é uma coisa super sazonal, agr estamos na moda, muito por causa das ligações Low-Cost, e daqui a 5 anos?
Aposta em industria? Zero... Aposta em agricultura? Zero... Serviços? Mais ou menos, e os que vêm, vêm porque é "cool" e "fashion" Lisboa.. :sh)
Mas o turismo é que é! O problema é que o turismo em Portugal varia entre o turismo asqueroso (bifes ingleses que vêm só para apanhar grandes cadelas no Algarve, o chamado turismo de borrachera em Espanha) e o turismo de alto nível (€€€), como sempre, nunca se faz nada pela bitola média, 8 ou 80. [

]
Viajo bastante de avião e às vezes para tentar vencer o aborrecimento leio as revistas da TAP e não é rara a vez que vem uma entrevista a um alemão qlq ou holandês sobre a vida a Lisboa, a contar as experiências e blá blá blá, que Lisboa é tudo tão tradicional, tudo tão isto e aquilo (inserir termos de linguagem XPTO...), ou seja, fomentam ainda mais isto.
Eu acho que um país como Portugal não devia apoiar a sua economia e actividade no turismo, porque parece-me que o fazem por ser a "via fácil", mas eu sou apenas um xavalo a mandar uns bitaites pro ar, "desde la barra del bar" como dizem os Espanhóis. [

]