Tópico das Casas

Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.

Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro. :eek:

Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.

E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...

Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora? :rolleyes:

Provavelmente a Universidade e o turismo/Airbnb. Não esquecer que Évora é uma cidade muito turística além de toda a zona envolvente até ao Alqueva e Monsaraz.

Eu passo por Évora pelo menos uma vez por mês e vê-se cada vez mais turistas.

Mais outra prova de que as pessoas nao entregam casas ao banco por causa das subidas da euribor.

Conheço várias que entregam no anterior pico. Há quem possam suportar os 400€ a mais do exemplo do Vanquish e há quem não possa.

Se o mercado continuar a subir durante mais 5 ou 6 anos quer dizer que as casas de agora ainda estao baratas em relacao ao que vem aí.

Nao acredito em grandes subidas... estes 2/5 anos serão, imho, o countdown para a inversão do mercado, ou seja, a descida dos preços.

E se assim for, falamos de 10 anos em full power, o que é normal num ciclo económico...

Que estejamos todos por aqui para o comentar! [:D][;)]

Estás com os mesmos óculos de quem está actualmente no mercado imobiliário...

E, depois dos estrangeiros, o português compra o que é paga como?

Os salários dos portugueses subiu 50%? É que muitas casas nos arredores (onde os estrangeiros ainda não compram oi fazem no residualmente...) eu sei de aumentos em 10anos de 150/200.000€, ou seja, 2009 custaram menos de 300k...

A casa dos meus Pais em Carnaxide, um T3 totalmente remodelado, em 2012 valia 120k... hoje estão à venda por 200/2xx... e sem reformulações tão profundas como o dos meus Pais.

Outro exemplo, também em Carnaxide. Quando me divorciei, vendi o T2 num condomínio fechado por 190K (vendi em dez/2013), actualmente, está um à venda rigorosoamente igual (andar e tudo!) por 320K.

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...

Falaste há tempos q andavas a ver casas para sair da casa alugada. Encontraste alguma coisa?

Estás com os mesmos óculos de quem está actualmente no mercado imobiliário...

E, depois dos estrangeiros, o português compra o que é paga como?

Os salários dos portugueses subiu 50%? É que muitas casas nos arredores (onde os estrangeiros ainda não compram oi fazem no residualmente...) eu sei de aumentos em 10anos de 150/200.000€, ou seja, 2009 custaram menos de 300k...

A casa dos meus Pais em Carnaxide, um T3 totalmente remodelado, em 2012 valia 120k... hoje estão à venda por 200/2xx... e sem reformulações tão profundas como o dos meus Pais.

Outro exemplo, também em Carnaxide. Quando me divorciei, vendi o T2 num condomínio fechado por 190K (vendi em dez/2013), actualmente, está um à venda rigorosoamente igual (andar e tudo!) por 320K.

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...

Esse T2 que falas por 320k???
Lol
Olha lá bem: https://www.olx.pt/anuncio/apartamento-t2-para-venda-IDBUKHW.html

Falaste há tempos q andavas a ver casas para sair da casa alugada. Encontraste alguma coisa?

Tive um negócio avançado e outro quase fechado. Recuei a tempo... estes valores e consciência do vazio dos mesmos estão a boicotar qq passo q queira dar.

Vou deixar rolar e logo se vê.[;)]

Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.

Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro. :eek:

Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.

E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...

Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora? :rolleyes:

É este cenário que eu já tentei expor aqui várias vezes.

Esta propagação, divulgação e "protagonismo" de Lisboa e Portugal no Estrangeiro pode-nos e vai-nos trazer consequências menos boas a longo prazo.

Mas os "gestores" e empresas parecem não querer saber disso.

O que interessa é que agora Lisboa é fashion e trendy e por isso há que difundir ao máximo... Porquê? Porque estávamos na mrde e vamos lá tentar ser uma potência turística pra virmos dizer que tá tudo bem pá e que somos muita bons e cenas... Esquecem-se que o emprego gerado pelo turismo mtas vezes é precário, e o turismo em si é uma coisa super sazonal, agr estamos na moda, muito por causa das ligações Low-Cost, e daqui a 5 anos?

Aposta em industria? Zero... Aposta em agricultura? Zero... Serviços? Mais ou menos, e os que vêm, vêm porque é "cool" e "fashion" Lisboa.. :sh)

Mas o turismo é que é! O problema é que o turismo em Portugal varia entre o turismo asqueroso (bifes ingleses que vêm só para apanhar grandes cadelas no Algarve, o chamado turismo de borrachera em Espanha) e o turismo de alto nível (€€€), como sempre, nunca se faz nada pela bitola média, 8 ou 80. [:D]

Viajo bastante de avião e às vezes para tentar vencer o aborrecimento leio as revistas da TAP e não é rara a vez que vem uma entrevista a um alemão qlq ou holandês sobre a vida a Lisboa, a contar as experiências e blá blá blá, que Lisboa é tudo tão tradicional, tudo tão isto e aquilo (inserir termos de linguagem XPTO...), ou seja, fomentam ainda mais isto.

Eu acho que um país como Portugal não devia apoiar a sua economia e actividade no turismo, porque parece-me que o fazem por ser a "via fácil", mas eu sou apenas um xavalo a mandar uns bitaites pro ar, "desde la barra del bar" como dizem os Espanhóis. [:)]

O impacto Embraer não se sentiu no imediato, mas faz-se sentir a médio prazo. As contratações da Embraer aumentam de ano para ano e atraem a fixação de outras empresas do ramo como por exemplo a Mecachrome e Airolesa. Estas empresas estão a fixar em Évora jovens que vêm de todo o país e do estrangeiro. Como a oferta de arrendamento é escassa, os preços sobem.

Muita familia já estáva com a corda no pescoço quando os juros começaram a subir depois com o desemprego foi a machadada final.

Atualmente começam a ver-se prenúncios do passado, CH elevados por longos periodos e o credito ao consumo a aumentar desmesuradamente...

Está-se a formar um barril de pólvora.

O conteúdo da noticia vai no sentido do que mencionei ainda esta tarde....

Lol!!!

Basicamente desde 2007, valorizou 2,5x o preço de custo... [:)]

Está tudo doido... ainda há 7/8 meses fui ver aí um T4 por 400/415k... isto é cada um ser mais esperto q os outros... :sh)

Eu achar que 450k por um T3 era demais, mas havia um T3 a venda por 550k Lol
Se te lembrares / puderes saca infos daquilo que te enviei, estou com algum receio da legalidade e solidez para construírem. Mas parece ser interessante

Eu achar que 450k por um T3 era demais, mas havia um T3 a venda por 550k Lol
Se te lembrares / puderes saca infos daquilo que te enviei, estou com algum receio da legalidade e solidez para construírem. Mas parece ser interessante

Não acredito que se venda, nem sequer próximo disso. Os 320 do outro já são exagero...

Há malta a tentar o Euromilhões... :sh)

O resto, não te preocupes, on going. [;)]

Não acredito que se venda, nem sequer próximo disso. Os 320 do outro já são exagero...

Há malta a tentar o Euromilhões... :sh)

O resto, não te preocupes, on going. [;)]

Eu continuo a procura de diversificar, mas em Lisboa não estou a prever... vou vendo coisas mas quando vejo caves sem janelas a precisar de obras totais, a 6500€/ m2 numa paralela manhosa da AvLiberdade, só me apetece rir

O impacto Embraer não se sentiu no imediato, mas faz-se sentir a médio prazo. As contratações da Embraer aumentam de ano para ano e atraem a fixação de outras empresas do ramo como por exemplo a Mecachrome e Airolesa. Estas empresas estão a fixar em Évora jovens que vêm de todo o país e do estrangeiro. Como a oferta de arrendamento é escassa, os preços sobem.

A Mecachrome é uma empresa Francesa que fabrica os motores da F2 que são baseados nos antigos V8 da Renault F1, não sabia que também estão em Évora apr:)

Mas a embraer não está em Beja?

Évora é uma cidade absolutamente lindissima. Um centro histórico fabuloso. Mudava-me para lá já amanhã se arranjasse um bom emprego por lá.

Mesmo numa crise de imobiliário, os preços não descem da mesma maneira em todo o lado.

Mais uma vez a localização é essencial, e casas longe de transportes públicos e fora dos grandes centros e eixos, são logo as que colapsam em valor.

Mesmo no auge da última crise, os preços em Lisboa nos bons sítios não desceram grande coisa para não dizer nada.

Porto e Lisboa não conheço muito bem. Não posso prever, mas numa cidade média de Portugal litoral, em 2006 começaram a ser vendidos apartamentos no centro da cidade ainda em Construção por t1 150k t2 180k e t3 220k, crise de 2008 metade dos apartamentos por vender, começam a ser vendidos aos poucos e a custo até 2012 por menos 40k em cada uma das tipologias, novos. Foram todos vendidos a muito custo e a baixarem as calças que até metia impressão. Muita gente aproveitou e vive hoje num das melhores localizações a preço de arredores longínquos.

Desde 2016 que sempre que um desses apartamentos vem para o mercado está 1 semana à venda não mais que isso, usados médias t1 200k t2 250k t3 300k.
Portanto, a haver bolha a ver se isto pelo menos nesta cidade não vem por aí abaixo como no passado.
Entretanto começam a nascer nesta cidade construção um pouco por todo o lado a preços exorbitantes como seria de esperar, está-se tudo a aproveitar enquanto a vaca dá.

Évora é uma cidade absolutamente lindissima. Um centro histórico fabuloso. Mudava-me para lá já amanhã se arranjasse um bom emprego por lá.

Reconheço isso. Adoro Évora, mas para viver, no meu caso preciso do litoral...

Back