Tópico das Casas

Poente de inverno é muito agradável, de verão nem por isso [;)] Virado a sul com varanda tens um ambiente mais controlado de verão, a poente são horas a mais de sol de verão.

Não, não, bom bom é nascente para não levar com o sol e abrir portas para a luz chegar a outras divisões [:D]

Tenho sala a Norte, Cozinha a Sul, quartos a Norte, Este e Sul, escritório a Norte... A Oeste é a escada entre RC e 1º andar.

Depois tenho logradouro só meu a Norte, Sul e Oeste.

Poente de inverno é muito agradável, de verão nem por isso [;)] Virado a sul com varanda tens um ambiente mais controlado de verão, a poente são horas a mais de sol de verão.
Para controlar o sol basta um toldo. Para mim não existe qualquer dúvida, o lado em que gosto mais de estar é o poente.

Mas, pronto, eu sou um bocadinho lagarto, gosto de estar ao sol.

Nao podia discordar mais com a orientação que propões.
Para dias de muito calor (45-60 dias?) há toldos ou ficas dentro no conforto do AC, isto para exposição da sala a poente - a minha preferida e que até tenho 2 casas assim.

Nao é preciso extremar o PdN é porreiro para morar , mas longuíssimo de ser imbatível, como já se falou.

Totalmente de acordo.

Sempre Sul/Poente, aliás foi um dos critérios na minha recente aquisição.

A casa dos Pais era nascente/poente e gostava bastante de assistir ao pôr do sol, dei mais falta dele depois de sair lá de casa...[:D]

Depois tive numa casa exclusivamente virada a Sul. Espectacular no Inverno mas efectivamente muito quente no Verao, devia ter metido A/C mas, entretanto, divorciei me e sai de lá.

Depois disso já passei por alguns apartamentos e sinto muita falta do Sol. Na minha actual casa, tb com orientação nascente/poente mas, infelizmente, a Poente, tem 3 fdp de uns prédios que me lixam substancialmente o Sol... a Nascente vejo TODA a cidade de Lisboa ate perder definição.

Na nova, tenho dois quartos virados a nascente, um virado a nascente e Sul, outro apenas a Sul, a sala está toda para Sul (assim como a varanda) e a cozinha está a Sul/poente assim como a varanda.

Vejo a foz do Tejo a Sul/Poente.

Tenho aquecimento... e não tem a/c, algo a tratar no curto prazo.

Ter luz natural de qualidade num apartamento é altamente valorizavel principalmente a partir de determinado price range.

Como tudo, há tb gostos esquisitos... querer uma casa virada a Nascente/Norte para mim não tem qq sentido... mas há quem goste!

Como costumo dizer, desde que soube que há quem retire prazer de levar porrada e que lhe c@guem em cima, a partir daí... não estranho mais nada. [:D]

A minha casa actual é moradia isolada, portanto tenho as 4 fachadas.

Entre Abril e Outubro (metade do ano), o usufruto que faço das fachadas sul e poente é zero. As persianas das janelas destas duas fachadas têm de estar 100% fechadas entre as 12:00 e as 21:00 para não aquecer a casa.

Tem até aquele estilo kitsch de pobrezinho que fizeram questão de fotografar, como a humidade na parede da cozinha e o tecto mal rematado no quarto.

Pintaram as paredes interiores em pedra... que crime [8b]

E se eu te disser que conheço quem comprou uma moradia antiga sobre o douro, cuja recuperação esteve a cargo de um arquitecto famoso e que integrou a casa antiga com a nova, mandou "botar pladur" em todas as paredes originais que ficaram à vista.

[:D]

Eu seu fosse milionário sei bem bem onde investia o meu dinheiro, o mercado imobiliário em Portugal é uma mina de ouro, milhões de chineses, franceses, brasileiros, angolanos, europeus, a quererem vir para cá nos próximos anos/décadas.

Back