Nao podia discordar mais com a orientação que propões.
Para dias de muito calor (45-60 dias?) há toldos ou ficas dentro no conforto do AC, isto para exposição da sala a poente - a minha preferida e que até tenho 2 casas assim.
Nao é preciso extremar o PdN é porreiro para morar , mas longuíssimo de ser imbatível, como já se falou.
Totalmente de acordo.
Sempre Sul/Poente, aliás foi um dos critérios na minha recente aquisição.
A casa dos Pais era nascente/poente e gostava bastante de assistir ao pôr do sol, dei mais falta dele depois de sair lá de casa...[

]
Depois tive numa casa exclusivamente virada a Sul. Espectacular no Inverno mas efectivamente muito quente no Verao, devia ter metido A/C mas, entretanto, divorciei me e sai de lá.
Depois disso já passei por alguns apartamentos e sinto muita falta do Sol. Na minha actual casa, tb com orientação nascente/poente mas, infelizmente, a Poente, tem 3 fdp de uns prédios que me lixam substancialmente o Sol... a Nascente vejo TODA a cidade de Lisboa ate perder definição.
Na nova, tenho dois quartos virados a nascente, um virado a nascente e Sul, outro apenas a Sul, a sala está toda para Sul (assim como a varanda) e a cozinha está a Sul/poente assim como a varanda.
Vejo a foz do Tejo a Sul/Poente.
Tenho aquecimento... e não tem a/c, algo a tratar no curto prazo.
Ter luz natural de qualidade num apartamento é altamente valorizavel principalmente a partir de determinado price range.
Como tudo, há tb gostos esquisitos... querer uma casa virada a Nascente/Norte para mim não tem qq sentido... mas há quem goste!
Como costumo dizer, desde que soube que há quem retire prazer de levar porrada e que lhe c@guem em cima, a partir daí... não estranho mais nada. [

]