Tópico das Casas

Hum... a juntar a isto, há mais um dado, que não sei como anda nas grandes urbes, mas na parvónia que é o resto do país, já praticamente não há empreiteiros disponíveis.
Queres construir uma casa?
"Daqui a seis meses talvez consiga iniciar a obra, mas tem que ser já entregue para orientar equipas"
E isto é o que vou ouvindo cada vez mais amiúde.

Preço de construção novo neste momento considerem sempre entre 800€ e 1000€/m2, abaixo disso consegue-se mas é preciso um projecto muito bom (essencial para poupar na construção) e praticamente não ter dúvidas durante a obra.

Os "artistas" fazem casas novas por 500€/m2, mas o cliente paga a caixilharia, os cerâmicos, a carpintaria…

Talvez se consiga, com pessoas sérias e que trabalham por 850€/mês, e que trabalham para o lucro do cliente e não para o lucro deles…

Boa sorte.

Também não partilhas com a malta os teus investimentos sem risco e de elevada rentabilidade, és um cortes [:p]

Não vamos exagerar, há risco em tudo. [:p]

Até atravessar a estrada na passadeira é um risco.

Construir por 500€/m2, pode também ser um risco. Mas pagar 1500 euros também pode ser um risco de pagar algo caro e mal feito. Riscos existirão sempre, o que é necessário é ponderá-los bem.

Em conversa com um Eng.º, amigo da minha familia e meu cliente, hoje ao almoço disse-me que estão a acabar de fazer uma casa para um familiar.

200m2 por cada andar, dois andares, mais garagem e bons acabamentos.

€320K de preço final , para os lados de cascais.

Isto é tudo tão subjectivo .....

Tenho um familiar que gastou mais de 500 mil euros na recuperação de uma casa 100 km a Norte de Lisboa. Tem 3 andares, mas áreas mais pequenas que as que referes, tem talvez 300 m2 no total. Mas só em pedra foram dezenas de milhares de euros. Só as pedras das janelas têm para aí uns 15 cm de altura .....

Isto é tudo tão subjectivo .....

Tenho um familiar que gastou mais de 500 mil euros na recuperação de uma casa 100 km a Norte de Lisboa. Tem 3 andares, mas áreas mais pequenas que as que referes, tem talvez 300 m2 no total. Mas só em pedra foram dezenas de milhares de euros. Só as pedras das janelas têm para aí uns 15 cm de altura .....

Certo, estou a falar de bons acabamentos, não de luxo.

Essa construção com pedra é cara, não só pela mão de obra, como pelo preço e transporte do material.

É como tudo na vida.

No meu caso já sei que a casa vai ficar um pouco mais cara, dado que irei construir num terreno com relevo....

Como isto ainda vai demorar bastante tempo, vou colocando aqui os updates.

Hum... a juntar a isto, há mais um dado, que não sei como anda nas grandes urbes, mas na parvónia que é o resto do país, já praticamente não há empreiteiros disponíveis.
Queres construir uma casa?
"Daqui a seis meses talvez consiga iniciar a obra, mas tem que ser já entregue para orientar equipas"
E isto é o que vou ouvindo cada vez mais amiúde.

Preço de construção novo neste momento considerem sempre entre 800€ e 1000€/m2, abaixo disso consegue-se mas é preciso um projecto muito bom (essencial para poupar na construção) e praticamente não ter dúvidas durante a obra.

Os "artistas" fazem casas novas por 500€/m2, mas o cliente paga a caixilharia, os cerâmicos, a carpintaria…

Talvez se consiga, com pessoas sérias e que trabalham por 850€/mês, e que trabalham para o lucro do cliente e não para o lucro deles…

Boa sorte.

A ultima conversa que tive relacionada com o tema foi "Os orçamentos estão todos 20/30% a mais que o anterior, e rezo para que eles aceitem fazer a obra" a justificação, é que o pessoal mesmo fora de Lisboa, já começa a tabelar pelo preço de Lisboa, isto a pouco mais de 100km no litoral.

Estás a ser enganado, o MVA consegue construção de LUXO a 700€/m2. Onde é que roubam o material?

Leiam antes de comentar por favor.

É 700 o m2 mas é uma remodelação. Não é construção nova de raiz. Vou gastar 90 mil euros em obras de remodelação num apartamento

1000€m2 novo?

isso é uma pechincha e claramente não em Lisboa ou sequer arredores [:p]

Estou na fase de orçamento para a minha e estou com orçamentos de 540€/m2 já com muros exteriores, pavê no caminha dos carros desde a frente até à traseira da casa e também o caminho do portão de entrada a pé até à porta, assim como lancil nas beiras.

E o material não é do rasca, bloco artebel, capoto/massa Weber, etc.

Depende da localização, à zonas onde construir ainda é "barato".

De tudo o que se vai lendo por aqui, é esperar pelo estouro ou emigrar de novo, que isto não está para os portugueses

Estou na fase de orçamento para a minha e estou com orçamentos de 540€/m2 já com muros exteriores, pavê no caminha dos carros desde a frente até à traseira da casa e também o caminho do portão de entrada a pé até à porta, assim como lancil nas beiras.

E o material não é do rasca, bloco artebel, capoto/massa Weber, etc.

Depende da localização, à zonas onde construir ainda é "barato".

Se fechares por 540, aviso já para meteres um fiscal isento e é para andares sempre em cima da obra, com um caderno de quantidades e medições bem feito e cumprido, dificilmente se faz com esse preço, seja onde for. E tentar ver o portefólio de trabalhos anteriores.

Depois de estar feito e tapado, só deus sabe o que vê por aí. Nesta altura que falta profissionais a sério é cada artista que aparece :sh) e empreiteiros é igual. Fazer todos fazem, fazer bem é que não é para todos.

A 540€ o m2 compensa trazer a equipa para Lisboa/arredores, alugar uma moradia por uns meses e pagar-lhes as refeições e transporte ao fim de semana para casa que ainda sobra dinheiro numa obra de raiz.

Se fechares por 540, aviso já para meteres um fiscal isento e é para andares sempre em cima da obra, com um caderno de quantidades e medições bem feito e cumprido, dificilmente se faz com esse preço, seja onde for. E tentar ver o portefólio de trabalhos anteriores.

Depois de estar feito e tapado, só deus sabe o que vê por aí. Nesta altura que falta profissionais a sério é cada artista que aparece :sh) e empreiteiros é igual. Fazer todos fazem, fazer bem é que não é para todos.

A 540€ o m2 compensa trazer a equipa para Lisboa/arredores, alugar uma moradia por uns meses e pagar-lhes as refeições e transporte ao fim de semana para casa que ainda sobra dinheiro numa obra de raiz.

Só tenho pedido orçamentos ou a empreiteiros conhecidos que já conheço as obras deles (e o que estou inclinado tenho familiares com obras feitas por ele por isso conheço muito bem), ou empreiteiros com nome na zona. Acredita que o mais caro que tive foi a 600€/m2. Nenhum deles é artista que tenha caído agora do céu, são empreiteiros que se aguentaram mesmo nos anos de crise com trabalho porque têm qualidade e clientes para isso, por isso estou descansado em lhes entregar a obra (principalmente ao que estou inclinado para entregar a obra).

Continuo a dizer que a zona influencia muito. Um projecto a 30km daqui custa 5000€, eu fiz o meu por 2200€ e o preço médio dos gabinetes aqui anda nos 3000€.

Não é em Lisboa. É numa capital de distrito a norte de Lisboa. [;)]

E entretanto já consegui perceber, com um contacto ao almoço, que a menos de 20 kms da cidade andam a fazer construções a menos de 500 euros o m2. Ainda não sei que empresa é, mas em poucas dezenas de kms as diferenças podem ser significativas.

Não fica mais barato ires pra Figueira?

Leiam antes de comentar por favor.

É 700 o m2 mas é uma remodelação. Não é construção nova de raiz. Vou gastar 90 mil euros em obras de remodelação num apartamento

Isso significa que o apartamento tem 130 metros quadrados.

Como raio se gasta 90 mil euros a remodelar um apartamento desses?????

Isso significa que o apartamento tem 130 metros quadrados.

Como raio se gasta 90 mil euros a remodelar um apartamento desses?????

Com material de luxo.
Com mármores, madeira maciça de carvalho, vidros triplos, piso radiante, etc.

Acho que só em torneiras xpto estão orçamentados mais de 7 mil euros. Esta custa 1400 euros por exemplo:

AXOR-products-AXORMontreux-bridge-mixer-washbasin-1600x1200.jpg

Last edited:
Acho que nunca conseguiria dar tanto por algo que só vou usar apos ir à sanita.

Entendo os vidros triplos, e até o chão radiante.

Mas mármore, madeira maciça e objectos de luxo seria algo que nunca colocaria. Gosto pessoal.

Não é muito dificil fazer "explodir" um orçamento quando se quer tudo de luxo ou topo de gama.

A placa de indução topo-de-gama da Míele custa 5 mil euros por exemplo. O marmore Calacatta anda nos 700 euros/m2. As banheiras em pedra maciça da Porcelanosa custam 5 mil euros (sim, uma banheira pode custar 5k !!). Agora multiplica isto pelos milhentos items que há numa obra e facilmente gasta-se 200 mil euros a remodelar um apartamento de 130 m2, quando o dono do apartamento tem um bolso sem fundo.

O céu é o limite.

Confundir luxo com utilidade e necessidade....

Essas torneiras, principalmente a 1ª, é de uma impraticabilidade ridícula, nem de graça. A minha avó tinha umas parecidas que substituiu nos anos 80.

Acho que nunca conseguiria dar tanto por algo que só vou usar apos ir à sanita.

Entendo os vidros triplos, e até o chão radiante.

Mas mármore, madeira maciça e objectos de luxo seria algo que nunca colocaria. Gosto pessoal.

Há vários items que são dispensáveis, obviamente que se vive bem sem eles.
Mas se há coisa que para mim é absolutamente indispensável é o soalho em madeira maciça. Nem que seja um soalho barato (há soalhos a 30 euros o m2). A casa fica logo muito mais acolhedora com o pavimento em madeira maciça. Faz toda a diferença para mim.

Back