Tópico das Casas

Viver no centro de Lx e Porto é facil sem carro e usando o transporte público. Em último caso e para desenrascar uma emergÊncia há sempre o taxi.

E alugar carro ao domingo também não vejo grande stress. Quando morei no Porto tinha ao lado de casa a europcar que estava aberto todo o ano excepto Natal e ano novo. E que tipo de emergências é que um táxi ou uma ambulância não resolvem?

Imaginem que têm uma emergência de saúde com um familiar a 300km de distancia.

Não só teriam de pedir o Taxi e esperar pelo mesmo (logo aqui vai-se facilmente meia hora), como o mesmo iria custar uns €400 (?) e, por fim, certamente não iriam a 200 em AE pois um taxista certamente preza manter a sua carta pois precisa dela para trabalhar.

Conclusão, possivelmente demorariam mais 1h/1h15m e o que gastariam no Taxi daria para comprar um chasso com 20 anos

Eu e muitos amigos meus moramos no centro de Dublin, nao temos família nas proximidades e nao temos carro aqui. Se houver uma emergencia a meio da noite, chama-se um táxi, demoram cerca de 5 minutos a chegar.

Situação muito diferente. Obviamente que um emigrante a viver numa ilha nem com um Veyron se safava numa situação dessas pois está sempre dependente de um voo.

A não ser que se vá para outro tipo de luxo na mobilidade, o jato privado

Na realidade as cenas de marca branca deles são mais baratas que as cenas de marca branca do jumbo, continente ou pingo doce.

Eu fazia pelo Jumbo e pelo Continente até tentar o ECI. Agora não volto mais aos dois primeiros. O site do ECI é brutalmente melhor e o preço não acho muito diferente.

Não fazia ideia, tenho de ir ver isso ;)

Imaginem que têm uma emergência de saúde com um familiar a 300km de distancia.

Não só teriam de pedir o Taxi e esperar pelo mesmo (logo aqui vai-se facilmente meia hora), como o mesmo iria custar uns €400 (?) e, por fim, certamente não iriam a 200 em AE pois um taxista certamente preza manter a sua carta pois precisa dela para trabalhar.

Conclusão, possivelmente demorariam mais 1h/1h15m e o que gastariam no Taxi daria para comprar um chasso com 20 anos

1) Se existir uma emergência de saúde com um familiar a 300 km de distância não é por tu chegares lá daqui a 5 horas ao invés de chegares daqui a 3 horas que ele vai morrer. Certamente que estará a ser tratado por uma equipa médica que o foi buscar a casa de ambulância. Tu estares lá ou não estares não faz qualquer diferença na sobrevivência da pessoa.

2) Não precisas de um taxi, nem sequer de um carro. Aliás, neste caso ainda bem que não és proprietário de um automóvel. Com os nervos o mais certo era teres um acidente. Apanha um comboio. Se o familiar morar no Porto apanha um avião, entre TAP e Ryanair, tens voos de hora-a-hora. No limite, se insistes mesmo em ir de carro, aluga um carro. Se forem 4 da manhã, chamas um taxi até ao aeroporto e aí alugas um carro. Se não estou em erro no aeroporto há rent-a-car abertos 24h.

3) Entre pedir o taxi e este chegar passam-se no máximo 15 minutos, não meia hora.

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

1) Se existir uma emergência de saúde com um familiar a 300 km de distância não é por tu chegares lá daqui a 5 horas ao invés de chegares daqui a 3 horas que ele vai morrer. Certamente que estará a ser tratado por uma equipa médica que o foi buscar a casa de ambulância. Tu estares lá ou não estares não faz qualquer diferença na sobrevivência da pessoa.

2) Não precisas de um taxi, nem sequer de um carro. Aliás, neste caso ainda bem que não és proprietário de um automóvel. Com os nervos o mais certo era teres um acidente. Apanha um comboio. Se o familiar morar no Porto apanha um avião, entre TAP e Ryanair, tens voos de hora-a-hora. No limite, se insistes mesmo em ir de carro, aluga um carro. Se forem 4 da manhã, chamas um taxi até ao aeroporto e aí alugas um carro. Se não estou em erro no aeroporto há rent-a-car abertos 24h.

3) Entre pedir o taxi e este chegar passam-se no máximo 15 minutos, não meia hora.

1) Obviamente, isso não se discute. Mas pode ser a diferença entre ver a pessoa ou ela já ter ido desta para melhor. E apesar de não o ter referido era mais isso que queria exemplificar.

2) Sim, até pode não ser bom conduzir nessas condições (embora possas sempre pedir a outra pessoa que esteja contigo). Mas acho que estás a pensar apenas no mundo onde apenas Lisboa e Porto existem.

Há todo um país que não tem aeroportos por perto, aliás, nem sequer linha de comboio.

Entre pedir Taxi, ver se há um avião, comprar o bilhete, check in, vôo, e check out. Depois alugar um carro etc etc. Ou entre comprar o bilhete, apanhar o comboio, ou BUS, mais apanhar um táxi no fim etc., perde-se imenso tempo. Não é eficaz porque não vais direto. Aliás eu até costumo ter sempre pelo menos 1/4-3/8 de depósito para estar sempre preparado para uma eventualidade.

Pode ser problema meu que não imagino uma vida sem carro, mas há n situações em que ter um carro à porta é imbatível. Negar isso é negar o óbvio e negar as deficiências dos TP por esse país fora. Mais uma vez, PT não é Lx e Porto.

3) Que sejam 15m, pouco altera o meu raciocínio. Se for um Uber provavelmente até é mais rápido que os 15m. No Porto, em média, os Uber demoram 4m a chegar ao local do cliente. Em Lisboa é um pouco mais.

Last edited:

Aos 11 segundos.

30minutos já é muito...

ClioIIIRS acho que é mais fácil dizer pura e simplesmente que não se abdica de ter carro.
Estar em Lisboa e querer ir ao sítio X, pagar por exemplo 5 euros por 3 horas de parque, assim a pessoa encontre lugar, pode tornar uma ida de taxi interessante.
O carro fica para outros trajectos.

Acertaste na mouche nesta parte:

deficiências dos TP

As greves constantes dos TP serão provavelmente o que demove mais as pessoas de se livrarem do carro. Se eu não tiver carro e o metro/carris estiverem em greve, para ir trabalhar tenho de chamar um taxi e também regressar de taxi gastando uns 20 ou 30 euros na soma das duas viagens. E não ter carro também só compensa para quem mora e trabalha dentro das cidades de Lisboa e Porto. Eu trabalho em Alfragide, pelo que morar no centro de Lisboa e ir de TP para o trabalho é bastante complicado (ainda que possível).

Eu, que até estou num forum de carros, alinho pela secção que não era capaz de viver sem ele em lisboa.

Depois como é que eu ia subir a arrábida quando tenho insónias?[:)]

Aos 11 segundos.

30minutos já é muito...

Dificilmente há melhor exemplo daquilo que estou a tentar explicar.

Aliás por acaso lá atrás não me lembrei desse vídeo, mas na altura quando vi isso também me deixou impressionado.

É daquelas alturas na vida em que tudo o que é racionalidade vai fora da janela e que podemos agradecer ao automóvel e à sua democratização que nos permite ter uma enorme mobilidade.

ClioIIIRS acho que é mais fácil dizer pura e simplesmente que não se abdica de ter carro.
Estar em Lisboa e querer ir ao sítio X, pagar por exemplo 5 euros por 3 horas de parque, assim a pessoa encontre lugar, pode tornar uma ida de taxi interessante.
O carro fica para outros trajectos.

Sim, Taxi ou Uber em Lx, assim como o metro que nalguns casos até nem é muito demorado, nomeadamente quando não há trocas de linha e quando são viagens curtas, são excelentes opções sobretudo pela questão do estacionamento.

Estacionar num parque subterrâneo na baixa por exemplo custa os olhos da cara.

Nisso não podia concordar mais ;)

Acertaste na mouche nesta parte:

deficiências dos TP

As greves constantes dos TP serão provavelmente o que demove mais as pessoas de se livrarem do carro. Se eu não tiver carro e o metro/carris estiverem em greve, para ir trabalhar tenho de chamar um taxi e também regressar de taxi gastando uns 20 ou 30 euros na soma das duas viagens. E não ter carro também só compensa para quem mora e trabalha dentro das cidades de Lisboa e Porto. Eu trabalho em Alfragide, pelo que morar no centro de Lisboa e ir de TP para o trabalho é bastante complicado (ainda que possível).
e também depende do trabalho, se tens um trabalho que obrigue a deslocações constantes convém ter carro pela comodidade
no meu caso é facil ter 6 a 10 reuniões fora do escritório com clientes, e não conto com almoços (e às vezes jantares) de trabalho.

Epá alma bairrista é das coisas mais fatelas que Lisboa tem.

YeYeYé Alfama é que é...[:vm)]
Por falar nisso está para breve mais uma sessão de desdentados a marchar...

Olha, eu tenho imensas saudades de passear na ribeira a ouvir as peixeiras aos berros com aquele sotaque tipico. Idem para quando ia ao bolhão.
E não estou a gozar, tenho imensas saudades mesmo. Era uma característica bairrista do Porto que adorava.

Reformulando então: Tipicamente quando se contrai um CH definem-se taxas a pagar quando se fizer amortizaçoes ao empréstimo. A minha questão é qual é a margem de manobra para negociar esta alínea em especifico. É possível reduzir estas taxas a quase zero? Isto porque tenho ideia de ter lido aqui que alguem andava em negociaçoes com o banco a tentar propor uma amortizaçao sem penalizaçoes... mas posso ter lido mal [:cool:]
tenho a ideia (o melhor é leres na escritura ou consultares o banco) que amortizações até 50% do valor em dívida não tem amortização, e 50% ou mais tem 0,5% de amortização.

hoje tive uma surpresa em relação ao custo de habitação em Lisboa, e uma constatação que os preços estão completamente fora de pé.

uma pessoa conhecida (alemã) recusou uma proposta, supostamente irrecusável, para vir para uma função de direcção de uma grande empresa multinacional porque (afinal) não compensava. Razão: custo da habitação

em causa estava manter ou melhorar as condições que tinha na alemanha, e no Parque das Nações não se safou e acabou por recusar a proposta
a multinacional em causa é de grande prestígio e com ordenados bem acima da média, e de certeza que a esmagadora maioria que por aqui anda não pensava 1x para aceitar [:D]

Voces viram o 6ª às 9?
Na parte final ficamos a saber mais uma das realidades da cidade, as rendas minúsculas para funcionários do Estado.
Seja lá o que for a classe média, temo que não voltará a habitar a cidade.

hoje tive uma surpresa em relação ao custo de habitação em Lisboa, e uma constatação que os preços estão completamente fora de pé.

uma pessoa conhecida (alemã) recusou uma proposta, supostamente irrecusável, para vir para uma função de direcção de uma grande empresa multinacional porque (afinal) não compensava. Razão: custo da habitação

em causa estava manter ou melhorar as condições que tinha na alemanha, e no Parque das Nações não se safou e acabou por recusar a proposta
a multinacional em causa é de grande prestígio e com ordenados bem acima da média, e de certeza que a esmagadora maioria que por aqui anda não pensava 1x para aceitar [:D]

Há uns anos fui duas semanas à Dortmund para o kick-off dum projeto e meus peers andavam todos de Audis A5, cortesia da empresa. Eu andava a discutir 12€ do meu daily allowance que me descontavam porque o hotel oferecia o pequeno-almoço. É lixado.

Um pouco como o que aconteceu nos anos 80 com imigrantes africanos dos PALOPs, só que esses vinham para as amadoras, odivelas, etc. Ou como os monhés que vinham para a Mouraria.

Curiosamente os franceses em Lisboa já ultrapassaram largamente os chineses no que respeita a compra de habitação. Nas habitações vendidas a estrangeiros os chineses representam 13% do total enquanto que os franceses representam 20%.

Mas isso tem a ver com a questão da tributação em IRS dos reformados com altos valores de reforma. E sai mais barato viverem em Portugal e com melhor clima. Tenho ideia disso.

Há uns anos fui duas semanas à Dortmund para o kick-off dum projeto e meus peers andavam todos de Audis A5, cortesia da empresa. Eu andava a discutir 12€ do meu daily allowance que me descontavam porque o hotel oferecia o pequeno-almoço. É lixado.

É coisa que invejo os alemães....principalmente os que vivem do lado da fronteira Holandesa e deixam o carro em nome do pai ou do irmão (bora comprar BMW's de topo, mercedes....sei até de um que teve a lata de comprar um RCZ-R novo e ir-se rir na cara dos holandeses [:D]). São uns tipos 5 estrelas os alemães [:D]

É coisa que invejo os alemães....principalmente os que vivem do lado da fronteira Holandesa e deixam o carro em nome do pai ou do irmão (bora comprar BMW's de topo, mercedes....sei até de um que teve a lata de comprar um RCZ-R novo e ir-se rir na cara dos holandeses [:D]). São uns tipos 5 estrelas os alemães [:D]

Impossível.
Esse homem era um português disfarçados [:)][:)]

Pois, PdN, é normal o preço absurdo. T3 abaixo dos 400k é quase impossível.
Pessoalmente não gosto nada dessa zona. A única coisa que me agrada aí é a proximidade ao rio.

Aqui remo contra a maré: a generalidade das pessoas adoram o PdN e Telheiras. Já eu detesto essas zonas.

No que diz respeito à Alemanha, tenho ideia que as casas lá são mais baratas que em Lisboa. Mas poderei estar enganado.

Back