Tópico das Casas

Eu tenho visto imensas notícias de consultorias e imobiliárias a tentar convencer o pessoal que o boom ainda agora começou. Na minha opinião é insustentável se continuar o preço das casas começar a subir e os juros também. Ok há que ter em conta o boom de turistas e estrangeiros, mas Portugal já tinha este clima e estas pessoas simpáticas durante a crise e eles não vieram. Acho que o investimento imobiliário estrangeiro é de modas. De momento Lisboa está na moda, mas não me parece que se outra cidade passar a estar na moda eles mudem o foco.

Hoje em dia tudo é de modas, as modas são criadas com um objetivo, ganhar dinheiro a curto prazo

Não percebo como é que há pessoas que acham que é boa aposta comprar quando o produto está em alta, mas td bem, para alguém ganhar alguém tem que perder

Depois outra coisa que me faz ainda mais confusão, como é com o preço atual das casas, com estes spreads e com a perspetiva das taxas de juro a subir e acrescentando a tudo isto o que aconteceu no passado recente ainda hajam pessoas a atirarem-se de cabeça sem se informarem minimamente:confused:

A loucura ainda vai andar por aí mais uns meses ou mesmo 1 ano ou mais, nunca sabemos quando corrige. Mas claramente já se está na fase da "p*** da loucura" que costuma preceder a implosão, os sinais estão todos aí. É vender enquanto dá [:p]

Vão haver restrições ao crédito este ano, a partir do Verão
Os negócios imobiliários podem arrefecer, pelas limitações de acesso ao crédito

https://eco.pt/2018/02/01/banco-de-...oncessao-de-credito-ao-consumo-e-para-a-casa/

Exactamente, para não falar na subida esperada dos juros. E cá sempre existiu uma relação muito directa entre crédito (facilidade de acesso, taxas de juro, etc) e o preço de mercado do imobiliário.

Não sou grande "Zandinga" em economia, mas creio que num ano se irá notar o tal arrefecimento que falas.

Agora temos de distinguir que em Portugal há um mercado claramente bolha, fruto do turismo/moda, e outro doméstico em zonas fora dessa influência. Estes mercados não irão reagir da mesma forma às mudanças que se esperam no crédito.

Ou isso ou então optar por esta solução a bold:

Isto anda mesmo tudo louco...
Tenho um amigo numa imobiliária que me anda a tentar convencer a gastar €, (sem sucesso, não vou gastar[:D]), e nisto arranjou comprador para o meu apartamento por 160000€[:D]:sh)

Estamos a falar de um T2, até pequeno, comprado em 2012 novo por 102.500€:sh)

Não, não é em Lisboa.

Dá vontade de vender e ir abancar na casa dos papás até a nova crise chegar lool

[:D][:D][:D]

Para complicar as coisas houve um interregno de uns 3-4 anos em que as pessoas nao compraram casa, a banca passou a dar crédito recentemente o que fez com que as pessoas que esperaram esse tempo todo estao no mercado á procura de casa.

Os precos vao deixar de subir daqui a uns tempos, mas baixarem de forma significativa, duvido muito. Nao vai ser uma subida nas taxas de juro de 1% que vai fazer com que as coisas mudem. Acho que mais rapidamente vai ser a saturacao no mercado de airbnb e a diminuicao da procura que vai fazer com que o mercado acalme.

Finalmente começo a ver a luz ao fundo do túnel... Depois de 3 meses de obras, faltam menos de duas semanas para mudar de casa. Resumindo:
- Aplicação de estuque em "todas" as paredes interiores da moradia;
- Substituição de rodapés por novos maciços;
- Substituição de madeiras deterioradas (guarnições e aduelas) por novas;
- Substituição de todos os tectos falsos (excepto 2 pequenos de wc, e reparação do corredor);
- Pintura integral do interior da moradia;
- Remoção das escadas de madeira existentes e substituição por escadas metálicas forradas a madeira;
- Construção de WC de serviço no piso 0;
- Revisão da instalação eléctrica e correcção de irregularidades (era de 2014);
- Aumento do nº de tomadas eléctricas;
- Colocação de tomadas de antena nos quartos e aumento do número das existentes na sala;
- Pré-instalação de AC em 4 compartimentos;
- Remoção do recuperador de calor do 1º piso e construção de parede falsa em pladur, para passagem interior de conduta de exaustão de salamandra do Piso 0. Assim aqueço a sala/escritório do Piso 1;
- Substituição do piso flutuante existente (11 m2);
- Correcção da zona superior de 2 vãos de porta, e respectivas portas;
- Abertura de 2 vãos de porta, com respectivas portas novas;
- Colocação de rodapés cerâmicos;
- Colocação de 15 focos LED;
- Revisão da instalação de gás;
- Colocação de diversas portadas em alumínio.

Deve faltar aqui algumas coisas...

Finalmente começo a ver a luz ao fundo do túnel... Depois de 3 meses de obras, faltam menos de duas semanas para mudar de casa. Resumindo:
- Aplicação de estuque em "todas" as paredes interiores da moradia;
- Substituição de rodapés por novos maciços;
- Substituição de madeiras deterioradas (guarnições e aduelas) por novas;
- Substituição de todos os tectos falsos (excepto 2 pequenos de wc, e reparação do corredor);
- Pintura integral do interior da moradia;
- Remoção das escadas de madeira existentes e substituição por escadas metálicas forradas a madeira;
- Construção de WC de serviço no piso 0;
- Revisão da instalação eléctrica e correcção de irregularidades (era de 2014);
- Aumento do nº de tomadas eléctricas;
- Colocação de tomadas de antena nos quartos e aumento do número das existentes na sala;
- Pré-instalação de AC em 4 compartimentos;
- Remoção do recuperador de calor do 1º piso e construção de parede falsa em pladur, para passagem interior de conduta de exaustão de salamandra do Piso 0. Assim aqueço a sala/escritório do Piso 1;
- Substituição do piso flutuante existente (11 m2);
- Correcção da zona superior de 2 vãos de porta, e respectivas portas;
- Abertura de 2 vãos de porta, com respectivas portas novas;
- Colocação de rodapés cerâmicos;
- Colocação de 15 focos LED;
- Revisão da instalação de gás;
- Colocação de diversas portadas em alumínio.

Deve faltar aqui algumas coisas...

vê que façam isso muito bem feito porque ainda há dias a casa de um conhecido ía ardendo com um fogo iniciado numa dessas coisas

vê que façam isso muito bem feito porque ainda há dias a casa de um conhecido ía ardendo com um fogo iniciado numa dessas coisas

Pladur A1 isolado com lã de rocha em todos os pontos; à excepção das grelhas de ventilação.

Gostava de ter acompanhado essa fase da obra, até porque se cruza com a minha área profissional, mas não foi possível. [8b]

PS: Esqueci-me da colocação de duas vigas de betão sob a chaminé, que estava assente em 2 barrotes de madeira.
PPS: Esqueci-me ainda da reparação e envernizamento do soalho original (1947)

muito bem, mas vê que nenhum habilidoso das outras especialidades lá tenha passado alguma coisa,
no caso que falo o habilidoso do electricista passou lá fiarada, quando começou a arder até fumo saía pelo quadro electrico,
nem cheguei a saber se não foram até os cabos e/ou tubagens que iniciaram o fogo

Pladur A1 isolado com lã de rocha em todos os pontos; à excepção das grelhas de ventilação.

Gostava de ter acompanhado essa fase da obra, até porque se cruza com a minha área profissional, mas não foi possível. [8b]

PS: Esqueci-me da colocação de duas vigas de betão sob a chaminé, que estava assente em 2 barrotes de madeira.
PPS: Esqueci-me ainda da reparação e envernizamento do soalho original (1947)

muito bem, mas vê que nenhum habilidoso das outras especialidades lá tenha passado alguma coisa,
no caso que falo o habilidoso do electricista passou lá fiarada, quando começou a arder até fumo saía pelo quadro electrico,
nem cheguei a saber se não foram até os cabos e/ou tubagens que iniciaram o fogo

Teoricamente não existem essas zonas de coabitação entre áreas técnicas. a conduta, nas zonas em que se encontra junto a algum elementos construtivo/instalação técnica, encontra-se isolada com lã de rocha.

No entanto, antes de acender a salamandra vou "passear" dentro do telhado para uma verificação final.

Situação desagradável... A seguradora onde trabalho tem uns milhões para pagar devido à incompetência de alguns artistas [8b]

Vender agora inflacionado para comprar inflacionado, só se não se precisar de casa. Ou vender para depois ir arrendar a preços inflacionados também não me parece que faça sentido. Mais, vender inflacionado e não comprar de seguida, implica pagamento de mais valias avultadas.

Quanto à bolha, quando em Lisboa centro 25% são compradas por estrangeiros e uma boa parte são compradas a PP, não me parece que venha aí catástrofe. Também não me parece que haja muito espaço (área) por onde a oferta possa aumentar drasticamente...

Fora de Lisboa centro ou Porto centro, aí sim, pode haver bolha se os imóveis estão a ser comprados com recurso a crédito. Mas aí os preços estão agora a voltar aos valores pré-crise ou pouco mais...

Tens autoestrada da ericeira ate lisboa. 30-45 minutos.

Eu preferia mais fazer 30-45 minutos do que 1 hora na ic 19. E a qualidade de vida que se tem nessa zona é top.

Depois claro depende dos horarios e da condicao financeira...porque AE todos dias nao sai barato

Voltar
Superior