Tópico das Casas

Depois ficou bem pior, acredita.
Basta passar em qualquer rua de Amadora, Loures, Odivelas, Seixal, etc.
Estes concelhos foram construidos praticamente depois dessa lei ter saído.

Ou basta passar em freguesias que praticamente não existiam antes dessa lei ter saido em 1951, como Benfica por exemplo.

Isto é o pré-1951:

intendente1a.jpg

lapa.jpg

E isto é o pós-1951:

images

marquises-r.faria.vasconcelos+(2).JPG

Já estava à espera que alguém disesse isso.
Mas em termos gerais o urbanismo piorou depois da lei de 1951. E teve o seu auge de degradação na década de 70, altura em que os autarcas aprovavam de cruz qualquer projecto imobiliário, pois projecto aprovado era sinónimo de dinheiro a entrar nos cofres da tesouria via taxas de construção.

E assim nasceu a Amadora, Loures, Odivelas, Cacém, Seixal, etc.
E metade das freguesias de Lisboa idém (em particular as mais afastadas do rio).

É isso comparar palacetes onde vivia 0,1% da população com apartamentos para a classe média. [:blush:]

7276401780_a82ee5f470_o.jpg

938383773_4_644x461_prdio-em-alfama-para-recuperar-excelente-investimento-imveis_rev208.jpg

938383773_7_644x461_prdio-em-alfama-para-recuperar-excelente-investimento-_rev208.jpg

043446_1645_10278dd601271d4331a6471cd4762f9e96a2a1e1.jpg

Só casas de sonho em becos e vielas [:D]

A realidade é que uma casa de Alfama de 1918 sem luz natural de 40 m2 vale praticamente o mesmo que 2 apartamentos de 100 m2 cada num prédio cheio de marquises na Amadora. Não será por mero acaso.

Mesmo estando a comparar o pior urbanismo do pré-1951 (por exemplo Alfama) com o pior urbanismo do pós-1951, o do pós-1951 é sempre pior, sempre. Grande parte dos bairros construidos nos anos 60 e 70 e 80 deveriam ser alvo de um implosão.

A realidade é que uma casa de Alfama de 1918 sem luz natural de 40 m2 vale praticamente o mesmo que 2 apartamentos de 100 m2 cada num prédio cheio de marquises na Amadora. Não será por mero acaso.

Mesmo estando a comparar o pior urbanismo do pré-1951 (por exemplo Alfama) com o pior urbanismo do pós-1951, o do pós-1951 é sempre pior, sempre. Grande parte dos bairros construidos nos anos 60 e 70 e 80 deveriam ser alvo de um implosão.

Localizacao. 2 apartamentos de 100m2 num prédio cheio de marquises na Duque de Loulé valem muito mais do que uma casa em Alfama de 1918 com 40m2. A maior parte das casas de 1918 que existiam na área metropolitana de Lisboa já foram todas abaixo ou estao devolutas porque ninguém lá queria morar.

Eu acho é que estão a comparar o incomparável. Alfama era (e por enquanto ainda é) um bairro muito pobre e isso nada tem que ver com a idade da construção. Um pouco mais acima, na Costa do Castelo, encontram prédios até mais antigos e com condições de origem incomparavelmente melhores.

Eu acho é que estão a comparar o incomparável. Alfama era (e por enquanto ainda é) um bairro muito pobre e isso nada tem que ver com a idade da construção. Um pouco mais acima, na Costa do Castelo, encontram prédios até mais antigos e com condições de origem incomparavelmente melhores.

Acho que se falava mais do caos urbanístico causado pela construcao a partir dos anos 60 para albergar toda a gente que vinha do interior de Portugal trabalhar em Lisboa ou nas indústrias em volta de Lisboa. Mas se formos ver o caos urbanístico é algo inerente ás cidades portuguesas, quase todas sofrem dos mesmos problemas de planeamento.

Acho que se falava mais do caos urbanístico causado pela construcao a partir dos anos 60 para albergar toda a gente que vinha do interior de Portugal trabalhar em Lisboa ou nas indústrias em volta de Lisboa. Mas se formos ver o caos urbanístico é algo inerente ás cidades portuguesas, quase todas sofrem dos mesmos problemas de planeamento.
Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, bastante anterior ao referido ano de 1918. [;)] Por exemplo na baixa totalmente reconstruída após o terramoto de 1755 não me parece que haja caos urbanístico.

JGTB, não vejo aí caos urbanístico, má construção, ou seja lá o que for. O que vejo são traseiras de prédios mal mantidos e com varandas fechadas em consequência do mau gosto dos seus proprietários. Ou, para ser mais chique, o que vejo aí são fachadas tardoz....

edit: A espaços nos fazemos coisas boas. A Baixa do Marques de Pombal, a Alvalade do Salazar lá por 1950, 20 anos mais tarde a Portela de Sacavém (concebida para atrair uma classe média em ascensão, constituída em boa parte por jovens licenciados) e por fim, volvidos outros 20/30 anos, o Parque das Nações.

A este ritmo lá para 2020 ou 2030 iremos assistir ao surgimento de outro bairro bem concebido na região da Grande Lisboa.

Última edição:
Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa, bastante anterior ao referido ano de 1918. [;)] Por exemplo na baixa totalmente reconstruída após o terramoto de 1755 não me parece que haja caos urbanístico.

JGTB, não vejo aí caos urbanístico, má construção, ou seja lá o que for. O que vejo são traseiras de prédios mal mantidos e com varandas fechadas em consequência do mau gosto dos seus proprietários. Ou, para ser mais chique, o que vejo aí são fachadas tardoz....

edit: A espaços nos fazemos coisas boas. A Baixa do Marques de Pombal, a Alvalade do Salazar lá por 1950, 20 anos mais tarde a Portela de Sacavém (concebida para atrair uma classe média em ascensão, constituída em boa parte por jovens licenciados) e por fim, volvidos outros 20/30 anos, o Parque das Nações.

A este ritmo lá para 2020 ou 2030 iremos assistir ao surgimento de outro bairro bem concebido na região da Grande Lisboa.

Não esquecer Encarnação, Olivais ( segunda maior área arborizada da cidade após Monsanto)...

9f35445f4fce0f3e4de4855e442bf723.jpg

Estás a falar disto?

Ah, espera, isto não é nos subúrbios, é em... Alvalade.

Estás-me a dar toda a razão então. Esse prédio é de quando? Esse prédio é claramente pós-1951.
Já a generalidade do bairro de Alvalade (que é um belissimo bairro), ou seja a parte bonita e bem urbanizada, foi tudo planeamento na década de 1940, antes da lei entrar em vigor.

O que eu vejo é construção de muito mau gosto, digna de um bairro social.

Estás-me a dar toda a razão então. Esse prédio é de quando? Esse prédio é claramente pós-1951.
Já a generalidade do bairro de Alvalade (que é um belissimo bairro), ou seja a parte bonita e bem urbanizada, foi tudo planeamento na década de 1940, antes da lei entrar em vigor.

Não sei quando for construídos e não te estou a tirar razão alguma em relação às épocas. Só te quis mostrar que construção digna de um país de terceiro mundo existe em todos os concelhos, incluindo Lisboa.

O flagelo das marquises, então, é comum a toda a AML. Infelizmente, parece que os municípios continuam a ter medo de mexer nisto. Num país decente, as pessoas seriam obrigadas, até uma determinada data, a reverter as fachadas ao seu estado original.

O que eu vejo é construção de muito mau gosto, digna de um bairro social.

Não sei quando for construídos e não te estou a tirar razão alguma em relação às épocas. Só te quis mostrar que construção digna de um país de terceiro mundo existe em todos os concelhos, incluindo Lisboa.

O flagelo das marquises, então, é comum a toda a AML. Infelizmente, parece que os municípios continuam a ter medo de mexer nisto. Num país decente, as pessoas seriam obrigadas, até uma determinada data, a reverter as fachadas ao seu estado original.

Ou entao a legalizar, havia de ser um fartote, nem em 2100 acabavam de ver todos os processos. [:D]

Não esquecer Encarnação, Olivais ( segunda maior área arborizada da cidade após Monsanto)...

O único bairro recente de Lisboa com planeamento urbano decente é Olivais. É case study nos cursos de arquitectura a nível mundial... Mas curiosamente passa despercebido qd se fala de urbanismo em Lisboa.

O único bairro recente de Lisboa com planeamento urbano decente é Olivais. É case study nos cursos de arquitectura a nível mundial... Mas curiosamente passa despercebido qd se fala de urbanismo em Lisboa.

As ruas dos Olivais são muito largas, até parecem ruas Americanas principalmente a zona mais oriental junto a Sacavém, mas os prédios mais antigos não me parecem ser grande coisa, parece arquitetura/construção típica de bairro social.

As ruas dos Olivais são muito largas, até parecem ruas Americanas principalmente a zona mais oriental junto a Sacavém, mas os prédios mais antigos não me parecem ser grande coisa, parece arquitectura/construção típica de bairro social.
Os prédios e moradias são de características muito variáveis, já que foram concebidos para se ajustarem a diferentes estratos sociais, incluindo fogos destinados a habitação social.

Depois com o passar dos anos as classes mais abonadas financeiramente foram abandonando o bairro, o que nos dá hoje uma perspectiva diferente. Acresce que existem dois Olivais de características substancialmente diferentes, Olivais Sul e Olivais Norte.

Última edição:
Voltar
Superior