Tópico das Casas

Olha hoje o Trumpas já disse que a NATO na presta.
Esta semana saíram várias notícias de que o fabricantes de peças Auto Europeu vão levar um rombo com os entraves comerciais dos US ( corretores recomendam venda das acções).
Por cá , os fundos imobiliários ( escritórios por exemplo ) estão a vender tudo. Exemplo: https://www.publico.pt/2018/06/28/e...rte-vende-lagoas-park-por-375-milhoes-1836264
Mas sei de outros que não são noticiados tb no mercado industrial e residencial

São pequenos exemplos, obviamente que não é o fim do mundo mas são sinais.

Os mais velhos e teimosos (aqueles que nunca vendem pq não precisam do guito) conhecem os padrões e sabem perfeitamente antecipar o cenário que vem aí. Por isso, estão a vender agora para poder recomprar qd o mercado estiver em baixo. São as empresas mais antigas que estão a vender a fundos "jovens" de rapaziada "emprendedora" com projectos XPTOs que até têm cash ( não interessa origem).

A pergunta estúpida: desde quando é que se ganha dinheiro a comprar caro em imobiliário? [:D]
Se fores a ver em termos históricos os preços não estão nada caros quando ajustados à inflação.
Claro que pode vir aí uma crise mas eu sei que vendi agora a minha casa caro, e estou a comprar uma também cara (mais barata comparativamente à que vendi) mas sei que me vai durar 20 ou 30 anos sem precisar de vender.

Fiz uma pequena pesquisa e encontrei isto:

http://www.cmjornal.pt/multimedia/g...-preco-do-metro-quadrado-por-concelho-do-pais

Existem de facto vários concelhos à frente do Porto, alguns dos quais desconhecia e com surpresa minha. Mas como desconfiava Aveiro e Coimbra não estão lá.

Tinha ideia de ter visto algo semelhante no Eco e no Observador. Vou ver se encontro.

Essas comparações não são justas. Lisboa e Porto são os unicos 2 concelhos em Portugal que são 100% urbanos. Os restantes 306 concelhos em Portugal, são mais de 50% rusticos (portanto, campo). Quando se faz a média por exemplo para o concelho de Aveiro, entra tudo ao monte: desde casas no centro da cidade, como casas no campo, casas em zonas industriais, etc., o que faz baixar muito a média.

Por exemplo, nesse link diz que em Gaia o preço por m2 é de 813 euros. Achas que o preço é o mesmo em toda o concelho de Gaia? Provavelmente para chegar à média de 813 euros, meteram Grijó (que deve ter uma média de 600€/m2) com o Cabedelo (que tem uma média de 3000€/m2) e com Mafamude (que tem uma média de 1200€/m2), tudo ao molho.

Em Aveiro e em Coimbra (cidade mesmo, vamos excluir zonas suburbanas e zonas de campo, para que a comparação com a cidade do Porto seja justa), não se encontra nada de jeito abaixo dos 3000€/m2

Última edição:
Cozinha: Em abstracto acho interessante a ideia da cozinha integrada com a sala, porque dá para estar a cozinhar sem se ficar isolado dos outros, dá para ir ao frigorífico rapidamente buscar uma bebida, etc. Mas percebo que tenha alguns inconvenientes resultantes de cheiros e ruídos.
Depois de jantar ligas a máquina da loiça e da roupa e vais ver um filme com banda sonora 3D, só vantagens [:D]

Ainda em relação ao porquê das novas construções serem "openplan", fazer um T2 com apenas 75m2 disponíveis não deixa grande margem para fazer cozinha e sala separados.

Preço do imóvel da imagem: £950K

CAR180049_01_Photo_1_large.jpg

CAR180049_12.jpg

Cozinha: Em abstracto acho interessante a ideia da cozinha integrada com a sala, porque dá para estar a cozinhar sem se ficar isolado dos outros, dá para ir ao frigorífico rapidamente buscar uma bebida, etc. Mas percebo que tenha alguns inconvenientes resultantes de cheiros e ruídos.

Em relação a terrenos livres para construção ocorrem-me logo dois enormes: O da Feira Popular e o do Quartel de Campolide. Estão ambos abandonados há já uns bons anos e eram ambos do estado...

Mas isso também não é o que acontece com uma sala de jantar e de estar num mesmo espaço comum?

Quanto ao open space, eu optei por uma solução híbrida.

Cozinha fechada, mas com um porta grande de correr para a sala.

Esta não é a minha casa, mas falo + / - neste conceito.

porta-de-correr-integrac3a7c3a3o-cozinha-sala-jantar1.jpg

a minha cozinha e copa (a tal construção dos anos 80) é muito semelhante a essa imagem.
não tenho essa espécie de ilha e troquei a porta por um balcão a dividir o espaço para o local de refeições que fica nessa area mesmo em frente à cozinha. depois tenho uma porta a separa a tal copa da sala que será aquele espaço onde na imagem se vê algo cinza parecido com um lareira ou salamandra.

a minha cozinha e copa (a tal construção dos anos 80) é muito semelhante a essa imagem.
não tenho essa espécie de ilha e troquei a porta por um balcão a dividir o espaço para o local de refeições que fica nessa area mesmo em frente à cozinha. depois tenho uma porta a separa a tal copa da sala que será aquele espaço onde na imagem se vê algo cinza parecido com um lareira ou salamandra.

É uma cave de vinhos. [:D][:D]

E alguém grelha sardinhas numa cozinha sequer?

Figura de estilo.

Ainda ontem grelhei um salmãozinho no fogão. Estava uma maravilha, nham nham, mas claro que a cozinha ficou "empestada" de cheiro a peixe bem como, parcialmente, o hall de entrada (apesar do cuidado de fechar a porta).

Num open space havia de ser bonito (e aromático).

O pessoal vê as revistas de decoração e os programas dos gémeos canadianos e fica com as vistas cheias, mas nem sempre a coisa resulta como parece...

Figura de estilo.

Ainda ontem grelhei um salmãozinho no fogão. Estava uma maravilha, nham nham, mas claro que a cozinha ficou "empestada" de cheiro a peixe bem como, parcialmente, o hall de entrada (apesar do cuidado de fechar a porta).

Num open space havia de ser bonito (e aromático).

O pessoal vê as revistas de decoração e os programas dos gémeos canadianos e fica com as vistas cheias, mas nem sempre a coisa resulta como parece...

Isso com um bom extractor não seria mitigado?

Isso com um bom extractor não seria mitigado?

Tenho um extractor de 400 m3 por hora, esteve a funcionar o tempo todo e ainda um bom bocado após ter terminado de cozinhar, sempre a topo. E janela aberta para entrar ar fresco e permitir uma renovação do ar mais fácil!

Há coisas que são inevitáveis quando se cozinha "a sério", e os cheiros é uma delas. Só quem o faz é que o sabe.

Não é por acaso que tradicionalmente as cozinhas eram separadas, e bem separadas, das salas. O ppl não era todo burro no séc XX para gastar tijolos e portas para criar uma divisão sendo o espaço aberto muito mais agradável! A pólvora não foi descoberta ontem!

Hoje cozinha-se muito menos do que se cozinhava antes, e o conceito de opne-space ganha (com justiça) popularidade. Para os programas de decoração na TV vindos de países (EUA, Canadá, Austrália) onde "cozinhar em casa" significa montar uma sandes ou encomendar uma pizza pelo telefone, o open space está perfeito.

Para quem cozinhar implica fazer assados, grelhados cozidos e fritos, manter os cheiros de cozinha longe da sala parece uma boa ideia.

Tenho um extractor de 400 m3 por hora, esteve a funcionar o tempo todo e ainda um bom bocado após ter terminado de cozinhar, sempre a topo. E janela aberta para entrar ar fresco e permitir uma renovação do ar mais fácil!

Há coisas que são inevitáveis quando se cozinha "a sério", e os cheiros é uma delas. Só quem o faz é que o sabe.

Não é por acaso que tradicionalmente as cozinhas eram separadas, e bem separadas, das salas. O ppl não era todo burro no séc XX para gastar tijolos e portas para criar uma divisão sendo o espaço aberto muito mais agradável! A pólvora não foi descoberta ontem!

Hoje cozinha-se muito menos do que se cozinhava antes, e o conceito de opne-space ganha (com justiça) popularidade. Para os programas de decoração na TV vindos de países (EUA, Canadá, Austrália) onde "cozinhar em casa" significa montar uma sandes ou encomendar uma pizza pelo telefone, o open space está perfeito.

Para quem cozinhar implica fazer assados, grelhados cozidos e fritos, manter os cheiros de cozinha longe da sala parece uma boa ideia.
Não... Não significa nada disso... Mania de falar de cor....

Voltar
Superior