Tópico das Casas

A pala já me fica mais cara, estava a pensar numa pergola ou assim, mas só vendo melhor lá na casa, ainda não fui lá esta semana.
O roupeiro do quarto maior é a minha dúvida, talvez o coloque mesmo como dizes, tenho de ver melhor também na casa.

O final há de ser tipo isto:

IMG_20180704_180731.jpg

Eliminava a janela do quarto maior, colocava o topo da cama nessa parede e colocava o roupeiro na parede onde tens o topo da cama.

Antes de mais, obrigado.

Sim, são mais ou menos limpas. As paredes vão roubar alguma area, mas creio não significativa.

A laje entre rc e 1o piso já estava feita, vai me ficar caro eliminar.

Sim, no quarto talvez seja melhor.

Sim, posso abrir janelas para onde quiser, tres lados da casa ficam para a rua, um para a zona da piscina.

Obrigado

Gosto de tudo, menos da orientação da cama no quarto 1 e respectivo roupeiro.
Ah, e tentava colocar uma janela enorme na sala, de um lado ao outro. Ou duas.

A solução de toldo para a área exterior pode ser interessante, pensei nisso para a minha zona de refeições exterior, mas para já optei por uma solução mais versátil.

Quando estiver finalizado, coloco aqui o meu espaço exterior.

Antes de mais, obrigado.

Sim, são mais ou menos limpas. As paredes vão roubar alguma area, mas creio não significativa.

A laje entre rc e 1o piso já estava feita, vai me ficar caro eliminar.

Sim, no quarto talvez seja melhor.

Sim, posso abrir janelas para onde quiser, tres lados da casa ficam para a rua, um para a zona da piscina.

Obrigado

Tem só alguma atenção no quarto mais pequeno.
Uma parede exterior devia ter no mínimo uns 30cm. e as interiores 15cm.
Se vires que tens 3m no quarto, um armário tem 60cm (mínimo 50) e a cama tem 2m sem contar com cabeceira, sobram entre 30 a 50cm entre a cama e o armário. [;)] Se alguma parede comer para dentro do quarto, não vais ter espaço.

É pena a laje já estra feita.
Podias ter algo assim:
roof-visible-in-the-living-room-0-621.jpg

ou assim:

ur200802050-thm.jpg

Se tiveres que submeter projeto, eu prestava atencao às areas minimas e às acessibilidades.

Vinha agora mesmo referir isso.

Ele vai ter de submeter projecto, já que está a alterar estabilidade, o projecto original e vão exteriores.
Pelo que a casa de banho não está legal e não poderá ser assim.
Tem de ter banheira e permitir a rotação de uma cadeira de rodas. (vai ficar enorme e mal... [8b])

Cabeceira da cama na mesma parede da porta é um big no.
Cabeceira da cama na parede onde está o armário, e armário na parede onde está a cabeceira da cama. Fica logo muito mais agradável entrar no quarto.

Imaginem que têm uma zona em redor da vossa vivenda, dentro do vosso terreno, em que se acumula água que posteriormente se infiltra e causa o aparecimento de focos de humidade no interior da mesma.

É legal alterar o ponto do terreno e fazer um buraco no muro para que as águas pluviais escoem directamente para o passeio?

Imaginem que têm uma zona em redor da vossa vivenda, dentro do vosso terreno, em que se acumula água que posteriormente se infiltra e causa o aparecimento de focos de humidade no interior da mesma.

É legal alterar o ponto do terreno e fazer um buraco no muro para que as águas pluviais escoem directamente para o passeio?

Se é legal não sei, mas o que não faltam para aí são drenos e bueiros a drenar água a tardoz de muros para a via pública. Aliás é das medidas mais importantes para assegurar a integridade de qualquer estrutura de contenção.

Mas pelo que percebi terias que encaminhar as águas por abertura de vala no terreno com saída pelo muro? Vê lá se depois não tens cota de saída...

Se é legal não sei, mas o que não faltam para aí são drenos e bueiros a drenar água a tardoz de muros para a via pública. Aliás é das medidas mais importantes para assegurar a integridade de qualquer estrutura de contenção.

Mas pelo que percebi terias que encaminhar as águas por abertura de vala no terreno com saída pelo muro? Vê lá se depois não tens cota de saída...

A cota de saída está assegurada. Esta é a opção mais barata para mim... mas caso seja ilegal canalizo para o destino da água das restantes zonas.

Obrigado mais uma vez.[;)]

E que área mínima terei que ter no wc? Só para ir brincando no quadriculado[:D]

QuadriculadoCad

Obrigado mais uma vez.[;)]

E que área mínima terei que ter no wc? Só para ir brincando no quadriculado[:D]

QuadriculadoCad

Tem de circular uma cadeira de rodas lá dentro a 360º.

O pior é a obrigação de pelo menos 1 WC de qualquer casa ter de ter uma banheira. Mesmo que metas uma de 1.50m, ficará mal.

Pessoal mais experiente nas vivendas: a olho nú dá para ter alguma noção da impermeabilização do solo por baixo da casa? Tenho andado a ver algumas vivendas, todas usadas e já com alguns anos, muitas com humidade na parte inferior das paredes, mas outras, como foram pintadas, não consigo perceber se irá acontecer-lhes o mesmo.

Além disso, o que procurar num telhado para perceber o seu estado? Apenas telhas partidas? E vigas do telhado em madeira (casa dos anos 60), é sinónimo de necessidade de obras com urgência?

Pessoal mais experiente nas vivendas: a olho nú dá para ter alguma noção da impermeabilização do solo por baixo da casa? Tenho andado a ver algumas vivendas, todas usadas e já com alguns anos, muitas com humidade na parte inferior das paredes, mas outras, como foram pintadas, não consigo perceber se irá acontecer-lhes o mesmo.

Além disso, o que procurar num telhado para perceber o seu estado? Apenas telhas partidas? E vigas do telhado em madeira (casa dos anos 60), é sinónimo de necessidade de obras com urgência?

Mesmo tendo sido pintada há alguns indícios que podes procurar. Vê o estado dos rodapés e se a parede tem ondulações ou sinais de terem sido arranjadas, principalmente nas paredes exteriores e a norte. Os cantos são as zonas que sofrem mais.
Também podes tocar se sentir se a parede está húmida, muito fria ou mesmo com uma coloração ligeiramente mais escura.
Já um bom sinal é o chão da casa estar elevado em relação ao terreno. Continua a poder ter infiltração por capilaridade, mas reduz-se bastante.

Quando ao telhado, procura por ondulações mas o melhor é mesmo ver o estado das madeiras. Podem haver problemas graves sem sinais visíveis por fora.

Sobre as madeiras serem dos anos 60, não há qualquer problema desde que estejam em bom estado e sem bichos.

PS: não consigo editar o post anterior :/

Engenheiros e arquitectos, digam de vossa justiça... Felizmente não é na minha casa, mas fui dar com isto numa obra em que de certeza que não existiram cortes no orçamento.

IMG_.jpg

Qual é o problema? É uma parede interior, se for para ficar aberta querias que colocassem parede dupla com isolamento?

Back