Tópico das Casas

Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.

Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro. :eek:

Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.

E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...

Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora? :rolleyes:

Provavelmente a Universidade e o turismo/Airbnb. Não esquecer que Évora é uma cidade muito turística além de toda a zona envolvente até ao Alqueva e Monsaraz.

Eu passo por Évora pelo menos uma vez por mês e vê-se cada vez mais turistas.

Se o mercado continuar a subir durante mais 5 ou 6 anos quer dizer que as casas de agora ainda estao baratas em relacao ao que vem aí.

Nao acredito em grandes subidas... estes 2/5 anos serão, imho, o countdown para a inversão do mercado, ou seja, a descida dos preços.

E se assim for, falamos de 10 anos em full power, o que é normal num ciclo económico...

Que estejamos todos por aqui para o comentar! [:D][;)]

Estás com os mesmos óculos de quem está actualmente no mercado imobiliário...

E, depois dos estrangeiros, o português compra o que é paga como?

Os salários dos portugueses subiu 50%? É que muitas casas nos arredores (onde os estrangeiros ainda não compram oi fazem no residualmente...) eu sei de aumentos em 10anos de 150/200.000€, ou seja, 2009 custaram menos de 300k...

A casa dos meus Pais em Carnaxide, um T3 totalmente remodelado, em 2012 valia 120k... hoje estão à venda por 200/2xx... e sem reformulações tão profundas como o dos meus Pais.

Outro exemplo, também em Carnaxide. Quando me divorciei, vendi o T2 num condomínio fechado por 190K (vendi em dez/2013), actualmente, está um à venda rigorosoamente igual (andar e tudo!) por 320K.

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...

Falaste há tempos q andavas a ver casas para sair da casa alugada. Encontraste alguma coisa?

Estás com os mesmos óculos de quem está actualmente no mercado imobiliário...

E, depois dos estrangeiros, o português compra o que é paga como?

Os salários dos portugueses subiu 50%? É que muitas casas nos arredores (onde os estrangeiros ainda não compram oi fazem no residualmente...) eu sei de aumentos em 10anos de 150/200.000€, ou seja, 2009 custaram menos de 300k...

A casa dos meus Pais em Carnaxide, um T3 totalmente remodelado, em 2012 valia 120k... hoje estão à venda por 200/2xx... e sem reformulações tão profundas como o dos meus Pais.

Outro exemplo, também em Carnaxide. Quando me divorciei, vendi o T2 num condomínio fechado por 190K (vendi em dez/2013), actualmente, está um à venda rigorosoamente igual (andar e tudo!) por 320K.

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...

Esse T2 que falas por 320k???
Lol
Olha lá bem: https://www.olx.pt/anuncio/apartamento-t2-para-venda-IDBUKHW.html

Falaste há tempos q andavas a ver casas para sair da casa alugada. Encontraste alguma coisa?

Tive um negócio avançado e outro quase fechado. Recuei a tempo... estes valores e consciência do vazio dos mesmos estão a boicotar qq passo q queira dar.

Vou deixar rolar e logo se vê.[;)]

Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.

Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro. :eek:

Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.

E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...

Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora? :rolleyes:

É este cenário que eu já tentei expor aqui várias vezes.

Esta propagação, divulgação e "protagonismo" de Lisboa e Portugal no Estrangeiro pode-nos e vai-nos trazer consequências menos boas a longo prazo.

Mas os "gestores" e empresas parecem não querer saber disso.

O que interessa é que agora Lisboa é fashion e trendy e por isso há que difundir ao máximo... Porquê? Porque estávamos na mrde e vamos lá tentar ser uma potência turística pra virmos dizer que tá tudo bem pá e que somos muita bons e cenas... Esquecem-se que o emprego gerado pelo turismo mtas vezes é precário, e o turismo em si é uma coisa super sazonal, agr estamos na moda, muito por causa das ligações Low-Cost, e daqui a 5 anos?

Aposta em industria? Zero... Aposta em agricultura? Zero... Serviços? Mais ou menos, e os que vêm, vêm porque é "cool" e "fashion" Lisboa.. :sh)

Mas o turismo é que é! O problema é que o turismo em Portugal varia entre o turismo asqueroso (bifes ingleses que vêm só para apanhar grandes cadelas no Algarve, o chamado turismo de borrachera em Espanha) e o turismo de alto nível (€€€), como sempre, nunca se faz nada pela bitola média, 8 ou 80. [:D]

Viajo bastante de avião e às vezes para tentar vencer o aborrecimento leio as revistas da TAP e não é rara a vez que vem uma entrevista a um alemão qlq ou holandês sobre a vida a Lisboa, a contar as experiências e blá blá blá, que Lisboa é tudo tão tradicional, tudo tão isto e aquilo (inserir termos de linguagem XPTO...), ou seja, fomentam ainda mais isto.

Eu acho que um país como Portugal não devia apoiar a sua economia e actividade no turismo, porque parece-me que o fazem por ser a "via fácil", mas eu sou apenas um xavalo a mandar uns bitaites pro ar, "desde la barra del bar" como dizem os Espanhóis. [:)]

O impacto Embraer não se sentiu no imediato, mas faz-se sentir a médio prazo. As contratações da Embraer aumentam de ano para ano e atraem a fixação de outras empresas do ramo como por exemplo a Mecachrome e Airolesa. Estas empresas estão a fixar em Évora jovens que vêm de todo o país e do estrangeiro. Como a oferta de arrendamento é escassa, os preços sobem.

Muita familia já estáva com a corda no pescoço quando os juros começaram a subir depois com o desemprego foi a machadada final.

Atualmente começam a ver-se prenúncios do passado, CH elevados por longos periodos e o credito ao consumo a aumentar desmesuradamente...

Está-se a formar um barril de pólvora.

O conteúdo da noticia vai no sentido do que mencionei ainda esta tarde....

Lol!!!

Basicamente desde 2007, valorizou 2,5x o preço de custo... [:)]

Está tudo doido... ainda há 7/8 meses fui ver aí um T4 por 400/415k... isto é cada um ser mais esperto q os outros... :sh)

Eu achar que 450k por um T3 era demais, mas havia um T3 a venda por 550k Lol
Se te lembrares / puderes saca infos daquilo que te enviei, estou com algum receio da legalidade e solidez para construírem. Mas parece ser interessante

Eu achar que 450k por um T3 era demais, mas havia um T3 a venda por 550k Lol
Se te lembrares / puderes saca infos daquilo que te enviei, estou com algum receio da legalidade e solidez para construírem. Mas parece ser interessante

Não acredito que se venda, nem sequer próximo disso. Os 320 do outro já são exagero...

Há malta a tentar o Euromilhões... :sh)

O resto, não te preocupes, on going. [;)]

Não acredito que se venda, nem sequer próximo disso. Os 320 do outro já são exagero...

Há malta a tentar o Euromilhões... :sh)

O resto, não te preocupes, on going. [;)]

Eu continuo a procura de diversificar, mas em Lisboa não estou a prever... vou vendo coisas mas quando vejo caves sem janelas a precisar de obras totais, a 6500€/ m2 numa paralela manhosa da AvLiberdade, só me apetece rir

O impacto Embraer não se sentiu no imediato, mas faz-se sentir a médio prazo. As contratações da Embraer aumentam de ano para ano e atraem a fixação de outras empresas do ramo como por exemplo a Mecachrome e Airolesa. Estas empresas estão a fixar em Évora jovens que vêm de todo o país e do estrangeiro. Como a oferta de arrendamento é escassa, os preços sobem.

A Mecachrome é uma empresa Francesa que fabrica os motores da F2 que são baseados nos antigos V8 da Renault F1, não sabia que também estão em Évora apr:)

Mas a embraer não está em Beja?

Évora é uma cidade absolutamente lindissima. Um centro histórico fabuloso. Mudava-me para lá já amanhã se arranjasse um bom emprego por lá.

Mesmo numa crise de imobiliário, os preços não descem da mesma maneira em todo o lado.

Mais uma vez a localização é essencial, e casas longe de transportes públicos e fora dos grandes centros e eixos, são logo as que colapsam em valor.

Mesmo no auge da última crise, os preços em Lisboa nos bons sítios não desceram grande coisa para não dizer nada.

Porto e Lisboa não conheço muito bem. Não posso prever, mas numa cidade média de Portugal litoral, em 2006 começaram a ser vendidos apartamentos no centro da cidade ainda em Construção por t1 150k t2 180k e t3 220k, crise de 2008 metade dos apartamentos por vender, começam a ser vendidos aos poucos e a custo até 2012 por menos 40k em cada uma das tipologias, novos. Foram todos vendidos a muito custo e a baixarem as calças que até metia impressão. Muita gente aproveitou e vive hoje num das melhores localizações a preço de arredores longínquos.

Desde 2016 que sempre que um desses apartamentos vem para o mercado está 1 semana à venda não mais que isso, usados médias t1 200k t2 250k t3 300k.
Portanto, a haver bolha a ver se isto pelo menos nesta cidade não vem por aí abaixo como no passado.
Entretanto começam a nascer nesta cidade construção um pouco por todo o lado a preços exorbitantes como seria de esperar, está-se tudo a aproveitar enquanto a vaca dá.

Voltar
Superior