Tópico das Casas

Sei, é a seguir ás bombas da BP, mesmo em frente do viaduto metálico e da fundação champalimaud.

Há aí uma oficina boa mesmo em frente[:D]

Évora é uma cidade absolutamente lindissima. Um centro histórico fabuloso. Mudava-me para lá já amanhã se arranjasse um bom emprego por lá.

Eu acho que é interessante mas não para viver...
Para a escala península ibérica Évora é uma cidade pequena com pouca atractividade em termos profissionais e em termos de lazer.
Para não falar do acesso a bons cuidados de saúde que tb não é linear...

As empresas multinacionais ( aeronáutica mas tb electronica) instalam-se lá para poderem pagar menores salários apenas ( o argumento das rendas baixas no acto da contratação é um clássico). Se o custo imobiliário subir muito: elas mudam-se também para outro lado.

Eu sou fã de cidades pequenas e sem confusões (menos de 100 mil habitantes) para viver e trabalhar e que fiquem até 1 hora de distância de cidades grandes para quando for necessário algo mais específico. Com estas características gosto muito de Évora, Viana e Aveiro.

Évora sempre foi cara.

Em termos de oferta cultural/lazer nao é má embora tenha estado durante anos sem um cinema. [:D]

Vale a proximidade de Lisboa. Parecendo que nao, Évora fica mais próximo de Lisboa do que Leiria.

Outro exemplo de valorização abissal de um empreendimento que nunca foi um sucesso...

Cheguei a ver aí T3 por menos de 500K... e parado porque ninguém lhes pegava. No geral as divisões eram pequenas, para condómino fechado tem poucas infra-estrutra habituais.

Aquela ponte à frente e o comboio não se coadunam que os preços antigos, quando mais com estes actuais.

Interiormente, as casas eram bonitas e com bons acabamentos, é pelo menos a memória que tenho.

Outro exemplo de valorização abissal de um empreendimento que nunca foi um sucesso...

Cheguei a ver aí T3 por menos de 500K... e parado porque ninguém lhes pegava. No geral as divisões eram pequenas, para condómino fechado tem poucas infra-estrutra habituais.

Aquela ponte à frente e o comboio não se coadunam que os preços antigos, quando mais com estes actuais.

Interiormente, as casas eram bonitas e com bons acabamentos, é pelo menos a memória que tenho.

De facto depois de ver no google maps onde fica, esse preço é de rir [:)][:)]

Deve ser uma maravilha estar naquele deck a ouvir os comboios de um lado e cheirar a gasolina dos carros no outro :sh)

De facto depois de ver no google maps onde fica, esse preço é de rir [:)][:)]

Deve ser uma maravilha estar naquele deck a ouvir os comboios de um lado e cheirar a gasolina dos carros no outro :sh)

Esse empreendimento teve "azar", o local não é dos melhores, mas a construção até absorveu alguns detalhes, os carros e os comboios não se ouvem dentro de casa. Alguns dos apartamentos têm uma vista óptima.
Mas foi terminado mesmo em tempo de crise, em que nada se vendia.
Depois, a construção foi demasiado cedo para a zona, que só agora está a ser revitalizada.

Uma rua atrás há dois dos melhores condomínios privados sossegados de Lisboa. Ambos vendidos em poucos dias.

Talvez daqui a uns anos esse condomínio ganhe mais mercado.

Mas o preço desse está completamente fora do contexto. Como disse o Vrumm ainda há bem pouco tempo um T3 ai custava 420.000€. E honestamente até acho que é um preço aceitável.

Esse empreendimento teve "azar", o local não é dos melhores, mas a construção até absorveu alguns detalhes, os carros e os comboios não se ouvem dentro de casa. Alguns dos apartamentos têm uma vista óptima.
Mas foi terminado mesmo em tempo de crise, em que nada se vendia.
Depois, a construção foi demasiado cedo para a zona, que só agora está a ser revitalizada.

Uma rua atrás há dois dos melhores condomínios privados sossegados de Lisboa. Ambos vendidos em poucos dias.

Talvez daqui a uns anos esse condomínio ganhe mais mercado.

Mas o preço desse está completamente fora do contexto. Como disse o Vrumm ainda há bem pouco tempo um T3 ai custava 420.000€. E honestamente até acho que é um preço aceitável.

Estás a esquecer-te aí do imposto homelovers.
Só aí esta metade do preço.

Eu estive para alugar um T2 nesse condomínio em 2016.

Na altura 900€ e era um dos da direita em piso alto, no entanto fui lá ao final da tarde de um dia de semana e aquelas ruas são tudo menos agradáveis

Não é para mim, não tenho interesse nessa zona da cidade. Mas sim, está giro, pena não ter fotos das varandas, vistas, etc. É sempre chato ficar com o último, é tipo aquele que mais ninguém quis [:D].

Vista não tem muita infelizmente.
"Último" porque pelas fotos diria que é o andar modelo.
Mas já apareceram 2 ou 3 para revenda. [;)]

Nunca prestei muita atenção aos preços dos imóveis, a não ser quando estive comprador, mas actualmente (que estou vendedor) fico estupefacto com os preços exorbitantes que se pedem na cidade de Lisboa e com os lucros que muitos proprietários estão a ter. Conheço um caso pessoal, em Campo de Ourique, com um lucro de 300%.

Felizmente existem excelentes alternativas, nos arredores de Lisboa, para quem está disposto a pequenas deslocações de carro, que proporcionam uma relação preço/qualidade excelente e, na minha modesta opinião, bastante melhor qualidade de vida especialmente para quem tem família.

Claro que para muitos viver em Lisboa não tem preço e é mesmo esse o lema de quem vende em Lisboa...

Évora é uma cidade absolutamente lindissima. Um centro histórico fabuloso. Mudava-me para lá já amanhã se arranjasse um bom emprego por lá.
Boa Sorte.

Muitas das empresas citadas aqui (e que contribuem para o tecido empresarial da região) funcionam exactamente da forma que o Pastis refere, vêm para cá para praticar salários baixos, e inclusivé já um recruiter de uma multi-nacional me disse na cara "Ah mas tens de ver que o custo de vida é muito mais baixo" e eu a pensar "Parente, eu nasci, cresci e vivi em Évora, por isso não me atires areia para os olhos". [:D]

Por isso saí de Évora há uns anos... E ainda não voltei. :o

Só não concordo com a parte de saúde do Pastis, todas as minhas intervenções "fora do comum" (felizmente foram apenas 2) foram feitas aqui no Alentejo por opção própria (uma foi por urgência) e senti-me muito bem tratado, quer pelo SNS, quer pelo privado (misericordia). O público então arrasa completamente, efeitos de não estar numa zona com milhões de gente. [:D]

Essa desculpa do custo de vida já ma deram, há uns anos, quando vim de Lisboa para o Porto trabalhar: "ah, mas tem de ver que o custo de vida no Porto é muito mais baixo que em Lisboa, por isso é normal que aqui lhe ofereçam um salário inferior".

Disse que recusa mudar de emprego para ganhar menos, independemente do custo de vida da cidade. No final acabaram por terem de me oferecer o que estava a pedir.

Mas a realidade é que no Porto com o mesmo salário que tinha em Lisboa consegui fazer uma vida muito mais desafogada (mesmo excluindo o custo da habitação, pois tinha casa de borla em ambas as cidades).

Essa desculpa do custo de vida já ma deram, há uns anos, quando vim de Lisboa para o Porto trabalhar: "ah, mas tem de ver que o custo de vida no Porto é muito mais baixo que em Lisboa, por isso é normal que aqui lhe ofereçam um salário inferior".

Disse que recusa mudar de emprego para ganhar menos, independemente do custo de vida da cidade. No final acabaram por terem de me oferecer o que estava a pedir.

Mas a realidade é que no Porto com o mesmo salário que tinha em Lisboa consegui fazer uma vida muito mais desafogada (mesmo excluindo o custo da habitação, pois tinha casa de borla em ambas as cidades).

Tirando o custo da habitação e do lazer (bares, restaurantes) em que é que o Porto é mais barato que Lisboa?

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Pontes, preço por km em AE, parques de estacionamento. Por exemplo.

E faz-de genericamente menos kms que na AML, o que baixa a fatura em combustível.

Outra, gasta-se menos de Uber, consequência de se andar menos kms.

Estive no Porto há um ano com familiares uns dias e nem tirei o carro do hotel. Foi só andar a pé e Uber, e rendeu face a andar de carro e pagar parques. Não só em € como sobretudo em descanso.

Mas a maior vantagem é a poupança em termos habitação. Sim também têm havido subidas como todos sabemos, mas sobretudo arredores vs arredores de Lx há vantagem clara para o Porto.

Outra, comer fora. Aliás comer fora no Porto (fora de spots mais turísticos) fica não só mais barato que Lx como até de Évora (já que falaram aí atras e é um exemplo que conheço).

Back