Tópico das Casas

Évora sempre foi cara.

Em termos de oferta cultural/lazer nao é má embora tenha estado durante anos sem um cinema. [:D]

Vale a proximidade de Lisboa. Parecendo que nao, Évora fica mais próximo de Lisboa do que Leiria.

São equidistantes!

Sei do que estou a falar porque já perdi a conta de vezes que fui a uma ou outra, mais ainda a Évora! Claro que depende de onde parte/chega, mas uma viagem por AE de uma ou de outra vai dar basicamente ao mesmo!

Évora tem a vantagem de dar para fazer, com calma, boa parte por fora, mas as portagens das respetivas pontes são a "doer"... uma grande vantagem é que Badajoz fica um bocado mais perto que lisboa e todos os Eborenses sabem disso!

Leiria (que é bastante maior) tem várias vantagens: duas AE (A1 e A8), está próxima do mar, temperaturas mais amenas, menores custos de habitação e tem outra cidade "grande" ainda mais perto: Coimbra!

Esse empreendimento teve "azar", o local não é dos melhores, mas a construção até absorveu alguns detalhes, os carros e os comboios não se ouvem dentro de casa. Alguns dos apartamentos têm uma vista óptima.
Mas foi terminado mesmo em tempo de crise, em que nada se vendia.
Depois, a construção foi demasiado cedo para a zona, que só agora está a ser revitalizada.

Uma rua atrás há dois dos melhores condomínios privados sossegados de Lisboa. Ambos vendidos em poucos dias.

Talvez daqui a uns anos esse condomínio ganhe mais mercado.

Mas o preço desse está completamente fora do contexto. Como disse o Vrumm ainda há bem pouco tempo um T3 ai custava 420.000€. E honestamente até acho que é um preço aceitável.

Se estás a falar do Villa Garcia e do Villa Torrinha, eram preços loucos.

Mas óptimos projectos [8b] [br:)]

Agora T1+1 a 550k, não!, há limites [:)]

Mas também é certo que na altura podia ter comprado uma casa de 250k€ e comprei uma de 175k€ salvaguardando o futuro.

Pois, aqui é que está. Provavelmente foi isso que te salvou.

Do que vou ouvindo isto não é muito comum. O pessoal atira-se sempre para o máximo e se for preciso ainda recorre a todos os expedientes para aumentar o máximo.

Pois, aqui é que está. Provavelmente foi isso que te salvou.

Do que vou ouvindo isto não é muito comum. O pessoal atira-se sempre para o máximo e se for preciso ainda recorre a todos os expedientes para aumentar o máximo.
Essa pressão é terrível. Os próprios vendedores tentam vender as mais caras. A questão é que muita gente se deixa levar e até compram casa a mais que nem precisam.

Eu acho que é interessante mas não para viver...
Para a escala península ibérica Évora é uma cidade pequena com pouca atractividade em termos profissionais e em termos de lazer.
Para não falar do acesso a bons cuidados de saúde que tb não é linear...

As empresas multinacionais ( aeronáutica mas tb electronica) instalam-se lá para poderem pagar menores salários apenas ( o argumento das rendas baixas no acto da contratação é um clássico). Se o custo imobiliário subir muito: elas mudam-se também para outro lado.

Isso do lazer é relativo, para quem gosta de natureza e desportos e atividades ao ar livre é muito bom, muito campo e tens o Alqueva ali ao lado [br:)]

Évora sempre foi cara.

Em termos de oferta cultural/lazer nao é má embora tenha estado durante anos sem um cinema. [:D]

Vale a proximidade de Lisboa. Parecendo que nao, Évora fica mais próximo de Lisboa do que Leiria.

Nos últimos tempos tenho visitado e passado muito por Évora e acho uma cidade com muito potencial, claro que para quem gosta de sair à noite não é o ideal mas para criar família e crescer é muito bom, se aquilo fosse Espanhol seria uma cidade e um distrito muito mais bem cuidado e divulgado. Uma cidade património mundial da UNESCO, a 1 hora de Lisboa e de Espanha, com excelentes acessibilidade, bom tempo, o Alqueva ali ao lado que é uma relíquia, várias vilas e aldeias muito pitorescas por aquela zona (Monsaraz, Estremoz, Vila Viçosa, Arraiolos, etc.) aquela cidade e toda a zona envolvente tem um potencial enorme.

Isto é o mais importante neste momento, qualquer aproximação a Lisboa ou ao Porto de avião dá para ver imensos espaços vazios ou de armazéns abandonados. Espaços esses que com maior flexibilidade poderiam ser rapidamente recuperados para escritórios ou apartamentos. Entendo que tem de ser feito com calma para de um momento para o outro não haver excesso de oferta, mas neste momento olha-se para Lisboa e vêem-se muito poucas gruas, muito pouca construção. Ou seja, a situação vai continuar por largos e bons anos, a não ser que haja uma regulação desmesurada do Alojamento Local que obrigue as pessoas a meterem esses espaços no arrendamento de longa duração ou vender... O que não acredito de todo que venha a acontecer!

Há empresas à procura de escritórios para ~1000 a 2000 pessoas e não há um único sítio em Lisboa para isso.

Há muitos "Robles" a facturar com a escassez de oferta e a capitalizar com a situação...

Vou só responder ao facto de dizer que em Lx existe poucas gruas!
Estou a trabalhar em Campo de Ourique as fotos que vou colocar são da zona do Príncipe Real e Lapa, contando com a "minha" vê-se mais 9 gruas!
Não se pode dizer que como à poucas gruas à pouca construção, para implantar uma grua numa obra obriga a uma "sapata" de no mínimo 4,5mt x 4,5mt!
3d76a01683db58f79e1f545d100670fb.jpg
a70b372b3c559009eefa83b85996cbce.jpg
d4b846031773fadd5bcf522d0d47d4cc.jpg
4dd87a180895efcf6e00c8cdffaaade0.jpg

A ANACOM está à procura de um edificio de escritórios em Lisboa (não para arrendar, mas sim para comprar) para albergar os seus 400 funcionários e não encontra. Não existe oferta.

Mas agora mete-se a questão: porque é que a ANACOM tem de estar em Lisboa? Porque é que o Estado está disponivel para gastar uns bons 20 milhões de euros para comprar um edificio novo para a ANACOM em Lisboa, quando o mesmo edificio em Beja, Castelo Branco ou Bragança não custaria mais de 5 mihões?

Se há coisas que eu não entendo, esta é uma delas...

Até poderia ser na proximidade de Lisboa e não causaria o reboliço do infarmed e poupavam-se muitos milhões.

Uma questão.

Pais e tios têm um terreno no centro da cidade.

A ideia é construir um prédio e isto está a avançar, com o projeto aprovado na câmara.

Mandamos realizar um ensaio para ver se o terreno tem água nas profundidades. Até 3.50m aquilo furou na boa, encontrando grande resistências a partir daí.

Sendo que ao lado há prédios e não se pode utilizar C4, alguém faz ideia se é caro partir pedra? porque em vez de um -1, gostaríamos de ter um -2 para proporcionar mais lugares de garagem.

---------

Por outro lado, e tendo eu algum peso no projecto, alertei que é preferível realizar uma boa contrução e vender T2 mais caros, do que apostar na mediania.

É aqui que peço alguma ajuda e digam-me o que valorizam mais. Eu estudei que ter vantagem comparativa num negócio e apostar no "que não há" é meio caminho andado para o sucesso.

Assim de repente lembro-me de (e completem por favor):

- Ter 2 lugares de garagem mesmo para os T2;

- O mais pequeno que teremos, o T2 tem área mínima de 135 m2;

- Ter varanda se possível;

- Terem espaço para lavandaria e despensa;

- Iremos usar eletrodomésticos da Bosh.

A ANACOM está à procura de um edificio de escritórios em Lisboa (não para arrendar, mas sim para comprar) para albergar os seus 400 funcionários e não encontra. Não existe oferta.

Mas agora mete-se a questão: porque é que a ANACOM tem de estar em Lisboa? Porque é que o Estado está disponivel para gastar uns bons 20 milhões de euros para comprar um edificio novo para a ANACOM em Lisboa, quando o mesmo edificio em Beja, Castelo Branco ou Bragança não custaria mais de 5 mihões?

Porque quem manda nao quer ir para aí.

Não sou do "meio", mas partilho a opinião de um amigo que é comercial na era do imobiliário há décadas (nunca enriqueceu porque "estoira" dinheiro consoante o que ganha e não se rala muito com isso):

Os T2 são os andares mais difíceis de vender! Os T1 saem sempre bem para pessoas solteiras, casais sem filhos... Os T2 não são carne nem peixe! A maior parte dos meus compradores procura logo T3 ou até mais! Porque mais 1 quarto dá jeito, porque pode vir mais um filho, porque dá jeito ter um escritório, porque dá para receber visitas e por aí adiante!

Isto vale o que vale (pouco), mas o homem anda nisto talvez há 30 anos!!!

A ANACOM não está toda em Lisboa. Está em Lisboa (instalações arrendadas), Barcarena, Porto, Ponta Delgada e Funchal. O edifício que eles procuram é apenas para substituir as instalações arrendadas.

edit: Ah! E o estado não investe nada. Quem investe é a Vodafone, Altice, Nos, etc. O funcionamento da anacom é um custo inteiramente suportado pelos operadores do sector que regula. Esclarecidos? [;)]

Last edited:

Tudo muito bonito mas na realidade quase ninguém quer ir viver para o interior, nem para o Algarve, quanto mais para o interior, veja-se a dificuldade em arranjar médicos para irem para o Algarve, simplesmente ninguém quer, e não estamos a falar no fim do mundo do interior.

Portugal é assim porque as pessoas também o são, os políticos não são muito diferentes do típico português.

Back