Tópico das Casas

Se analisarmos a mediana dos preços por m2 das capitais de distrito (dados do INE de 31 de Janeiro de 2019), sinceramente não acho que os preços estejam caros, à expeção de Lisboa:

Considerando que um T3 médio tem uns 120 m2 de área bruta, temos um preço médio de 90k para um T3 em Braga, 183k no Porto, 145k em Coimbra e 162k em Faro.

Isto dá, para um crédito a 40 anos, uma prestação mensal de 230€ para um T3 em Braga, 465€ para o Porto, 370€ para Coimbra e 410€ para Faro.

Acham estes valores caros?
Esses dados parecem-me enganadores.
Braga sempre foi barata a nível imobiliario, no entanto onde se arranja um T3 por 90k em Braga? :confused:

Bom dia,

Isso é chapa ou madeira?
Vamos colocar uma solução do género numa moradia que vamos construir.

Nem uma coisa nem outra... [:D]

São painéis de fenólico. Um aglomerado de papel com resinas e depois o "acabamento" pode ser a "imitar" dezenas de madeiras ou basicamente centenas de cores. Ou mesmo imitar chapas de aço e afins.

Uma das marcas mais conhecidas é a Trespa (https://www.trespa.com/pt-pt) mas há mais.

Na realidade são painéis da mesma gama dos que se usam para as cabines de casa de banho que há nos espaços públicos. [;)]

Assim tá explicado!

Silves é uma terriola no interior do Algarve, daí os preços atrativos. Nada a ver com preços na orla costerira.
Mas há mais barato. Quem vive na zona pode perfeitamente comprar mais no interior, fora das zonas turísticas. Em Portimão, já mais perto do mar também tens casas a esse preço. Agora se vais para albufeira, Vilamoura ou vale do lobo....

A diferença é que no Algarve é mais ou menos tudo perto e não tens, salvo algumas excepções, grande trânsito para te preocupar

Uma solução que o meu pai utilizou na casa dele e penso que fica muito bem são estes painéis.

É muito utilizado, mas ao vivo não deixou de me surpreender.
a07d90605ef2376135a04056d9f2b6b6.jpg

Não conheço esse tipo de materiais, mas o que sei é que vejo imensa construção com esse tipo de solução que passado algum tempo começa a perder qualidade, ficando com mau aspecto.

Ou isso é realmente algo muito bom, resistente a sol e humidade, ou então nunca sequer equacionaria para exterior.

Não conheço esse tipo de materiais, mas o que sei é que vejo imensa construção com esse tipo de solução que passado algum tempo começa a perder qualidade, ficando com mau aspecto.

Ou isso é realmente algo muito bom, resistente a sol e humidade, ou então nunca sequer equacionaria para exterior.
Esta marca sera boa e tem garantia. Vamos ver

Mas há mais barato. Quem vive na zona pode perfeitamente comprar mais no interior, fora das zonas turísticas. Em Portimão, já mais perto do mar também tens casas a esse preço. Agora se vais para albufeira, Vilamoura ou vale do lobo....

A diferença é que no Algarve é mais ou menos tudo perto e não tens, salvo algumas excepções, grande trânsito para te preocupar

Em portimão já tiveste casas decentes a esse preço, agora só mesmo casas muito velhas, degradadas ou em sitios sem interesse.
Albufeira nunca foi grande coisa e os preços nunca foram tão caros como isso.
Vilamoura não presta! Os preços são o que são muito por causa do status...
Vale do Lobo / Quinta do lago sempre foi muito caro porque são resort`s que foram construidos para o segmento de luxo maioritáriamente inglês.

A Euribor está dependente da inflação e esta tema em não subir. Ainda por cima o crescimento da zona Euro tem tendência a abrandar nos próximos anos, pelo que a inflação vai manter-se baixa e consequentemente a Euribor também. Até pode subir 1% nos próximo 3 anos, mas não vai ter nenhuma subida abrupta.

O Brasil é um caso perdido, nem daqui a 20 anos aquilo recupera.

Nenhum partido com potêncial ou interesse de ir para o governo nos próximos 10 anos (PS/PSD/CDS) mostrou interesse em acabar com os vistos gold ou com a isenção de IRS para reformados da UE ou com o alojamento local.

Nos próximos 5 anos não há quaisquer perspectivas de que os preços das casas diminuam. No limite poderão estabilizar.
Depois disso é futurologia.

O que eu sei é que quem ainda não comprou casa, mas precisa de o fazer nos próximos anos, f0d€u-se. Agora é tarde e vai ter de pagar um balurdio por um barraco.

Estou nessa situação...

Onde? Dava-me mesmo jeito arranjar T4 a 250k [:D]

A 30 km de Lisboa há literalmente centenas de moradias a estrear com piscina a 250k. É questão de se procurar bem, mas há centenas delas.
São é em zonas em que é preciso carro para tudo, até para ir comprar pão é preciso ir de carro. Se isso não for inconveniente, oferta não falta.

Nem uma coisa nem outra... [:D]

São painéis de fenólico. Um aglomerado de papel com resinas e depois o "acabamento" pode ser a "imitar" dezenas de madeiras ou basicamente centenas de cores. Ou mesmo imitar chapas de aço e afins.

Uma das marcas mais conhecidas é a Trespa (https://www.trespa.com/pt-pt) mas há mais.

Na realidade são painéis da mesma gama dos que se usam para as cabines de casa de banho que há nos espaços públicos. [;)]

Durabilidade disto?
Falei com o construtor e disse-me que a optar por este material, tem de ser do melhor, não arrisca em material de qualidade media (não estou a falar da Trespa). Falou em 160€ m2.

Obrigada pelo feedback.

Com o meu pai a viver ao lado, e estando ele agora reformado, vou dar-lhe esse ónus de ir acompanhando de perto a obra

Quanto ao engenheiro/arquitecto temos na família , mas vamos manter as opções em aberto.

O estilo pretendido em princípio será algo semelhante à foto em anexo.
7134214b62a987f2a5f581f416857013.jpg

2 sugestões.

Focos de luz no chão é para esquecer. Já o sabia, meti na mesma, é bonito e tal, mas já tem humidade lá dentro (apesar de a luz ainda não ter fundido).

Isso tem vidro a mais e um pé direito muito alto, depois gastas uma fortuna a arrefecer / aquecer. A minha casa é vidrada, mas como a casa é em "U" acabo por proteger o quarto da exposição do sol no Verão, mas tenho divisões da casa que ficam um forno.

Durabilidade disto?
Falei com o construtor e disse-me que a optar por este material, tem de ser do melhor, não arrisca em material de qualidade media (não estou a falar da Trespa). Falou em 160€ m2.

a07d90605ef2376135a04056d9f2b6b6.jpg

Porque não colocais antes alumínio a imitar madeira? É mais caro que a madeira e que esses painéis, mas não exige manutenção e mantém o aspeto durante dezenas de anos. Coloquei na minha casa..

images

Voltar
Superior