Tópico das Casas

Relativamente ao que está a Bold, como alguns users sabem tenho um imóvel em pleno centro da zona capital do norte.
Junto ao meu imóvel estão a ser construidos 22 prédios de uma só assentada, num total de 500 apartamentos. É uma loucura. Isto em pleno centro da 2ª maior cidade do país.

Na zona à beira-rio estão a ser construidos mais 200 apartamentos e 100 moradias.

Se começarmos a dispersar pela cidade e pelas cidades limitrofes ao Porto (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar), diria que neste momento devem estar em construção à vontade uns 5 mil apartamentos novos, prontos a entrar no mercado em 2020.

Há muito m2 novo a ser construido, pelo menos no grande Porto. Seja como for, os preços de venda do T3 novo mais barato que eu vi no Grande Porto superava o milhão de euros. Mesmo ao lado da minha casa está um apartamento T3 (ou T4, não me lembro) por 1.3 milhões
Os T3 à beira rio acho que vão andar nos 2 milhões de euros quando os prédios estiverem terminados.

Fdx, mas está tudo maluco? 1m de euros é muito dinheiro, são 35 anos de salário LÍQUIDO de 2k (~3.4k brutos)!
Será desta que a malta vai repovoar as aldeias?

Relativamente ao que está a Bold, como alguns users sabem tenho um imóvel em pleno centro da zona capital do norte.
Junto ao meu imóvel estão a ser construidos 22 prédios de uma só assentada, num total de 500 apartamentos. É uma loucura. Isto em pleno centro da 2ª maior cidade do país.

Na zona à beira-rio estão a ser construidos mais 200 apartamentos e 100 moradias.

Se começarmos a dispersar pela cidade e pelas cidades limitrofes ao Porto (Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar), diria que neste momento devem estar em construção à vontade uns 5 mil apartamentos novos, prontos a entrar no mercado em 2020.

Há muito m2 novo a ser construido, pelo menos no grande Porto. Seja como for, os preços de venda do T3 novo mais barato que eu vi no Grande Porto superava o milhão de euros. Mesmo ao lado da minha casa está um apartamento T3 (ou T4, não me lembro) por 1.3 milhões
Os T3 à beira rio acho que vão andar nos 2 milhões de euros quando os prédios estiverem terminados.

Que exagero [:D]

Estás a dar uma ideia muito exagerada de preços, isso são coisas muito premium, um T3 normal não custa mais de 1 milhão, talvez metade e depende da localização.

PS: A segunda maior cidade/concelho em população é Sintra.

Que exagero [:D]

Estás a dar uma ideia muito exagerada de preços, isso são coisas muito premium, um T3 normal não custa mais de 1 milhão, talvez metade e depende da localização.

PS: A segunda maior cidade/concelho em população é Sintra.

Encontrar T3 novos a estrear no centro de Lisboa e Porto, abaixo de 1 milhão de euros é praticamente impossível nos dias de hoje.

Usados é outra historia.

PS: Sintra é vila e eu falei de cidades (em bom rigor a 2ª maior cidade do país é Gaia, penso eu)

Última edição:
Encontrar T3 novos a estrear no centro de Lisboa e Porto, abaixo de 1 milhão de euros é praticamente impossível nos dias de hoje.

Usados é outra historia.

PS: Sintra é vila e eu falei de cidades (em bom rigor a 2ª maior cidade do país é Gaia, penso eu)

O que talvez se possa concluir é que construção nova a estrear no Porto só muito premium, mas esses preços não representam o mercado, mas nem pouco mais ou menos.

Gaia é o terceiro Concelho de Portugal em população, normalmente a população mede-se por concelho/município ou grandes aglomerados urbanos.

Na minha demanda por arranhar empreiteiro, o que me fez o preço mais baixo só para o ano poderá começar a obra.....[8b]

Lá terei que ir para o seguinte, que era à partida o que me iria fazer o trabalho. Soube que o preço da parte de estrutura irá descer o que se traduzirá numa descida do valor global. Mas ainda não sei quanto.

Com este, o preço por m2 passa a ser na ordem dos 265 a 270 € o m2.

Mas pode começar por Maio/Junho.

Como é que é? 270 euros o m2? Isso inclui o quê?

Deve incluir ali um engano no algarismo 2. :)

Claro que é erro meu.... Dahhhhh [8b][8b][8b]

Então se o preço do mais baixo era 570€ este não podia ser 270....

É claro que o 2 está mal...

695€. Este sim é o correto. E deverá descer um pouco.

E é na mesma como o outro. Preço chave na mão. E este até incluí cozinha.

O que talvez se possa concluir é que construção nova a estrear no Porto só muito premium

O que tenho visto, quer em Lisboa, quer Porto, são apartamentos novos acima de 1 milhão de euros com acabamentos absolutamente banais (pavimento flutuante, electrodomesticos de marcas genericas tipo Whirlpool ou similar, ar condicionado como sistema de climatização, etc.).

Pelo menos isto para mim de premium não tem nada. Os preços acima de 1 milhão de euros tem a ver com o simples facto de existir pouca oferta de imóveis novos a estrear. Nada mais que isso.

normalmente a população mede-se por concelho/município ou grandes aglomerados urbanos.

Já nem o INE faz isso para efeitos de estatísticas relativas a preços do imobiliário. As coisas têm de ser feitas ao nível de freguesia e não de municipio. Uma casa no centro historico de Sintra vale 10 vez mais que a mesmíssima casa no Cacém. No entanto o concelho é o mesmo.

Fdx, mas está tudo maluco? 1m de euros é muito dinheiro, são 35 anos de salário LÍQUIDO de 2k (~3.4k brutos)!

São casas para Brasileiros, Angolanos e Chineses que têm dinheiro e querem fugir dos respectivos países, seja por motivos de segurança, seja por outros motivos.

Aqui no fórum só eu, tu e mais um ou outro user é que somos malucos. O resto da malta acha perfeitamente normal um T3 custar 500k...como vai vir charters de Chineses e Brasileiros para comprar isso tudo não há problema!

vai_vir_charters_trucker_hat-r1a7751ce567b4da8b6bda71392bc689a_eahwz_8byvr_307.jpg

Não é só tu... Os preços actualmente praticados não têm nada de normal.

Depende da perspectiva. Não têm nada de normal considerando que os salários medianos em Portugal não permitem a aquisição de tais imóves. No entanto, se considerarmos a conjugação dos seguintes factores:

- Construção nova residual;
- Inexistência de impostos durante 10 anos para reformados da UE que cá comprem casa;
- Vistos Gold para cidadãos que venham de fora da UE;
- Impostos elevados no alojamento de longa duração e inércia dos tribunais em expulsar inquilinos caloteiros, o que tem levado à proliferação do alojamento local;
- Taxas de juro historicamente baixas, não só da Euribor como inclusivamente das obrigações do tesouro, tornando mais atrativo meter o dinheiro debaixo do colchão ou enterrá-lo no quintal do que investir em produtos financeiros, o que leva as pessoas a investirem as poupanças em imobiliário;

Se tivermos em conta todos estes factores, os preços das casas estão normalíssimos.

Os preços estão normalissimos para o mercado global, para o mercado interno estão carissimas.
Basta ver as ondas de indignação no FB, quer seja para comprar como para arrendar. Quem não comprou até 2016 dificilmente vai conseguir comprar agora, mesmo havendo abertura por parte dos bancos o rendimento das familias simplesmente não chega...
A única forma de resolver o problema é através de nova construção nas periferias e de preferência de muita habitação social.

Já tinha dito neste forum há uns dois anos que no futuro muitas familias seriam empurradas para viver em quartos em vez de apartamentos e hoje cada vez mais à essa certeza.

Depende da perspectiva. Não têm nada de normal considerando que os salários medianos em Portugal não permitem a aquisição de tais imóves. No entanto, se considerarmos a conjugação dos seguintes factores:

- Construção nova residual;
- Inexistência de impostos durante 10 anos para reformados da UE que cá comprem casa;
- Vistos Gold para cidadãos que venham de fora da UE;
- Impostos elevados no alojamento de longa duração e inércia dos tribunais em expulsar inquilinos caloteiros, o que tem levado à proliferação do alojamento local;
- Taxas de juro historicamente baixas, não só da Euribor como inclusivamente das obrigações do tesouro, tornando mais atrativo meter o dinheiro debaixo do colchão ou enterrá-lo no quintal do que investir em produtos financeiros, o que leva as pessoas a investirem as poupanças em imobiliário;

Se tivermos em conta todos estes factores, os preços das casas estão normalíssimos.

Infelizmente é isto. Os preços são tontos, mas é economia básica, oferta e procura. Quando há pouca oferta e muita procura, e há elasticidade no preço, a coisa fica feia... eu como comprador estou do pior lado da barricada :sh)

PS: No último ano "perdi" duas oportunidades de finalmente comprar casa, um T4 na Expo com vista rio e uma moradia absolutamente fantástica em Loures porque achei caros naquele momento, mas a verdade é que desapareceram em poucos dias com várias ofertas, desde aí nunca mais vi negócios sequer parecidos :sh). Hoje olho e acho que se calhar até estavam baratos.

A moradia foi comprada por um Brasileiro (sem ver a casa) e o apartamento foi comprado por um grupo de investidores... É esta a realidade.

Última edição:
Estes preços não são nada normais para a realidade portuguesa, é o mal dos paises pqueninos que de repente ficam na moda... O turismo cresce mas a capacidade economica dos habitantes vai definhando...

Claro que neste forum não há problema algum, é tudo malta da classe média alta para cima que mostra bem o porquê do país ir definhando, quando estão lá em cima e podem pagar, acham que é normal.

Os preços estão normalissimos para o mercado global, para o mercado interno estão carissimas.
Basta ver as ondas de indignação no FB, quer seja para comprar como para arrendar. Quem não comprou até 2016 dificilmente vai conseguir comprar agora, mesmo havendo abertura por parte dos bancos o rendimento das familias simplesmente não chega...
A única forma de resolver o problema é através de nova construção nas periferias e de preferência de muita habitação social.

Já tinha dito neste forum há uns dois anos que no futuro muitas familias seriam empurradas para viver em quartos em vez de apartamentos e hoje cada vez mais à essa certeza.

Meu rico Alentejo...

Eu pergunto é casas para a verdadeira classe média. Relembro que o ordenado médio em Portugal anda nos 800€.

Ou ficam a viver para sempre em casa dos pais?

Voltar
Superior