Tópico das Casas

acredito que as taxas de juro não subam, vai ser preciso uma inflação muito elevada para tal acontecer (o que não acredito que aconteça),

Os sinais de uma inflação galopante estão aí: são os imóveis, é o combustível, são as matérias primas, é a alimentação... sou só eu a ver estes sinais?

Imagino a quantidade de pessoal que já está de carteira na mão à espera que o mercado baixe meia-dúzia de pontos percentuais... e assim sendo ele volta a subir, ou não chega sequer a descer.

É certo que os preços estão escandalosos, mas também não é menos certo de que i) as pessoas precisam de viver em algum lado, ii) há muito boa gente com dinheirinho debaixo do colchão apenas à espera do momento que lhes parece certo para o gastar, iii) continua a haver muita procura estrangeira com poder de fogo superior ao nosso e para quem as nossas casas são uma pechincha.

Ditto... Se for para comprar, não esperem! Avancem!

E eu sou um grande exemplo disso... quando comprei a minha primeira casa para arrendamento (2019), todos me disseram "está caríssimo, que estoiro" mas a zona onde comprei entretanto subiu 2 digitos percentuais...A segunda, em poucos meses, algo a rondar os 4% (e estou a fazer por baixo)....

Pensem bem, pois existe muita gente à espera desse suposto "estoiro" e não vai chegar como todos imaginam! Podem existir correções em zonas menos apeteciveis ou com muita oferta, mas são apenas correções.

E depois se o juro entretanto sobe? Pois....

Last edited:
na última crise ninguém falava em investir em imóveis agora todos falam nisso é a diferença, agora a procura é muito maior toda a gente quer investir no mercado imobiliário, se há grande procura os preços não descem

Imagino a quantidade de pessoal que já está de carteira na mão à espera que o mercado baixe meia-dúzia de pontos percentuais... e assim sendo ele volta a subir, ou não chega sequer a descer.

É certo que os preços estão escandalosos, mas também não é menos certo de que i) as pessoas precisam de viver em algum lado, ii) há muito boa gente com dinheirinho debaixo do colchão apenas à espera do momento que lhes parece certo para o gastar, iii) continua a haver muita procura estrangeira com poder de fogo superior ao nosso e para quem as nossas casas são uma pechincha.

Os estrangeiros com dinheiro não andam a comprar casas no Infantado ou Santo Antonio os Cavaleiros...e nestas zonas vendem-se T3 a 400k.

[/B]

Os estrangeiros com dinheiro não andam a comprar casas no Infantado ou Santo Antonio os Cavaleiros...e nestas zonas vendem-se T3 a 400k.

Ainda este fim de semana um amigo me disse que uma senhora do sudoeste asiático comprou uma casa no infantado, nunca la meteu os pés e está alugada a 3 anos.

Os estrangeiros compram em Setúbal T2 a 130k€, T3 a 200k, compram no Barreiro T2 a 135k€, compram T2 em Cascais a 740k€, T3 a 2 milhões, compram na Comporta T4 a 650k€, compram em Esposende T3 a 215k€ (e esses não são parvos de todo...), compram T2 no Parque das Nações a 1,1 milhão, compram...

No fundo os estrangeiros compram bom! Com pisos radiantes, aquecimentos centrais, chão de madeira, revestimentos exteriores a capoto, compram conforto!

Não andam à procura de milagres em Lisboa T2 por 250k€ dos anos 1930's com escadinhas de madeira até ao 5º andar (sem elevador, é claro!) que não se sabe como se comportarão no próximo abanico de terras!

Vejo alguma malta a comprar casa. Malta com ordenados banais. Como fazem para entrar pelo menos com uns 10, 15 mil euros para entrada e despesas?
Nos casos que conheço é tudo com dinheiro dos papás.

Vejo alguma malta a comprar casa. Malta com ordenados banais. Como fazem para entrar pelo menos com uns 10, 15 mil euros para entrada e despesas?

A minha amostra neste momento centra-de maioritariamente em Lisboa pelo que pode toldar ligeiramente a imagem do país inteiro, mas estás errado se pensas que não existem jovens (portugueses) a criar liquidez considerável.

Há gente na casa dos 30 a ganhar bom dinheiro (a larga maioria a trabalhar por conta de outrem).

Se são a maioria? Claro que não. Mas são muito mais do que os unicórnios que alguns querem fazer parecer.

A minha amostra neste momento centra-de maioritariamente em Lisboa pelo que pode toldar ligeiramente a imagem do país inteiro, mas estás errado se pensas que não existem jovens (portugueses) a criar liquidez considerável.

Há gente na casa dos 30 a ganhar bom dinheiro (a larga maioria a trabalhar por conta de outrem).

Se são a maioria? Claro que não. Mas são muito mais do que os unicórnios que alguns querem fazer parecer.
São sim mas uma enormíssima franja no total de casas vendidas

Uns bons anos a poupar, ajudas 0 ;)

E foi mais que esses 10, 15k...

Uns bons anos a poupar, ajudas 0 ;)

E foi mais que esses 10, 15k...
Os meus parabéns meu caro. Mas a minha questão nada tem a ver com lamentos ou elogios pessoais mas tentar simplesmente perceber qual o truque quando não há dinheiro de família ou salários altos

Os meus parabéns meu caro. Mas a minha questão nada tem a ver com lamentos ou elogios pessoais mas tentar simplesmente perceber qual o truque quando não há dinheiro de família ou salários altos
O truque foi manter os dois carros (andava com vontade de trocar, não troquei), evitar custos desnecessários e meter sempre de parte um valor assim que entrassem os ordenados

Funcionou comigo, não quer dizer que dê para todos...

O truque foi manter os dois carros (andava com vontade de trocar, não troquei), evitar custos desnecessários e meter sempre de parte um valor assim que entrassem os ordenados

Funcionou comigo, não quer dizer que dê para todos...
Acho que a maioria de alguma forma empenha se e lá vai buscar financiamento a cem por cento

Em relação ao que falavam das taxas de juros poderem subir é ler com atenção este artigo publicado no passado dia 13 Maio...

É assustador imaginar as taxas euribor novamente acima de 5% tendo em conta o gigantesco nível máximo histórico de endividamento neste caso para compra de casas que simulando a prestação mensal nessas condições dará um valor que possivelmente pouca gente conseguirá continuar a pagar...:sh)

E o que será que acontece quando a maioria das pessoas deixam de conseguir pagar os seus créditos habitação?...

Embora o artigo mereça ser lido na íntegra aqui ficam algumas partes para quem não quiser ler tudo o que está no link:
(...)
"E agora, aí está o tardio, mas esperado efeito, depois de muitas bolhas especulativas nas bolsas e muita criação de economia artificial dopada com nova moeda:
A taxa de inflação nos Estados Unidos foi de 4,2 por cento em Abril, por comparação com o ano anterior. Há vários dias que as bolsas estão a cair dos máximos do final de abril e as taxas de juro das obrigações do Tesouro americano a 10 anos estão a subir e já chegam quase aos 1,7 por cento, as do México chegam aos sete por cento e as do Brasil chegaram aos 9,3 por cento.

A inflação está a atacar em todo o lado, mas vai atingir em pleno os países em desenvolvimento que vão sofrer ainda mais que o mundo desenvolvido. E entre os chamados países ricos, vão sofrer mais os que estão mais endividados, com Portugal no triste pelotão da frente.

Esta quarta-feira, Portugal fez uma emissão de dívida pública que nos vai custar mais 80 milhões do que se fosse feita em janeiro. A 15 de dezembro, os juros das obrigações portuguesas a 10 anos eram negativos em 0,05 por cento. Desde então que não pararam de subir, já estão próximos dos 0,6 por cento. Parece pouco, mas a tendência é de subida inevitável à medida que o BCE tiver de começar a subir as taxas diretoras e a cortar no programa de compra de dívida com dinheiro criado a partir do nada. A subida inexorável da inflação a isso vai obrigar e Portugal vai ser apanhado no turbilhão.

Durante alguns anos a Humanidade acreditou que tinha descoberto a fonte inesgotável de riqueza, sem precisar de esforço e trabalho árduo. Em breve vamos todos reaprender a viver com o que produzimos efetivamente, sem a ilusão da droga do dinheiro fácil.

Nesta reaprendizagem vão cair ilusionistas, populistas, políticos, governos inteiros e até regimes político-constitucionais.

Portugal não vai escapar ao fim da grande ilusão. A bancarrota nunca esteve muito longe, mas agora está ainda mais perto do nosso país."
(...)

[h=1]Há mais de 12 anos a brincar com o fogo, em breve queimamo-nos [/h]
https://sicnoticias.pt/opiniao/2021...car-com-o-fogo-em-breve-queimamo-nos-8e993ff3

brace-yourself-inflation-is-coming.jpg

Na altura que a Euribor bateu nos 5% (2008/2009?) e superou ligeiramente, paguei o máximo de 1.000€ de empréstimo, agora estou há anos a pagar em mínimos históricos algo entre os 500€.
Mas atenção para condições de Euribor a 6 meses e spread 0,25%

Diria se isso acontecer com as condições actuais esses 500€ transformam-se em 1200/1300€ (?)

Back