Tópico das Casas

Para quem anda a construir moradia. Sabem de algum excel que permita calcular estimativa de preços e "organizar" um orçamento?

Ou, melhor ainda, um software WYSIWYG que permita realizar draft de construção, e com cálculo automático de quantidades de cada material, etc?

Em face da abundância de temas em discussão, em que a parte do timing se tornou lateral, decidi alterar o titulo para significar essa mesma abrangência e para publicitar a existência de um índice que me parece q pouca gente sabia.

Para quem anda a construir moradia. Sabem de algum excel que permita calcular estimativa de preços e "organizar" um orçamento?

Ou, melhor ainda, um software WYSIWYG que permita realizar draft de construção, e com cálculo automático de quantidades de cada material, etc?

Assim de rajada, o Revit da Autodesk:

Assim de rajada, o Revit da Autodesk:

What??? [:D][:D]:sh)

Esquece lá isso. Eu amanho um excel. [:D]

wDGIrDY9ik9AAAAAElFTkSuQmCC

Para draft já estou a usar o floorplanner que é bastante bom e a versão gratuita cumpre bem o básico, incluindo 3d.

Só me faltava algo para fazer umas estimativas de custos de construção, mas um revita a 418 euros mês, não está mesmo nos planos de uso amador... [:D]

Viva ! Respondendo ao tópico e dentro do meu modesto ponto de vista , altura certa para comprar casa é quando se tem o dinheiro todo disponivel para tal compra , pedir um empréstimo ao banco vai demorar 30 anos a pagar e afinal das contas vai pagar o dobro entre juros , taxas e taxinhas, e ainda por cima vai ter que ficar " amarrado" a essa casa durante 30 anos.

Eu também fujo de créditos a sete pés, dentro do possível.. mas há uma coisa na vida que para 99% dos que a compram é incontornável que seja através de crédito bancário, e é a habitação. Isso que acabaste de dizer não passa de uma utopia.

Para draft já estou a usar o floorplanner que é bastante bom e a versão gratuita cumpre bem o básico, incluindo 3d.

Só me faltava algo para fazer umas estimativas de custos de construção, mas um revita a 418 euros mês, não está mesmo nos planos de uso amador... [:D]
Floorplanner?
Nao existem arquitetos para esses lados?

Floorplanner?
Nao existem arquitetos para esses lados?

Estou numa fase inicial. Depois de uma experiência de mais de "uma dúzia de alterações" a um outro projecto, quero preparar o trabalho de casa neste, o melhor possível.

É que a casa não será para o arquitecto e sim para mim. E antes de Setembro ou mesmo Outubro, não conseguirei sequer reunião com o arquitecto que tenho em vista...

Ir às compras sem uma lista definida, tem sempre a sua piada, o problema é que normalmente trazes o que precisas, o que não precisas, e fica sempre a faltar algo...

Estive a espreitar o site dele e essa marca não tem o estilo de banheira que quero.
O objetivo é ter algo do género:
http://cdn.home-designing.com/wp-content/uploads/2019/01/modern-bathroom-designs.jpg

A minha casa de banho não é bem assim, a janela não é até ao chão e é bem mais pequena que essa (só tem 12m2), mas acho que vai ficar bem.

Carai, nem parece teu.

Isso é beto de mais [:D]

E vai dar mais trabalho a limpar a água em redor.

Eu no meu WC meti duas coisas: banheira hidro e duche.

E ao contrário que o meu arquiteto e Engº vaticinavam, usamos bastantes x a banheira.

Até para o bebé (claro que com ele sem ligar o motor).

Last edited:
Estou numa fase inicial. Depois de uma experiência de mais de "uma dúzia de alterações" a um outro projecto, quero preparar o trabalho de casa neste, o melhor possível.

É que a casa não será para o arquitecto e sim para mim. E antes de Setembro ou mesmo Outubro, não conseguirei sequer reunião com o arquitecto que tenho em vista...

Ir às compras sem uma lista definida, tem sempre a sua piada, o problema é que normalmente trazes o que precisas, o que não precisas, e fica sempre a faltar algo...
Uma lista é exatamente o que deves levar para o arquiteto, não uma planta.
Dizes o que queres, como queres e quanto queres gastar e o arquiteto faz o trabalho dele.
Tu quando vais ao médico levas uma lista de doenças que se encaixam nos teus sintomas, ou apenas dizes ao médico o que sentes?

Uma lista é exatamente o que deves levar para o arquiteto, não uma planta.
Dizes o que queres, como queres e quanto queres gastar e o arquiteto faz o trabalho dele.
Tu quando vais ao médico levas uma lista de doenças que se encaixam nos teus sintomas, ou apenas dizes ao médico o que sentes?

Quando vou ao médico, é para resolver um problema de saúde, e não uma doença qualquer. E mesmo assim às vezes é preciso consultar mais do que um...

Tal como vou ao arquitecto fazer uma casa que eu quero, e não uma qualquer. Se eu quero uma casa à "minha medida", convém levar mais info do que apenas "tópicos", porque já sei que o arquitecto vai andar com "ideias", e depois passamos mais tempo a discutir alterações do que propriamente avançamos no que importa.

Isto se não decidir/optar por construção modular em betão, que permite logo de início "montar" tudo como pretendo, dentro das regras de construção. LSF e afins está fora de questão.

Sim, isso é das coisas que os arquitectos mais gostam que lhes façam, levar uma planta para um primeiro encontro... [:D]

Se calhar podes pedir-lhe para só assinar por baixo e está o trabalho feito... [:D]

Sim, isso é das coisas que os arquitectos mais gostam que lhes façam, levar uma planta para um primeiro encontro... [:D]

Se calhar podes pedir-lhe para só assinar por baixo e está o trabalho feito... [:D]
E é o que muitos fazem... e para isso têm desenhadores.

Ou pensas mesmo que todos os projectos são feitos pelos próprios?

E é o que muitos fazem... e para isso têm desenhadores.

Ou pensas mesmo que todos os projectos são feitos pelos próprios?
Um desenhador desenha, o arquiteto projeta.
Achas que sou eu que faço todos os desenhos cad das minhas obras?
Digo o que quero, com as dimensões que quero é o desenhador desenha.

Edit: Não sou arquiteto.

Um desenhador desenha, o arquiteto projeta.
Achas que sou eu que faço todos os desenhos cad das minhas obras?
Digo o que quero, com as dimensões que quero é o desenhador desenha.

Edit: Não sou arquiteto.

Esquece lá isso. Vais ao desenhador e ele tem lá uma lista de modelos com o que queres e medidas que queres.

Ou pensas que é mera coincidência existir tanta casa igual ou parecida?

Se formos para as modulares então até podes ser mesmo tu a organizares o projecto que queres...

E pior ainda, desculpem-me os arquitectos que por aqui andem, mas 90% do que vejo construído seguramente não poderá ter a mão deles. É que nem dá para acreditar que sim...

@Obtuso, num registo mesmo amador e que tenho usado ultimamente, é o planificador Kasaplan do Leroy Merlin.
Não sei se é suficiente para o que pretendes, mas é gratuito e tem muitas funcionalidades.

https://www.dbresearch.com/PROD/RPS...or_the_German_residential_property_market.pdf

Infelizmente não consigo achar relatórios deste gênero (pelo menos não disponíveis na internet) sobre o mercado Portugues de habitação, mas do alemão prevê o fim do super ciclo de aumento de preços em 2024 devido a factores de oferta vs procura. Tem muitas semelhanças com Portugal, principalmente quando separa as zonas onde a população cresce das zonas (maioritárias em área) onde a população está a diminuir.

E o efeito do home office, já o noto entre conhecidos, mas não consigo ter a noção do quão generalizado é, mas já vejo pessoas a abdicar de casas nos centros, trocarem por quartos mais baratos, que usam poucas vezes por mês e a maioria do tempo estão nas suas casas lá longe.

Back