Tópico das Casas

Acho que já coloquei, mas cá vai
cff07a33ba196147266d0f172e5909f8.jpg

Basicamente esta disposição é para aproveitar a exposição solar da melhor maneira possível. Deixando para trás garagem e lavandaria.
E provavelmente o arquitecto quis fazer algo que não se vê muito, pelo menos na zona.
Há uma casa mt semelhante, em disposição em Mafra.

Um elemento com os 3 (ou 4?) quartos ligados por um corredor, tal como a planta apresentada.

Um segundo elemento com a cozinha é área social.

Sent from my SM-A715F using Tapatalk

Acho que já coloquei, mas cá vai
cff07a33ba196147266d0f172e5909f8.jpg

Basicamente esta disposição é para aproveitar a exposição solar da melhor maneira possível. Deixando para trás garagem e lavandaria.
E provavelmente o arquitecto quis fazer algo que não se vê muito, pelo menos na zona.
Pelas fotografias que colocaste do terreno com as sapatas, pensei que a casa fosse bem maior.
Onde vais colocar os equipamentos de climatizacão e AQS?

Edit: tens o bidé e a sanita debaixo da janela? A janela é daquelas superiores e pouco altas, certo?

Última edição:
Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

Qual o arquiteto? Tens alguma perspectiva exterior?

Enviado do meu CPH2219 através do Tapatalk
Acho que não interessa muito a identidade do arquitecto.
Referes-te a maquete 3D?

Há uma casa mt semelhante, em disposição em Mafra.

Um elemento com os 3 (ou 4?) quartos ligados por um corredor, tal como a planta apresentada.

Um segundo elemento com a cozinha é área social.

Sent from my SM-A715F using Tapatalk
Acho que já vi há venda, mas se é a que penso é em L. Não é uma que estão a pedir 600 mil?
Pelas fotografias que colocaste do terreno com as sapatas, pensei que a casa fosse bem maior.
Onde vais colocar os equipamentos de climatizacão e AQS?
Tem áreas banais, não quis nenhuma mansão. E só deus sabe em quanto vai ficar.
Vou tentar colocar na lavandaria, se não, garagem.

Referes-te a maquete 3D?

Acho que já vi há venda, mas se é a que penso é em L. Não é uma que estão a pedir 600 mil?

Foi apenas a sensação que fiquei. A casa parecia gigante na fotografia.
Editei o post mas já foi tarde.
Vais ter a sanita e bidé debaixo da janela? A janela é daquelas pouco altas e que ficam junto ao teto, certo?
Ainda assim, é sempre de evitar ter loiças sanitárias em paredes exteriores (espero que não sejam suspensas!!).

Referes-te a maquete 3D?

Essa é a parte que assusta. Ainda nem tive reunião com o arquitecto e face à conjuntura actual parece mais prudente adiar um ano ou dois a construção.

Os valores são uma incógnita mesmo. E ainda nem pensei bem no método construtivo, mas estou inclinado para o tradicional em alvenaria ou no máximo modular em betão armado.

Qual é o método que vais usar?

Vais ter a sanita e bidé debaixo da janela? A janela é daquelas pouco altas e que ficam junto ao teto, certo?
Ainda assim, é sempre de evitar ter loiças sanitárias em paredes exteriores (espero que não sejam suspensas!!).

Qual o problema de janelas grandes no WC?

E isso das loiças não ficarem em paredes exteriores, qual é mesmo o problema? :confused:

jardim-de-inverno-pequeno-8.jpg

Qual o problema de janelas grandes no WC?

E isso das loiças não ficarem em paredes exteriores, qual é mesmo o problema? :confused:

jardim-de-inverno-pequeno-8.jpg
Eu falei em problema com a janela ser grande?
Pega numa sanita e num bidé e coloca junto ao vidro desse wc e vê como fica.
A minha casa de banho tem uma janela de 3x1,5m e deveria ser ainda maior (não dá porque está inserida numa urbanização e não podia alterar muito os alçados.

Eu falei em problema com a janela ser grande?
Pega numa sanita e num bidé e coloca junto ao vidro desse wc e vê como fica.
A minha casa de banho tem uma janela de 3x1,5m e deveria ser ainda maior (não dá porque está inserida numa urbanização e não podia alterar muito os alçados.
Continuo sem perceber que problemas referes...

A casa parecer ser maior, também devido aos 2 metros de pala que vai ter para a frente.
Quanto à pergunta da sanita e do bidé, sei lá
Estou como o obtuso, explica melhor essa parte de não ter loiças sanitárias suspensas na parede exterior sff.
Essa é a parte que assusta. Ainda nem tive reunião com o arquitecto e face à conjuntura actual parece mais prudente adiar um ano ou dois a construção.

Os valores são uma incógnita mesmo. E ainda nem pensei bem no método construtivo, mas estou inclinado para o tradicional em alvenaria ou no máximo modular em betão armado.

Qual é o método que vais usar?
Eu vou usar o método normal, o bloco de cimento roxo e capoto(ainda em estudo se em todas as paredes).

A casa parecer ser maior, também devido aos 2 metros de pala que vai ter para a frente.
Quanto à pergunta da sanita e do bidé, sei lá
Estou como o obtuso, explica melhor essa parte de não ter loiças sanitárias suspensas na parede exterior sff.

Eu vou usar o método normal, o bloco de cimento roxo e capoto(ainda em estudo se em todas as paredes).
Deve-se evitar ao máximo ter instalações em paredes exteriores, principalmente uma estrutura de sanita com tanque que te vai afetar negativamente o comportamento térmico.
A sanita suspensa por baixo da janela limita a altura da mesma, uma vez que a estrutura + tubagem ocupa 1,15m de altura, mais enchimento, etc, limita a altura da janela.
Por isso perguntei se a janela era daquelas baixas que ficam junto ao teto.

Isso obviamente dependerá da janela. Conheço muito wc com janelas pequenas e elevadas.

E sobre o comportamento térmico, em muitas obras não fará qualquer diferença porque o isolamento é feito pelo exterior e não através das paredes interiores.

Isso obviamente dependerá da janela. Conheço muito wc com janelas pequenas e elevadas.

E sobre o comportamento térmico, em muitas obras não fará qualquer diferença porque o isolamento é feito pelo exterior e não através das paredes interiores.
Fdx. A parede da sanita é exterior e não interior. O isolamento térmico é dado pelo conjunto parede+ Isolamento, caso contrário colocava bloco normal e poupava uns valentes trocos.
O caso da janela é exatamente esse. A janela tem que ser elevada para não colidir com a sanita. Foi um alerta, pois podia muito bem estar considerada uma janela normal e depois as coisas não cabem.
Não seria a primeira, nem a última vez que isso acontecia.
Por acaso existe um corte a passar nessa janela, pelo que seria muito esquisito existir um erro desses, mas nunca se sabe.

As janelas pequenas que conheço são naturalmente elevadas. Uma estrutura de sanita terá pouco mais de um metro.

A questão térmica na parede exterior não é muito relevante se o foco for o revestimento exterior.

Até porque falamos de 10-12cms de recorte, e uma parede de tijolo terá sempre bem mais largura. E se levar 10 ou mais cms de isolamento exterior, isso nem fará diferença.

Mais depressa faz muito mais diferença as portas e janelas.

Deve-se evitar ao máximo ter instalações em paredes exteriores, principalmente uma estrutura de sanita com tanque que te vai afetar negativamente o comportamento térmico.
A sanita suspensa por baixo da janela limita a altura da mesma, uma vez que a estrutura + tubagem ocupa 1,15m de altura, mais enchimento, etc, limita a altura da janela.
Por isso perguntei se a janela era daquelas baixas que ficam junto ao teto.

76da7f5c9b9088960ed5507fe0329ad4.png

edb562eb8399c3b11050c37df888a5f9.png

fa63cf86c7fdc33e8b26afa82fac35b5.png

Agora é que me apercebi que essa janela da parte de trás ficou assim no 3D, mas não vai ser assim. Vai ser comprida e estreita, agora que estava a ver melhor os alçados é que me apercebi.

Agora é que me apercebi que essa janela da parte de trás ficou assim no 3D, mas não vai ser assim. Vai ser comprida e estreita, agora que estava a ver melhor os alçados é que me apercebi.
Qual é aquela janela vertical que colocaste acima?
Nao vejo nada na planta que possa ser assim.
Não estás a pensar ter aparador na sala de jantar, pois não? A tua mulher não se importa?
A minha “melgou-me” durante 8 anos porque na minha antiga casa não podia ter um aparador na sala de jantar (podia ter, mas roubava espaço que não era abundante naquela sala).[:D] Ainda hoje penso que foi isso que provocou a venda da casa.[:D]
A minha casa era muito semelhante à tua, mas com telhado e sem as palas (outra coisa que a minha mulher não gostava na minha antiga casa).

Qual é aquela janela vertical que colocaste acima?
Nao vejo nada na planta que possa ser assim.
Não estás a pensar ter aparador na sala de jantar, pois não? A tua mulher não se importa?
A minha “melgou-me” durante 8 anos porque na minha antiga casa não podia ter um aparador na sala de jantar (podia ter, mas roubava espaço que não era abundante naquela sala).[:D] Ainda hoje penso que foi isso que provocou a venda da casa.[:D]
A minha casa era muito semelhante à tua, mas com telhado e sem as palas (outra coisa que a minha mulher não gostava na minha antiga casa).

A janela vertical é no wc da suite em frente à base e duche. Era para mostrar que tem uma janela grande sem nada a roubar espaço. A pequena fica virada para trás.

Sei lá eu senhor, se vou ter aparador ou não isto tem sido um passo de cada vez, e vamos vendo o que dá para fazer. Há pormenores que não conseguimos chegar lá já.

A janela vertical é no wc da suite em frente à base e duche. Era para mostrar que tem uma janela grande sem nada a roubar espaço. A pequena fica virada para trás.

Sei lá eu senhor, se vou ter aparador ou não isto tem sido um passo de cada vez, e vamos vendo o que dá para fazer. Há pormenores que não conseguimos chegar lá já.
Ou eu estou a ver mal, ou esse alçado não está bem desenhado!!
Um conselho, comecem já a ver a disposição dos móveis, cozinha.
Quanto mais cedo as coisas ficarem definidas, melhor.

Edit: o meu comentário relativamente à janela foi no sentido de verificares se existia alguma incompatibilidade, não tem nada a ver com estética.

Última edição:
Voltar
Superior