Tópico das Casas

O pessoal aqui encanta-se com qualquer pardieiro, apenas por estar situado próximo de uma avenida importante de cada cidade [:D]

Location, no matter what.

O pessoal aqui encanta-se com qualquer pardieiro, apenas por estar situado próximo de uma avenida importante de cada cidade [:D]

Location, no matter what.

Não me pronunciei sobre a casa, apenas referi que a av. Liberdade é dos locais mais caros em Lisboa, ou se quiseres em Portugal. E à volta/próximo também é muito caro.

Se em vez de dar para umas traseiras manhosas, esse apartamento tivesse entrada e desse para a Av. da Liberdade, valeria seguramente mais. Assim não me consigo pronunciar, mas talvez esteja caro.

Quem procura uma localização no centro da cidade tem que lidar frequentemente com traseiras um pouco manhosas, em que se mistura hábitos e pessoas tipicamente lisboetas de outros tempos com glamour e sofisticação dos moradores e casas mais recentes. Mas às vezes antes este “caldo” pelo menos é genuíno do que alguns “guetos” de luxo rodeados por bairros sociais.

Em que as pessoas vivem numa “bolha”, um pouco tipo Rio de Janeiro.

Last edited:
Laje pronta.
3bce2ed6bc0e502680a6d194a7037af0.jpg

Não impermeabilizaram com tela?

Esta solução de laje elevada é a mais comum actualmente? O espaço interior dentro abaixo da laje não deveria ficar com respiro para ventilação?

Sendo uma laje elevada, bastaria impermeabilizar as sapatas/fundações.

Esta solução de laje elevada é a mais comum actualmente? O espaço interior dentro abaixo da laje não deveria ficar com respiro para ventilação?

Depende de várias situações.

Cheira-me que as sapatas já não vão levar nada (por isso questionei na altura porque estavam a betonar contra o terreno...)
Mas na lateral da viga de fundação, ainda deve levar agora impermeabilização.

Como é uma Laje elevada não é grave e até fica bem só assim.
Mas as vigas periféricas e as sapatas levaram 0 impermeabilização. Mas ainda podem abrir uma vala para meter um geodreno e alguma tela

Está bem, está. Isso é meio caminho andado para humidade por capilaridade a rodos, ainda por cima numa casa de piso térreo.

Fazer bem até custava quase o mesmo mas não era a mesma coisa, por alguma coisa somos dos países mais quentes com as casas mais frias da Europa

Está bem, está. Isso é meio caminho andado para humidade por capilaridade a rodos, ainda por cima numa casa de piso térreo.
Eu não tinha tela na laje da minha antiga casa e nunca tive humidade!
50% do piso era flutuante sem juntas de dilatação e nunca teve problemas.
Mais importante é impermeabilizar as vigas e colocar dreno à volta da casa.

Tem caixa de ar entre as vigas de fundação, por isso tem que ter obrigatoriamente ventilação entre os 'compartimentos' criados pelas vigas de fundação (com buracos criados por negativos) e ter alguns pontos para respirar para o exterior, em diferentes fachadas, para criar ventilação cruzada/corrente de ar.
Naquele caso pode ver os tubos amarelos para servir de ventilação, depois ficará uma grelha embutida nas paredes exteriores na zona onde estão os tubos amarelos.

O resultado de caixa de ar sob laje de pavimento sem estar devidamente ventilada é este:
EnPlU6a.jpg

Reparem que está totalmente cheia de água.

A melhor forma de fazer a laje de pavimento numa casa térrea, IMO, é fazer a laje elevada, fazer as vigas de fundação mas com negativos na parte de baixo para meter um geodreno/dreno enrolado em geotextil a passar em todos os compartimentos da fundação e depois ligar esse dreno ao geodreno ('obrigatório') que é feito em todo o perímetro (exterior) das fundações, isto para escoar a água que possa aparecer nesse desvão da laje. Depois prencher o espaço criado pelas vigas de fundação com brita/seixo até ao nível que vai ser feita a laje (para não ter caixa de ar) e depois meter manga/tela plástica sobre a brita antes de fazer a laje de pavimento.
Isto porque é dificil a caixa de ar criada pelas fundações ficar realmente bem ventilada.
Só não faria assim, se o terreno tivesse alguma inclinação e/ou fosse 'mau' (obrigue a sapatas muito profundas) em que estar a preencher com brita pode s€r chato, caso em que faria a caixa ventilada, mas obrigatoriamente com acesso à mesma, para poder ver como está.

Como é uma Laje elevada não é grave e até fica bem só assim.
Mas as vigas periféricas e as sapatas levaram 0 impermeabilização. Mas ainda podem abrir uma vala para meter um geodreno e alguma tela
E o que disse o fiscal de obra sobre isso?
Tens fiscal de obra, que por lei é obrigatório (pago pelo dono de obra e cuja função é precisamente proteger os interesses do DO), certo?

No mínimo têm que meter dreno no perímetro das fundações e impermeabilizar as fundações do lado exterior.
A impermeabilização das fundações + dreno não consta em nenhum pormenor dos projectos? Ou não está, no mínimo, descrito na Memória Descritiva que as fundações devem ser impermeabilizadas?

Isso é para levar paredes em tijolo? Se sim, não deixes assentar tijolo nenhum sem antes meterem tela entre a laje e as paredes de tijolo a fazer, há tela própria para isto, é barata e impede humidade por capilaridade (ascendente) vinda das fundações/laje.
Claro que mais para a frente, com paredes feitas, canalizações/tubagens sobre a laje etc, quando forem meter betão leve para fazer enchimento até à cota de pavimento, é 'obrigatório' também antes meter separador (EPS/'esferovite') junto às paredes para o enchimento de betão não encostar directamente nas paredes/tijolo.

Last edited:
E o que disse o fiscal de obra sobre isso?
Tens fiscal de obra, que por lei é obrigatório (pago pelo dono de obra e cuja função é precisamente proteger os interesses do DO), certo?

No mínimo têm que meter dreno no perímetro das fundações e impermeabilizar as fundações do lado exterior.
A impermeabilização das fundações + dreno não consta em nenhum pormenor dos projectos? Ou não está, no mínimo, descrito na Memória Descritiva que as fundações devem ser impermeabilizadas?

Isso é para levar paredes em tijolo? Se sim, não deixes assentar tijolo nenhum sem antes meterem tela entre a laje e as paredes de tijolo a fazer, há tela própria para isto, é barata e impede humidade por capilaridade (ascendente) vinda das fundações/laje.
Claro que mais para a frente, com paredes feitas, canalizações/tubagens sobre a laje etc, quando forem meter betão leve para fazer enchimento até à cota de pavimento, é 'obrigatório' também antes meter separador (EPS/'esferovite') junto às paredes para o enchimento de betão não encostar nas paredes/tijolo.

A obra não é minha... é do allstarfabio. [;)]

Fazer bem até custava quase o mesmo mas não era a mesma coisa, por alguma coisa somos dos países mais quentes com as casas mais frias da Europa
Tem muito a haver também com a postura e falta de formação e cultura dos portugueses/donos de obra. Isto não é critica a ninguém em particular, mas a verdade é esta.

A culpa é muitas vezes dos donos de obra que não têm noção da importância de bons projectos e bons técnicos, vão na conversa dos empreiteiros que 'fazem assim há mais de 30 anos', fazem costas esses empreiteiros (para serem encavados sem saberem) e c@g*m de alto no que os técnicos dizem e depois no final da obra é que (alguns) vêem que deu m*rd@, tomam posições extremadas e sobra para os técnicos terem de resolver porcaria e fazer ponte a entre ambos ou então alguns nem se apercebem da porcaria que foi feita até anos mais tarde terem problemas na casa.

O tuga tem muito a mania do desensrasca, que é um Jack of all trades (master of none) e projectos são só uns bonecos no papel e os técnicos uns gajos que servem para complicar a obra e sacar dinheiro, que eles mais o empreiteiro chegavam bem para fazer a sua casa.
No fundo têm muito o sentimento do pago, quero, posso e mando, desconhecendo e desvalorizando por completo a importância do conhecimento técnico sobre construção. Como disse, tem a haver com baixa cultura e baixa formação da população portuguesa.

A obra não é minha... é do allstarfabio. [;)]
Erro meu..
Desculpa.

Last edited:
Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

Está visto que para partilhar aqui alguma coisa só mesmo aprovada pelos experts todos. Já ando aqui há mais de uma década e continuo a ser muito ingénuo.
Agradeço os comentários construtivos mas dispenso os comentários do tipo “não querem pagar por um bom projecto/fiscalização agora fica mal feito”.
Não vale a pena partilhar aqui mais nada, já vi que a maioria não entende que na construção até há várias maneiras de fazer bem e muitas opiniões diferentes.

Edit: tenho pena que na altura que falei em começar a fazer casa ninguém tenha dito “entrega-me a obra que vai ficar impecável”.

Não estava a criticar-te peço desculpa se foi essa a ideia que passou, de resto até tivestes comentários bastante construtivos de quem percebe e acho que são uteis para quem não percebe não ser tão facilmente enganado. De certeza que tentaste contratar as pessoas mais competentes possíveis e não tenho duvidas que queres que tudo fique impecável, foca-te no que interessa e ignora o que não interessa, pois no fim do dia consegues sempre ter informação util e bons contactos por aqui de pessoal que dá bons conselhos e informações sem pedir nada em troca.

Está visto que para partilhar aqui alguma coisa só mesmo aprovada pelos experts todos. Já ando aqui há mais de uma década e continuo a ser muito ingénuo.
Agradeço os comentários construtivos mas dispenso os comentários do tipo “não querem pagar por um bom projecto/fiscalização agora fica mal feito”.
Não vale a pena partilhar aqui mais nada, já vi que a maioria não entende que na construção até há várias maneiras de fazer bem e muitas opiniões diferentes.

Edit: tenho pena que na altura que falei em começar a fazer casa ninguém tenha dito “entrega-me a obra que vai ficar impecável”.
?

- O meu post (e o do topolino, em sequência) a falar de projectos/técnicos e donos de obra portugueses era em resposta a um post especifico, que não era teu, sobre o motivo das casas em portugal, de uma maneira geral, não terem qualidade/isolamento comparável a de outros países, não era a haver com o teu post e nem com a tua obra.

- No post que fiz sobre a tua obra questionei sobre a opinião do fiscal, porque o mesmo deveria ter algo a dizer sobre a questão da impermeabilização das sapatas, ele devia propor soluções e/ou não aceitar sapatas não impermeabilizadas, a opinião dele conta, é para isso que é pago, e como estava-se a falar do assunto era interessante/relevante saber a opinião do mesmo.
E até foi em resposta ao @SilverArrow, porque ele respondeu sobre a questão das sapatas/impermeabilização e, por lapso, pensei que ele era o dono de obra, estava a responder ao post dele.

- Conheço várias maneiras de construir bem, e diversas opiniões, nenhuma delas diz que deixar sapatas por impermeabilizar é 'fazer bem'.

- Dei algumas sugestões/soluções de como bem fazer bem e evitar futuros problemas, gratuitamente. Não são sugestões do zé da esquina que andou a googlar de como fazer sapatas, são sugestões de um técnico da área.

- Em nenhum lado neste tópico, ou fórum, ofereci serviços/opinião técnica a troco de dinheiro.

- Garantidamente que eu perco muito menos em não partilhar conhecimento e não dar apoio técnico gratuito para ajudar a identificar/resolver problemas de uma obra, do que um dono de obra deixar de partilhar o que sucede com a sua obra porque não tem capacidade de encaixe para ouvir opiniões que não sejam a dizer que está tudo bem feito e a sua futura casa é a ultima bolacha do pacote.

Por mim encerrado o assunto dessa obra.
Donos de obra armados aos cucos porque não têm opinião a dizer que sim, sim senhor, quando até estão a ser ajudados? Não merecem a perca de tempo.
E deixar de alertar para os problemas até é uma ajuda até certo ponto, Ignorance is bliss. O pior é no futuro.

Attachments

• point-now-my-point-you-memes-54078277.jpg
    point-now-my-point-you-memes-54078277.jpg
    10 KB · Views: 0
Last edited:
Back